Passamos da metade do nosso desafio 30 dias sem compra e uma seleção natural tem separado as fortes das empolgadas. Confira o post de hoje!

Na seleção natural, só ficam os fortes

Trago alguns dados a fim de dividir com você como anda a nossa jornada.

  • Passamos da metade do Desafio 30 Dias Sem Compras.
  • Embora muita gente tenha começado, menos da metade está firme até o momento.
  • O número de comentários (apesar de fazer toda diferença para o ranking do blog no Google) caiu em mais de 80%

Esses dados podem parecer ruins, mas na verdade são ótimos!

Trata-se de uma espécie de “seleção natural”, com a finalidade de separar os fortes dos empolgados.

Primeiramente porque é fácil agir pela emoção e difícil agir com a razão.

Sem dúvida, esse é o principal motivo.

Semelhantemente porque, quem se empolga, dá gás demais no começo e não guarda fôlego para prosseguir do meio para a frente.

Por exemplo: várias pessoas se propuseram, por conta própria, a fazer 6 meses e até 1 ano sem compras.

Porém, com duas semanas já tinham quebrado o propósito.

É preciso entender que a vida não é uma corrida de 100 metros rasos, mas sim, uma maratona.

Na maratona não importa largar bem e sair na frente, mas sim, implementar um ritmo que possa ser mantido durante os 42 quilômetros.

Aliás, para ser mais precisa, 42.195 metros!

O maratonista inteligente mantém um bom ritmo durante toda a prova, mas guarda fôlego para colocar toda a força nos últimos metros.

De nada adianta se manter à frente dos outros por 42.194 metros e 99 centímetros, pois o que vai contar são os últimos milímetros!

Por isso, se você chegou até aqui, tem todas as chances de vencer o desafio e cruzar a linha de chegada tendo muito que comemorar.

A esta altura você já está convencida de que trata-se de algo muito maior do que simplesmente economizar alguns reais, não é mesmo?

Então, mantenha o ritmo nesta segunda metade e guarde fôlego para os metros finais!

 

VEJA OS DESAFIOS ANTERIORES!

DIA 01 – Desafio 30 dias sem compras – Começa aqui!

Dia 02 – Vença os obstáculos invisíveis

Dia 03 – Vença as lutas visíveis

Dia 04 – Vença as vergonhas financeiras

Dia 05 – Não é uma resposta completa

Dia 06 – Defina um objetivo e as lutas virão!

Dia 07 – Critérios para compras durante o Desafio

Dia 08 – A onda do empoderamento desempoderado

Dia 09 – Cuidado com as compras via internet

Dia 10 – Você foi programada para ser pobre

Dia 11 – Não te entendo, te ofendo

Dia 12 – Autoconhecimento é a palavra-chave para o sucesso

Dia 13 – Ilusão, fantasia e perda de dinheiro

Dia 14 – Viver sem crédito

Dia 15 – Fundo do poço para despertar

VÁ PARA O PRÓXIMO DESAFIO!

Dia 17 – Projeção financeira, como fazer a sua

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Nos vemos amanhã!

 

Jornalista, especialista em finanças, autora de 5 best-selleres, colaboradora dos programas Mulheres (TV Gazeta) e Escola do Amor (Record TV). Colunista do portal R7 e youtuber.

  • Estou firme nesses 14 dias que restam para acabar o desafio 30DSC , tenho aprendido muito a analisar minha vida financeira, obrigada Patrícia lages Deus abençoe sua vida.

  • #30dsc firme e forte nem no meu aniversário eu comprei

  • De total acordo. Só os mais fortes de físico e mente sobrevivem a qualquer desafio seja ele qual for. Ainda estou aqui pois o meu treino de vida já me fez passar por todos esses passos e outros não menos fáceis que não fazem parte deste desafio. Neste momento estou a viver um dos mais dolorosos que é a doença terminal de um irmão… dói muito.
    Obrigada pela sua grandeza.

    • Sinto muito, Gracinda! Se apegue a Deus, pois Ele tudo pode! Beijos

  • E bem isso mesmo ! Só os fortes entendem essa importância! Estou feliz com minhas conquistas. Apenas como ônus comprei antes de saber do desafio os benditos ovos no faminto cartão de crédito. Ainda sinto grande necessidade para efetuar as compras do mês, pois me livrei das alimentações fora de casa. O que foi um alívio no bolso e nos resultados médicos. E de grande valia este desafio. Quero que mais pessoas acordem para uma vida melhor! Agradeço a equipe!

  • Eu comecei o desafio alguns dias atrasada, quando estava vendo seus videos e decidi vir ao blog. Sou nova e com nenhuma dívida ao ponto do meu nome ficar sujo, mas o que eu tenho reparado no meu orçamento é que estou trabalhando para pagar contas, sem nenhum investimento e sem nenhum dinheiro no mês inteiro, vivo à base do cartão de crédito. Comecei o desafio no dia 01/04 mas tive que fazer uma compra para melhorar meu aspecto no trabalho e percebi que desde então, digo não a várias coisas e as compras. Obrigada Patrícia. Espero conseguir ir ao fim e me tornar livre de crédito 🙂

  • Boa tarde, Paty e a todos que estão neste 30DSC!
    Estava ansiosa pelo post de hj e enquanto ele não foi postado aproveitei para ler os comentários dos outros posts. Fiquei impressionada com alguns e motivada por outros.
    No primeiro dia, tinha comentado que havia comprado ingressos para o show de uma dupla famosa, consegui cancelar e estornar o valor antes do fechamento da fatura do meu marido. Avisei a ele que estava neste desafio e não podia comprar coisas desnecessárias, ele tem me ajudado a evitar gastos supérfluos.
    Muito obrigada Paty por tamanha dedicação e conselhos, que Deus continue te abençoando para influenciar positivamente as pessoas! Que venham os próximos 15 dias!

  • Exatamente isso Paty. Apesar de já estar vindo de uma educação financeira, o desafio tem sido importante pois ainda pecava nos pequenos gastos. Durante esses 16 dias pude ver como meu dinheiro estava indo embora, e eram sempre os “trocados” que estavam na bolsa. As vezes pensava nossa cadê os R$ 50 que estavam aqui? Já havia gastado com uma coisinha aqui outra ali. Calculo que gastava uma média de R$ 100 por semana com algumas refeições, acompanhamentos e guloseimas. Só teve 1 dia que almocei fora, nos outros trouxe todas as refeições que faço fora de casa. Estou controlando todos os gastos em um App. Já coloco todos os gastos fixos e depois estipulei valores para cada categoria de gastos, tudo dentro da minha meta mensal. Eu achei fantástico o controle e a visão que o desafio está me proporcionando. Agora eu sei exatamente pra onde meu dinheiro está indo, o que vale a pena ou não comprar e me planejar para compras futuras de coisas que realmente preciso.

  • \o/\o/ Eu e minha colega estamos firmes no propósito, estamos com metas de eliminar as prestaçõezinhas no cartão de crédito. Compramos muitas coisas juntas para poupar em frete e parcelas em mais vezes. Mas não entramos no desafio por empolgação e sim determinação e aí estamos. Bora para a segunda metade do desafio! Beijos

  • Sim, acredito que seja uma maneira de formarmos o hábito de comprar com inteligência, como você disse usando a razão e também refrear os impulsos .

  • Patricia estou firme e forte no desafio e já tenho tido resultados bons.Estou mudando completamente minha maneira de pensar e consumir, mesmo com as datas sazonais meus olhos foram bem abertos. Obrigada

  • Oi Paty!
    Confesso que meu caso só comentei um post do desafio.😅 Mas estou firme! Vamos em frente!

  • Estamos juntos!
    Inicio do mes, salario recebido e as contas nao batem. Claramente tenho a necessidade de continuar e persistir!!

  • Oi Patrícia! Teve alguns dias que eu entrei no blog, li a matéria, mas não comentei. Neste caso, a visita não conta?

  • “Ser forte é questão de decisão, não de opção. Quando lidamos com algo como sendo opção, o seu oposto também passa a sê-lo. Enquanto mantivermos ‘ser forte’ como opção, ‘ser fraco’ também será. Uma opção é escolha, a outra, renúncia. Nossas escolhas não nos definem, mas nos diz quem somos”.

    Por muito tempo comecei e não terminei propósitos. Decidi excluir a palavra “desistir” do meu vocabulário quando ouvi esse ensinamento: “SER FORTE É QUESTÃO DE DECISÃO”. Achei que este desafio seria impossível, mas depois que decidi fazê-lo, renunciar a vontade de comprar me fez refletir em “precisar” e “querer” comprar. Com isso, seguir adiante se tornou possível e praticável, e nem parece que já se passaram 16 dias…

  • Olá Patrícia ! Estou seguindo firme … mas ainda posso melhorar !!! Adoro suas dicas e elas tem me ajudado bastante .

  • Olá Patrícia!
    Esse desafio tem me ajudado e muito, tem me feito pensar em quantas coisas que acabaria gastando sem necessidade. Os post tem aberto os meus olhos, tenho aprendido a dizer “não” quando preciso, convidei uma colega de trabalho rsrs… Ela está nessa comigo com toda a força, uma ajudando a outra, quando aparece algo desnecessário, lembro do desafio e desisto. Muito obrigada por estar nos ajudando.😊😊

  • Mas acho top ,pq temos vontade e vc nos dá incentivo para continuar no desafio. E firmes no processo de liberdade financeira . Só agradecer as afirmações que acredito que é possível ser livre.

  • Sim Paty, o desafio vai bem além de economizar dinheiro, mas em alcançar e manter a Liberdade Financeira, pois quando estamos tentando sobreviver em meio as dívidas fazendo malabarismos aqui e acolá, nos tornamos escravas destas. E essa Liberdade ou Falta dela está inteiramente interligada com a nossa qualidade de vida, refletindo em nossos relacionamentos, saúde, humor, concentração, disposição, organização e etc. Não esperava que o desafio 30DSC pudesse impactar tanto em minha vida, estou super feliz e satisfeita. Que venha os próximos dias 😍😄!

  • Nada melhor do que um dia de cada vez, hoje penso várias vezes antes de comprar e muitas das vezes acabo desistindo.
    Apesar de ainda não ter me libertado totalmente do Cartão de Credito.

  • Não diria que somos mais fortes, e sim que temos maior capacidade de nos adaptar as adversidades (e isso incluí não comprar).
    😉

  • Seguindo avante, apesar desse mês eu te sido bastante confrontada com meu próprios métodos que eu ”achava” super corretos, percebi com o passar dos dias, que não estavam tanto assim. Eu já vivia sem crédito, e de fato vivo com o valor que disponho mesmo. Mas os erros clássicos: Por exemplo minhas compras de casa não eram as mais corretas, comprava muito besteira e pouco do que realmente precisa uma casa, no fim muitas guloseimas e pouco arroz, carnes, solução uma lista, simples mas eu não tinha uma na prática, resultado, com o mesmo valor de compras tenho o que realmente preciso no armário. No pessoal economizava demais no que realmente importa como por exemplo cremes de cabelo e outros.

    Esse mês consegui guardar dinheiro de verdade, por conta desse desafio, porém em contra partida, inventei uma renda extra que me levou uns R$ 100,00 de investimento para só depois eu ver que não ia ter tempo de vender, então descobri outra renda extra que já de cara recuperei o investido na outra ideia. Enfim tenho visto com muito mais sanidade e mais razão os dois recursos, dinheiro e tempo. Eu creio que um esta conectado ao outro.

  • Eu n estou comentando nos posts mas estou acompanhando todos os dias e realmente estou fazendo o desafio e o desafio esta me ajudando a distinguir o q eu realmente preciso ou se eh apenas por conveniência e posso t dizer q nem mexi no meu cartao de credito e qqr necessidade q preciso comprar so compro com din mas evitando ao máximo n gastar

  • Estou aqui…. Firme e forte no propósito! Fácil não é mas, tenho certeza que a recompensa é certa!
    Muito obrigada pelas dicas Patrícia… Estão sendo de grande valia, e… Segue o baile!
    Bjks 😘

  • Não vim até aqui pra desistir agora…
    Más já surgiram alguns convite à gastar rs (irrecusáveis). Más recusei por uma boa causa… vão entender um dia😌

  • Patrícia eu to conseguindo, hoje mesmo fui à rua e deu vontade de comprar algo numa casa de doces e guloseimas, aí lembrei-me de você e não comprei, vc acredita? Outra coisa, tinhas umas coisas paradas aqui em casa, tava precisando de dinheiro, ai fiz o que vc disse, postei tudo num site de compra e venda, e vendi tudo. Apurei o valor que precisava pra pagar umas continhas. Tô tão orgulhosa de mim. 😁😁

  • Escorreguei numa compra de 12,50
    Levantei e segui em frente.
    Rumo ao 30ºDSC

  • eu não estou fazendo o desafio, mas estou lendo todos os posts 🙂

  • Vamos firme no propósito, Meu objetivo é comprar um carro seminovo até final do ano, Afinal são 11 anos de trabalho e dinheiro jogados fora ,só enriquecendo outros,Se tivesse pelo menos colocado todo mês algum na poupança, hoje teria meu sonho realizado ,não só do carro mas quem sabe também os outros maiores…

  • Oi !!! Estou firme e forte, kkk parei de comentar pois não vejo meus comentários ( assim como acho que nem verei esse, kkk).

  • Pois é, nessa maratona, levei uma escorregada e um tropicão, e acabei comprando um carrinho para meu bebê (que ele não precisava). Eu leio os desafios pela manhã, mas hoje não tive tempo de acessar o computador e só vim fazê-lo agora a noite. Foi aí que eu me lembrei do desafio 🙁
    Bati a poeira da camisa, tomei uma água, e bora seguir firme e forte. O importante não é chegar primeiro, mas cruzar a linha de chegada! Vamos lá!

  • Estou feliz por ter chegado até aqui, fico esperando o dia passar pra quando chegar em casa do trabalho, poder ler mais um assunto… e aprender, mas tentei ser otimista e explicar ao meu esposo sobre como podemos nos ajudar e sair das dividas, falei que é possível pagar a vista e comentei sobre o cancelamento dos cartões. Infelizmente, (talvez ele não estivesse em um dia bom) meu otimismo não foi recebido igualmente, ele disse que no Brasil em que vivemos isso não é possível, pois sem parcelas o brasileiro não consegue adquirir nada, disse que no Brasil não vivemos, sobrevivemos.. Fiquei magoada por ele ter sido ingrato à Deus que tanto tem feito por nós… Preciso mudar meu discurso e mostrar à ele que podemos sim mudar a nossa vida financeira. Pode me ajudar?

    • Vc mesma já colocou a resposta: mudar seu discurso, escolher um dia que ele esteja bem. O pensamento dele está totalmente errado porque é possível viver sem parcelamentos, mas vc precisa ajudá-lo a ver isso, uma vez que já tem consciência!

  • Bem continuo no propósito 30 dias sem compras. Mas antes de entrar aprendi que o ideal é comprar a vista pro meu cérebro sentir a dor da perda do dinheiro, pois comprando do cartão crédito não sentimos a dor e continuamos comprando e comprando sem controle.

  • Eu vou manter o ritmo e vou cruzar a linha de chegada como a grande vencedora que sou.

  • Eu estava indo muito bem até ontem precisei comprar roupas pra o meu filho pois não consegui ficar firme ,suas dica são ótimas tenho lindo bastante seus posts e não vou desisti .

  • Oi Patrícia, apesar de não comentar todas as pastagens sigo firme no desafio. Decidi também não usar cartão de crédito. Estou me conscientizando que se não sei usar não posso ter. Realmente libertador. Obrigada.

  • Estou firme, na jornada, porém, não tem como não comprar o essencial, como mercado e remédio, por exemplo. Os imprevistos atrapalham.

  • Patrícia, sigo firme no propósito de economizar e vejo que muita coisa a gente acaba fazendo sem pensar e quando se dá conta, vê que tem coisas que não valem o preço cobrado.
    Queria saber se teremos algum dia para falar das makes, que atualmente, é o que tem feito muitas mulheres gastarem rios de dinheiro por influência de “blogueiras”.

  • Oi Patricia, é a primeira vez que estou fazendo um comentário aqui, mas estou seguindo o desafio desde o primeiro dia. Confesso que cometi uns pequenos deslizes nesses dias, mas tenho feito o possível pra economizar ao máximo e não desistir. Sigo a mais de um ano o seu canal no YouTube e amo suas matérias.Já estou conseguindo terminar de quitar minhas dividas e não quero voltar ao que passei novamente.

  • Amando cada desafio. 👏🏽👏🏽👏🏽🙏🏽🙏🏽🙏🏽

  • Estou firme aqui no desafio, mas na prática cometi na semana passada alguns deslizes de comprar coisas desnecessárias. Na verdade necessárias a princípio, mas que depois percebi que não eram tão essenciais… De qualquer forma estou em busca constante de aprendizagem e de mudança de prática. Assim, o desafio tem me ajudado.

  • Lendo o desafio de hoje, lembrei de uma corrida de 5 km que participei com meu filho de 5 anos de idade …no início centenas de pessoas passaram a nossa frente😐…confesso que achei que não iria conseguir,mas conseguimos manter um ritimo e acreditem,😃cruzamos a linha de chegada🏁 com 1:39:05. Meu filho caiu no 1¤km…😢chorou,levantou depois de uns minutos disse :”🏃vamos mamãe buscar nossa medalha” Daí pra frente foi só diversão e pura emoção. .Detalhe a corrida foi aqui em Manaus com a temperatura de 37¤ no dia da prova.Realmente vencer é so para os fortes*Depois de sangue,suor e lágrima,trago comigo uma lição linda de superação.bjs

  • Sigo firme apesar de ter ficado alguns dias sem comentar. Vou até o final!

  • Opa! Seguimos firmes e forte e me programando mais. Até ja comprei ingresso pro cinema para o final do mês.
    Ahh, mas cinema nao é superfluo ? Pode ser, pra mim não é . Então preferi já me programar e comprar , pq se chegasse no final do mês sem dinheiro, iria comprar o ingresso do mesmo jeito, ai iria gastar cartão de crédito ou sei lá o que. Enfim, ja entrou no custo do mês e o cartão segue guardado no congelador.

  • Não estou endividada ,tenho investido , mas me propus a algum tempo a usar te o que tenho no armário e percebo que realmente compramos demais. Gosto de estar arrumada mas não preciso comprar tanto para isso.E destralhei também.

  • Antes de começar o desafio fui numa livraria comprar um presente para minha afilhada e tem um livro que estou querendo ler e sempre esta em falta que tbm é sobre educação financeira… Como não tinha… o vendedor me indicou outro que acabei comprando… mas depois me arrependi… pois pensei, nao precisava ter comprado isso agora… nem era o que eu queria ler!!! Seus vídeos tem me influenciado muito!!! E meu objetivo é zerar o cartao de crédito. Ja estou conseguindo comprar a vista e quero ir bem mais longe. Muito obrigada Patrícia pelos bons exemplos que nos dá. Bjs… Cida💖

  • Sigo mais firme do que nunca…trabalho por conta pp e nesses 16 dias perdi meu cliente, que era minha galinha dos ovos de ouro mas tenho me reinventado a cada dia. Simbora em frente!

  • Quando parei para verificar a minha fatura do cartão de crédito e os meus gastos diários, tive a sensação que somos enganados constantemente (tv por assinatura caríssima, cesta e taxas de banco, conta de celular, etc. Vou renegociar tudo). Temos a cultura do consumo e não nos perguntamos: para que? Certamente o ser mais fácil de ser enganado é a mulher. Hoje a mulher se tornou artificial, é o cabelo que precisa ser colorido, cílios artificiais, sobrancelhas artificiais, unhas artificiais, roupa da moda, salto alto, e tantas coisas mais, que acabo vendo a mulher como uma marionete. E quem ganha com isso? E quem perde com isso?
    Mulheres, façam uma avaliação do quanto é necessário gastar para aparentar o que vocês não são e valorizem o que vocês são, pois enquanto mais natural, mais única nós somos. Vamos gastar com educação, conhecimento, alimentação, diversão e saúde, isso nos faz mais felizes. E não esqueçamos que poupar é fundamental. Vamos em frente!

  • Olá estou firme no desafio. Fiz compra apenas de remédio e um sapato pra minha filha pois temos um aniversario e comprei na promoção de troca de estação. Engraçado que até nas compras de supermercado os meus gastos reduziram e xontinuamos comendo bem 🙏 verduras frutas e legumes são bem mais baratos de outras coisas. Esse mês estipulei uma meta pro cartão alimentação e tem dado super certo acredito que chegarei dia 30 com. Saldo nele algo que não acontecia.

  • Nossa! Isso foi para mim, o que falta para eu alcançar minhas metas de vida é sempre a CONSTÂNCIA!

  • Bora galera!!!!! Não desistam, vamos até o fim……quem disse que seria fácil???? Mas bora lá….chegamos na metade do desafio.

  • Sigo firme por aqui!! Aliás, já tinha iniciado alguns dias antes do início desse desafio… e daí quando vi que o desafio foi lançado, vi como um “sinal” para eu continuar, que estou seguindo o caminho certo! Só agradecer!

  • Segue aqui o desafio firme e forte e a esta altura menos ansiosa e mais segura do que fazer (ou comprar) e do que não fazer (ou comprar). Não diria mais forte e sim mais consciente do que ontem, alem de buscar minhas habilidades como por exemplo de fazer minha escova, já que não paguei aquele pacote mensal no salão que me dava uma certa comodidade. Todos os dias acesso, leio e registro as dicas mas nem sempre consigo comentar. Obrigada pleas dicas.

  • Sigo firme e forte, aliás esse ano iniciei com tudo! Comecei no proprósito das 52 semanas e fiz meu primeiro investimento na Ourinvest, estou amando tudo o que tenho feito ! Aprendi e tenho aprendido muita coisa com seus post e livros que tenho todos 😊 tem me ajudado,
    só não desenvolvi minha planilha 😔 mas chego lá. Muito obrigada e parabéns .

  • Boa tarde a todas!
    Continuemos firmes!
    Ontem eu fiquei super feliz porque encontrei uma solução para organizar uma gaveta e um nicho, não precisei comprar organizadores (porque eu adoro tudo arrumado e organizado, rs… rs…). Reorganizei dois cestos, recuperei três caixas (2 de plástico e uma de papelão mais duro, colorido) e assim pude organizar o que queria!
    Esse desafio é uma excelente oportunidade para nos lembrarmos da nossa criatividade e a colocarmos em prática!
    Podemos encontrar soluções bacanas e não comprar o que não é necessário. Às vezes, é uma questão de (re)organizar, de dispor as coisas de outra forma.
    Como às vezes temos problemas com gastos constantes com roupas, sapatos e bolsas, além da maquiagem, algumas mulheres, é importante conhecermos qual (ou quais) é nosso estilo de vestir, para focar no que combina com esse estilo, conosco e evitar a perda de dinheiro. Além disso, é importante lembrar de como é o nosso trabalho e quais as atividades extras que teremos (a Patrícia Lages já fez até uma tabela para dispormos as atividades, dias da semana e nos ajudar a saber o estilo e a quantidade de roupa).
    A Patrícia Lages tem dicas interessantes sobre moda, tenho tentado aproveitar todas, e há sites que explicam bem quais são os estilos de se vestir.
    Dessa forma, podemos economizar também!
    Até mais!

  • Fiz um comentário gigante, mas não apareceu.
    Então vou só de ok hoje mesmo!

    • Os comentários não aparecem imediatamente, pois todos passam por moderação. Mas todos eles sobem, não se preocupe!

  • Se as pessoas soubessem a sensação de liberdade de se ver livre das dívidas e com controle da própria vida se empolgariam menos e se comprometeriam mais! (e para a vida toda). Não tem preço colocar a cabeça no travesseiro e dormir despreocupada, sabendo que o amanhã está sob controle. Bjs Paty e obrigada por tudo… firmes e na fé!

  • Olá Paty…

    Tenho acompanhado todos os dias, mas nem sempre deixo um comentário, esse mês é aniversário das minhas duas irmãs e do meu noivo kkk optei por não dar presentes pra ninguém (mas saímos para comemorar o niver dele), e infelizmente tive um imprevisto com minha moto. Tirando isso faço pra casa semanais, com um valor já estipulado e estou seguindo em frente…

  • Bom dia Patricia
    Seguimos forte e confiantes. Em 2015 tive varias realizações pessoais: Casei, comprei meu carro e peguei meu apartamento e com isso vieram muitas dívidas e meu nome foi pro SPC. Estou economizando o máximo possível para quitar as minhas dívidas. No inicio sofri muito porque perdi créditos, porém, aprendi a economizar e não depender de cartões ou cheques especiais pra viver. Com todos esses problemas financeiros eu aprendi a controlar gastos, há gastar só com o necessário e descobrir um renda extra, pois comecei a vender lingerie no meu local de trabalho.
    Quero te agradecer por seus ensinamentos e dizer para as amigas que estão acompanhando que vale a pena. A carne doí, mas é um mal necessário.

  • Vou seguir firme Patrícia! Estamos juntas neste desafio 🙂

  • Eu estou firme e forte neste desafio, e espero levar pra vida inteira, nunca mais gastar dinheiro com bobeira.
    O “x” deste desafio é uma educação mental pra comprar bem.
    Bjos

  • Seguimos! Pois esse desafio tem me feito pensar e refletir em coisas que eu nunca tinha analisado! Obrigada por tudo! Bjs

  • Estou firme no propósito, sem sofrimento, mas com consciência. Este desafio são doses homeopáticas de educação financeira. Rumo à liberdade! 😉

  • Muiiitooo feliz por ter chegado atá aqui. Usei este mês para fazer uma espécie de laboratório financeiro e percebi que meu dinheiro era gasto com muitas besteiras. E olha que ainda tem muito mês pela frente. Mudar de hábitos pode ser doloroso no começo, mas é gratificante vencer.
    Rumo ao puro débito \õ/

  • EU TO AQUI todo dia so não consigo postar respostas nele e quando nao leio na hora leio seguiso mas to aqui

  • Quando comecei o desafio, estava com o cartão de credito estourado, desde janeiro estou fechando o mês no vermelho, usado a pouca reserva que tinha pra pagar dividas que o salário não cobria. Agora, consegui cancelar 2 compras que não precisavam ser feito nesse momento (agi por impulso quando fiz a compra). O limite voltou a ficar positivo, porém não ando mais com o cartão de credito. Esse mês vou conseguir fechar no azul, vai sobrar um valor, pouco, mas estou muito feliz por ter conseguido economizar. Muito obg por tudo.

  • Sigo firme! Essa semana só comprei o que realmente foi necessário e percebi como isso é importante! Não gastar à toa!Só não aprendi ainda como investir com o pouco que ganho! =/
    Beijos!
    Obrigada!

  • Por aqui permaneço firme e olha que as tentações tem sido grandes 🙈.
    Mas tenho uma meta é um foco, acabar com minhas dividas e administrar minhas finanças e da mínha família com excelência 🙌🙌💕

  • firme e forte…. ontem não saiu o post fiquei pensante..rs….mas não faltei nenhum dia…..com comentários mesmo curtinhos…..foco 2019…

  • O melhor pra mim até agora é a consciência que estou adquirindo, pois está gerando hábitos novos.

    Quando tomamos consciência de algo as mudanças são permanentes. Estou muito feliz com o resultado até aqui!

  • Vamos que vamos.
    Tem sido dias de grande aprendizado..
    Obrigada Patrícia Lages…

  • Sigo firme na mudança de mindset, Paty. Não somente por 30 dias.

  • Seguimos firmes!
    Caso você venha a responder um comentário meu, como vou saber sem precisar retornar aos posts anteriores e sem receber todas as notificações de comentários por e-mail? Tem jeito ou é pedir demais… rsrsrsrsrs?
    Obrigada pela experiência fantástica!
    Grande abraço!

    • Oi, Isabel! Eu acho que vc tem que voltar aqui! Mas se acaso chegar por ema-il, me avise! rs…rs…

  • Tem que voltar sim…
    Estou emocionada! Você respondeu vários dos meus comentários, valeu a pena ter voltado! Viva!
    Vou marcar as notificações de comentários por e-mail e aí avalio se fica melhor assim, depois te conto 😉
    Abração!

    • Ah, sim… não me lembrava desse recurso! Vc pode optar por receber um aviso quando eu responder! 😀

  • Olá Paty, seguindo firme. Não tenho motivos para desistir. Ainda que tivesse algum, não é mais forte que a minha decisão de seguir em frente.

  • Eu acho que, mesmo que a pessoa acabe realizando alguma compra desnecessárias durante o desafio, é válido continuar lendo. Sempre se aprende algo relevante, uma perspectiva diferente.

  • Seguindo juntas…mesmo eu tendo uns imprevistos…nao pude acompanhar o post diário.
    Hoje, sexta-feira (12/4/19)… estou atualizando minhas anotações e deixando meus comentários mesmo atrasados rsrsrs
    Amando o desafio estamos juntas sempre.

  • sensacional ótimo é bem desse jeito que acontece em nossas vidas tanto na vida financeira quanto nos outros aspectos temos uma emoção maior e logo passa e como amor e paixão amor permanece paixão passa e o momento
    o que precisamos mesmo de disciplina em tudo e em todas as coisas .

  • Eu não comento em todos os posts mas estou firme no desafio. Até aqui não cometi nenhum deslize. E já não sinto tanto impulso em gastar. Ontem fui ao cinema no shopping com minha filha ,levei o cartão de débito mas nem usei. Gastei apenas o valor em espécie que havia separado para a ocasião. Sucesso !

  • Firme…..quase comprei, sem pensar , o que não precisava com o dinheiro que não tinha, mas a razão me trouxe de volta ao foco!

  • O recurso das notificações por e-mail dá bem certo para acompanhar as respostas!

  • Estou firme no desafio é vou conseguir chegar além dos 30 dias. Obrigada

  • Pati estou atrasadinha para ler os posts mas estou aqui viu! Rs Bora continuar!

  • Quando realmente queremos mudar, vamos até o fim, até alcançarmos. Não é facil, mas se manter o foco no que realmente eu preciso vou alcançar.

  • Estou aprendendo e vivendo um dia de cada vez. Continuo pesquisando em que posso empreender…=0)

  • Bom dia ! Sigo em frente ! Tenho esse desafio como aprendizado para toda minha vida !

  • continuo seguindo com o propósito, e em meio desse processo, me choquei com a quantidade de presentes que comprei antes do desafio, pra diversas pessoas me comprometendo com parcelas por 1 ano …. não tinha parado pra somar tudo isso!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *