Uma das coisas mais difíceis na vida é saber o que fazer, quando fazer e como fazer. Como não há formas de adivinhar o futuro, qual é a saída? Confira no post hoje!

Screen Shot 2017-08-22 at 14.36.08

Não é à toa que hoje existe coach para tudo. O coach é um profissional especializado que atua como um treinador, ajudando seu cliente (o coachee), a refletir sobre determinadas questões, tirar conclusões e traçar planos de ação para alcançar seus objetivos.

Os cursos para se tornar coach estão em alta de uns anos para cá, tanto pela procura de quem deseja ser seu próprio coach, como daqueles que querem se profissionalizar e assessorar outras pessoas.

A questão é que sempre que aparecem grandes oportunidades, surgem também grandes oportunistas.

Até alguns anos atrás, se tornar coach exigia uma série de etapas e os cursos eram bem sérios. Com a alta na demanda, não faltaram oferta de cursos relâmpago, que prometem fazer do aluno um coach em duas ou três horas!

Ainda há muitos cursos sérios e a profissão de coach não deve ser banalizada, mas a verdade é que também há muita gente se intitulando coach sem ter a menor condição. É como diz a passagem de Mateus 15:14:

“Deixai-os! Eles são guias cegos guiando cegos. Se um cego conduzir outro cego, ambos cairão no buraco.”

Com essa frase já dá para entender o motivo de tanta gente estar sem direção, sem saber o que fazer, perdidas em meio a tantas opções, tantos caminhos, tantas possibilidades ou, em casos piores, tantos problemas…

Screen Shot 2017-08-22 at 14.43.04

 

Quando você busca a solução dos seus problemas em alguém e confia cegamente no que essa pessoa lhe orienta fazer, está se arriscando terrivelmente.

Não estou dizendo que você não deva buscar orientação, mas sim, que procure saber quem é que está lhe orientando, com base em que e se realmente tem condições para isso.

Eu busco orientação no “manual” em que a credito, que diz:

 

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Salmos 119:105

Se alguém me orienta a fazer algo que vai contra o meu “manual”, tô fora!

PS.: Estamos nos “21 dias para crescer” baseado em Provérbios e algumas outras passagens bíblicas. Se você quiser conferir os posts anteriores, clique nos links abaixo. E para não perder os próximos, cadastre-se:

[newsletter]

Nos vemos!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Bom dia, Paty! Logo cedo meditei em Romanos 12! Santa Verdade!
    Beijos
    Vânia

  • Bom dia Paty,

    Os posts dos 21 Dias para Crescer estão ótimos! Que Deus continue te usando para nos ajudar a crescer como pessoas, como mulher de Deus.

  • Estou acompanhando todos os dias os seus post e cada dia aprendendo mais e mais.
    Obrigada pelo ensinamento de hoje, com certeza o nosso “manual” nos dará a direção certa.

    Um grande abraço.

  • Olà Patty, Sim , nesse caso é isso mesmo: tô fora também !!!

    Bonne soirée

  • Boa tarde, Patrícia
    Aproveitando o assunto, gostaria que falasse um pouco da sua formação e dos cursos que fez na área de economia pessoal.
    Bj.

    • Oi, Deise! Eu sou jornalista e não fiz nenhum curso específico de finanças. O método que desenvolvi é baseado na minha experiência de ex-superendividada e do que aprendi na prática. Beijos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *