21 dias para crescer – Dica 9 – Conhecimento

Quantas vezes você já disse: “Ah, se eu soubesse disso antes!”? A falta de conhecimento nos prega peças terríveis, mas como evitar se não podemos saber tudo?

Screen Shot 2017-08-20 at 14.15.06Certa vez fui convidada a dar uma palestra em Jundiaí, que fica a 60 quilômetros da capital São Paulo, onde moro. Com a palestra já em curso, duas moças aparentando 19, 20 anos, chegaram atrasadas e esbaforidas. Sentaram no fundo e praticamente nem se mexeram mais, a atenção era tanta que pareciam nem piscar!

Ao final da palestra, atendi algumas pessoas, tirei algumas dúvidas e, no momento que olhei para conferir o tamanho da fila que ainda me esperava, lá estavam as duas, bem no final, aguardando.

O atendimento era para apenas uma delas, que começou dizendo: “vou tentar ser rápida, porque temos que pegar o trem para São Paulo, moramos lá e viemos aqui só para assistir a sua palestra…” Fiquei comovida em ver o esforço que algumas pessoas fazem para obter conhecimento, enquanto outras não dão o menor valor…

A moça com aparência bem jovem, na verdade, era uma mulher de 25 anos que estava prestes a perder seu apartamento, mas nem sabia… Ela queria minha ajuda para reestruturar seu orçamento, pois ela e o marido estavam recebendo salários menores e ficando endividados. Perguntei que tipo de dívidas tinham e ela enumerou coisas pequenas (como se fossem grandes) e apenas mencionou as do apartamento (como se não fossem nada), pois disse já terem um advogado “resolvendo” o atraso do financiamento.

Para resumir: o advogado estava claramente “armando” para tomar o apartamento dela. Quando expliquei o motivo das orientações dele e as consequências, os olhos dela se abriram e ela entendeu toda a questão muito rápido. Mas em vez de ficar triste, revoltada ou com raiva, ela começou a rir e a comemorar com a amiga. Não entendi nada…

Até que ela me disse: “Paty, eu nunca vim para Jundiaí na minha vida. A gente não sabia que tinha que pegar ônibus, trem e mais outro ônibus. Aliás, pegamos o ônibus errado, andamos muito e acabamos chegando atrasadas. Mas eu tinha certeza que ia receber uma resposta para os meus problemas!”

Respondi: “Como você tinha certeza de que receberia resposta se nem sequer sabia qual era o problema? Você nem tinha noção de que poderia perder seu imóvel!”

E ela, ainda sorrindo, falou: “Eu não sei nada de ‘advocacia’, mas alguma coisa me dizia que eu ia ter ‘problema de dinheiro’. Comecei a pedir a Deus para me mostrar em que eu estava errando e, quando soube da sua palestra, chamei minha amiga e vim. Eu tinha certeza que ia ver alguma coisa que ainda não estava enxergando!”

Veja que interessante essa passagem do livro de Oseias 4:6;

“O meu povo sofre por falta de conhecimento”.  (Algumas versões dizem: O meu povo foi destruído por falta de conhecimento”).

Sempre que me lembro do caso de Jundiaí, penso a mesma coisa: nós não sabemos e nem temos como saber de tudo, mas quando buscamos conhecimento em Quem criou a própria sabedoria, não tem erro! Por mais que ela não entendesse nada de leis e estivesse sendo enganada, Deus ouviu seu pedido e criou uma situação para que ela não sofresse e nem tivesse seu sonho da casa própria destruído. Muito legal, né?

Estamos nos 21 dias para crescer e, se você chegou agora, confira os posts anteriores.

E para não perder os próximos, cadastre-se:

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Espiritual, Ética
  • Rebeca Beserra diz:

    Que linda história. Glória a Deus!

  • Cidalia - France diz:

    Testemunho lindo, mais uma prova que Deus nunca abandona aquela que se chega a Ele.
    Louvado seja nosso Senhor!!

  • Liliani diz:

    Que legal que essa aceitou seu conselho e percebeu que ela precisava agir e não de consolo, né?
    Parabéns

  • Junia diz:

    Simplesmente lindo. É assim que Deus faz quando o buscamos!!!!

  • Fernanda diz:

    Gloria a Deus, por pessoas como você em nossa vida!

  • Rafaele diz:

    Estou aqui TDS os dias,buscando meu crescimento,cada dia um novo aprendizado,fico impressionada com situações reais,que me fazem crescer a cada dia.

  • Rosemeire diz:

    Eu amei o artigo. Muito bom.

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    Gentem…… chorei ao enxergar tamanha fé….Obrigada Paty e também às meninas que foram prá Jundiaí!

    • Patrícia Lages diz:

      É esse tipo de atitude que resolve, amiga. Por isso no post de ontem dissemos que ser confortada não ajuda em nada. Imagine se a amiga, em vez de ir com ela e dar apoio, ficasse confortando-a e dizendo que tem gente em situação pior? É a fé inteligente + atitudes que trazem a vitória! Bjs!!

  • Glauccia Green diz:

    Que emocionante!!!
    Amei S2

  • Daiana diz:

    Oi Patricia
    Esse post lembra um pouco minha história.Eu e meu esposo estávamos endividados, eu desempregada e eu descobri que estava grávida, foi um período muito difícil.Estava desesperada orei à Deus pedi ajuda e fiz um voto no Altar, mas eu não tinha conhecimento nenhum sobre vida financeira e no mesmo dia conheci seu blog, comecei a ler e a colocar em prática seus conselhos, hoje colho bons frutos. Eu e meu esposo pagamos todas as dívidas, limpamos nossos nomes, trabalho em casa(faço presentes personalizados), compramos todo maquinário à vista, estamos terminando de pagar o carro e planejando a compra da nossa casa.
    Enfim, Patricia, fica aqui o nosso MUITO OBRIGADO, por você ter deixado Deus te usar pra nos ajudar.Seu trabalho é maravilhoso, comprei e li seus 4 livros e hoje nossa vida financeira é outra.
    E super indico à todos, o método bolsa blindada funciona sim.
    Um grande abraço!!!

    • Patrícia Lages diz:

      Que tudo!! Obrigada por dividir sua história aqui no blog! Beijos

  • Ediléia diz:

    Estou gostando muito das estórias e aprendendo mais… ainda tenho problemas de finanças…mas tenho esperança de melhorar.

  • Jussara Maria diz:

    Nossa…. é que história!
    Super AMEI. Quão sabedoria nos é dada por Deus.

  • Alessandra Emerick diz:

    Sou sempre muito edificada pelas suas palavras. De fato te ter como referência na vida financeira fez toda a diferença na minha vida. Ler os seus livros (e li todos), fez abrir a minha visão (futuro) e os meus olhos para o hoje e digo que esses livros são para a vida, livros de cabeceira. Bjsss Paty

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: