Achou estranho o título deste post? Mas saiba que isso é a mais pura verdade, pois motivação não leva a lugar algum. Confira!

Motivação não leva a lugar algum

Aqui vai um spoiler da sua própria vida: motivação não leva a lugar algum!

Mas como assim, Patricia?

Eu não devo estar motivada para fazer as coisas acontecerem?

E a resposta é não!

O que você precisa ter para as coisas acontecerem é uma coisa chamada

DISCIPLINA.

É isso que faz as coisas acontecerem e você vai entender porquê.

Primeiramente você deve diferenciar motivação de disciplina entendendo que:

MOTIVAÇÃO é apenas uma emoção.

DISCIPLINA é uma ação que vem da razão.

Quem age pela motivação precisa estar sob o efeito da emoção que ela causa.

Acabou a emoção da motivação, a pessoa para de agir e, dessa forma, nada acontece.

Quem age pela disciplina não depende de sentir coisa alguma.

A pessoa age sentindo vontade ou não e, sendo assim, as coisas acontecem.

Percebe a enorme diferença?

 

Você não precisa de motivação

É bem isso mesmo: você não precisa disso que todo mundo diz que você precisa.

Você precisa do que todo mundo diz que é chato, que é incômodo, ou seja, disciplina.

A disciplina, ao contrário do que todo mundo diz, não é uma prisão, mas uma forma de liberdade.

Quando você não está sob o efeito da motivação, você fica preso na emoção e não sai do lugar.

Porém, quando você vive a disciplina, você se liberta de ter de sentir para agir.

Portanto, faça um detox de motivação na sua vida!

Você não precisa de alguém gritando na sua orelha que você pode, você consegue, você é o cara…

Afinal de contas, você só vai poder, conseguir e ser alguém, se você for disciplinada o bastante para isso.

 

Confira os desafios anteriores:

Desafio Detox 1 – Começa hoje

Detox Dia 2 – Selfies e fotos de tudo e mais um pouco

Detox Dia 3 – O fardo da opinião dos outros

Detox Dia 4 – Como lidar com as críticas tóxicas

Nos vemos no próximo desafio!

 

Jornalista, especialista em finanças, autora de 5 best-selleres, colaboradora dos programas Mulheres (TV Gazeta) e Escola do Amor (Record TV). Colunista do portal R7 e youtuber.

  • Boa tarde Patrícia !
    Disciplina é uma coisa que tenho pouco,
    Gostaria de ter mais.
    Mas chego lá com seus post.

  • Este texto veio no momento certo para mim! Nunca tinha pensado desta maneira que vc mostrou! Faz todo o sentido! Obrigada, Patrícia, por seu conteúdo de tanta qualidade!!

  • Boa tarde Patricia. Em parte concordo em ter disciplina.Em parte não concordo qto à não considerar a motivação. A motivação é necessária para o convencimento de uma ideia, um projeto, etc. Cito um exemplo: desenvolvi um projeto muito lindo, que foi em fazer lanches para pessoas com câncer, que viajam da minha cidade até a cidade de Barretos. Estes pacientes saem daqui de minha cidade às 02:00 da manhã, para chegar em Barretos por volta das 8:00. Muitos dos pacientes, são pessoas carentes, que não tem dinheiro para tomar um café em uma parada que o ônibus da Saúde, da prefeitura de minha cidade, faz. Fiquei triste em saber da situação. Qdo assumi a presidência de uma associação de senhoras, propus a elas em fazermos um lanche para os pacientes. Para isto precisei de motivação para convencê-las a participarem. Houve adesão total, senhoras, comercio, prefeitura, outras entidades beneficentes. Aí então entra a disciplina, em fazer o projeto ir para frente. Este projeto durou 4 anos. Depois que me afastei desta associação, o projeto parou. Até hoje sou parada na rua pois querem saber porque o lanche parou. É por isto que concordo com vc parcialmente. Abraços, bom final de semana.

    • A motivação só ajudou no convencimento, mas foi a disciplina que tornou o projeto possível. É por esse motivo que eu digo que a motivação não leva a nada, mas a disciplina sim. 😀

  • Olá, Patrica! Tenho acompanhado o detoc, estou amando. É verdade, motivação não leva a nada, ou melhor, só a frustração! Tenho acompanhado você pelo YouTube, está sim me motivando rsrs! Não se preocupe, estou disposta a me disciplinar. E já comecei, seguindo a dica do Bullert journal financeiro, feito por você. Tenho algumas dúvidas que gostaria de ter sua sugestão, mas ficará para depois! Ótimo final de semana!

  • Penso que a motivação é importante para dar início, pois sem motivos para agir, não agiremos. Mas certamente sem disciplina não chegamos a lugar nenhum. Então, a motivação sozinha de fato não nos leva a nada. Gratidão pelo post!

  • Nunca pensei nisso. Sempre procurei estar motivada em meu trabalho e em TUDO na minha vida.
    Então é por isso que na maioria das vezes eu não atinjo os meu objetivos 😭😭 e isso me frustra muito.
    Eu até começo as coisas, mas não termino. E também não tenho percistência, quando começa a dar errado eu desisto.
    Vou buscar ter disciplina então.
    Obrigada, bjinhos 😍.

  • Você tem razão, algumas coisas que faço motivadas por um razão específica, principalmente quando não gosto muito, só faço por aquela motivação e quando passa … problema … preciso criar uma disciplina e fazer porque preciso fazer.

  • Disciplina,esse post veio na hora certa ,Ontem fui a um aniversário de 15 anos ,a mãe gastou mais de 12 mil com a festa ,alugou espaço no centro e etc..eu conheço a família,e fico triste de ver como pessoas se endividam só pra parecer ricos ,e os convidados um mais arrumado que o outro,Então comentei com meu marido,depois da festa só vai ficar as prestações pra pagar,E o pior que ele descordou comigo,já que não comprei roupas novas nem pra mim ,nem pras minhas filhas.😘

  • Motivação para iniciar, mas disciplina para continuar e alcançar /manter objetivos. Que inspirador e instigante seu texto!! Um dos melhores até agora desse detox!! Parabéns e muita, mas muita gratidão!!

  • Esclarecedor seu post….nunca observei isso; ainda mais hoje em dia na “ordem do dia”da motivação, todos falam disso….mas não é o que traz o verdadeiro resultado.

  • Sou professora e detesto quando alguém inventa uma palestra motivacional.Gente dizendo para vc o que deve fazer.Eu amo o que faço e não preciso de motivacao e sim de condições dé trabalho. Um abraço.

  • Muito importante este post!! Uma coisa confesso, se eu tivesse tido disciplina desde o momento em que aprendi que ela pode ser tornar um hábito, não sei se estaria melhor do que estou hoje materialmente falando, mas já teria vencido pelo menos a preguiça que tenho de ter que ser disciplinada kkkk

  • Como dizia Renato Russo”disciplina é liberdade”
    Parabéns!!!
    Amei a valiosa dica

  • Muito interessante . Nunca havia pensado desta forma. Seria bacana falar mais sobre esse tema. Bjs

  • Paty, este foi o único spoiler que gostei de ganhar! rsrsrsrs A motivação me lembra em parte a paixão. Um sentimento forte que brota e que, depois de um tempo, esmorece. Obrigada pelo despertar! Boa semana!

  • Bom dia Patrícia, me assustei com o título da matéria, mas confesso que era tudo o que eu precisava ouvir a minha vida inteira.

  • Hoje vou discordar de vc! A Motivação caminha junto com a disciplina, é na motivação que buscamos força para seguir com a nossa rotina diária, de trabalho, cuidar de casa, filhos, contas, cuidar de si mesma. É a motivação que nos faz acordar todos os dias e se lembrar do que queremos conquistar e almejar. É focando no quão queremos que nos enchemos de força e coragem para dar mais um passo, vivendo um dia de cada vez. Pelo menos para mim é assim que funciona.

  • Obrigada Patricia! Finalmente alguém que falou a minha língua… Na empresa onde trabalho vivem fazendo treinamentos motivacionais, inclusive sábado aconteceu um. Me achava um et porque sou uma das únicas pessoas que não acredita muito nesses treinamentos (não desmerecendo quem os aplica). Eu acredito mais na ação, no fazer diferente. Posso citar o meu exemplo de como a motivação realmente não importa: Eu estou descontente com alguns aspectos do meu trabalho (estou “desmotivada”), mas mesmo assim faço o trabalho que tenho que fazer e tento fazê-lo com excelência, pois me comprometi com a empresa e pessoas que acreditam que eu vou cumprir o que prometi. Sei que isso vem da disciplina e comprometimento.

  • É disso que eu tô falando meu povo!!!
    É isso que o Brasil precisa ouvir!
    Amei!

  • Gente, que grande verdade!!! Eu vivi isso. Um spoiler da minha vida kkk Obrigada por dividir essa visão! Aliás…eu preciso viver a disciplina. Este post me revelou isso. Obrigada novamente!!

  • Eita! Nunca tinha pensado nisso! Patrícia….você é a melhor! É verdade…..disciplina gera resultado e é a motivação é emoção….show! Mais uma que eu aprendo, curto e compartilho😚

  • Bem eu! Ate me assustei. Descobri porque estou andando em circulo. Obrigada, Paty.

  • Bom dia Patricia é verdade as pessoas dizem que você, que esta motivada confesso que eu esta indo nesta onda de motivação no calor da emoção mais com esse poste você mim abriu os olho não cheguei a lugar nenhum ,muito obrigada por essa mensagem que Deus te abençoe por iluminar os nossos caminho bjoss.

  • Gostando muito do Detox, …
    Andava muito desmotivada na vida , pq todo mundo só sabe criticar e nos diminuir ,mas depois do Detox , vou agir diferente . obrigado pelas dicas .

  • Boa tarde, Acredtio que você está equivocada ao associar motivação somente a um estímulo extremo. Primeiro tem que partir de dentro e tem vários fatores responsáveis por esse processo sejam eles sociais, emocionais ou biológicos. Ela serve de impulso para as pessoas correrem atrás de objetivos. Não é possivel dizer que o teu primeiro passo, o teu impulso não te levou a lugar nenhum se ele te levou a sair de onde você estava. Concordo que sem disciplina você não prospera, mas sem motivação você nem sai do lugar.

  • Estou gostando muito do seu blog,você fala muito bem é bem esclarecedor continue assim…Estou compartilhando tudo com meu marido ele está gostando muito 😚😚 obrigado pelas dicas de como empreender.

  • Os seus posts fazem com que vejamos a vida de oitra forma, muito mais consciente. E tudo se transforma e acontece. Simplesmente nota 10, como sempre! Parabéns e obrigada. ❤

  • Olá Patricia! Na minha opinião achei este post muito interessante. Me deu clareza! Muito obrigada! Bjs

  • Muito interessante esse post, realmente a disciplina é fundamental para manter nosso foco nos nossos objetivos,DISCIPLINA é a palavra chave e é algo que poucas pessoas têm. Mas acredito que a motivação é importante, tudo bem que ela é um impulso, é uma emoção e geralmente não podemos agir pela emoção e sim pela a razão, ela não é o fator principal para acaçarmos nosso alvo, mas acredito que há momentos que realmente precisamos está motivados para nos manter disciplinados. Não podemos descartar a motivação.

  • Não acho a motivação algo ruim, mas a dependência dela, sim! Você está certa! Ter disciplina é difícil, mas não impossível! Quando aprendi a ter disciplina em algumas coisas, percebi que realmente gera resultados! Porém, contudo, todavia….preciso melhorar!

    Louvado seja Deus por tua vida!

    S2

  • Agora veio o meu detox. Percebo que há certas coisas que faço por motivação ou até deixo de fazer por falta de motivação. Vou começar a aplicar a disciplina e comparar resultados antes e depois.
    Ps: Respondendo o vídeo do detox passado… Eu gosto da forma que fala pois é tranquila e explicativa e gosto da metodologia de ensino que nos leva a refletir em nossas ações e aplicar os ensinamentos aprendidos quando são necessários.
    Mas na minha opinião, no meu gosto pessoal, prefiro vídeos no fundo Clean, sem coisas para tirar minha atenção.

  • Patrícia, sempre achei o seu trabalho maravilhoso e muito sensato. Então, por mais que algumas pessoas não consigam entender isso, realmente não vale a pena sequer responder às que tentam ofender ou denegrir um trabalho tão bonito e importante como o seu, ao invés de serem gratas pela oportunidade, enfim… Mas quanto a este post especificamente falando, eu amei e concordo plenamente! Motivação é importante, mas é algo que se perde com o tempo se o “agente motivador ou motivacional” se afasta de vc ou vc dele e acabamos por perder o pique inicial. Porém a disciplina é algo muito mais difícil por que exige que a gente saia da tal “zona de conforto”, independente se estamos com vontade ou não! Mas quando a temos, nada nos impedirá de alcançar os resultados desejados, não é msm? Falando nisso, vc tem algum post com dicas sobre disciplina tb? Se tiver gostaria de ler. Obrigada! Bjsss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *