Desafio Detox 5: tudo que começa bem…

…tem maior probabilidade de terminar bem! Por isso vamos começar nosso ano novo deixando tudo o que é tóxico para trás. Quem topa? 

2016Muitas pessoas não viam a hora de 2015 desaparecer do mapa, pois foi um ano difícil em diversos aspectos. Desemprego, inflação, dólar nas nuvens, muitos escândalos políticos, aumento da violência, enfim… Uma porção de coisas que pode intoxicar até a mais otimista das pessoas.

Porém, da mesma forma como 2015 nunca mais voltará ao nosso calendário, devemos decidir que aquilo que vem nos intoxicando também nunca mais voltará a nos atingir.

O que tenho visto muito nos últimos dias são pessoas descontentes com tudo e com nada e que vivem há tanto tempo de cara amarrada que já nem se lembram porque estão emburradas. Por isso, vamos eliminar as tristezas e a cara feia conferindo a mensagem de hoje.

Provérbio do dia

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” – Provérbios 4:23

Em algumas traduções, o trecho “guarde o seu coração” é substituído por “guarde os seus pensamentos”.

E a versão King James Atualizada diz:

“Acima de tudo o que se deve preservar, guarda o íntimo da razão, pois é da disposição do coração que depende toda a tua vida.”

Antes que alguém pense que a Bíblia está sendo alterada, devo dizer o seguinte: os idiomas são dinâmicos e, por isso, passam por diversas mudanças ao longo dos anos. Palavras novas vão sendo incorporadas e algumas antigas deixam de ser usadas. Há alguns anos, por exemplo, se usava a palavra “galanteio” quando um rapaz queria elogiar uma moça com o intuito de namorar com ela. Hoje em dia é paquera, xaveco ou até “dar em cima”. E antes ainda do galanteio se dizia “fazer a corte”, já imaginou usarmos essas palavras nos dias de hoje? Vão achar que estamos malucas!

Por isso, a Bíblia vem sendo atualizada de acordo com a modernização do nosso idioma e de forma que venhamos compreender melhor o sentido das palavras. Comparando as traduções, vemos que o sentido desse provérbio é que tenhamos bons pensamentos, pois nossa vida depende do que pensamos. O nosso coração perde a disposição e o ânimo de fazer as coisas quando nossos pensamentos são ruins, por isso, devemos cultivar bons pensamentos.

Toda vez que um mal pensamento vier à sua cabeça, não permita que ele se instale. É impossível não pensarmos em coisas ruins, isso nunca vai acontecer, mas é totalmente possível não aceitarmos e enxotá-los da nossa mente. E esse é o desafio da semana: vasculhe a sua mente e veja se não está tendo maus pensamentos em relação a familiares, colegas de trabalho, amigos e, principalmente, em relação a você mesma. Detectado o mau pensamento, jogue-o fora, assim você estará muito mais bem preparada para um 2016 incrível!

 

feliz

Desafio da Saúde

Continuando nesse mesmo pensamento, vou destacar mais 2 provérbios, 15:13 e 17:22, respectivamente:

“A alegria embeleza o rosto, mas a tristeza deixa a pessoa abatida.”

“A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos.”

Esta é uma versão atualizada destas 2 passagens, mostrando o quanto é importante não deixarmos pensamentos de tristeza invadirem a nossa mente. Podemos deixar nossa aparência ruim e até ficarmos doentes se cultivarmos esse sentimento dentro de nós.

Tanto a alegria quanto a tristeza são como plantinhas, a que mais você cultivar, mais vai brotar. Por isso, veio um pensamento ruim? Não dê confiança, não o cultive, não o deixe crescer. Corte-o pela raiz e livre sua mente e corpo dos males da tristeza. 😀

Lembrando dos desafios anteriores:

Amanhã é o primeiro final de semana do ano, então, que tal escolher coisas bacanas para fazer? Comece já a programar seu “finde” e aproveite!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • Cidália diz:

    Bom dia Patty,
    e desde já peço a Deus que lhe conceda um novo ano maravilhoso e que você continue a se deixar ser usada por Ele para continuar a nos abençoar a cada dia…

    Vamos sim plantar Alegria parque ” O melhor está por vir ” ,e já podemos ter a alegria de nos preparar para receber.
    Gostei muito da versāo Biblica actualisada ,obrigada.

    Receba um abraço de suas Blindettes daqui da Tunisia et Un Grand Merci de todos nós

    • Patrícia Lages diz:

      Obrigada, querida! Que seu 2016 seja o ano da excelência e que inclua outra visitinha ao Brasil! Beijos s vc e a todas as blindetes e blindados!

  • Cecília Rodrigues diz:

    Oi ,esse texto tem tudo a ver comigo pois passo um período ruim de doença na família e parente mentiroso. Difícil pensar só coisas boas. Obrigada!

  • Rita diz:

    Feliz Ano Novo …

  • Sandra Pontes diz:

    Bom dia! Patricia, que palavra MARAVILHOSA, e isto mesmo TA LIGADO…não apenas começarmos o ano c alwgrua, mas procurarmos ficar alegres o ano todo….obrigada!! Que o Espírito Santo continue te usando muito amiga. Bjs

  • Regiane Araújo diz:

    Muito legal este post! Não deixar os maus pensamentos se alojar em em nosso coração. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida”.

  • Vanessa diz:

    Patrícia parabéns pelas palavras!!! Vou seguir a risca teus conselhos…. Eu ainda contribuiria com uma recado. A pessoa que tiver dificuldade de sair dos pensamentos ruins sobre si e sobre a vida melhor procurar ajuda terapêutica…. Patricia muito obrigada pelas tuas contribuições diariamente….Feliz 2016!!!!

  • vanessa diz:

    Show,estou amando as dicas 🙂

  • Sara diz:

    Excelentes conselhos para iniciar o ano de 2016 com muita sabedoria! Porque é o que precisamos para enfrentar os desafios desse ano que se inicia, sabedoria e disposição com muita alegria independente das circunstâncias. Gostei muito da explicação a respeito dessas traduções da Bíblia, porque eu realmente ficava na dúvida é não entendia bem, mais a sua explicação faz todo o sentido. Feliz ano novo Paty!

  • Gertrude Cardoso diz:

    Concordo com tudo, nada melhor do que começar o primeiro dia do ano fazendo um detox dos pensamentos que não nós fazem bem. Beijos…

  • Alice diz:

    Boa noite,eu resolvi perdoar financeiramente pessoas que estavam me devendo,costurei fiado.Entao,toda vez que passava por aperto me lembrava das pessoas,e percebi que isso faz muito mal.Na vigilia da virada,falei o nome de cada uma para Deus abensoar a vida delas,olha,me lembrei de muita gente,me surpreendi,que vergonha,agora e novidade de vida.,bjinho e obrigada pela ajuda.

    • Patrícia Lages diz:

      Que ótimo vc ter se livrado desse peso. Vida nova!

  • Ana Paula Vianna de Aguiar diz:

    Um novo ano maravilhoso pra você. Que Deus te abençoe e continue te dando sabedoria pra continuar esse trabalho que ajuda a tanta gente. Só tenho a agradecer. As coisas que você escreve já trouxeram grandes mudanças pra minha vida.

  • Angelica diz:

    Boa tarde Paty,obrigada por nos ajudar tanto.
    Quanto ao detox de hoje,a muitos anos tento me livra dos pensamentos ruins,pessimistas e tristes sobre mim e minha vida,Deus esta me ajudando mais ainda é difícil e em muitos momentos fico abatida e triste. Não sei como fazer pra lidar com isso, pois isso me paralisa.

  • Silvana diz:

    Eu estou me sentido muito bem com suas postagem, ela é simples de entender. Sempre tive dificuldades em ler algo e não conseguir entender direito.

  • Mãe Consumista diz:

    Isso mesmo Patrícia. Tchau tristeza, o ano novo chegou lindo. Um feliz ano novo minha querida. Beijos.

  • Jarlenys Dias-Portugal diz:

    Olá, Paty! Que saudades de te acompanhar. Fazia 1 mês que não comentava.
    Bom, tenho reparado quando mais fico triste, mais sinto velha e feia. Tenho dificuldades de guardar o meu coração de sentimentos. Reparei ontem no trabalho, o meu rosto está um horror de imperfeições, pelinhos encravados. É porquê? Por causa dos maus pensamentos. Como estou no Rush, não posso ter cara amarrada. Infelizmente, falhei hoje na Igreja.
    Aff! Fiquei revoltada e mudei semblante do rosto mesmo não sentindo vontade de sorrir mas sorri de forma espontânea. Ahaha
    Estou escrever esses trechos no meu caderno diário Espiritual para me ajudar não esquecer o que li e assim posso saber vencer todas limitações.

    Beijinhos blindados e que Paty tenha 1 ano abençoado em Nome do Senhor Jesus Cristo.

  • Vilma diz:

    Perfeita as dicas.
    Principalmente os desafios de saúde.
    Ameiiii….
    Bjs!!!
    E que venha 2016
    ………..

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: