Se você tem o costume de fazer inúmeras selfies ou não consegue ficar sem postar tudo o que acontece durante o dia, esse post é para você!

Selfies e suas mensagens

Apesar de ser algo quase automático para muitas pessoas, tirar selfies e fotos de tudo o que acontece pode ser um comportamento tóxico.

Já existem estudos que apontam traços, digamos… esquisitos, no comportamento de quem exagera na dose quando o assunto é tirar fotos de si mesma.

Então, vamos começar por aí: as selfies!

Há estudos que apontam que as pessoas que exageram nas selfies têm as seguintes características:

  • Maior dificuldade de se relacionar com os outros
  • Valorizam e necessitam da aceitação de terceiros
  • Têm pouco controle sobre seus impulsos
  • Não estão satisfeitas com a vida real

Além disso, um estudo analisou pessoas que passam bastante tempo editando suas selfies, colocando filtros e corrigindo o que acreditam ser defeitos.

O motivo desse investimento de tempo para criar uma imagem irreal é chamado auto-objetivação.

Isto é, a pessoa transforma a sua aparência física em um objeto a ser apreciado.

Quanto mais likes ela conquistar, mais vai investir tempo em produzir mais imagens e ter mais likes.

É um ciclo tóxico que precisa ser quebrado.

 

Fotos de tudo e mais um pouco

O mesmo se aplica às pessoas que não conseguem passar o dia sem registrar tudo e qualquer coisa que acontece no seu dia a dia.

Ela “precisa” fotografar as coisas mais banais e corriqueiras como se fossem “eventos especiais”.

É como se ela não estivesse vivendo aquilo de fato se não fotografar e postar.

Esse também é um comportamento tóxico porque a pessoa deixa de estar 100% presente na vida real para produzir “conteúdo” para a sua vida virtual.

É como se o seu corpo estivesse em um lugar e a cabeça em outro!

E há quem afirme que isso não deixa de ser um tipo de vício.

Por isso, se você tem sido aquela pessoa que sente necessidade de fazer selfies e mais selfies e/ou fotografar e postar tudo o que acontece na sua vida, cuidado!

Nossa dica nesse segundo dia de detox é dar um corte total nessa prática até o final do nosso detox.

Mas, por quê? Selfie e fotos não têm nada de mais, Patricia! Você está muito radical!

Sim, você tem razão: selfies e fotos não têm nada de mais.

O problema é quando você está sendo dominada por isso.

Qualquer coisa sobre a qual você perde o controle e, portanto, passa a lhe controlar, é tóxica para a sua vida.

Passar 20 dias sem selfies e sem postagens de tudo o que você faz vai tirar essa ansiedade de “ter que ter algo para postar”.

Livrando-se desse estresse de ter o que postar ou ter que estar linda para a próxima selfie, você vai viver de forma mais leve.

Não tenho dúvida disso!

 

Para conferir o Detox Dia 1 clique aqui.

Para acompanhar os próximos, clique nos links abaixo:

Detox Dia 3 – O fardo da opinião dos outros

Detox Dia 4 – Como lidar com as críticas tóxicas

Detox Dia 5 – Motivação não leva a lugar algum

 

Nos vemos amanhã!

 

Jornalista, especialista em finanças, autora de 5 best-selleres, colaboradora dos programas Mulheres (TV Gazeta) e Escola do Amor (Record TV). Colunista do portal R7 e youtuber.

  • Eu já aboli essas redes sociais da minha vida, pois percebi o quanto tempo eu perdia com elas, seja postando ou simplesmente olhando, e isso me fez muito bem!

  • Não gosto de ficar tirando fotos. Não gosto de expor minha vida ou o que estou fazendo. Minha privacidade vale ouro. E também não tenho o menor interesse em ter redes sociais, uso pra adquirir mais conhecimento.

  • Boa reflexão….e ainda quando chamamos para tirar uma foto “normal” a pessoa não aceita…rs….e uma situação como todos fatos ruins que passam a serem normais…..para essas pessoas..

  • Patricia,

    Não estou incluída nesse tipo de problemas, talvez seja exatamente o contrário, não gosto de fotos e dou sempre um jeito de tirar a foto eu. Mas com certeza Deus vai lhe dar sabedoria para nos mostrar detalhes que parecem banais ao longo desse desafio e que são sim tóxicos no nosso comportamento.

    Beijos

  • Esse problema não tenho.Nao posto nada , não quero minha vida em público.

  • Muito significativo o post de hoje. Há um ano e meio eu estou com esta prática e, de fato, tudo tornou-se mais leve e posso aproveitar melhor os meus momentos com as pessoas que amo. Já deixei algumas redes sociais de lado. Computo como uma vitória grande para quem perdia a vida ali naquela ilusão… Só preciso me policiar um pouco mais quanto ao whatsapp. Aos poucos vou vencendo.

  • Olá Patricia,Graças a Deus não tenho esse vício não ,mais é sempre bom vigia obrigada.

  • Concordo com você Patrícia, hoje vivemos em uma ´época em que muitas pessoas vivem postando tudo o que acontece em suas vidas. Nunca fui uma pessoa assim de viver postando tudo sobre mim, tudo sobre o meu dia. Mas antes, eu confesso que vivia colocando no facebook as minhas opiniões sobre tudo que as pessoas postavam, mas percebi que isso não acrescentou em nada na minha vida, não sou mais assim graças a Deus e as leituras diárias que tenho feito em livros, no seu canal e em outras fontes. Sabe patrícia, as vezes fico a me questionar, tem gente que fala que a vida delas não é da conta de ninguém, vivem falando que não gosta que outras pessoas vivam querendo saber sobre a vida delas, mas na verdade percebemos que não precisa que outras pessoas vivam bisbilhotando a vida delas, porque muita gente faz questão de mostrar a outras pessoas suas próprias vidas, faz questão de que outras pessoas saibam de suas vidas por meio das redes sociais, elas mesmas que se expõe.

  • Dessa aí eu estou livre. Tenho um pouco de preguiça de redes sociais e custo encontrar uma coisinha boa pra postar rsrsr
    Acho até que eu deveria postar mais.

  • Olá Patrícia! O lema da minha mãe sempre foi ” o que é demais, exagerado, sem controle é vício” então ela sempre nos dizia CUIDADO! É sempre bom lembrar. Fiquei 2 semanas sem celular, me senti de férias. Este é o teste prá saber se estamos viciados em postagens e redes sociais. Abraços e muito sucesso para você!

  • Boa noite, Patrícia! Tudo bem!? Fazem duas semanas que tenho entrada o mínimo possível nas redes sociais e postando coisas, que acho realmente relevantes, ou que gosto muito! Não tenho mais gastado três horas por dia, como fazia antigamente, nas redes sociais! E estou vendo a diferença gritante que isso tem feito na minha produtividade! Amei a sua dica e sou super adepta dela!!! 😉💗💋

  • Desse mal eu não padeço, prefiro focar o meu tempo em coisas que me agregam crescimento pessoal e espiritual.

  • Oi Patrícia !! Sempre faço parte de seus Detox . Não tenho esse problema. Mas é sempre bom , ficar atenta para não se contaminar. 😘😘

  • Sempre fui muito discreta e reservada. Dificilmente mudo a foto do aplicativo de mensagens… A única rede social que tive foi o Instagram, que também já eliminei do meu dia a dia!
    De fato pessoas que postam tudo a todo momento estão enfrentando um problema, e o detox é uma ótima opção para conseguir se livrar desse vício!

  • Já tive um debate sobre esse assunto com uma amiga disse que nunca posto nada da minha vida, parecendo que nada acontece de bom…Fiquei muito assustada com a insistência, pois não concordo que tudo vivido por mim precisa ser mostrado nas redes sociais.

  • Gosto de tirar selfies, mas para vez ou outra trocar minha foto de perfil. E não faço isso com frequência. Já fiz bem mais. Hoje em dia, muito pouco, eu diria. Até porquê nem tenho alimentado minhas redes sociais, estou lá só para ver as páginas que me interessam, inclusive a sua 😀

  • Ótimo pos.
    Apesar de ter o hábito de self,tenho dificuldade de aceitação com a aparência.
    E remover o Instagram (no último desafio) ajudou muito.
    Não perco mais tempo com redes sociais. E tenho diminuído o tempo de TV. E estudado mais para alcançar meus objetivos.
    Patrícia, que Deus continue te abençoando.
    Seu trabalho é maravilhoso.
    Parabéns!💗💗🌺

  • Adorei o post, Patrícia!! Graças a Deus, não tenho este vício. Sou uma pessoa reservada e prezo muito minha privacidade e a da minha família.
    Creio que muitas das pessoas que possuem esse vício tóxico de se fotografar a todo e qualquer momento, nem se dão conta de que isso pode ser um problema. Valeu pelo seu alerta!!
    Tem um episódio na terceira temporada do Black Mirror (NetFlix) que retrata bem essa realidade. As pessoas se preocupam mais em registrar o momento do que aproveitá-lo de verdade.
    Beijos, Pati😚😚

  • amo seus desafios. Estão me ajudando muito! Estou fazendo o 18o dia do desafio sem compras e já engatei com o detox. A-MAN-DO!!!! Gratidão por sua PERSERVERANÇA EM NOS ABENÇOAR!!!!!

  • Olá Paty, graças as Deus não sou de ficar expondo minha vida nas redes sociais. uso-as para trabalho, para adquirir conhecimento relevante, para assuntos pertinentes.

  • Eu nunca fui de fazer selfies e sempre fujo das fotos em grupo mas isso é porque tenho a alto estima baixa e não por ser uma pessoa evoluída rs Um lado ruim disso é que praticamente não tenho fotos da minha adolescência e fico triste por isso.

  • verdade hoje as pessoas vivem dominadas pelas redes sociais e esse negócio de fotos selfies é um vicio .meu pai tem 87 anos e quando alguém vem visitar ele e diz vamos tirar umas fotos? ele tira e depois ele fala para que tanto retrato tudo hoje é pra tirar retrato no meu tempo ninguém tirava retrato só em casamento ou fazer documento com foto que nem isso tinha meu pai é quem tá certo. hoje se tornou viciante .

  • Comecei o Detox hj e esse post é muito interessante e veio coincidir com uma situação que passei ontem…Uma amiga postou um video no Instagram e disse que bombou!!! Como nao tenho Insta, pedi a ela que me mostrasse… nossa, ela achou um absurdo eu nao ter o aplicativo e falou para eu fazer… eu disse que não, pois não quero, ja tenho whatsapp e facebook, que já acho mais que o suficiente, e que ultimamente nem tenho acessado facebook com tanta frequencia. Perdemos muito tempo nessas redes sociais.E como não sou de postar muitas fotos, preferi nao ter Instagram, mas confesso que as vezes fico por fora dos assuntos, pq hj em dia as pessoas se comunicam mais pelas redes sociais do que pessoalmente, fazer o que neh!!!! Cada um faz o que gosta.

  • Esse post não é para mim! hahaha
    Mas sempre tem algo que podemos aprender e refletir!

    BJs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *