21 dias para crescer – Dica 1 – Justiça

Hoje começamos uma série com 21 DIAS DE DICAS que lhe ajudarão a crescer na vida pessoal e profissional. As dicas serão sempre acompanhadas de um provérbio. Acompanhe!

Scale

“Balança enganosa é abominação para o Senhor, mas o peso justo é o seu prazer.” – Provérbios 11:1

Às vezes nos deparamos com um ditado ou provérbio e temos a tendência de levá-lo ao pé da letra, sem meditarmos a respeito de seu real significado. A “balança enganosa” mencionada na passagem acima não se refere apenas ao comerciante que rouba no peso do produto que vende, mas sim, em uma série de outras injustiças muito comuns, cometidas até por pessoas que se julgam muito justas.

Confira alguns exemplos:

  1. Enrolar no trabalho para fazer o tempo passar.
  2. Fazer menos do que é pago para fazer.
  3. Mentir, aumentar ou diminuir um fato para se livrar de uma bronca, prejuízo ou demissão.
  4. Enrolar o cliente porque não tem como cumprir o combinado.
  5. Depreciar o trabalho dos outros – ou arrumar desculpas – para pagar menos do que o combinado.
  6. Chegar sempre atrasado no trabalho ou em compromissos e colocar a culpa no trânsito ou em alguma circunstância alheia à sua vontade.
  7. Falar mal dos outros.

Veja algumas dicas para mudar esses comportamentos:

  1. Motive-se: se você não está com vontade de trabalhar, busque motivação, não enrolação. Quanto mais você enrolar só para dar a hora de ir embora, menos vontade vai ter de fazer as coisas. Você pode até achar que está “dando o troco” ou que está fazendo o que a empresa “merece”, mas na verdade, está agindo injustamente, além de perder o seu tempo e dar um péssimo exemplo. É a sua imagem e sua conduta que estão em jogo, a empresa só perde dinheiro.
  2. Fazer mais do que o combinado é demonstrar amor pelo que faz e consideração a quem faz. Pode parecer que trata-se de “fazer papel de bobo”, mas quem dá o melhor de si não tem nada de bobo.
  3. Assumir o que se faz demonstra caráter firme. Quando erramos, devemos ser os primeiros a reconhecer o erro e trabalhar para consertá-lo.
  4. Não pode cumprir o prazo? Avise, informe, explique, desculpe-se, mas não enrole.
  5. Se você combinou um valor e o trabalho foi entregue conforme o combinado, cumpra a sua parte. Querer levar vantagem sobre os outros pode fazer você economizar algum dinheiro, mas vai ficar caro para a sua imagem.
  6. Tenha respeito pelo tempo dos outros porque, além de não ser justo, esse tipo de desculpa não cola mais.
  7. Tudo o que não gostamos que façam conosco, mas fazemos com os outros não é justo. Por isso, se você tem o costume de falar mal dos outros, mas quer agir de uma forma mais justa, reveja a sua conduta.

Nunca seremos pessoas perfeitas, mas essas 7 dicas são perfeitamente possíveis de serem colocadas em prática e, certamente, farão de nós pessoas melhores.

Se você quer acompanhar esses 21 dias de dicas para crescer, inscreva-se aqui no blog e você será avisado a cada post novo.

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

 

FullSizeRenderSe quer aproveitar para fazer uma ótima leitura e cuidar melhor das suas finanças e da carreira profissional, aproveite as promoções dos combos de livros clicando neste link.

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Espiritual, Ética
  • Hedite Kincardeth diz:

    Boa Tarde Patrícia,

    Obrigada por partilhar conosco essas ideias de ser melhores no nosso trabalho e principalmente no nosso carácter.

    Eu sempre procuro dar o melhor, mas vê algo que tenho que mudar e estarei trabalhando nesse ponto.

    Bjs – Hedite Moçambique

  • Rebeca Beserra diz:

    Somos muito falhos nessa área do caráter e, geralmente, nem nos damos conta. Obrigada por compartilhar conosco, Paty. ❤

  • Elaine diz:

    Muito Forte essa dica! Farei de tudo para acompanhar e colocar em prática para crescer a cada dia mais.

  • Maria Gorete diz:

    Penso que esses princípios se aplicam muito em nossa realidade brasileira. Não só a realidade política que reflete isso também, mas em nós, povo brasileiro. Percebe-se que aqui impera muito a famosa “Lei de Gerson”. Querer levar vantagem em tudo. E infelizmente nosso país está num mar de lama, em muito, por causa da mentalidade do brasileiro que vê lucro em levar pequenas vantagens.

  • Rosangela Santos diz:

    E verdade ja fiz isso hj nao faco mainao faco mais pq percebi que nao acrescenta em nada. Foi um a aprendizado para min.

  • Cidalia - France diz:

    Como é Bela uma Pessoa com um comportamento adequado , de quem Deus nao se envergonha !!!

  • Sónia diz:

    È verdade Paty é preciso estar constantemente a rever a conduta pessoal pois, estamos sempre sujeitas a erros e falhas de condutas.

  • Jeane diz:

    Boa tarde patricia, muito boa essas sete dicS Verdade, não somos perfeitas mas temo oportunidades de mudanças e mudanças para melhor muito obrigada por esse post.

  • BIANCA MOURA diz:

    Pati, muito bom esse artigo. Na verdade sou fã de todos. Mais ultimamente tenho me deparado somente com pessoas querendo sugar a minha paz, minha alegria. Não tem sido nada fácil, até pessoas que se dizem cristãs. Aluguei um apartamento para meu pai…ele não quis ficar mais no estado. E quando devolvi as chaves do apartamento eu e a dona concordamos em fazer a limpeza. Nossa essa mulher me acusou que eu e minha família tinha ameaçado ela que vamos para justiça que eu tinha que pagar multa. Tentei falar com ela e ela não atendia e pedi um amigo que é advogado para resolver os pagamentos da água e da limpeza acordo de cavalheiros. A querida mulher não aceitou e disse que eu não fui colocar a torneira, que ficou me esperando. Veja se eu ia aparecer na casa de alguém que ela acusou de dizer que estou ameaçando? sem ela atender as ligações do telefone me bloquear no WhatsApp! Entreguei tudo nas mãos de Deus. Pq sei que minha consciência é tranquila… agora querer ganhar vantagens procurando confusão por favor!? que será dessa geração sem um pingo de justiça? tentei fazer o justo e cumprir a minha palavra, mais ela não aceitou quer ir para a justiça do homem. Que assim seja! Deus sabe de tudo…

    • Patrícia Lages diz:

      Infelizmente, temos que fazer tudo (até as mínimas coisas) por escrito. Não dá para confiar na palavra de ninguém…

  • Vilma diz:

    Ótimas dicas…
    Deus abençoe 🙏

    Vamos na Fé 😇

  • Laura diz:

    Boa tarde Patrícia!

    Muito bacana as dicas!

    quero acrescentar algo que vi acontecer numa loja que trabalhei e eu não achava certo o que o dono da loja fazia!

    as roupas não tinham preço, e quando entrava uma cliente que tinha um condição melhor ele subia o preço, penso que o preço deve ser igual tanto para o rico como para o pobre.

    Depois que vi isso, não compro nada em loja que não está especificado o preço do produto.

    grande abraço.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: