Desafio Detox 9 – Sua saúde não pode esperar

Os compromissos lhe impedem de cuidar do seu corpo até o momento em que o seu corpo a impedirá de cumprir com seus compromissos. O que fazer?

obesa

Um dia fiquei surpresa com uma colega que faltou ao trabalho alegando crise de depressão. Meu susto foi por dois motivos: primeiro porque ela estava (aparentemente) sempre contente e segundo pelo motivo da depressão: ela havia “descoberto” que era obesa mórbida!

Como assim “descobriu” que era obesa mórbida? Ela estava mais de 30 quilos acima do peso havia uns três anos!! Todo mundo já havia alertado para o fato de que ela se cansava imensamente após subir um pequeno lance de escadas e que reclamava muito de dores na coluna e nos joelhos. Não era preciso ser nenhum especialista para saber que isso se devia ao sobrepeso, então, como ela foi pega de surpresa a ponto de se deprimir por um diagnóstico tão óbvio?

Todas as vezes que pedíamos que ela marcasse uma consulta médica a primeira desculpa era: “não tenho tempo, preciso trabalhar”. Quando lhe propunham dar um dia livre para consultas e exames vinha a segunda desculpa: “não estou doente”. Até que, depois de muita cobrança, ela resolveu “provar” para todo mundo que estava bem e foi ao endocrinologista.

Além da “descoberta” sobre a obesidade, também soube que estava com colesterol alto, que era uma forte candidata a desenvolver diabetes, tinha uma suspeita de hérnia na coluna e talvez tivesse que fazer uma longa fisioterapia nos dois joelhos. Tudo isso antes dos 30 anos de idade!

Depois do susto – que podia ter sido evitado – ela teve que fazer uma super dieta por vários meses, perder mais de 30 quilos e se submeter a uma cirurgia imensa para remoção de pele. Resumindo: ela pediu demissão por não ter condições de trabalhar devido às mudanças bruscas de humor e às fortes dores de cabeça e de estômago que os remédios para emagrecer lhe causavam. Ao todo ela ficou mais de um ano sem trabalhar… Agora veja que interessante o Provérbio do dia:

“Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema o Senhor e evite o mal. Isso dará a você saúde ao corpo e vigor aos ossos.” – Prov. 3:7-8

Quantas vezes você “acha” que está bem e nem liga para o que come e o que bebe? Ou não dá a mínima para a saúde por “saber” que não está doente? O provérbio diz para não achar que sabemos tudo e evitarmos o mal para termos saúde.

Desafio da atitude e da saúde (hoje é dois-em-um!)

Pegue o telefone e marque aquela consulta que há tempos você vem adiando, ainda que seja um checkup de rotina no ginecologista ou dentista. Eu mesma marquei ortopedista porque tenho uma dor constante no cotovelo pelo fato de trabalhar muito no computador. É, eu sei… dor de cotovelo… hahahaha! É a vida… Adiei muito essa consulta só porque sei o que está causando a dor, o que foi uma baita burrice! Saber o que causa a dor não resolve, mas sim o que posso fazer para mudar essa situação e que isso não me impeça de trabalhar futuramente.

Para terminar, veja o vídeo abaixo onde Tina Turner comemora seus 76 anos, em novembro do ano passado. Tome hoje mesmo a atitude certa para chegar aos 70 com essa disposição! 😀

Lembrando dos nossos desafios da saúde anteriores:

RECADINHO:

Abre_cropAmanhã estarei ao vivo no programa Mulheres com Cátia Fonseca, dando dicas de como economizar na compra de material escolar. E mais: você sabia que existem materiais que as escolas estão proibidas por lei de exigir? Assista à partir das 14h na TV Gazeta. Para saber qual o canal da Gazeta na sua cidade, acesse aqui. Caso a emissora não tenha sinal para a sua região, não se preocupe, depois vou postar o link do programa aqui no blog e uma lista dos materiais proibidos.

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • Angela diz:

    Ótima “dica”. Este mês separei só para médico, dentista, exames, colocar vacina da minha filha em dia… Vou descansar, fazer pequenos passeios com minha filha e ler um livro. Estou me policiando para beber mais água e tentando dormir melhor. Saúde física e mental… Parabéns pelos textos, sempre bem escritos, diretos. Desejo muito sucesso e saúde pra vc. Que Deus te abençoe.

  • Cidalia -Tunisia( Africa do Norte) diz:

    Yes!!!! Farei o que for necessário no meu dia a dia para ter essa disposição quando chegar se Deus quiser a essa idade.
    Olha Patty , este post vai servir muito hoje aqui onde trabalho e já começou agora com o Nabil rssss
    Um bisou Querida
    Cidalia

    • Patrícia Lages diz:

      Muito bom! E como está a bonequinha do Nabil?

  • Taysa diz:

    Eu já faço isso vou ao medico de 6 em 6 meses fazer hemograma completo e dentista também.Fora o protetor solar que recomendo para todas as pessoas independente da cor da pele pois sou negra e utilizo todos os dias o fator 30 no rosto e corpo previnem do o câncer de pele e envelhecimento precosse

  • Aline diz:

    Muito bom!

  • Leniria Bilião diz:

    Bom dia Patricia

    É com muita alegria que estou com minha glicemia normal.Faz um ano que aboli o açúcar da minha vida, nem em sucos ou sobremesas.
    E o melhor sem medicamentos, apenas disciplina e cuidado com o que como.
    E vale alertar as pessoas para cuidar os carboidratos também não só nos doces.

    Vale a pena esse cuidado. Ganhamos mais disposição.

    Beijos e obrigada por compartilhar seu tempo conosco.

  • Nabil- Tunisia diz:

    Chère Patricia,

    Mon porte-monnaie et moi vous remercions pour tous les bons conseils que vous nous avez donné au cours de l’année passée.
    Bien entendu, je les partage avec mon épouse et notre vie financière a changé comme de ” àgua para o vinho “.

    J’ai beaucoup apprécié le post de ce matin ( j’apprécie tous!! rssss),et je reconnais que je dois être plus raisonnable avec ma santé , OUI j’espère avoir l’énergie de Tina Turner (et de Cidalia rsss) , quand j’aurais 76 ans!!!

    Merci encore, que Dieu vous Bénisse encore et encore…
    Nabil

    • Patrícia Lages diz:

      Merci pour le message, Nabil.
      Je vais essayer de répondre en français! Que la nouvelle année soit pleine de bénédictions de Dieu et d’être la meilleure année pour vous et votre famille!

      • Nabil- Tunisia diz:

        Votre français est parfait!!!
        Merci

        • Patrícia Lages diz:

          Je devais l’aide de mon ami Google!!

  • geane diz:

    Fiquei impressionada com esta cantora ela parece ter uns cinquenta anos e a disposição incrível. Realmente Paty preciso definitivamente cuidar mais de mim o preço a pagar pode ser caro. Um beijo

  • Juliana diz:

    q legal!!! eu ja comecei uma reeducacao alimentar e exercicios antes do natal, confesso q foi dificil ver tanta coisa gostosa e nao comer, resumindo comi mtaaaa salada e pequenas quantidades e tomando mais de 2 litros de agua por dia… adoro as dicas!!! bjs

    • Patrícia Lages diz:

      Vc fez um sacrifício numa época difícil e agora está feliz por ter conseguido e tb com os resultados. Enquanto muitos “enfiaram o pé na jaca” e agora estão descontentes consigo mesmos e arrependidos dos resultados. O que será que vale mais a pena?? 🙂

  • Gezane Santos de Almeida diz:

    Olha Paty, que coisa!! Ontem tinha falado pró meu marido que hj eu iria marcar clínico, ginecologista e dentista e oftalmologista… Kkkkk conhecidencia…em 6 meses engordei 10 kg pois estava trabalhando muito e tive um problema de saúde. Aí tive que ficar em casa, foi onde ganhei esses kilos. Estou mais bonita um corpo ótimo!! Mas e a saúde como está? Por isso resolvi ir ao médico!! Amo Zeus post, continue nos orientando!! Bjs

  • Sara diz:

    Quem investe tempo para cuidar da saúde e da alimentação só trás benefício para si mesmo! No ano passado estava 10kg acima do peso, emagreci sozinha, depois fiz um checkup e estava com colesterol alto, em seguida procurei um nutricionista e entrei pra academia! Faz 8 meses que mudei a minha rotina de alimentação e sai do sedentarismo! Bebo muita água! Meu corpo mudou muito pra melhor, e a minha saúde nem se fala! É um sacrifício que com o passar do tempo vc tem prazer em ver os resultados diariamente! Bjs

  • Chris diz:

    Verdade. Fui ao dentista nesse mês. Estava enrolando também, confesso. Agora volto a cuidar da alimentação e amanhã volto a fazer exercícios. O corpo reclama e não adianta colocar a culpa em outro, porque é nossa. Beijos.

  • Jackeline diz:

    Olá Patricia fico cada dia mais feliz com os desafios e estou seguindo direitinho, por Coincidência tinha ido ao clinico geral na segunda e marquei ginecologista pra amanha 🙂 como é bom esta em sintonia e em dia com nossa saúde. obrigada pelas dicas que nos traz todos os dias, e os provérbios tem mim alimentado espiritualmente. beijinhos e até a próxima.

  • Vilma diz:

    Espetacular….
    Uhumm….
    Quero ter esse pique!
    Vou cuidar ainda mais da minha saúde.
    Sou meia relaxada pq sou magra,
    Vou fazer 40 anos com apenas 46kg,mas,isso não quer dizer que meu corpo não mereça cuidados maiores como um bom exercício ou uma boa caminhada.

    Obg mais uma vez!
    Bjs

  • Vanessa diz:

    Parabéns Paty otimo o texto.

  • Monique Guedes diz:

    Amei a dica! Amo seus livros e amo seu blog. Aprendi muito e estou colocando tudo na prática, e esse detox de hoje tem tudo a ver com a minha vida, pois no final do ano passado procurei um médico para fazer exames de rotina (tinha muito tempo que eu não fazia) e a primeira coisa que ele disse ao ver os resultados é que eu precisava fazer uma dieta. A gente se descuida por puro comodismo, mas temos que acordar pra vida! Mudei toda a minha rotina e depois de ver esse vídeo, eu quero chegar aos 70 como a Tina Turner!! 🙂

    Patrícia, que Deus continue te abençoando grandemente por tudo que tem feito e por compartilhar suas experiências e ideias conosco! Um beijo enorme no seu coração!

    • Patrícia Lages diz:

      😀

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: