Estamos entrando na última semana do nosso 30DSC e à nossa frente estão por vir dias de decisões. Você tem um plano para o futuro?

Dias de decisões

Os próximos dias serão os últimos do nosso desafio, pois terminaremos na sexta.

Sendo assim, no sábado que vem você já não estará mais no 30DSC.

E o que você vai fazer? Já pensou nisso?

Uma vez que você não terá desafios diários a seguir, o que você fará?

Nem eu e nem você sabemos exatamente, afinal, quem conhece o futuro?

Mas o que posso dizer é o que acontece com a maioria (e que eu não desejo que aconteça com você).

A maioria das pessoas irão voltar à vida de antes, ou seja, voltar ao automático.

E não me refiro apenas a voltar a gastar, mas sim, a voltar a velhos hábitos.

Fizemos muitas reflexões nestes dias, mas por serem dias seguidos, não nos aprofundamos em todos eles.

Com isso, a tendência é irmos, aos poucos, esquecendo de lições importantes que tivemos.

Por essa razão, quero propor um exercício que talvez você não consiga fazer em apenas um dia.

Então, tire o tempo que necessitar, mas faça!

Pegue um caderno ou abra uma pasta no computador e anote tudo o que você aprendeu até aqui.

Algumas leitoras já estão fazendo isso e relatando nos comentários.

Semelhantemente, creio que será ótimo para todas.

Aliás, esse é um costume que todos deveriam ter: anotar, ler e reler coisas importantes que acontecem no dia a dia.

Nossa mente, por mais eficiente que seja, não consegue reter tudo, por isso, tente adquirir o hábito.

Anote, leia, medite e aprenda sempre.

E leve isso para a vida!

 

VEJA OS DESAFIOS ANTERIORES!

DIA 01 – Desafio 30 dias sem compras – Começa aqui!

Dia 02 – Vença os obstáculos invisíveis

Dia 03 – Vença as lutas visíveis

Dia 04 – Vença as vergonhas financeiras

Dia 05 – Não é uma resposta completa

Dia 06 – Defina um objetivo e as lutas virão!

Dia 07 – Critérios para compras durante o Desafio

Dia 08 – A onda do empoderamento desempoderado

Dia 09 – Cuidado com as compras via internet

Dia 10 – Você foi programada para ser pobre

Dia 11 – Não te entendo, te ofendo

Dia 12 – Autoconhecimento é a palavra-chave para o sucesso

Dia 13 – Ilusão, fantasia e perda de dinheiro

Dia 14 – Viver sem crédito

Dia 15 – Fundo do poço para despertar

Dia 16 – Na seleção natural só ficam os fortes

Dia 17 – Projeção financeira, como fazer a sua

Dia 18 – Assuma suas responsabilidades

Dia 19 – Perseverar para vencer

Dia 20 – A melhor forma de aprender

Dia 21 – Não cresço e não deixo você crescer

Dia 22 – o problema não é o salário mau uso

Dia 23 – Muito mais do que ficar sem comprar

VÁ PARA O PRÓXIMO DESAFIO!

Dia 25 – Condições para ter sucesso

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Nos vemos amanhã!

 

Jornalista, especialista em finanças, autora de 5 best-selleres, colaboradora dos programas Mulheres (TV Gazeta) e Escola do Amor (Record TV). Colunista do portal R7 e youtuber.

  • Ola Patricia!!!!
    Adorei seguir o seu desafio, esta sendo de grande valia pra mim. Gostaria de saber se não vai ter o Ebook que foi falado no começo do desafio? Beijos

  • Eu consegui mudar meu mindset para compras desde meados do ano passado e não tenho mais medo de voltar a fazer compras desnecessárias com frequência. Por mais que eu compre algo que seja um supérfluo naquele momento, essa compra vai sair do orçamento mensal que eu tenho para gastar, pois o dinheiro de investir eu aprendi a tirar logo que recebo para não cair em tentação e gastar com bobagem. Quando a gente muda a mente, dificilmente continua cometendo ps erros de antes…

  • Esse tema de hoje fez muito sentido para mim, eu vou seguir com o desafio até dia 1 de Agosto. E já criei estratégias como presentes que posso fazer em casa mesmo para datas como, dia das mães e dia dos namorados. Eu realmente quero uma mudança profunda nos meus hábitos de compra e estou grata por tudo que aprendi até aqui.

  • Bom dia! Sempre faço isso. Vejo vídeos várias vezes, principalmente quando acho coisas que me tocam.
    Está sendo muito importante esses 30 dias.

  • é verdade… sempre prometo escrever o que aprendi rs e deixo passar será uma ótima oportunidade para colocar em prática..

  • Bom dia, Patrícia!
    Eu procuro sempre anotar, deste que aprendi com você a ter uma agenda. E com certeza vou reler ti novo. Abraço!!

  • Patricia, eu fiz uma pasta onde tenho colocado todos os desafios não somente para reler mas também para passar as minhas amigas que passam pelos mesmos problemas que eu passava. Com a graça de Deus tenho aprendido muito.

  • Não tinha o costume de anotar as coisas pois tenho uma memória muito boa, mas comecei há 5 anos a fazê-lo e é ótimo poder revisar tópicos e meditar sobre eles. Detalhes preciosos que poderão servir em outros momentos 😊

  • Quero manter os hábitos novos que criei com os 30DSC. Amei a sugestão de hoje!

  • A algum tempo sigo você no YouTube e outros educadores financeiros e aprendi muito.Ano passado de fevereiro a maio estipulou que não compraria roupas até meu aniversário que é em maio.Deu certo .Agora preciso de um tenis para academia e definir que só compraria em maio. Quando estipulados metas fica mais fácil.

  • Após o 30DSC, eu continuo com meu desafio pessoal… um dia de cada vez. Eu anotei as regras gerais para o 30DSC. Leio todos os dias pela manhã e continuarei lendo. Muito obrigada.

  • Tenho pensado muito. Hoje por exemplo saia atraz de uma arara numa loja de moveis usados. Como vou usar por pouco tempo assim que conseguir juntar o dinheiro. Vou fazer meus moveis planejado. Então questionei a vendedora quanto era e por quanto ela compraria novamente quando eu nao precisasse mais. Vi que investiria muito dinheiro para meu orçamento no momento. Respirei fundo e voltei para casa sem a arara. Mas tranquila por nao ter gastando com algo que vou perder muito dinheiro na revenda.

  • OLÁ, CONFESSO QUE COMECEI O DESAFIO MAS TIVE UMA RECAÍDA PELO FATO DE ESTAR GESTANTE E DE HAVER UMA NECESSIDADE REAL DE COMPRAR TUDO QUE A BEBÊ PRECISAVA EM UMA FEIRA DE GESTANTE QUE TUDO É MAIS EM CONTA. COLOCANDO A RAZÃO PARA FUNCIONAR PERCEBI QUE PODERIA TER COMPRADO EM OUTRO MOMENTO, MESMO PORQUE ELA NASCERÁ SOMENTE EM SETEMBRO E OUTRAS FEIRAS VIRIAM. RESOLVI RETOMAR O DESAFIO E PERSISTIR NO OBJETIVO E TAMBÉM DECIDI QUE QUERO LEVAR O HÁBITO DE NÃO COMPRAR POR IMPULSO PARA O RESTO DA MINHA VIDA. A BEBÊ AINDA PRECISA DE ALGUMAS COISAS E SEMPRE QUE ALGUM FAMILIAR QUER ME DAR UMA LEMBRANÇA TENHO A LIBERDADE DE DIZER O QUE DE FATO ELA ESTÁ PRECISANDO PARA QUE EU NÃO GASTE MAIS UM TOSTÃO. MUITO OBRIGADA POR SER UM CORAÇÃO DISPOSTO A NOS AJUDAR. EU ENTENDI QUE UM BEBÊ QUE AINDA NEM NASCEU NÃO PODE SER RESPONSÁVEL PELAS MINHAS ATITUDES NA HORA DE COMPRAR.

  • Bem eu tô pensando em continuar com o desafio seguindo os posts por ordem novamente e também comprar um de seus livros ,um de cada vez ,pois não tenho o hábito de ler ,no momento só estou fazendo minha leitura bíblica diária. 😘

  • Tenho esse hábito com tudo que leio ou chama minha atenção, seja uma frase ou um texto que quero relembrar com frequência. Anoto em minha agenda ou bullet journal ou até nos favoritos do navegador…são lições que sempre é bom relembrar, pois por mais que você pense que não vai esquecer, é impossível lembrar de tudo, principalmente quando é algo que faz seu cérebro sair do automático! Sem contar que, às vezes, aquela palavra de incentivo que você precisa no dia, está justamente nessas anotações 😉😘

  • Bem, vou aprender com os meus erros e estender o desafio. Já consegui mudar muita coisa, deixando de comprar muita coisa por impulso ou por carência e já comecei a investir o meu dinheiro. Recebo, invisto primeiro, vivo depois, se sobrar no final do mês não gasto, invisto mais.
    E vamos que vamso, de pouquinho em pouquinho mudando, consumindo menos e vivendo mais.

  • Tá ligado! Conhecimento sem prática é apenas teoria! Conhecimento em prática é resultado!

  • Olá Patricia, estamos chegando ao fim desse desafio, que até agora só tem me dado motivos para continuar a pensar antes se gastar o meu dinheiro!!!!
    Tenho esse hábito de escrever sempre coisas importantes de uma leitura e, esse nosso desafio maravilhoso não está sendo diferente…estou anotando tudo num fichário para guardar e levar pra sempre esse aprendizado!
    Obrigada por sua dedicação para todos nós que estamos te acompanhando diariamente! Bjs

  • Bom dia!
    Se foi incluído no dia a dia, com certeza teve resultados.
    Então não pode ter sido apenas um desafio que foi feito, surtiu efeito e passou. No meu ponto de vista é como se estivesse feito faculdade, me formado e agora levar para a vida, por em prática e usufruir dos resultados.

  • Oi Patricia.
    Gosto da ideia de anotar aprendizados (inclusive de coisas que leio em livros). Quero achar um jeito legal de colocar isto em prática logo e que sempre fique à mão.

  • Coloquei em prática ontem esse desafio e de fato acabamos nos esquecendo de dicas importantes (confesso que estava bem resistente em escrever, pois prefiro digitar, mas sei dos benefícios que a escrita trás, e criei coragem). Vou procurar adquirir o hábito revisar, meditar e anotar aquilo que aprendo. Faz mesmo uma baita diferença em vários aspectos do aprendizado 😊😘.

  • Sim, Paty farei, já tinha pensado que preciso reaver tudo que aprendi com este desafio, preciso realmente reaver e anotar os pontos que mais chamaram a minha atenção.

  • Esse desafio para mim não será só os 30 dias, pois é mais que um desafio, é um aprendizado que quero por em pratica e levar como uma forma de viver, gastar com consciência, poupar, eliminar compras parceladas. E sempre estar conectada no Bolsa blindada para não perder o foco. Rsrsrs… Não vejo a hora de ler seus livros Patricia, será muito enriquecedor!!! Estou terminando um livro e só depois vou comprar o seu, não adianta comprar agora e deixar guardado, como fazia antes… No momento certo vou adquiri-lo!!! Ohhhhh….. estou me controlando…. Ai que tudooo!!!! Bjs e muito obrigada por nos ajudar a raciocinar e sair do “rebanho” do consumismo!!!

  • Boa tarde, a 4 meses iniciei minha planilha diaria de gastos e desde então estou conseguindo detectar para onde vai o dinheiro que seria para sobrar após quitar todas as contas.
    Esse desfio está me ensinando que o supérfulo é mais supérfulo que eu imaginava e que a maioria das coisas por mim comprada era por compulsão ou medo de escassez e por isso vivia fazendo estoque de tudo. Esse desafio tem sido cura para minha alma 💕🙌

  • Vou continuar com meus desafios mentais, porém, após esta experiência, com mais foco e determinação!
    Nos dias seguintes ao término do desafio vou reler todos os posts e fazer as anotações ;*

  • Sim….como escrevi no post anterior, não estava acompanhando diariamente seus posts nessa última semana, mas não esquecia do desafio! Aprendi e continuo aprendendo com você! Visitei sua página no R7 também e estou amando ler tudinho! Você nos ajuda a pensar! Sobre continuar ou não com desafio, durante essa Páscoa estava pensando justamente isso…A Páscoa significa transformação, mudança, libertação. Todos os anos, nós cristãos celebramos a Páscoa, mas poucos de nós a vivenciamos verdadeiramente! Percebo que na maioria das vezes continuamos com os mesmos pensamentos e fazendo as mesmas coisas. Não há nem mesmo uma TENTATIVA de mudança para sermos melhores. Pedi ao Senhor que me ajudasse a mudar em tudo o que preciso mudar. Que eu olhasse para as diversas situações desse mundo com o Seu olhar, para que eu possa ENXERGAR os fatos com clareza. Pedi que a Páscoa aconteça sempre, todos os dias em minha vida….Que Ele não me deixe aprisionar por pessoas, opiniões ou sentimentos….Que apesar das dores ou dificuldades que vivenciamos, permaneçamos firme na fé na justiça,, no amor sincero, no serviço e na esperança!
    Bjs, linda!

  • OI Paty, vou fazer isso sim,. Sempre digo que desde o inicio deste Blog e os livros, vc me ensinou a gastar conscientemente. NO meu caso, vou fazer 30 resumos, imprimir e colocar no meu quadro de anotações n aparede um por dia… e no outro mes repetir… Vou reler todso os dias e p´raticar. Esses foram os melhoresa posts do seu Blog. Obrigada

  • Graça a Deus estou aprendendo bastante. Hj me veio uma tristeza ao pensar em tantas contas com pequenas parcelas, como é frustrante todo mês pagar pelo mesmo item. Estou me organizando pra comprar sempre a vista. Não aguenta mais ir nas lojas da minha cidade pagar tantas parcelas.

  • Estou utilizando uma planilha que você disponibilizou no blog e fez um vídeo no youtube ensinando a usar… como tem me feito bem! Fica tudo previsto e dá para saber onde “aperta o calor”. Assim, abri uma aba no excel desta mesma planilha e fui anotando todas as dicas do desafio… estão sempre à mão na análise das finanças.

  • Eu fiquei uns dias sem entrar no blog, mas, estou firme no desafio, o que vale mesmo é a prática. Vou fazer a lista, uma que estou usando é anotar o que consegui economizar.
    Tem sido ótimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *