As estatísticas só veem corroborar o que cansamos de dizer aqui no blog: o problema não é o salário pequeno, mas o mau uso do dinheiro. Confira o post de hoje!

O problema não é o salário, é o mau uso!

Vejamos as estatísticas que mostram como anda o bolso do brasileiro, pois elas não mentem.

Primeiramente, vejamos os dados sobre a inadimplência:

São mais de 63 milhões de pessoas que não conseguem pagar suas contas.

Semelhantemente, vejamos os dados sobre o desemprego:

São mais de 12,2 milhões de pessoas sem emprego.

E, por fim, os dados sobre as intenções de compra de ovos de Páscoa:

  • 61% das pessoas já decidiram comprar ovos de páscoa
  • 19% ainda não sabem qual tipo de chocolate comprarão (ovo, caixa de bombom, barra etc.)
  • 17% vão optar por chocolates caseiros
  • 3% disseram que não vão comprar nenhum tipo de chocolate

 

Ou seja, mesmo sem emprego e com dívidas vencidas, praticamente todo mundo vai comprar chocolate.

Pior: vão comprar nada mais que chocolate industrializado (gordura e açúcar), mas a preço de metal precioso!

 

Diante disso, minhas perguntas são:

  • O problema aqui é o salário baixo?
  • Apesar de estar devendo e sem renda as pessoas estão cortando os supérfluos?
  • Se ganhassem mais, o problema da falta de dinheiro acabaria?

 

A resposta para as três perguntas é simples: NÃO!

Por isso, se você está triste porque o desafio está acontecendo em época de Páscoa, alegre-se!

Afinal, essa é sua oportunidade de não ser feita de boba.

Desculpe, mas não há como dizer isso de um jeito, digamos, mais fofo.

É incrível como pessoas adultas se deixam levar por um embrulho de papel brilhante, a ponto de pagarem quatro ou cinco vezes mais o que custaria a mesma quantidade de chocolate.

É incrível como pessoas adultas preferem deixar seu nome sujo para comprar CHOCOLATE em vez de priorizarem quitar o que já devem.

É incrível como pessoas adultas agem cada vez mais como crianças.

Se você quer um ano diferente, tome atitudes diferentes.

Se quer comprar mesmo os tais ovos, ajude o pequeno empreendedor (principalmente as mães empreendedoras) e compre deles.

É certo que você vai comprar um produto de melhor qualidade e com um preço muito mais justo.

Vença os apelos sem pé nem cabeça da publicidade e saia da emoção.

Esse é um dos passos que você pode dar para um 2019 realmente diferente.

 

VEJA OS DESAFIOS ANTERIORES!

DIA 01 – Desafio 30 dias sem compras – Começa aqui!

Dia 02 – Vença os obstáculos invisíveis

Dia 03 – Vença as lutas visíveis

Dia 04 – Vença as vergonhas financeiras

Dia 05 – Não é uma resposta completa

Dia 06 – Defina um objetivo e as lutas virão!

Dia 07 – Critérios para compras durante o Desafio

Dia 08 – A onda do empoderamento desempoderado

Dia 09 – Cuidado com as compras via internet

Dia 10 – Você foi programada para ser pobre

Dia 11 – Não te entendo, te ofendo

Dia 12 – Autoconhecimento é a palavra-chave para o sucesso

Dia 13 – Ilusão, fantasia e perda de dinheiro

Dia 14 – Viver sem crédito

Dia 15 – Fundo do poço para despertar

Dia 16 – Na seleção natural só ficam os fortes

Dia 17 – Projeção financeira, como fazer a sua

Dia 18 – Assuma suas responsabilidades

Dia 19 – Perseverar para vencer

Dia 20 – A melhor forma de aprender

Dia 21 – Não cresço e não deixo você crescer

 

VÁ PARA O PRÓXIMO DESAFIO!

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Nos vemos amanhã!

 

 

 

 

Jornalista, especialista em finanças, autora de 5 best-selleres, colaboradora dos programas Mulheres (TV Gazeta) e Escola do Amor (Record TV). Colunista do portal R7 e youtuber.

  • Bom dia Paty, estou firme no desafio e estou focada em nao gastar e n vou comprar ovos de pascoa, mas como fazer se tenho dois filhos? Eu converso com eles sobre din e educo p q use certo ( coisa q n tive acesso na msm idade) como posso fazer p n deixar a pascoa passar em branco? Minha irma comprou chocolates p eles mas tb tenho uma sobrinha e nem sei o q eu faço pq to levando mto a serio o desafio e ja faz um tempo q ouvi vc dizer sobre os ovos de Páscoa q olhando de fora eh exatamente isso, so chocolate custando 3 ou 4vzs mais… bjs

    • As crianças são usadas como desculpa em muitos casos. Vc não deve se obrigar a fazer coisas sem sentido e ainda perpetuar isso ensinando as crianças. É preciso atitude para quebrar o ciclo. Por que a Páscoa passaria em branco? Só porque não tem ovo de chocolate? Pode ter brincadeiras com a família, pode ter um passeio, pode ter ATENÇÃO PARA ELAS porque, no final das contas, elas não querem ovo de chocolate, elas querem atenção.

  • Já tem alguns anos que não compro ovo de Páscoa por conta dos preços que eu acho um absurdo!
    .
    Eu não estou comendo açúcar há mais de 6 meses e vez ou outra compro um bombom ou uma barrinha diet e me dou por satisfeita!
    .
    Comprar um ovo de 150g por quase 50 reais é muito fora de noção!

  • Verdade Patrícia, por isso faço parte dos 3% há alguns anos, mesmo amando chocolate rs.

  • Olá !

    Infelizmente é assim mesmo, as vezes colocamos nossas emoções a frete de nossas razões e acabamos fazendo o que é errado,
    por isso foco no desafio.
    Obrigada por tudo !!

  • vc hoje falou tudo as pessoas não pensam em sua condição financeira e sim no que tudo mundo esta comprando ou fazendo .
    o nosso maior problema ´´é fazer o que os estão fazendo para não ficar de fora eu conheço uma amiga que falou que ia encomendar um quarto planejado ,mas ela tinha seu salario estava já juntando todos os meses para da uma entrada maior e dividir o restante em 2 vezes para facilitar a compra .
    a vizinha ouvindo a conversa na outra semana foi na loja comprou um quarto semelhante e dividiu em 10 vezes e ficou indi vidada com o nome no spc . a vizinha conseguiu economizar e comprou a vista e ficou livre de prestações .mas a maioria das pessoas vivem de competição , rivalidade,inveja e outros ficam ha fulano pode ter uma vida diferente cabe a ele saber qual é o seu objetivo de vida a ser alcançado.as pessoas julga o livro pela capa e precisamos saber que cada um tem deu limite e seu sonho e saber que não samos todo mundo e sim eu sou eu uma pessoa que tenho que ter minha convicção do que é melhor para mim .eu já passei por muitas dificuldades financeira temos uma despesa com medição de $500 ,00 mensais e não temos uma renda fixa as vezes atrapalha demais ,mas aos poucos estou mi conscientizando no que é melhor e fazendo escolhas melhores graças aos seus videos e posts bom dia parabéns pelo seu trabalho eu sei que vou conseguir ter todas as minhas contas em dia é um sonho estou em construção um pouco a cada dia ….

  • Verdade! Esses dias eu estava arrumando a papelada de casa e achei umas faturas antigas. Eu fiquei com raiva de mim mesma, porque os gastos eram basicamente comida, passeios, roupas e perfumaria, nada realmente necessário. Muitas vezes meu salário foi só para pagar a fatura. Graças a Deus e depois de ler o Bolsa Blindada muitas coisas mudaram e sou muito feliz com o que realmente preciso.

  • Eu comprei chocolate , ovos me recuso a comprar. Mas enquanto estava na fila vi muitas pessoas com varios parcelando em 8 e 10x pensei, chega o fim do ano e estão pagando. Temos que ter responsabilidades com nosso dinheiro.

  • Bom dia, Patrícia!
    Faço parte dos 3%. Não vou comprar ovos de Páscoa pra ninguém. Acho um absurdo os preços. Se a maioria das pessoas boicotasse, o comércio seria obrigado a baixar os preços. Mas o povo não liga!! Reclama, reclama, mas acaba comprando… Daí o endividamento cresce ainda mais!!!

    • As pessoas dizem ter atitude e reclamam que “os outros” não têm, mas no fundo, não têm atitude alguma e fazem o mesmo que a maioria faz….

  • Sou chocólatra assumida, mas não vou comprar ovos de chocolate. SE COMPRAR, no máximo as barrinhas que já conhecemos, e ainda assim, sem exageros. Estou me reeducando na alimentação (e porque não dizer o bolso também) então nada de supérfluos.

  • Esse desafio é para mim, a última oportunidade de redenção ,casada há 13 anos , meu marido e eu trabalhando a vida toda e não conseguimos pagar nossas dívidas acumuladas em todos esses anos ,porque na verdade não paramos para pagá-las e apenas continuamos gastando .Mas hoje temos um filho e a situação está cada vez pior ,pois somos autônomos.Mas decidi que não quero mais essa vida de dívidas e sim paz , nada mais me trará paz do que pagar tudo e deixar de consumir sem controle.
    Parabéns pelo excelente trabalho que está fazendo. Já sigo vc no YouTube faz tempo ,mas não estava colocando em prática .
    Vida nova ….bjos

    • Eu também tive que chegar a uma certa idade para perceber que vivia de ilusão e que não tinha nada de concreto na vida. Mas o bom é que a gente aprende, né, Karen? Bjs!

  • Bomdia Patricia! Sigo firme e forte nos 30DSC. Está dando super certo pra mim. Estou eliminando minhas contas sem gastar. Vou conseguir guardar meu dinheiro. Obrigada!!.

  • Os preços dos ovos são um absurdo, faz muito tempo que não vejo um ovo de páscoa aqui em casa, quando quero comer chocolate compro uma barrinha e sou feliz.. rsrs

    Mas esse ano queria provar a tal da colomba, como os preços são altos, comprei o material e vou fazer em casa, o preço de uma faz 3, tenho uma pra mim, pra minha mãe e ainda levo uma no café da manha no sábado pro grupo da igreja 🙂

  • Os números não mentem! é a boiada humana, fazendo as mesmas coisas, querendo resultados diferentes. Reclamar e não fazer nada para mudar não resolve. Temos que nos blindar de tantas informações que nos chegam diariamente, para não sermos manipulados pela massa. Outro dia acompanhando minha mãe em uma loja, ela me mostrou uns brincos (que eu particularmente achei feio) dizendo que eram bonitos que aquele modelo estava sendo muito usado…Eu perguntei: onde? Porque achei bem feio rs, mas pela quantidade exposta na loja devia mesmo estar sendo bem procurado….E ela disse nas novelas, no reality show nas festas…Naquele momento dei Graças a Deus por não assistir TV, e notei como pra mim naquele momento dizia mais sobre o que eu realmente gosto e necessito, e notei a diferença entre eu e alguém que fica se deixando alimentar-se pela mídia, criando em sua cabeça necessidades irreais, do tipo preciso disso! Todo mundo tem! Fica bonito! Quando na verdade é ilusão. A pessoa colocará um brinco, e se sentirá mais perto de ser “famoso” será? ser bem sucedido? Isso vale para o chocolate também, campanhas cheias de amor, carinho e beijos…quando para isso acontecer de verdade, não precisa do chocolate…e caro como está fazendo dividas, vai ter é mais clima tenso e de preocupações do que amor e carinho rs daqui uns dias, mas o prazer momentâneo fala mais alto a muitos, que querem tampar o sol com a peneira.

  • Pura verdade. E o desafio me ajudou a avaliar melhor os meus gastos. Atualmente, antes de comprar por impulso, procuro recordar quais os meus objetivos e percebo que poupar me deixará mais próxima deles. Desta maneira tenho resistido e vencido. Tomei o período como adaptação e tem dado certo. Sei que muito em breve poderei dizer que tenho saúde financeira. E posso me parabenizar por fazer parte dos 3% que pensam antes de desperdiçar com futilidades.

  • Olá Patrícia
    Tenho amado os desafios. Já tive problema com cartão de crédito, consegui sair da dívida. Agora estou livre, cancelei meu cartão e aprendendo muito com cada postagem aqui. Espero ter acertado essa semana, pois tenho duas sobrinhas que moram longe e neta Páscoa vão almoçar em casa porque já sabem que ganham todo ano ovos de Páscoa… coloquei dentro de mim que não ficaria triste porque não comprarei este ano, pois é muito gasto desnecessário e tudo uma mentira sobre o verdadeiro significado da Páscoa. Comprei barras de chocolate apenas pra não passarem vontade de comer chocolate kkk. Mas agora estou aprendendo a ter disciplina no bolso.

  • Olá Paty olha, aqui no meu País (Moçambique) nessa época de Páscoa vejo sim, lojas e supermercado com enfeites de ovos de Páscoa, mas não é um bombardeio de publicidade como estou entendendo que é aí no Brasil. Não é comum no meio do povo ver pessoas nesta época correndo ansiosamente para comprar ovo de páscoa para agradar a família. È, claro que isso atraí as crianças, quando uma mãe as leva ao supermercado/loja, é claro, que elas podem atiçar. Mas eu acredito que uma mãe diria assim, filho(a) esse ovinho de chocolate em forma de coelho não vai chegar para todos nós em casa (vai dar briga ela pensaria) eu vou encomendar ou fazer um lindo bolo de chocolate grande na forma de coelho para toda família. O foco é, as famílias fazem compras juntam-se para o para o convívio geralmente combinasse cada família prepara um refeição diferente da outra e juntam-se. Esse é o conceito que tenho de Páscoa Convívio Familiar.

    Obviamente que existem famílias (provavelmente estrangeiros) que tenham isso como tradição ou seja muitíssimo importante para eles de maneira que não se importam de gastar tanto para ter ovo de páscoa na sua mesa.

    • Oi, Sónia! Aqui é sim um apelo imenso e as pessoas acabam se vendo meio que “obrigadas” a comprar ou serão tidas como mesquinhas. Mas estamos mudando esses conceitos porque não vale a pena comprar uma coisa que acaba em questão de dias e ficar pagando durante meses! Beijos

  • Estou dentro dos 3%! A cabeça do brasileiro é tão necessitada de estudos da NASA que aqui onde moro, duas jovens (menos de 23 anos) foram presas por roubarem mais de 30 ovos cada uma, pq iriam revender e garantir renda extra!!! #chocada

  • Verdade, Já trabalhei como vendedora em época de Páscoa em uma rede de supermercados. Na época minha meta era limpar as parreiras, e éramos bem pressionadas a vender tudo! Tinha clientes que escolhiam o mais barato, outros que não olhavam para preço. Mas hoje está um absurdo o aumento de valores e a diminuição das gramas. Até ano passado comprei lembrancinhas menores pois tenho afilhados pequenos ainda, mas esse ano participo dos 3 %. Não vou comprar nem 1 ovinho. Amo chocolates, sou chocólatra… mas o comércio está se aproveitando da data e superfaturando. Precisamos cuidar do nosso dinheiro e não agir na emoção. O real significado da Páscoa fica para trás. Firme no desafio!!!!

  • ontem fui ao mercado, minha filha de apenas um ano e dois meses,quando viu os ovos de chocolate
    pendurados ela ficou euforica levantou as mãos e dizia dá dá dá.
    obs: comprei uma caixa de bis que custa 3,59

  • Eu fiz diferente, tenho um colega promotor de vendas q me pediu um serviço de cartaz, coisa bem simples pra mim, é me perguntou o q eu ia querer em troca, é claro q ele trabalhando com ovos de Páscoa já garanti o da minha afilhada 😉 só não sei ainda o q dar pro afilhado, mas com certeza será algo simples,pq ovo de Páscoa é coisa cara!
    Na minha opinião Paty o preço dos ovos nada tem a ver com tamanho,peso ou formato (que usam pra justificar o valor),Tem a ver com a “surpresa” em si, com o sorriso de quem vc presenteia, é essas coisas não tem preço, eu mesma tenho várias memórias afetivas dessa época relacionadas ao meu pai( q já faleceu)pq era ele q escolhia meu ovo de Páscoa, é na minha época nem tinha brinquedo nem nada, era válido pelo carinho dele ❤

  • Patrícia como vc tem.me.ajudado a mudar os hábitos a praticar a honestidade acima de qualquer supérfluos. Estou muito feliz e.satisfeita com o blog com as dicas. Hoje eu entro em.uma loja pra pagar as parcelas e saiu sem sacolas de compras. Estou.conseguindo enxergar a luz no.fim.do túnel. Creio que ja deu tudo certo.

  • Bom tarde Patricia,

    Obrigada e me ensinar tantas coisas e começar a enxergar como fui feita de ” boba ” por tanto tempo.

  • É verdade…não suporto esses tempo de festividade onde acham que devemos comprar…comprar presente inútil ..tipo natal. Ano novo…páscoa…dia das mães….dia dos pais… etc…. não gosto de chocolate não ensinei meus filhos a gastarem neste tipo de bobagem..rsrs… Inclusive dia das mães sempre falei para meus filhos…. não quero nada só abraço e respeito….. Tanto que Dia das mulheres eles lembra adoro receber meu abraço pois como sou aposentada agora ninguém lembra dos dias das mulheres como na empresa..rs… Pior é natal parente estranhando porque não dou presente…..

  • Nem me lembro a última vez que gastei dinheiro com esse tipo de coisa, já faz muitos anos e não faz falta nenhuma. Quando quero comer chocolate compro algum com preço justo e não precisa ser Páscoa pra isso. Mesmo porque gosto de comemorar o verdadeiro significado da Páscoa e não coelhos e ovos. Muitas pessoas acham que são obrigadas a presentear em datas comemorativas principalmente para familiares, mas concordo com você… nenhum presente supera atenção. Eu amo presentear mas tenho uma estratégia… quando não quero gastar dinheiro faço algo com minhas próprias mãos, um cartão bem bonito, artesanal, fica bem mais pessoal e carinhoso. Beijos 😘

  • Verdade. Hoje tive que ir ao supermercado e o primeiro ovo com o qual me deparei estava com o preço de 57 reais. Achei um absurdo. Esse vai ser o primeiro ano no qual ñ irei comprar ovos de Páscoa pra ninguém. Graças ao desafio. E ñ sairei perdendo! Bjs

  • Nossa foi feito pra mim esse desafio, não vou comprar ovo de páscoa este ano. Obrigada Patrícia.

  • Também estou com os 3% que não gastarão com ovos e nenhum outro formato de chocolate.

  • Durante a minha infância toda eu pedia ao meu pai para comprar ovos de chocolates e ele nunca comprou, exatamente pelo que foi mencionado no texto. Depois de começar a ganhar meu dinheiro também nunca comprei, pois sempre lembrei do que meu pai me dizia e realmente, acho um absurdo o preço desses ovos. Me contentei todos esses anos só em olhar esses ovos lindíssimos. Mas que essas embalagens são hipnotizantes, elas são.

  • A minha cunhada trabalha com brigadeiros gourmet e nessa época do ano ela faz ovos de colher. Não sou muito fã, pois só aguento comer chocolate amargo. Enfim, há dois anos meu esposo sempre encomendava a ela ovos para TODOS daqui de casa (4 pessoas) para ajudar a irmã, mas esse ano, estamos de dieta, com um propósito grande de ir para o Canadá, então a chavinha da compra consciente está bem ligada.
    Mês que vem é meu aniversário e eu já estou avisando: não comprem nada para mim! Não estou precisando de nada, mas se quiser me presentear, me deem dinheiro. De preferência DÓLAR! Não sei pq as pessoas não adquirem esse hábito de dar dinheiro em vez de escolher uma coisa que gosta para dar para outra pessoa. Não é assim, gente, que as pessoas escolhem presente? A gente compra algo que gostamos, imaginando que a pessoa vai gostar. Daí a pessoa não gosta, não usa, e também não se desfaz, porque tem medo de magoar quem deu o presente. É insano isso!
    Pois aqui em casa todo mundo já sabe. Não comprem nada para mim, pq se eu não gostar ou não precisar, eu boto no bazar e vendo!

  • Eu faço parte dos 3% que disseram que não vão comprar nenhum tipo de chocolate.
    Se não tivermos foco jamais venceremos.

  • Olá Patrícia.
    Eu estou participando do desafio mas não sei se fiz certo. Eu fico indgnada com o preço dos ovos de Páscoa mas tenho um filho de 5 e uma sobrinha de 7 e não resisti em presenteá-los, porém eu montei tipo um saquinho surpresa com balas, alguns bombos e massa de modelar. Os dois saquinhos ficaram mais baratos que 1 ovo de Páscoa. Não sei se fiz certo mas estou tentando outras possibilidades.
    Obrigada.

  • É Patricia esse desafio tem mudado e muito minhas formas de pensar ,antes eu ia ao centro resolver minhas coisas e sempre parava na lanchonete do salgado de 1 real e sempre gastava,ah! E não era só o salgado,era o suco uma cocada de amendoim e uma porção de balas de café,hoje levei o lanche de casa,banana,nesfit e tody gelado ,Fiquei muito feliz por terem aceitado o lanche que levei.😘

  • Me achava pão dura, por nao comprar ovo de chocolate. Mas, num dou não!
    #retafinal30dsc

  • Meu pai fazia meu ovo de páscoa e do meu irmão. Isso nos anos 90. Comprou as formas e se meteu na cozinha pra fazer. Meu irmão e eu ajudávamos. Nada era escondido ou surpresa, sabíamos que era pra nós e nos alegrávamos em ajudar a fazer nosso próprio ovo, embalando e passando a fita.

    Alguém inventou que comprar pronto é mais legal e estamos fazendo isso com louvor. Nos sentimos ofendidos de ter que ir pra cozinha preparar alguma coisa.

  • ESTOU MUITO FELIZ EM PODER AGREGAR SEUS CONHECIMENTOS
    E EXPERIÊNCIAS EM MINHA ROTINA.
    OBRIGADA.☺

  • Nossa, é assustador quando é comparado e analisado os números estatísticos 😮😮😮! Se as pessoas não têm controle emocional para utilizar o próprio dinheiro, muito menos têm controle emocional para cobrar quem as deve quando essas têm urgência de quitarem as próprias dívidas. Se comportam como bichos selvagens. Tirando os casos das pessoas que acabam cometendo crimes, vejo amizades sendo destruídas, discórdias entre familiares, casais se divorciando, brigas, conflitos, humilhações, etc. É muito triste! 😢 Ontem soube de um caso que não tinha a ver comigo, mas me entristeceu profundamente, ainda mais que são pessoas da igreja, cristãs. Refletindo sobre este post e a situação que eu fiquei sabendo, vejo que Educação Financeira vai muito além de aprender a administrar dinheiro, mas de salvar vidas, relacionamentos, sonhos, projetos, futuros. 😱😱😱 É MUITÍSSIMO SÉRIO! O maior exemplo disso vemos no governo do nosso país, onde políticos corruptos têm suas mãos manchadas de sangue. Esse desafio dos 30DSC tem transformado meu 2019! Sou formada em Administração e Ciências Contábeis, e como diz a frase “em casa de ferreiro, espeto é de pau”, eu não estava sendo exemplo, porque, apesar de ser até organizada, confesso que por vezes me deixei levar na emoção, e um vacilo custa bem caro. Ah um detalhe: além da escola, faculdade não ensina sobre finanças pessoais. É ridículo, pois não faz sentido ensinar pessoas a administrarem empresas, sendo que estas não têm o mínimo domínio em administrar as próprias finanças. 🤷🏻‍♀️🤦🏻‍♀️ Mas graças ao desafio tudo está voltando ao lugar, o que tem me deixado extremamente feliz, além de abrir minha visão para novas possibilidades 😍. Você tem uma grande missão Paty, e sou muito grata a Deus por colocar você em meu caminho! Deus lhe derrame bênçãos sem medidas.

  • Segue o desafio!! Não vou comprar ovo de Páscoa, de novo!!
    Obrigada Patrícia, por falar verdades e nos ajudar a lidar com o que parece regra, normal pra todo mundo, mas não tem que ser!!
    Deus te abençoe!!

  • Não me deixar levar pela emoção, estimulada pelas manobras da publicidade. É realmente para se pensar e colocar em prática! Amei! Este ano estou conseguindo manobrar a Páscoa como momento para se comprar. Hoje, no almoço, lembramos o verdadeiro sentido da Sexta-feira Santa e da Páscoa: Jesus.

  • Boa noite! Concordo com vc e por isso optei em dar ovos caseiros para meus netos. Firme no nosso desafio!Bjs

  • Coelho, ovos, presentes na Páscoa… = jogadas do comércio. Se pararmos para analisar mesmo, que sentido faz o que citei no início com a Páscoa?!? 😮

  • Bom dia Patricia,

    Eu tenho acompanhado o desafio de 30DSC um pouco atrasada mais estou firme. Porém com as leituras e o ensino que tenho vivenciado eu fiz uma mudança nessa Páscoa.
    Não, deixei de presentear com um ovo as pessoas que gosto, porém eu mesma fiz os ovos. Entrei na internet estudei um pouco e com valor de 02 ovos (de loja) eu fiz e agradei a todos. Acho que não é só apenas deixar de comprar e saber economizar. E saber como fazer o seu dinheiro render e estar bem. Esse é o nosso maior desafio.

  • Bom dia!
    Quando não tem controle, mesmo ganhando mais, gasta mais e continua endividado.

  • Acho que nunca comprei ovo de páscoa, acho um absurdo o preço. Nessa páscoa só comprei uma caixa de bombom pra minha mãe e uma para minha irmã porque o preço estava bom. Já pro meu irmão caçula, que eu sabia que iria ganhar cestas dos familiares, não comprei nada, e ainda falei pra ele que comprar ovo de páscoa não é nada vantajoso.

  • Depois que comecei a estudar sobre educação financeira e de ter visto alguns vídeos impactantes a respeito de finanças pessoais eu chorei de raiva, pois gastei mais 10 anos da minha vida com coisas que não me deram liberdade e aprisionaram minha paz, viver só para pagar dívidas e não conseguir poupar nenhum centavo é uma das piores coisas do mundo. Creio que para o brasileiro é comum ter dívidas, mas quando as dívidas tomam conta da sua paz de espírito é sufocante, é devastador, posso dizer. É assim que vivo hoje, depois de ter tomado decisões erradas na minha vida e de não ter tido conhecimento sobre educação financeira no meu lar e na escola. Agora consigo ver com clareza as burradas que cometi, sei que é importante estarmos atentos aos gastos, despesas e outras armadilhas visíveis e invisíveis dos juros compostos por trás de cada compra realizada à prazo. Mas graças a Deus depois que se começa a aplicar todas as dicas e ensinamentos sobre educação financeira a sua vida da um salto muito melhor.
    Sei que vou conseguir sair da situação crítica que me encontro e que daqui por diante terei um novo olhar para as finanças e uma mente transformada. Nosso comportamento e nossos hábitos mudam e se renovam a cada aprendizado adquiridos. Como diz o ditado: “vivendo e aprendendo”. Para encerrar, não poderia deixar de dizer que a Patrícia Lages é sensacional, tenho aprendido muito com ela. Parabéns pelo trabalho!

  • Eu ainda estou aprendendo a lidar com as finanças, fiz algum progresso, se é que pode-se considerar um. Ano passado comprei ovos para meus 2 sobrinhos 2 afilhados e para mais 6 crianças. esse ano fiz diferente, eu comprava um ovo para cada sobrinho e minha mãe tbm dava um para cada. Então falei para ela, para economizarmos eu dou 1 e ela dava o outro, assim os 2 teriam seu ovo, e não dei para as crianças que sempre costumava comprar. Só dei para 1 dos afilhados, pq o outro nunca vejo na Pascoa, comprava e deixava meses guardado… Fiquei feliz pq economizei, comprando o ovo em promoção no Extra, R$ 19,90, o mais barato!!! Mas por outro lado fiquei muito triste, pq na sexta feira Santa, cometi um deslize, comprei pimentões vermelho e amarelo que estavam um absurdo de caros, pq tinha que fazer o tradicional bacalhau, que é outra coisa tbm que é puro comercio, enfim, na correria deixei para comprar na sexta feira mesmo e acabei pagando caríssimo… não sei onde estava com a cabeça!!! Fiquei muito chateada por nao ter raciocinado na hora e ter deixado lá. E pior de tudoooooo, no final nem usei. Ai que ódiooo!!!! Mas tudo bem, só essa percepção de que fiz errado, acho que já vai me abrindo os olhos!!! Aos pouquinhos vamos aprendendo. Muito obrigada por esse post fantastico Patricia!!!

  • Estou atrasada nos desafios, mas continuo aqui.
    A filhinha de uma amiga, ela tem 9 anos, já demonstra inteligência financeira faz tempo e nessa Páscoa não foi diferente…
    O tio a levou no mercado e disse que ela poderia escolher o ovo que quisesse, ela bem escolheu um daqueles pacotes de 1kg de bombons… pq sai metade do preço de um ovo de marca famosa e vem muuuuuito mais chocolate e dura muuuuito mais tempo, pq ela sabe que só pode comer um por dia. Achei muito fofo…
    Abraços!

  • Sou chocolatra mas esse ano consegui não comprar ovos de Páscoa. Meu filho já é adulto e minhas afilhadas também. Avisei que não iria dar ovo pra ninguém, pois tá muito caro e estou pagando dívidas. Pro meu filho, que gosta de ler, assim como eu, comprei um livro que ele estava querendo e saiu promoção. Pronto, resolvido, não gastei desnecessário e o chocolate não fez falta, inclusive pra mim. Obrigada Patrícia, graças a seus artigos e seus livros, tenho dois, estou conseguindo sair das dívidas . Assim que der vou comprar o terceiro. Bjs

  • Não só a Páscoa mas venho percebendo um crescimento de dias comemorativos que no final só servem para atrair pessoas a gastar o que não tem. E já sabendo que estas pessoas não tem, estas lojas já são preparadas a oferecerem credito visando “facilitar” a compra. Eu estou mais atenta com estas dicas. E depois deste desafio quero fazer os outros aqui no blog. Estou gostando das aplicações na minha vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *