Facilidades geram dificuldades – 95 de 100
06/01/2024
Jeroboão ofereceu facilidades ao povo e este logo aceitou, voltando-se para o pecado a fim de evitar o sacrifício verdadeiro….
Jeroboão ofereceu facilidades ao povo e este logo aceitou, voltando-se para o pecado a fim de evitar o sacrifício verdadeiro. Acompanhe.
Quem foge do sacrifício, vive uma vida de sacrifício
Por causa da idolatria de Salomão, Deus dividiu Israel em dois reinos: o do Norte, que foi dado a Jeroboão, e o do Sul, que ficou com Salomão, e era composto apenas de uma tribo, Judá.
Enquanto Jeroboão reinavam em Siquém, Salomão habitava em Jerusalém, onde estava o Templo.
Nas épocas pré-estabelecidas por Deus, todo o povo de Israel subia a Jerusalém para oferecer sacrifícios no Templo.
Isso aconteceu por muitos anos, até que Jeroboão começou a achar que a ida do povo a Jerusalém – onde reinava Roboão, filho de Salomão – poderia ameaçar seu trono.
Para convencer o povo a não ir mais – o que era imensamente trabalhoso, pois as pessoas iam a pé, viajando por muitos dias e tendo que carregar água, comida e os próprios sacrifícios – Jeroboão ofereceu facilidades, dizendo:
“É muito para vós subir a Jerusalém; eis aqui teus deuses, Ó Israel, que te tiraram do Egito. “
Em outras palavras: para que fazer essa viagem tão difícil se os deuses de vocês estão aqui mesmo, tão pertinho? É muito trabalho à toa! Aqui estão os deuses que tiraram vocês da escravidão!
A proposta de Jeroboão não tinha o menor cabimento até porque, todo o povo de Israel sabia que, na época de Moisés, Deus já havia sido traído com o bezerro de ouro feito por Arão. Então, como aceitar – de novo – essa farsa? E não só um, mas agora dois bezerros!
A questão é que o povo se deixou convencer por causa da facilidade de não precisar mais fazer toda aquela viagem cansativa (mas que fazia parte do sacrifício).
O povo sabia que era errado, mas mesmo assim, escolheu o caminho mais conveniente.
E quantos cristãos não fazem a mesma escolha?
Sabem que Deus abomina a mentira, mas mentem quando lhes convém.
Sabem que o dízimo é um mandamento, mas não cumprem porque querem os 100% para si.
Sabem que precisam ter comunhão com Deus, mas trocam a leitura da Bíblia e a oração por entretenimento, pois isso é mais fácil.
Tudo isso é trocar o Deus verdadeiro pelos bezerros de ouro que, na verdade, são uma farsa, uma distração, uma mentira conveniente.
A verdade é que buscar facilidades gera mais dificuldades e fugir do sacrifício leva a pessoa a ter uma vida de sacrifício.
Mas esse assunto fica para amanhã!
Até lá!
Bom dia, Paty,
Puxa, que explanação de pura exortação a de hoje!
É claro que tocou em minha vida (e como!).
Em vários momentos eu também me vi ali justificando o meu sacrifício em troca de distrações. Digo isso a respeito da administração do meu próprio lar – o que me traz um peso de condenação – afinal, dá trabalho ser duas pessoas diferentes e manter a pose!
Mas o melhor nisso tudo é que ontem pela manhã quando voltei do supermercado, algumas coisas eu já modifiquei no quesito doméstico!
O essencial, no entanto, foi meditar na Palavra entendendo que obedecer é melhor do que sacrificar!
Obrigada!
Arrasou!
Muito bom texto. É escolher o nosso difícil pq no fim é sobre isso. Viver a facilidade do fast food mas reclamar do difícil “perder peso” ou encarar o difícil de uma alimentação regrada pra colher a saúde “facilitada”? Apenas um exemplo. Ótimo dia.