Desafio Detox 2º dia: amizades tóxicas

Amizades envolvem sentimentos que, por sua vez, podem prejudicar um julgamento racional sobre estarem nos fazendo bem ou mal. Saiba como reconhecer uma amizade tóxica e… detox nela!

friends

Reconhecer uma amizade tóxica é algo muito importante para um verdadeiro detox. Por se tratar de um relacionamento onde estão envolvidos sentimentos, muitas pessoas simplesmente não percebem quando alguma amizade está fazendo mais mal do que bem. Mas afinal, como saber?

Provérbio do dia:

“Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que Ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam a fazer o mal, a testemunha falsa que profere mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.” Prov. 6 – 16 a 19

Olhando assim por alto você pode pensar que não tem nenhuma amiga que se enquadra nesses itens. Porém, se parar para refletir melhor, vai ver que são coisas até bem fáceis de se encontrar em muita gente por aí. Veja:

Olhos altivos – pessoas que se julgam melhores do que as outras, que estão sempre criticando a tudo e a todos, que tratam as demais com desdém, desrespeito e má educação. Saia de perto delas ou periga você ficar igual ou pior.

Língua mentirosa – apesar de dizerem por aí que “todo mundo mente” e que uma “mentira branca” de vez em quando até ajuda, não engula essa. E não caia na ideia de que sua amiga mente apenas para os outros e não para você. A mentira é um mal e tolerar o mal vai intoxicar você.

Mãos que derramam sangue inocente – não se trata apenas de assassinatos ou danos físicos. Pense: você dá seu “sangue” no trabalho, então se alguém lhe causa um prejuízo propositalmente ou a engana para levar vantagem enquanto você está inocentemente achando que está fazendo um bom negócio, o que essa pessoa está fazendo com você? Não está derramando o sangue inocente? Aí você já viu que o que não falta nesse mundo é gente derramando sangue inocente, né? Cinco letrinhas a livrarão desse mal: D-E-T-O-X!

Coração que traça planos perversos – aquela amiga que sempre tem uma ideia de como prejudicar alguém, ainda que “por brincadeira” ou para uma “justa vingança” pode lhe causar muita dor de cabeça. Detox nesse tipo de gente.

Pés que se apressam a fazer o mal – sabe aquela pessoa que está sempre envolvida em “rolos”, que faz parte de toda panelinha e não vê a hora de “dar o troco” em alguém? Ou ainda aquela que para trabalhar, estudar ou fazer algo produtivo nunca está disposta, mas para ir a um bar, balada ou fofocar por aí está sempre cheia de energia? Se apresse em sair de perto dela…

A testemunha falsa que profere mentiras – a “amiga” que “foi obrigada” a jogar a culpa em alguém por uma “boa causa” não é amiga nem de si mesma, muito menos sua. Já vi gente que jogou sua culpa em outro justificando que tinha filhos para criar enquanto o outro arranjaria outro emprego mais fácil. Inaceitável, simplesmente inaceitável.

Aquele que provoca discórdia entre irmãos – fofocar com você sobre alguém é provocar discórdia. Infelizmente quando é uma amiga sua que faz isso você não enxerga dessa forma, afinal, ela é sua amiga e você gosta dela. Porém, se você não cortar esse mal pela raiz, vai se intoxicar cedo ou tarde. Quer sair dessa saia justa? Questione: “amiga, você está falando que a Fulana fez isso com você, mas você já foi perguntar para ela porque ela fez isso? Será que ela não está com problemas? Será que você entendeu direito?” Jogue a pergunta de volta e não compre tudo o que está sendo vendido. Se a fofoca persistir, detox nela.

Não pense que você tem que tolerar ou aceitar tudo que uma amiga faz só porque ela é sua amiga ou porque um dia a ajudou em um momento difícil, ou ainda porque você tem bons sentimentos por ela.

Deus nos criou e nos ama, mesmo assim ele odeia e detesta comportamentos assim. Odiar e detestar são palavras fortes e parece que Deus jamais teria esse tipo de sentimento, mas a verdade é que Ele tem. Isso porque Deus é justo e quer que nós tenhamos uma conduta justa exatamente porque nos ama.

Desafio da atitude

Se alguma amiga sua vem tendo esse tipo de comportamento, procure alertá-la com cuidado e carinho, conforme o grau de intimidade que você tem com ela. Se ela entender e mudar, ótimo! Você ganhou uma amiga e ainda uma pedrinha de brilhante na sua coroa 🙂 Mas se ela se voltar contra você, deixe o sentimento de lado e dê um detox nessa amizade. Uma vez ouvi algo que guardo até hoje:

Há pessoas que devemos amar de longe.

Importante: Se várias pessoas a estão alertando sobre uma má amizade, procure analisar objetivamente, sem envolver sentimentos. Às vezes o carinho que você tem para com aquela pessoa tem lhe cegado e ocultado da sua percepção o mal que ela está lhe causando. Fique alerta, pois onde há fumaça, há fogo.

Desafio da saúde

A maioria das pessoas sabe que o consumo exagerado de sal é prejudicial à saúde. Por isso, aliado ao desafio de ontem de tomar água (8 copos ou 2 litros por dia), procure diminuir seu consumo de sal.

Muitas pessoas se sentem inchadas e, em muitos casos, trata-se apenas de retenção de líquidos. Quem consome muito sal tem maior probabilidade de reter líquidos e, portanto, ficar inchada. Quando bebemos bastante água e diminuímos no sal, diminuímos também a probabilidade de inchaço.

Quando dei ouvidos a isso e decidi que iria diminuir não só o sal da comida, mas também deixar de ingerir alimentos muito salgados só ganhei com isso. Experimente durante esses dias de detox (de hoje até 17/01) e perceba a diferença positiva que isso vai lhe causar. Depois me conta!

Nos vemos!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • Maria Lucia diz:

    Nunca tinha visto uma explicação tão detalhada. Eu já conhecia os versículos mas esta explicação ficou simples e de fácil entendimento. Amei. Entrei no blog hoje e vou fazer os desafios. bjos.

  • Samara Brion diz:

    Bom dia meninas!
    De fato, fazer um detox de amizades nocivas à nossa fé é um desafio necessário. Vez ou outra nos vemos “apegadas” à alguém que damos boas risadas, mas que possui alguns destes quesitos, que devagar, vão minando a nossa fé. Devemos ainda, tomar cuidado para não sermos nós, esta ‘amiga nociva’.
    Vigiar sempre! Nós mesmas e quem está ao nosso redor!

    Sugestão de filme para o jejum: “Quarto de guerra” . Está nos cinemas! http://www.quartodeguerra.com/
    Filme que nos ensina estratégias para vencer batalhas!

  • fernanda cruz diz:

    Obrigado pela maensagem.

  • Josi diz:

    Ola Pati, Adorei o post de hoje, foi muito bem explicado, mas uma duvida e quando essa amiga e sua mae? o que eu poderia fazer?

    • Patrícia Lages diz:

      Creio que vc deve alertá-la sobre sua conduta com respeito, afinal é sua mãe. Mas não se deixe levar e tome cuidado para não reproduzir (nem achar normal) as atitudes dela.

  • May / SP diz:

    Paty, mandei o comprovante de transferência para o pedido #9310 ( cofrinho + caderneta de controles arbitrários). Mandei o e-mail dia 24/12. Você recebeu? bjos Mayara Tridico

    • Patrícia Lages diz:

      Sim, recebemos. De 24 a 28/12 tivemos recesso, mas ontem já localizamos e hoje será feito o envio! Bjs

  • Karine diz:

    Pati, que vaso de Honra e Glórias a Deus pela sua vida! Maravilhoso fazer parte de jejum tão nobre e que temos você como instrumento nas mãos de Deus, para nos aconselhar, orientar e desafiarmo-nos a sermos pessoas cada dia melhores. Agradeço a Deus por este lindo ministério que confiadamente fora entregue em suas mãos. Já estou super recomendando o Blog e indicando suas obras!!!

    2º Dia DETOX que revelação!

  • Alice diz:

    Bom dia,muito importante para mim o post de hoje,pois foi detectado em mim um pessimo habito e preciso mudar urgente.onde fala sobre derramar sangue inocente,pego costuras e a maioria das vezes atrazo a entrega,muito forte essa palavra,vou mudar isso agora mesmo,e para mim mesma estava sendo uma pessima amiga,muito obrigada Patty

    • Patrícia Lages diz:

      Alice, creio que vc já executou a parte mais difícil desse processo que é reconhecer seu erro. De agora em diante vc será uma outra pessoa!

  • Nadja Surianny diz:

    Nunca tinha visto dessa forma a explicação dessa passagem.Obrigada por compartilhar Paty,vai me ajudar muito.Bjs

  • Cristiane Nunes diz:

    Bom dia!
    Realmente Muito forte o post de hoje, eu me afastei de uma amiga de dentro da obra de Deus, por ela ter essas atitudes olhos altivos, e como foi falado. Continuo Amando ela mais de longe bjss

  • geyse diz:

    Paty, e se amiga é um familiar o que fazer? pois não da para excluir?

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Geyse. Ótima pergunta! Existe a opção de continuar amiga da pessoa, mas não ver mais as postagens dela. Basta você entrar no perfil da pessoa, clicar em “seguindo” e depois clicar em “deixar de seguir”. ela não vai saber e você não precisa ficar se intoxicando com as postagens dela 😀

  • patricia diz:

    Paty,
    Estou firme e forte no DETOX.
    Realmente hoje já amanheci me sentindo bem mais disposta para a vida!
    2º Dia DETOX lá vamos nós!
    beijos!

  • Michelle diz:

    Olá, Paty!
    Eu confio muito nas pessoas que estão ao meu redor, isso é um defeito meu. Mas, quando vejo alguma atitude de mal caráter, sendo elas pessoas tóxicas, eu não consigo ficar perto da pessoa, sou educada, pois acho que todo mundo precisará de alguém um dia. Porém, a minha confiança vai embora e como resultado eu acabo não tendo amigas já que me afasto delas. Então, essa frase cabe a mim: minha melhor amiga é minha mãe.

    Um grande beijo!
    Sucesso, Deus é contigo.

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Michelle. Precisamos saber diferenciar pessoas tóxicas de pessoas imperfeitas. Todos nós somos imperfeitas, mas nem por isso somos tóxicas. O fato de não ter amigas não é um bom sinal, pois parece que vc afasta as pessoas por tudo o que julga ser errado. Considere que erros todos nós cometemos e cometeremos, então não busque perfeição nos outros, caso contrário vc vai ficar sempre sem amigas. Bjs!

  • Erica diz:

    Poxa, este post me ajudou muito, muitas vezes fico com dificuldade de afastar de pessoas que um dia me ajudaram, mas precisams ser racionais, né!

  • Fernanda diz:

    Oi Paty, firme aqui nos desafios, vigilância é mesmo necessário e detox em tudo que é ruim, as influências negativas.
    bjos

  • Karen diz:

    Muito forte

  • maria diz:

    Oi Paty! E quando o amigo é o marido?como agir!? Sei que já cometi muitas falhas por influência mas tenho feito de tudo para ñ cometer os mesmos erros.

    • Patrícia Lages diz:

      Tenha o comportamento que vc gostaria que ele tivesse e, quando menos esperar, ele estará te copiando!! Bjs

  • Zenaide diz:

    Olá paty,nossa que palavras mais produtivas,eu sempre caio no mesmo erro com certas amizades,e me dececiono se mostram uma coisa no começo depois acabam se revelendo.Por hoje não tenho ninguém faço de mim a própria amiga.Pois acabo me decepcionando com as pessoas.

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Zenaide. Vou te responder mais ou menos o que disse para a Michelle. O fato de não ter amigas não é um bom sinal, pois vc está colocando expectativas muito altas nas pessoas e isso não é ser amiga.Não busque perfeição nos outros, caso contrário vc vai ficar sempre sozinha e isso não é bom para vc. Não crie expectativas do que a outra pessoa pode fazer para vc e não queira ser tudo na vida dos outros. Amizade deve ser mantida com equilíbrio. Bjs

  • Adiusa diz:

    Patiii , cada dia melhor !!
    Eu já tive que cortar amizades que se encaixavam nos itens a cima, e sinceramente não me fizeram nenhuma falta !! 🙂
    Bjaooo

  • Vanessa diz:

    Oi Patricia ótimas palavras! Eu gostaria de saber se tem como você dar dicas de organização financeira a respeito de um planejamento de férias? Beijos Parabéns!!!

    • Patrícia Lages diz:

      Sugestão anotada!

  • Sandra Pontes diz:

    Olá! Foi maravilhoso este desafio….muito…. Muito…. Bacana!!! A respeito das amizades incrível…que Deus maravilhoso….até mesmo para refletirmos se nos não estamos sendo amizades ruins….a respeito do sal pesquisei o sal de himalaia com seus 88 nutrientes…bem diferente do sal branco comum….vale a pena a pesquisa.

  • Sula Laiane diz:

    Valeu as dicas! Não tem como não arrebentar.

  • lurdiane reis diz:

    Muito forte,e temos que vigiar…

  • Sónia diz:

    Ja tenho esse habito Paty e confirmo que o resultado e mesmo bom para a saude. recomendo a todas blindetes.

  • Gezane Santos de Almeida diz:

    Olá Paty, este ano mudei radicalmente minha vida e tirei algumas coisas e pessoas da minha vida! Não é fácil, mas estou vencendo!!! Bjs

  • Fátima Marajó diz:

    Olá Patricia, a orientação acerca dessa palavra veio em um momento em que precisava. Meu problema é com minha sogra. Ela faz quase tudo o que Deus diz nessa Palavra e muitas vezes em que ela vinha conversar comigo eu acabava me contaminando por receio de desagradá-la , depois reconhecia meu erro por estar desagradando a Deus. Hoje quando ela vem conversar comigo, falo de assuntos espirituais ou que não leve para o lado pessoal de ninguém ou então fico calada ou vou fazer algo fora de casa.
    É fogo. rsrsrs

  • vanessa diz:

    Amei o post que fique guardado na minha mente p sempre, vou diminuir no sal também 🙂

  • Elaine Santos diz:

    Excelente dica. Que o Senhor Jesus abençoe grandiosamente.

  • Luciene Maria diz:

    Oi Patrícia… eu tive uma terrível experiência com esse negócio de um má amizade… e me avisaram que aquela “amiga” iria me prejudicar lá na frente… Como de fato foi…fui para o fundo do poço… meu erro foi não dar ouvidos ao ALERTA que estava piscando, gritando para eu fazer um DETOX daquela amizade…mas não quis dar ouvidos!! Mas graças à Deus consegui me levantar novamente e começar uma nova vida! Estou dentro desses desafios, beijos!

  • Vilma diz:

    Deus é tão Bom que as pessoas que Me atrapalham na minha vida Ele mesmo dar um jeito de sumir c elas….rsrsrs…
    Respeito todos do meu convívio,mas,amizades só com quem respeita minha fé, passou disso aprovo literalmente essa frase: “Há Pessoas que Devemos Amar de Longe”!

    Amei essa frase(rsrsrs)

    Deus te Abençoe cada vez mais Patrícia.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: