21 dias para crescer – Dica 13 – Viver sem pensar

Quando ouço alguém dizer que é tão ocupado que não tem tempo nem para pensar, um alarme soa na minha cabeça e logo me pergunto: “como é que se vive desse jeito?”. Esse é o tema de hoje!

Screen Shot 2017-08-22 at 16.57.47

Agir sem pensar é o tipo de coisa que pode-se dizer que tem tudo para dar errado! O que nos diferencia dos animais é exatamente o nosso poder de raciocinar, logo, quando não pensamos, nos tornamos como qualquer ser irracional…

Para podermos pensar é indispensável que tenhamos atenção e é aí que a coisa fica difícil!

Muitas coisas brigam por nossa atenção hoje em dia, muito mais do que no passado, e é justamente nessa briga toda que muita gente acaba dividindo sua atenção e deixando efetivamente de pensar.

  • Você tem que ouvir aquela nova música e ter a letra na ponta da língua para mostrar que é antenada!
  • Tem que estar por dentro da moda que está se usando agora, senão corre o risco de ficar cafona!
  • Tem que estar a par dos acontecimentos das redes sociais, senão vão pensar que você é uma alienada!
  • Ainda não baixou aquele app que todo mundo está usando? Que horror!
  • Tem que postar uma foto e uma frase de despedida emocionante sobre aquele artista famoso que morreu, porque é a “boa do dia”. Como era o nome dele mesmo!?

São tantas “tarefas” a serem feitas que as 24 horas do dia parecem ter encolhido para umas 10 ou 12, no máximo! Temos que fazer, fazer, fazer… logo, não nos resta tempo para pensar…

Mas se você realmente não quer perder tempo e nem agir como um ser irracional, faça tempo para pensar. Isso mesmo! É possível fazer tempo e, para provar, vou dar alguns exemplos práticos baseados nesta palavra:

“…Tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” – Filipenses 4:8

Seguem aqui os exemplos:

  • Antes de postar qualquer coisa nas redes, faça uma pausa e responda: isso é verdade? Isso prejudica ou ofende alguém? Minha intenção é pura ou estou querendo mandar uma indireta para cutucar alguém? Tem algo de bom nisso?
  • Antes de responder a alguém tomada pela emoção, faça uma pausa para pensar a respeito. Foi pega de surpresa? Não tem tempo e a pessoa está pressionando? Peça licença para ir ao banheiro. Ninguém impede ninguém de ir ao banheiro! Chegando lá, respire fundo e responda as mesmas perguntas: a resposta que tenho vontade de dar é boa? Vou colocar minha amizade/emprego/relacionamento em risco? Posso me arrepender futuramente?
  • Antes de comprar algo por impulso, pare, pense e responda a mais uma série de perguntas: eu preciso disso? Eu posso comprar? Vou ficar com o orçamento apertado e me arrepender? Qual é a minha intenção: comprar para mim ou para aparecer/impressionar os outros?

Parar e fazer esse tempo que, teoricamente não existia, pode fazer de você uma pessoa muito mais conhecedora de si mesma e, além disso, evitar muitas dores de cabeça futuras. Você vai começar a entender porque age como age, porque pensa como pensa, porque toma atitudes das quais se arrepende.

Ocupe sua cabeça em pensar no que é bom e não perca seu tempo com aquilo que não acrescenta nada!

Estamos nos 21 dias para crescer e, se você chegou agora, confira os posts anteriores.

E para não perder os próximos, cadastre-se:

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: