Quem não se sente culpada de alguma coisa deve ser a pessoa mais feliz do mundo! Nunca estaremos 100% com tudo e isso gera uma sensação de peso que precisa de detox!

Livre-se das culpas

A dupla mulher e culpa sempre caminharão juntinhas, mas…

Mãe e culpa devem ser irmãs gêmeas!

Nós, mulheres, temos a tendência de nos cobrar muito em quase tudo o que fazemos.

Não basta ser ótimo, tudo tem que ser excelente.

Por um lado, isso é bom, pois estaremos sempre nos empenhando para dar o nosso melhor.

Porém, temos de aprender a respeitar nosso período de desenvolvimento sem nos sentirmos culpadas por isso.

A cobrança excessiva, assim como tudo o que vem em excesso, não é benéfica.

Ao contrário, ela nos trava, nos bloqueia e nos faz sentir mal.

Há pesquisas que apontam que mulheres empreendedoras demoram muito mais para abrirem seu negócio do que os homens.

Enquanto eles já estão com a mão na massa, faturando e fazendo as coisas acontecerem, nós estamos planejando uma empresa perfeita.

A questão é que não nos damos conta de que não existe empresa perfeita e que nunca nos sentiremos 100% prontas.

Mas a cobrança – que nós mesmas nos impomos – nos faz perdermos tempo com detalhes que nos tiram a visão do todo.

Prova disso é o casamento.

Muitas mulheres ficam adiando o casamento porque não podem dar “a” festa que sonharam desde meninas.

O noivo já resolveria tudo no cartório mesmo, mas a noiva quer planejar até o enfeite de cabelo das 18 madrinhas… rs…rs…

Enquanto não estiver “perfeito” ela não casa e ponto final!

O problema é que nós planejamos tanto que, se as coisas não saírem exatamente como pensamos, ficamos frustradas.

E, cá entre nós, dificilmente as coisas vão sair 100% como pensamos…

Com isso, a noiva que levou 500 dias planejando uma festa de 5 horas se sente como?

Culpada!

Onde foi que eu falhei?

Como eu não pensei naquilo?

Eu devia saber que isso ia dar errado!

Quem mandou eu querer inventar moda?

Pois é… muitas de nós somos assim…

O detox de hoje não tem a pretensão de lhe dar uma fórmula mágica para que você jamais sinta culpa novamente.

Mas, a minha intenção é que você aprenda a conviver com as suas imperfeições.

Não é questão de aceitar as coisas de qualquer jeito, mas sim, de saber que há coisas que melhoram com a prática e não sairão perfeitas desde a primeira vez.

Além disso, mesmo com relação às coisas que você faz muito bem, em algum momento podem haver falhas.

Posso usar como exemplo o nosso detox, pois eu já havia deixado de escrever por 3 dias e estava me sentindo péssima.

E, para “melhorar”, queria ter postado o desafio de hoje às 7h da manhã, como sempre, mas só deu para escrever às 4h da tarde!

Eu estava mal, mesmo sabendo que foi humanamente impossível preparar o texto antes.

Além disso, pensei: “poxa, eu nem sequer tive tempo de pensar no que vou escrever para elas…”

“Elas” no caso, vocês! 😀

E, sentindo essa culpa de não ter dado a atenção que vocês merecem (pois eu sei que muitas ficam entrando no blog desde as 7h para conferir o texto novo), resolvi escrever sobre a culpa!

Aqui é vida real! rs…rs…

Para fechar, fica a dica para todas nós (eu inclusive): vamos aprender a conviver com as imperfeições sem valorizar demais os erros e as falhas, pois eles sempre existirão!

 

Nos vemos no próximo post 🙂

 

Confira os desafios anteriores:

Desafio Detox 1 – Começa hoje

Detox Dia 2 – Selfies e fotos de tudo e mais um pouco

Detox Dia 3 – O fardo da opinião dos outros

Detox Dia 4 – Como lidar com as críticas tóxicas

Detox Dia 5 – Motivação não leva a lugar algum

Detox Dia 6 – Livre-se dos pesos extras

Detox Dia 7 – Dê um jeito no seu jeito

Detox Dia 8 – Só se ajuda quem quer ajuda

Detox Dia 9 – Inveja: livre-se agora mesmo!

Detox Dia 10 – Cuidado com o que diz e vê

Detox Dia 11 – Dê um detox nos problemas

 

Jornalista, especialista em finanças, autora de 5 best-selleres, colaboradora dos programas Mulheres (TV Gazeta) e Escola do Amor (Record TV). Colunista do portal R7 e youtuber.

  • Oii Patricia estou vivendo isso ultimamente, tenho um desejo muito grande de emprender e já faz 3 anos que não tomo uma atitude para viver somente disso. Sim, me sinto muito mal quando entra ano e saí ano e eu não conquistei nada o que sempre desejei. E outra coisa, desde de nova sempre tive desejo de escrever e crescer na internet fazendo dinheiro rsrs, mais sempre achei que não estava preparada, nessa semana coloquei a cara e comecei e vamos ver não crescer kkk um dia chegamos onde queremos… um passo de cada vez 😉

  • Como de costume, um texto hiper reflexivo e rico. Muito bom mesmo.
    Já encaminhei para as amigas.

  • Boa noite daqui, Patricia!

    Aceitar os nossos erros, exigir menos de nós, já é meio caminho para sermos felizes e termos alguma paz!

    Ninguém é perfeito e o unico homem que foi perfeito os outros homens, não descansaram enquanto não o crucificaram!!

    Estou de acordo consigo. Um bj.

  • Eu estou aqui me sentindo culpada, porque enquanto estava fazendo o almoço, respondendo mensagens do trabalho, colocando a roupa para lavar e tirando a roupa seca do varal, não consegui dar a devida atenção à minha filha que estava me pedindo ajuda com a lição. Minha vontade era de deixar tudo e só ficar ao lado dela. Mas como?

    • Às vezes jogar tudo para o alto e dar 10 ou 15 minutos de atenção à sua filha podem valer mais do que servir o almoço na hora X etc. Ela vai se sentir valorizada e vc não vai ficar culpada!

  • Olá! Eu sei bem o que é isso, com pessoas perfeccionistas como eu, é ainda mais duro. Mas vamos aprendendo a cada dia, porque perfeito, nenhum ser humano é! Bjs

  • Eu recebo no e-mail quando tem post novo, achei que tinha dado algum bug no sistema e não estava chegando os e-mails avisando. Percebi isso hoje e já ia entrar no blog pra ver os posts que imaginava ter perdido 😅 mas que bom que tá td ok! E obrigado pela mensagem se hoje, super me identifiquei!

  • Esse texto foi todo para mim. Sou muito perfeccionista. Demoro muito para tomar decisões. Sou muito atenta aos detalhes. E isso me faz perder muuuuuuito tempo.

  • Boa noite Patricia , é perfeita jamais seremos mais podemos melhoras verdade …………….

  • Patricia, realmente e assim, a gente quer fazer tudo 100% , e quando isso não acontece a gente fica aborrecida, fica triste consigo mesmo, sentimos culpada, isso acontece para mostrar que não somos perfeitas, que temos nossos limites, e graças a Deus por isso, porque através da nossa imperfeições que procuramos melhorar – Bjs

  • Obrigada por compartilhar conosco suas experiencias e por textos tão incríveis.

  • Oi Pati! Dei risada agora com a sua sinceridade! Adoro quando vc conta das suas experiências e sentimentos. Aproxima vc às suas seguidoras. Mas, vc tem razão com relação à culpa. Existe diferença entre “responsabilidade” e “culpa”. Eu concordo com o conselho que vc deu para a Priscila Gomes. Mesmo o meu filho com 15 anos e eu tentando torná-lo cada dia mais responsável e competente no que faz, as vezes precisa de ajuda. Eu paro e ajudo.

    Detalhe que não contei na msg que mandei em separado (no blog): eu ajudei muitos colegas de classe em matemática tb! E, aos 15 anos, dei aula particular de matemática para ganhar uma graninha. A parte mais legal dessa história é que ajudei um menino da 3° série. A professora dele tinha afirmado para a mãe que ele não iria passar de ano. A mãe me procurou, eu dei aulas de reforço e ele conseguiu! Passou de ano! Aí, a mãe dele me ligou pq ele mesmo queria me contar da novidade! Ele estava tão feliz no telefone! É bom demais isso! Bjos!

  • Patricia, que tradução integra da minha vida e de muitas amigas que convivo. Ontem vi um video das meninas da firma que falavam sobre a carga metal tudo a ver o que vi ontem com o que li hoje . E como está minha realidade. Bora sacudir, organizar, delegar e aceitar o que vier. Seja bom ou nem tanto.

  • Simplesmente Ameiii e tem tudo a ver comigo 🥴
    Sempre me preocupei muitoooo com detalhes e acabei perdendo momentos importantíssimos da minha vida …
    Esse detox me fez refletir ainda mais sobre o assunto🙌🏻
    Brigada pela dica 🥰

  • Tá aí uma coisa q eu preciso aprender!
    Eu tenho muita dificuldade em aceitar meus erros, por menores q sejam,detesto ter q refazer um serviço ou pedir desculpas por um vacilo me sinto péssima, de verdade.

  • Vamos aprender juntas!! Eu sou o tipo de pessoa que cobro muito de mim mesma e isso é horrível, pois, algumas pessoas se sentem culpadas, mas seguem adiante; eu me culpo e tenho muita dificuldade de me perdoar, martirizando-me quase toda a vida! rs…Isso é muito sério!
    Porém,contudo, todavia, estou adquirindo avanços! Por exemplo, eu amo seu blog, mas há dias que não tive como acessar e ainda estou lendo à prestação tentando acompanhar tudo o que postou durante esses dias para não perder nada! Mas estou aqui….leio 1 ou 2 e depois volto para ler o restante até dá conta de todos! rs…Eu já entendo que não posso fazer tudo o que eu gosto a qualquer hora por ter outras responsabilidades a cumprir! Não é fácil…rs…Mas entra a questão da disciplina também. Porém, saiba que eu não me esqueço de você! Nam na ni na não! ^ ^

    Bjs, linda!

  • Eu aprendi a ser mais paciente e menos exigente com minhas imperfeiçoes quando um professor da faculdade me disse que a aula não estava perfeita mas foi o melhor que ele pôde fazer com os recursos existentes e o tempo disponibilizado. E levo isso para mim… fazer o melhor que posso diante dos elementos existentes.

  • Que Deus abençoe, esse post serviu pra mim, me sinto assim as vezes por não dá conta de todos meus afazerem.

  • Boa noite Patrícia, hoje tenho uma visão e atitude bem diferente de antes, e com sua ajuda, venho melhorando a cada dia em tudo, finanças, organização de casa etc, antes eu queria tudo para ontem, hoje faço o melhor que puder, primeiro penso, reflito e depois vejo se da para resolver logo ou não, as vezes prefiro esperar um pouco, eu tenho duas frase que faz eu refletir, não nasci antes dos nove meses, ou seja dependendo da situação dá para esperar, e a outra é: a gente só não da jeito para a morte, ou seja tida situação tem solução, as vezes precisamos deixar amadurecer para a idéia vir, sou grata por você estar sempre nos passando seu conhecimento🙏

  • Boa noite Patrícia, hoje sou diferente de antes, e venho melhorando a cada dia com seus ensinamentos, antes eu queria tudo para ontem, hoje faço o meu melhor naquele momento, tenho duas frases comigo, não nasci antes de nove meses ou seja se da para esperar porque não, e também: a gente só não da jeito para a morte ou seja, tudo tem solução, sou muito grata a você 🙏

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *