Quem nunca se arrependeu por ter agido precipitadamente, sem pensar muito e no ímpeto de uma emoção? Como não cair nessas ciladas?

IMG_3053

O Provérbio de hoje é o 19:2, que diz:

“Não é bom proceder sem refletir, e peca quem é precipitado.”

A palavra-chave aqui é “refletir”, porém, no mundo de hoje, tudo acontece muito rápido e, cada vez mais, as pessoas valorizam essa velocidade. Como parar para refletir quando todos esperam respostas na ponta da língua?

Quando estou falando ao telefone é comum que a pessoa do outro lado ache que a linha caiu depois de me fazer alguma pergunta:

“Alô, Paty? Você está aí, alô?”

“Sim, estou aqui!”

“Ah… é que ficou um silêncio… achei que a linha tinha caído!”

“Não, eu estava pensando.”

Você pode achar que esse silêncio se fez por um tempão, mas quase sempre é coisa de 3 segundos. Faça um teste: pare agora e marque 3 segundos. Você vai ver que é bem pouco tempo, mas dependendo da pressa da pessoa, parece uma eternidade!

Muitas vezes essa pressa toda me faz agir de forma precipitada e, em alguns casos, acabo me arrependendo do que fiz ou do que disse. Por isso, minha comunicação por escrito quase sempre é melhor, pois para escrever, é preciso parar e pensar. Mesmo assim, quando releio antes de enviar, ainda faço ajustes e melhoro o texto.

É disso que precisamos: criar mecanismos para fazer tempo para refletir sobre coisas importantes. Questões simples podem ser resolvidas e respondidas rapidamente, mas outras requerem ponderação e isso só se faz com tempo, ainda que sejam 3 segundos!

Pense nisso: a precipitação pode parecer a melhor coisa na hora, mas é um erro e, como todo erro, deve ser evitado.

Hoje estamos no sexto dia da nossa jornada de 21 dias para ser melhor e eu gostaria de saber o que você está achando das postagens. Deixe seu comentário!

Nos vemos!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Olá Patricia, suas postagens de 21 dias para crescer têm sido de muito valor para mim, têm me ajudado a refletir e repensar minhas atitudes, têm me abençoado em todos os sentidos, muito obrigado.

  • Nossa Pati!
    Essa dica de hoje foi todinha para mim. Ontem eu agi sem refleti e cometi um erro. Claro, acabei arrependida depois… Mas já gravei essa dica e anotei o provérbio e colocarei na porta do meu guarda-roupa. Daqui em diante, pensarei mais antes de agir.
    Estou amando essas dicas. Obrigada por sua dedicação para com suas blindetes ???
    Que Deus te abençoa e te fortaleça sempre!
    Beijos ?

  • Tenho lido e gostado muito dos temas propostos. Como sempre, adoro o que escreves e fico sempre na expectativa de um novo livro ou artigo. Parabéns!

  • Olá Paty, estou acompanhando seu Blog e seu Canal no YouTube nas últimas semanas… e estou gostando muito.
    Estou aprendendo bastante e em especial com os Provérbios dos 21 dias para crescer. São detalhes que as vezes deixamos passar ou nem mesmo percebemos , mas que fazem uma diferença na ‘conta’ final. É como um gasto arbitrário! rsrsrs
    Que Deus continue te iluminando com sabedoria e humildade para continuar nos ensinando.

  • Bom dia Paty
    estou gostando muito, não tem
    como não gostar sempre nos ajudando
    com conteúdos ótimos.
    Deus te abençoe cada dia mais.
    beijos

  • Tem sido muito construtivo esse aprendizado nestes 21 dias, Deus tem falado comigo onde tenho que melhorar ou acertar ou corrigir! Muito bom!

  • Muito boas as suas explicações, principalmente com bases bíblicas. Aproveitando muito, e aplicando na minha vida pessoal. Bjs

  • Ótima reflexão,sou muito grata a Deus por ter me levado até vc,que Deus continue te abençoando!!vc e suas dicas tem me ajudado a mudar de vida,ser a mulher que preciso ser!!!!

  • Muito legal, tô gostando muito da série, com posts claros e objetivos a respeito de temas que etão na nossa rotina. Bjos!!

  • Estou adorando as postagens dos 21 dias, tem me feito refletir bastante sobre minhas atitudes. Obrigada :*

  • Bom dia Patrícia!!

    Estou seguindo sempre seu blog e os conteúdos me ajudam muito… mas o de hoje foi o que eu mais me identifiquei… infelizmente tenho o péssimo habito de agir sem pensar e conforme minhas emoções.
    Preciso pensar mais rsrs!!!
    Bjus

  • Olá querida Patricia!!

    Estou amando, cada dia fico ansiosa para ler o seu post sobre o provérbio, tem dias que é corrido e não da tempo de ler, mas no dia seguinte estou lendo o blog para esta em dia. Alem de ler e amar, estou compartilhando com minhas amigas e meu esposo alguns provérbios que vejo que pode ajudar eles.

    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
    Um super beijo.

  • Os artigos são excelentes, nesse mundo corrido q vivemos sempre é muito bom parar para refletir,parabéns Paty pela atitude,sucesso sempre.

  • Como sempre espetacular! você é muito sábia Paty, beijos adoro você…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *