Desafio Detox 6 – “Seja ativo enquanto espera”

A frase é de Thomas Edison, o famoso inventor da lâmpada e autor de outras frases tão geniais quanto esta. Como aprender a viver esse tipo de frase e não só colar no mural do Facebook? 

Fotos-e-invenções-de-Thomas-Edison

A frase completa de Thomas Edison diz:

“Tudo vem para aquele que é ativo enquanto espera”.

O grande inventor sabia que não bastava ser genial, era preciso agir. Também é dele a frase “O gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração”. Acho que esse foi o verdadeiro “gênio da lâmpada”! Rs…rs…

O brasileiro, por uma questão cultural, está sempre esperando algo acontecer: espera alguém lhe dar uma chance, espera alguém descobrir seu talento, espera alguém lhe indicar para preencher uma vaga de emprego ou acha que tudo vai mudar somente quando ganhar na Mega Sena. E, enquanto isso, ele espera. Pior: enquanto espera não faz nada além de esperar…

Ser ativo enquanto espera é fazer aquilo que você pode para tornar possível aquilo que você quer. Enquanto o que você espera não chega, trabalhe para fazer chegar. Veja o provérbio do dia:

“Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ela não tem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta seu alimento.” – Provérbios 6:6-8

A formiga sabe que o inverno vai chegar, por isso, enquanto espera por ele, ela se prepara para não passar necessidade. E isso sem ter quem a mande trabalhar, quem cobre resultados de seu trabalho ou a ameace, caso ela não cumpra suas tarefas. Ela não precisa de um chefe exigindo que execute aquilo que a preguiça não quer permitir que seja feito. Ela simplesmente faz o que tem que ser feito. Ponto final. Ah, se nós fôssemos assim!

Imagine se, nos anos anteriores, você tivesse deixado a preguiça de lado e tivesse feito o que deveria ter feito? Onde você estaria hoje: no mesmo lugar ou mais próxima de onde quer chegar? É época de pararmos de perder tempo – principalmente de perder tempo olhando para o que deveríamos ter feito e não fizemos. É momento de olhar para frente e não repetir os erros do passado e é aí que entra o….

Desafio da atitude

  • Se você está desempregada, vá em busca de emprego enquanto espera aparecer algum;
  • Se precisa estudar, comece agora mesmo enquanto espera poder pagar aquele curso caro. Comecei a falar espanhol com um curso que vinha de brinde no jornal de domingo;
  • Se precisa reformar a casa, arrume-a hoje da melhor forma possível enquanto espera ter dinheiro para a reforma;
  • Se precisa fazer algo que no momento não é possível, faça o que é possível enquanto espera ter condições.

Desafio da saúde

IMG_4014

Nesse mesmo pensamento vamos cuidar da nossa saúde e fazer o que é possível, ainda que não seja o que gostaríamos. Enquanto você não pode pagar aquela academia cheia de equipamentos que prometem milagres, você pode caminhar. Seja pelo seu bairro ou em um parque público, caminhar ainda é de graça!

Enquanto a clínica onde faço pilates está em recesso, eu espero reabrir caminhando no parque. Tem gente que diz que eu não preciso fazer dieta porque não sou gorda e que não preciso de exercícios físicos pelo mesmo motivo. Primeiro: se eu comesse tudo o que me aparece pela frente eu seria enorme, afinal não sou um robô programado para manter o mesmo peso ano após ano (lembra-se que eu ainda uso algumas roupas compradas há mais de 10 anos?). Segundo: exercício físico não existe só para emagrecer.

Se eu quero estar em boa forma futuramente, tenho que me preparar hoje, lembra da formiga? Se não parece que estou prestes a completar 44 anos – como dizem – não é por sorte, mas porque procuro me cuidar, a exemplo das dicas dos desafios anteriores:

E você: o que pode fazer hoje enquanto espera o que deseja?

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • Cidalia -Tunisia( Africa do Norte) diz:

    Oh Patty vai rir , comecei à dois dias a pesquisar vestidos especiais para um dia especial…que pela minha Fé também será celebrado num Lugar muito especial!!!
    É o ano do recomeço para mim e há muitas coisas a antecipar enquanto espero por… Você sabe rssss
    Beijinho

    • Patrícia Lages diz:

      Não vou rir de heito nenhum, afinal sei muito bem que o que Cidália determina acontece!! Rs…rs…

  • eduarda da graca diz:

    bom quanto a isso eu percebi e heid ver melhor o que tenho que fazer. mas tem algo que me deixa meio triste, o meu sonho ė ser uma grande cantora e ao mesmo tempo tenho uma pessima voz. fiz sacrificio pedindo a Deus que realizesse o meu sonho e ate agora nada. posso dizer que estou a espera de ver o meu sonho se tornar em realidade. ha nessecidade da de eu fazer alguma coisa? oque? se o meu sonho depende da resposta de Deus. por favor me ajude.

    • Patrícia Lages diz:

      Olá, Eduarda! Eu creio que vc deve usar sua fé aliada à sua inteligência. Nem tudo o que queremos vai acontecer e temos que saber que os planos de Deus são diferentes dos nossos. Vc disse a Deus o que quer, mas será que já perguntou o que Ele quer pra vc?

  • Jéssica diz:

    Fiz meu orçamento anual antevendo as despesas sazonais!

  • Patricia diz:

    Que linda! Parabéns pelos anos bem vividos!

  • Patricia diz:

    Eu espero a resposta de uns currículos que enviei para ser contratada na minha área aqui na Noruega.

    Enquanto isso, eu acordo cedo, como se tivesse acordando pra ir pro trabalho. Trabalho em casa, estudo, aprendo sobre a cultura norueguesa, e me atualizo com textos e video-aulas na internet sobre minha profissão.

    Tenho fé que minha hora vai chegar!

    Também sou muito tocada pela música “While I’m Waiting” de John Waller.

    • Cidalia- Tunisia diz:

      Com sua permissāo gostaria de dár uma dica à Patricia .Enquanto espéra resposta de seus currículos seria bom se apresentar,ligar para saber …. Patricia eu recebo muitos currículos de pessoas procurando trabalho , mas todos aqueles ´que estāo sempre batendo à porta’ e ligando sāo sempre esses que preoriso para as entrevistas.
      Espero que dei-a tudo certo para si .

  • Sandra Pontes diz:

    Sempre começo meu comentário com Muito bacana! Porque realmente o é….. Vamos caminhar…. Algo que tenho adiado a muito tempo….e que Deus tem me cobrado muito….então vamos ouvir a voz do nosso Deus….grande beijo Patricia

  • S. Cristina diz:

    Olá Patrícia,
    Comecei recentemente ledo seu blog e estou aprendendo muito.
    Reconheço que preciso mudar muita coisa que fui deixando para depois ao longo dos anos em minha vida mas estou determinada a mudar nesse novo ano, principalmente na minha vida espiritual.
    Tem áreas de vida que consigo fazer como falado o post mas em outras por falta de organização e disciplina e organização ainda não.
    Mas Deus é tão maravilhoso que me abençou com um trabalho na minha área em que forçosamente terei de me tornar disciplinada e organizada.
    Para o bem principalmente da minha alma. Pois resolverá parte dos problemas financeiros mas principalmente vida espiritual.
    Um forte abraço.

  • Sula Laiane diz:

    Olá, Paty! Seguindo esse pensamento, enquanto não tenho grana para pagar os cursos que desejo fazer, estou assistindo aulas online e estudando por materiais que ganhei. Desse modo, me preparo para já estar um nível a frente quando a oportunidade de pagar os cursos chegar.

  • Larissa diz:

    44? Q isso Paty?! Achava q vc ainda ia chegar nos 40. Sei la tipo uns 37, 38. Vc tá muito bem. 😀 E serve de exemplo pra mim, que to com 26, pq vc é uma mulher real, digo isso pois vc não é uma celebridade q vive o dia inteiro na academia e fazendo tratamentos estéticos, vc vive o dia-a-dia como a maioria das mulheres desse país e mostra q é possível ter uma qualidade de vida profissional e financeira sem perder o equilíbrio nas outras áreas. Bjão!

    • Patrícia Lages diz:

      Tratamento estético zero!! Kkkkk

  • Nadja Surianny diz:

    Olá Paty,todos os dias dou uma passadinha aqui no blog,cada dia aprendo algo que preciso mudar.Tem sido muito proveitoso,pois estou revendo minhas atitudes.

  • Flávia Priscila diz:

    Nossa, você estar ótima pela sua idade, não que eu te acho velha, mas sim por estar aparentando bem mais nova em comparação a muitas mulheres da sua idade. Feliz ano novo, que tudo que você deseja se realize. Obrigada por escrever, seus textos são de grande utilidade para nós, renova nossa perspectiva de vida, transforma nossas atitudes, forma de ver e viver a vida. Obrigada! Beijos!

  • Sara diz:

    Parabéns Paty, não aparenta ter a idade que tem, e sim aparenta ser mais nova! Lendo esse texto só me faz ver que estou no caminho certo! Tenho colocado isso em pratica, em fazer coisas que eu só ficava procrastinando no ano de 2015 ou fazendo “pelas metades” e já comecei colocando em pratica nesse ano! Não tem sensação melhor do que vc saber que está fazendo o que tem que ser feito, sensação de que vc está cumprindo o seu papel, mesmo que ainda esteja longe dos seus objetivos, mais o começo já é um step pra alcança-lo! Estou amando seus textos dentro do propósito do Jejum de Daniel, cada dica é conselho tem me ajudado muito! Bjsss

  • Alice diz:

    Meu Deus !! Estou surpresa…Nunca imaginaria essa idade!!Esta simplesmente linda!Ja estou nos desafios ,vou continuar a te seguir ,pois preciso me organizar e aprender a planejar meus próximos anos..Parabéns!!Ah ,vou ler seu livro..mil beijinhos…

  • Naiana diz:

    Acompanhando os desafios! Tem me ajudado muito!!! estou tentando me organizar financeiramente e em tudo! Eu era muito desorganizada, meu marido tbm… estamos nos erguendo e seu blog e livro estao na lista de favoritos me ajudando nesta meta.Obg por tudo.

  • Emanuelle diz:

    Muito bom !!!!Esse post de hoje me alertou pois esse ano quero muito desenvolver o trabalhado na parte de manicure e pedicure pois faço a minha e de algumas pessoas que gostão muito quero investir ….e fazer uma viagem para o nordeste ,estarei me preparando pra isso …como aproveitar da melhor forma e me preparar financeiramente .

  • Vilma diz:

    É isso aí…
    Sou autónoma e não tenho do que reclamar da minha profissão, graças a Deus.
    Preciso ir atrás do meu sonho de consumo:
    Curso de inglês. Esperando condições, mas,chega!!!!
    Vou procurar um básico, já é um bom Começo.
    Obrigada!
    Por isso que falo:
    Vc é a MULHER…. Rsrsrs
    Bjssss….

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: