O comentário mais frequente sobre o nosso 30DSC foi “muito mais do que ficar sem comprar”. É ótimo ver que o objetivo está sendo alcançado!

Muito mais que ficar sem comprar

Esse é o resumo dos comentários mais frequentes aqui no blog sobre o nosso 30DSC.

E, assim como vocês, eu também tenho aprendido bastante.

A economia no bolso por meio das compras conscientes não eram nenhuma novidade para mim.

Mas ler os comentários de vocês tem me ensinado muitas coisas.

Aliás, mesmo os comentários negativos acabam servindo como aprendizado.

E, com toda certeza, também vou levar esse desafio para a vida.

Uma das leitoras fez um paralelo muito interessante sobre o post que traz a história do vendedor de pão de queijo nos Estados Unidos que foi deportado.

Ela comparou o ato de entregar o amigo à imigração com a história de José do Egito que, analogamente, foi vendido por seus próprios irmãos.

Foi uma injustiça, claro, ainda mais porque tratavam-se de amigos e irmãos.

Mas antes de mais nada, é preciso lembrar que José venceu mesmo assim.

Não tenho informações sobre o rapaz dos pães de queijo, mas creio que ele vai vencer.

E por quê? Porque, assim como o sucesso estava dentro de José, a inveja estava dentro de seus irmãos.

Apesar de parecer, em um primeiro momento, que José tinha sido imensamente prejudicado, seus irmãos é que viveram consumidos pela culpa.

Enquanto José aprendeu a viver dependendo de si mesmo e do Deus em quem ele cria, seus irmão, por outro lado, conviviam com um “fantasma”.

Essa é uma lição que todas nós, igualmente, devemos aprender.

Não importa se alguém lhe prejudicou, pois uma vez que você tem um espírito vencedor, vai vencer de qualquer forma.

Então, siga em frente e de cabeça erguida!

 

VEJA OS DESAFIOS ANTERIORES!

DIA 01 – Desafio 30 dias sem compras – Começa aqui!

Dia 02 – Vença os obstáculos invisíveis

Dia 03 – Vença as lutas visíveis

Dia 04 – Vença as vergonhas financeiras

Dia 05 – Não é uma resposta completa

Dia 06 – Defina um objetivo e as lutas virão!

Dia 07 – Critérios para compras durante o Desafio

Dia 08 – A onda do empoderamento desempoderado

Dia 09 – Cuidado com as compras via internet

Dia 10 – Você foi programada para ser pobre

Dia 11 – Não te entendo, te ofendo

Dia 12 – Autoconhecimento é a palavra-chave para o sucesso

Dia 13 – Ilusão, fantasia e perda de dinheiro

Dia 14 – Viver sem crédito

Dia 15 – Fundo do poço para despertar

Dia 16 – Na seleção natural só ficam os fortes

Dia 17 – Projeção financeira, como fazer a sua

Dia 18 – Assuma suas responsabilidades

Dia 19 – Perseverar para vencer

Dia 20 – A melhor forma de aprender

Dia 21 – Não cresço e não deixo você crescer

Dia 22 – o problema não é o salário mau uso

 

VÁ PARA O PRÓXIMO DESAFIO!

Dia 24 – Dias de decisões

 

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Nos vemos amanhã!

 

Jornalista, especialista em finanças, autora de 5 best-selleres, colaboradora dos programas Mulheres (TV Gazeta) e Escola do Amor (Record TV). Colunista do portal R7 e youtuber.

  • A mais valiosa lição é o autoconhecimento. E também ter autocontrole. Duas ferramentas primordiais 😊

  • Noooossa, muito forte esse aprendizado. Vou nessa visão, nessa fé 🙏🏻🙌🏻👏🏻😍!

  • Realmente pra mim não está sendo só deixar de comprar,no início eu achei que iria ser como em outras vezes que eu disse, vou parar de comprar por um tempo ,e quando dava por mim,lá estava eu cheia de prestações de novo,hoje graças ao desafio e a você,eu consigo dizer não as prestações e dizer :Quando realmente eu precisar ,assim que receber eu compro à vista.

  • Concordo o aprendizado do desafio foi além de se manter no foco de não comprar, mas sim no aprendizado e adorei esta sua colocação:
    “Não importa se alguém lhe prejudicou, pois uma vez que você tem um espírito vencedor, vai vencer de qualquer forma.” Bjos

  • Olá, Patrícia
    Para mim, a história de José é o maior exemplo de como a educação financeira pode abençoar a vida de uma pessoa e levar a prosperidade para toda uma nação!
    Por mais Josés nesse Brasil e mundão afora!
    Bjos,

  • Perfeito! Muito mais do que comprar está sendo a experiência de fazer este desafio. Por isso o meu muito obrigado, Patricia! Deus te abençoe!

  • Muito mais que ficar sem comprar, é saber utilizar o dinheiro! Saber com que gastar, porque gastar, pensar antes de gastar! Enfim ter domínio sobre a nossas finanças e total consciência das nossas reais necessidades. Obrigada Patrícia 👏👏👏👏👏

  • Nunca saio de casa sem meu saquinho de “nãos”. Ontem fomos ao shopping ver uma exposição de dragões e minha filha me pediu várias coisas desnecessárias. A certa altura, ela me perguntou se o saco já não tinha esvaziado RS.

  • Muito importante este post…sim boa comparação do, post passado com estória de José… para lembrarmos sempre que temos espirito vencedor…..Sucesso a todas que estão participando do desafio…

  • Verdade! Precisamos alimentar a certeza que Deus está conosco também nos momentos difíceis, assim como José não conquistou o sucesso da noite pro dia, temos que ter paciência, pois o sucesso chegará se formos persistentes e não desanimarmos no meio do caminho… Beijos Paty!

  • É verdade. O melhor é não desanimar com os que tentam prejudicar e seguir em frente.

  • Quem traz o sucesso dentro de si não fica parado, passa por cima dos obstáculos e vence.

  • O aprendizado é transformador da mente para o bolso. Maning nice (Muito bom)..!

  • Que alegria saber que esse desafio nos proporciona crescimento mútuo! Adoro ler seus post, é como se eu estivesse com uma amiga ao lado durante uma conversa agradável e edificante. Bjs

  • Muito boa a reflexão de hj! Vou confessar pra você que esse desafio está sendo ótimo em todos os sentidos na minha vida.
    Ficar sem comprar já era a minha meta e pagar todas as contas de cartões de crédito (meta: zerar até dezembro/2019) …e esse desafio está me fortalecendo e me convencendo que estou no caminho certo, rumo ao meu equilíbrio financeiro, que estou buscando com muita fé em Deus pois sei que vou conseguir!!!! Obrigada por mais esse post. Bjs

  • É isso mesmo! Força, foco, fé…se cair levante novamente, se atirarem pedras, construa com elas uma fortaleza.

  • Eu cresci muito nesse desafio, e ele veio em boa hora! Estou grávida, e “nada” me serve. Essa foi uma boa desculpa pra alimentar meu consumismo. Sempre amei comprar roupas, bolsas e sapatos. Mas de um tempo pra cá sinto que me perdi e deixei de comprar o que gosto para simplesmente comprar! Fiz muitas compras por impulso nos últimos anos, e tive muitos momentos de tristeza, por causa das parcelas pra pagar de roupas que eu odiava. Doei muita coisa que eu não gostava, até porque não sou acumuladora. Mas me desfazer do que eu não usava me fazia achar que precisava comprar mais. E por mais que eu comprasse, sempre me senti mal arrumada, porque não me conhecia o suficiente para saber o que me cai bem, o que combina comigo. Nunca me endividei, mas também nunca consegui poupar. Agora, grávida e fazendo o desafio, aprendi que eu posso viver com o que eu tenho nesse momento, que eu preciso planejar melhor minhas compras, comprar somente o necessário, e me conhecer melhor. Quero ajudar mais o meu esposo para termos um futuro melhor com nossa filha! Estou me sentindo mais leve. Que Deus te abençoe, Patricia. Seus livros me abençoaram muito. Já li Bolsa Blindada e Virada Financeira, e eles fazem parte do processo que me trouxe até este momento. Foi uma construção. Coisas que eu sabia, e que me incomodavam, mas que só agora vieram a tona pra mudar a chavinha da minha mente! Espero que muitas pessoas consigam o que eu consegui. Bjos

  • Sim!!! Esse desafio vai muito, mas muito alem mesmo do que ficar sem comprar, cada post é um aprendizado, os comentarios de todos que estão participando nos enriquecem muito tbm. Esse desafio nos ensina em todas as areas: economicas, psicologicas, comportamental. Realmente um conteudo muito rico que tem nos ajudado a pensar e não nos deixar levar por propagandas e consumo compulsivo. #Gratidão

  • Amém!!!
    Muito boa a observação! Estava sumida esses dias do blog, mas não estava esquecendo o desafio e nem você, Patrícia! Bjs!

  • Que lindo! Obstáculos sempre irão existir e a vitória pode demorar, mas todo o esforço vale a pena!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *