Desafio Detox 3º dia: Planejamento para 2016

Tem gente que está tão desiludida em esperar por um ano melhor que já nem planeja mais. Será que vale a pena planejar ou é melhor deixar a vida seguir seu curso? Confira o post de hoje!

planos_ano_novo

Talvez você tenha chegado ao fim de 2015 sem ter realizado quase nada do que planejou em 2014. Com isso, você fica meio descrente se deve ou não voltar a planejar para 2016… Vai que você planeja, planeja e não dá em nada?

Mas veja o que diz o Provérbio do dia:

“Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria.” Provérbios 21:05

Assim, vemos que devemos planejar se queremos prosperar. Veja o que você deve ter em mente no momento de preparar seu planejamento:

 

  • Defina de forma realista o que quer – não queira comprar uma casa no ano que vem se você está atolada em dívidas no momento. Um passo de cada vez: primeiro planeje como colocar suas contas em dia, depois pense em voar mais alto, caso contrário você terminará mais um ano frustrada;
  • Mantenha o foco – se você quer reformar a casa há anos e nunca realiza esse desejo, talvez seja porque passa outras coisas na frente, como comprar mais roupas do que já tem e depois deixá-las encostadas. Seja constante e firme na execução de seus planos;
  • Não desanime diante das dificuldades – pode ser que você já estava trabalhando para realizar seus planos, mas as coisas foram embolando, ficando difíceis e exigindo de você muito mais do que imaginava. São tantas as dificuldades que dá vontade de mudar de planos na hora. Porém, mais uma vez devo dizer: só quem vence as dificuldades é que conquista seus sonhos.

Todos os anos eu planejo melhorar em 5 áreas da minha vida:

  1. Espiritual
  2. Casamento
  3. Familiar
  4. Saúde
  5. Finanças

Defino uma meta para cada área e foco até conseguir. Por exemplo, na área da saúde planejei fazer atividade física pelo menos 2 vezes por semana em 2015. Eu não estava fazendo nenhuma atividade física, mas não prometi que iria levantar todo dia às 6h da manhã para correr no Parque do Ibirapuera, afinal, eu sabia que não iria conseguir manter isso por muito tempo. Então, coloquei uma meta possível de realizar e deu certo.

Isso não quer dizer que tudo saiu como previ, nada disso. Nós que vivemos com a vida entregue a Deus, sabemos que Ele é quem dá o rumo que devemos seguir. Mesmo assim, devemos ter planos e estratégias para alcança-los, assim como

Desafio da atitude

Pegue um papel ou abra um arquivo no computador e anote quais são as metas que você quer atingir no ano que vem e o que vai fazer para conquista-las.

Desafio da saúde

No Desafio nº 1 nós começamos a beber mais água e no de ontem, a diminuir o sal. Que tal hoje começarmos a diminuir o açúcar? Convido você a abandonar 100% dos refrigerantes nos próximos 20 dias (é desafio, lembra?). Aboli os refrigerantes da minha vida há 6 anos e todo os resultados foram positivos.

images.do

Um estudo das pesquisadoras Flávia Micali e Rosa Wanda Garcia, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, afirma o seguinte:

Se uma pessoa tomar 2 latas de refrigerante todos os dias, ao longo de 1 ano, isso equivale ao consumo de 22 kg de açúcar.

Você tinha noção disso?? :O

Também procure diminuir (ou eliminar) o consumo de sucos de caixinha, pois eles são uma farsa. Assista esse vídeo o IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor e repense o que bebe.

Esforce-se, pois é o seu corpo, o lugar onde você habita.

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • Jéssica diz:

    Ai, Paty, e quando há diversas necessidades se arrastando ao longo de anos! Como é difícil priorizar! Desculpa, desabafei..
    Enfim, aí temos que usar ainda mais essa massinha cinzenta e pedir o auxílio dEle!

  • Jéssica diz:

    Ai, Paty, e quando há diversas necessidades se arrastando ao longo de anos! Como é difícil priorizar! Desculpa, desabafei..

    Enfim, aí temos que usar ainda mais essa massinha cinzenta e pedir o auxílio dEle!

    • Patrícia Lages diz:

      É difícil sim, Jéssica! Mas se não priorizamos fica ainda mais difícil. Você vai conseguir se estiver empenhada para isso, vai dar tudo certo! 😀

  • Daniele Antonio diz:

    Bom dia Patricia. Não estou no jejum de Daniel, mas estou amando os posts detox.

  • Sheila Macena diz:

    Gostei muito do post de hoje, vou planejar de forma consciente e realista, e sobre o desafio da saúde estou socializando com colegas de trabalho e com meus familiares porque o vídeo foi muito esclarecedor.

  • korina diz:

    bom dia dona Patricia tem sido muito bom os seus posts neste jejum de Daniel,porque já estava nesta fé de planejar e focar coisas para 2016 conquistar e suas dicas tem feito com que eu comece por um rumo certo.Hoje mesmo já estarei dando o primeiro passo para me organizar com o pagamento das dívidas.Sei que sem foco e determinação não alcançamos nada.Desafios da saúde já bebo água com frequência,o que para mim é a melhor bebida do mundo,consumo pouco sal e passo isto para minha família,o refrigerante não bebo com constância,mais vou ficar os 20 dias sem ele,já que festa de fim de ano tem bastante desta bebida.Vamos em frente.Obrigada por seus consehlos.Beijos.

  • Raquel diz:

    Como é bom meditar na palavra do Senhor! No desafio de hoje resolvi ler o capítulo todo do versículo proposto e quando li o versículo 20 ficou mais clara ainda ideia de planejamento que o Senhor deseja pra nós! Se precaver para os momentos escassos, não gastar tudo que tem…” Na casa do sábio e azeite armazenados, mas o tolo devora tudo o que pode”. Não há livro que se compare à Bíblia! !! Bom dia!

  • Thaiz Rocha diz:

    Ano retrasado devido a má alimentação tive uma úlcera no esôfago. Uma das recomendações do meu medico foi parar com refrigerante! Faz quase um ano que não compro refrigerante (graças a Deus), a solução foi comprar aquelas polpas congeladas e frutas. Da mais trabalho? Sim, porém é um benefício de curto, médio e longo prazo 🙂 Vamos lá blindetes, 0% de refrigerante em 2016 rsrs.

  • Adriana Oliveira diz:

    Obrigada Patricia por nos orientar em como descrever em um papel metas para o próximo é que ás vezes ouvimos que temos que fazer mas com o exemplo que você deu é mais fácil de entendermos para não nos frustarmos com projetos que absurdamente fazemos com o da compra de uma casa mas com dívidas para serem quitadas ou o exemplo do execício, você foi muito clara e é isso que faz do seu Blog um sucesso e um instrumento usado por Deus para os orientar, foi por esse motivo que gostei da IURD pois a linguagem do Bispo Macedo e dos pastores era a linguagem do povo, claro, transparente, sem pompas ou palavras difíceis de serem compreendidas e hoje faço parte desta família Universal.
    Bjs!!!

    • Adriana Oliveira diz:

      *próximo ano*

  • Letícia diz:

    Bom dia Paty! Muito valiosas as dicas de hoje também. E ao que se refere ao refrigerante, foi direto pra mim, pois estou a algum tempo nessa luta, tentando abandonar o refri. Em 2015 consegui passar 4 meses sem ele, mas ultimamente estava tomando de novo. Vou abrir mão durante o período do Jejum. Obrigada pela apoio de sempre! Deus te abençoe cada dia mais! Um beijo

  • Luiza Cesar diz:

    Pasmei com os sucos de caixinha! O.O
    Tem quase nada de fruta!!!!
    Já sabia que eles eram ricos em açúcar, mas 17 vezes mais açúcar que fruta…
    Detox neles!

  • Sandra Pontes diz:

    Muito bacana Patricia, a do refrigerante eu consegui este ano de 2015…..agora da academia este e o desafio…gde beijo e muito obrigada! Que o nosso Deus continue te iluminando para nos dar a direção.

  • MONICA diz:

    Olha…isso muda a vida de uma pessoa…eu estava tão perdida por não saber como começar a mudar minha vida financeira e cada dia ia ficando mais atolada em dividas, não sabia administrar meu dinheiro e perdia o foco rápido. Já estava no desespero quando comecei a ler os posts. Comprei os livros,e comecei a ficar mais centrada e com esperança de que é possível se reorganizar, e isso reflete em todas as áreas da minha vida. Obrigada por deixar Deus te usar dessa maneira Paty.

    • Patrícia Lages diz:

      Fico muito feliz com seu depoimento, Monica. 😀

  • Mônica Cristina Resuto diz:

    dna Patrícia, já tinha abolido o redrigerante agora vou abolir esses sucos..

  • Vanessa diz:

    Patricia excelentes palavras. Eu coloquei a meta de perder 15kg para minha formatura em agosto…quero perder de forma saudável com acompanhamento nutricional… Obrigada por alegrar meu dia!!! Desde quando li teus livros da Bolsa Blindada minha vida melhorou… Agora quero o da Virada Financeira…beijos

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Vanessa. Ótima meta, ainda mais porque você quer fazer isso da forma correta e não da noite para o dia. Vá se fotografando para ver a diferença de um mês para o outro, vc vai se surpreender!

  • jaqueline carvalho diz:

    Confesso que este ano de 2015 eu quase que não fazia os meus planejamento que faço ha muitos anos,porém fiz assim mesmo.Eu ainda não abri a minh cartinha pq sempre abro em janeiro e já faço outra carta e guardo no envelope.Mais duas grandes coisa eu já sei que conquistei e já ganhei meu ano,que foi sair da casa da sogra e voltar ter a minha casinha e entrar no Godllywood.Então mesmo que eu abra a minha cartinha e não tenha conseguido as outras metas,estou mais que satisfeita com o que o Senhor fez esse ano na minha vida.

    • Patrícia Lages diz:

      Duas grandes conquistas, Jaqueline. Parabéns! Só tem uma coisa que vc não está fazendo da melhor maneira que é guardar o seu planejamento e abrir um ano depois como se fosse uma surpresa do tipo “deixa eu ver se, POR ACASO, consegui alcançar o que projetei”. Planejar não é assim. A melhor forma é vc ter os seus planos o mais à vista possível e faze-los saírem do papel dia a dia. Procure fazer isso esse ano e vc vai crescer muito mais. Bjs!

  • lurdiane reis diz:

    Dona Patricia eu li o primeiro bolsa blindada e adorei coloquei em pratica o que eu queria fazer e deu certo consegui fazer uma puxada era um sonho.agora vou focar pagar as dívidas… Tenho certeza que vai arrebentar..tô lendo o 2 bolsa blindada e aprendir que temos que ter Foco…me ajudou bastante abriu meus olhos..

  • Elisangela diz:

    Paty ( olha a intimidade rsrs)

    Eu amo o seu blog mais que chocolate…..
    E vc ainda me vem presentear com comentários sobre provérbios que é um livro que amo e ja li 3 vezes este ano rsrsrs um capitulo por dia pra ver se melhoro como pessoa,cristã,esposa,amiga e gestora financeira kkkk com o auxilo dos seus livros e blog…..Muito obrigada por deixar Deus te usar……….. E falando em planejar rsrsrs eu planejei comprar a agenda Godllywood no dia 28/12 pois estaria me educando financeira mente kkk e não tumultuando meu Janeiro….. a agenda esgotou rsrsrsrs fiquei tão assim assim kkkkkk……….. Mas como provérbios diz q O homem faz planos mas a resposta certa vem de Deus rsrsrs vou aguardar ansiosamente me avisarem que ja esta disponível rsrsrsrs……..
    Eu ja tive vaira agendas mas acabo não usando no decorrer do ano rsrs…. Este ano comprei uma pequena de 3 reais pra eu entrar na diciplina de planejar e ate mesmo me organizar e graças a Deus eu consegui usar o ano todo e me ajudou muito por isso acho que mereço ( por ter me disciplinado a usar agenda) e quero muito continuar com esse habito de organizar e planejar ( sabendo que Deus pode interferir no meu planejamento 🙂 )

    P.S Pede a Cris pra mandar fazer mais agenda com urgência kkkkkkkkkkkk

    • Patrícia Lages diz:

      Tomara que reponham logo, pois a agenda é linda!!!!! Beijos

  • jaqueline carvalho diz:

    E verdade Paty,esse ano eu tenho aprendido que os planos tem que ficar bem há vista mesmo e assim não esqueceremos das metas o ano todo.Obrigada por ter me lembrado!
    Adeus envelopes que me acompanham por muitos anos.

  • Patricia diz:

    Simplismente otimo!! Deus te abençoe cada dia mais.

  • jaqueline carvalho diz:

    Paty eu sempre aprendo muito com vc,quero te agradecer também por esse ano que levei muitos puxões de orelha seus e evolui muito com eles.Mudar doe mas vale a pena!

  • Fátima Marajó diz:

    Olá Patricia, deixei de beber refrigerantes há alguns anos. Comecei a tomar mais sucos e meu maior desafio é tomar mais água e praticar alguma atividade física, pois comecei a praticar atividades física na adolescência e estou sedentária há 03 anos. É uma vergonha para mim.
    Seu post me alertou para planejar e também pôr em prática minhas metas para 2016.
    Um abraço e obrigada.

  • adriana diz:

    Oi paty, já li seus livros e fui a palestra sua em canoas. -RS sempre me interessei por planejamento financeiro. .adorei seu blog e os livros .esse ano minha meta é aprender inglês, quero conhecer outro idioma e meu sonho viajar para nova York ., parabéns pelo seu trabalho e sucesso sempre…obrigada…

  • korina diz:

    Oi dona Patrícia seguindo as orientações de hoje já fui ao banco e consegui acertar uma das minhas muitas dívidas.E para os próximos meses me organizarei para este ano em nome de Jesus,até a metade de 2016 já estar com meu nome limpo totalmente.Grande abraço!!

  • Patricia diz:

    Farei pra já o planejamento das 5!

    Obrigada por nos inspirar tanto. 🙂

  • Alexandra diz:

    Olá! ! Patrícia nesse ano consegui financiar o meu apartamento, e consegui sair do aluguel, e consegui depois de anos sair do sedentarismo. Pra 2016 quero reorganizar minhas finanças e começar a poupar dinheiro.
    E começar a ler o livro Virada Financeira

    • Patrícia Lages diz:

      Arrasou geral!!!

  • Taysa diz:

    ótimas dicas vou rumo a 2016 ,de forma responsável e inteligente.Fazem 10 anos que não tomo refrigerante foi a melhor coisa que eu fiz na vida .

  • Emanuelle diz:

    Ao longo desse ano tentei abolir o refri mas não deixe de consumir apesar de não ligar muito pra eles eu não compro mas meu marido adora e meu filho ta viciado em refri e como compramos essas caixas de sucos achando estar comprando o melhor ..muito bom esse post estou determinada a esse ano abolir o refri e as caixas de sucos de meu filho !!!obrigada algo que não esperei vir o ano que vem pra começar foi fazer uma atividade ,passei a caminhar esta sendo maravilhoso.

  • Keila Ramoni diz:

    Amei esse post sobre o planejamento e já anotei e segurei. Pois quero ter uma ano transformador e enriquecedor.

  • Marina Saldanha Rodrigues diz:

    Oi Patty, posso substituir o suco em pó por poupa de fruta.

  • Vilma diz:

    Tracei metas para 2015 e deu certo!
    Primeiro agradeço a Deus
    Depois a seus posts Patrícia.
    Não consegui cumprir todos,mas,uma casa construí e tirei minha habilitação de carro e moto. Simmm “uma” casa…pq quero construir várias pra alugar.(rsrs)
    E comprei um terreno.
    E quitei nosso carro…
    Ufaaaa….até q fiz bastante coisa. Pra quem entrava o ano apenas com sonhos.(rsrs)
    …mas,com seus livros,acompanhando o seu blog me firmei num foco e pôs em prática e graças a Deus,deu certo.

    Obrigada….muito obrigada!
    E vamos seguir em frente com esse mesmo foco e com um cuidado maior com Nossa saúde.
    Bjsssss….

    • Patrícia Lages diz:

      Fez muita coisa mesmo, parabéns!!

  • Elainy diz:

    Sempre acompanho os posts sobre o Detox, mas esse, principalmente o vídeo sobre os líquidos que ingerimos, chamou muito a minha atenção!

  • Nilce diz:

    Gostei da dicas para as metas do ano. Vou pensar e trabalhar p se realizarem. E os sucos e refrigerantes? Detox neles!!!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: