Desafio Detox 7: Síndrome de fim de férias

O final das férias se aproxima para muitos trazendo consigo um sentimento de peso e até um mal estar físico em muitas pessoas. Mas por que isso acontece?

Fim-das-férias

Amanhã teremos o primeiro dia útil do ano e muita gente voltará às suas atividades. Até aí, nada de novo. Mas o que dizer daquele sentimento ruim – que também não é novo – ao saber que amanhã haverá expediente normal? Para muitos não se trata apenas de uma sensação, mas de sintomas físicos que acabam até estragando seu domingo.

O SMA-BR (International Stress Management Association no Brasil), afirma que as pessoas que trabalham sem motivação são muito mais vulneráveis à essa “síndrome pós-férias” ou até mesmo a “síndrome de domingo à noite”. Veja o resultado de uma pesquisa feita pela associação com pessoas que sofrem desse mal:

  • 93% estão insatisfeitos profissionalmente;
  • 86% não vêem possibilidade de promoção ou aperfeiçoamento profissional;
  • 71% acreditam que o ambiente não é amigável  ou confiável;
  • 49% enfrentam conflitos com colegas de trabalho.

Os sintomas podem ser físicos e emocionais:

Sintomas físicos – dores musculares e de cabeça, cansaço, insônia e  problemas gastrointestinais.

Sintomas emocionais – angústia, ansiedade, culpa e raiva.

Esses dados nos levam ao Provérbio do dia:

“A bênção do Senhor traz riquezas e não inclui dor alguma*” – Provérbios 10:22

*ou “não traz desgosto”

Se você tem sofrido com esse mal é porque não está vendo o seu trabalho como uma bênção, mas sim como um peso. Nenhum trabalho ou empresa são perfeitos e mesmo que não seja o que você desejou para si, não há motivos para se sentir assim. Se o seu trabalho está tão insuportável, em vez de se entregar a esses sentimentos, faça algo para mudar essa situação.

Desafio da atitude

sorriso

Se a única saída que você vê é deixar a empresa, que tal começar a procurar outra colocação? Mas se você acredita que um pouco de boa vontade de sua parte pode melhorar as coisas, que tal se empenhar mais? Não dependa que algo aconteça para que essa situação mude, pois trata-se da sua vida e você é a única pessoa que pode vivê-la.

Talvez você faça as coisas de má vontade, não dê o seu melhor ou não se esforce para se dar bem com seus colegas de trabalho e, por isso, o clima chegou onde chegou. Mas é possível mudar e só depende de você. Nada como aproveitar esse retorno para decidir agir de forma diferente!

Desafio da saúde

Pode ser que, como muita gente, você tenha exagerado um pouco na comida durante as festas, então, que tal fazer um detox extra? Já falamos anteriormente sobre o benefício das águas saborizadas (clique aqui para ver), então o que acha de aproveitar para preparar a sua e levar ao trabalho amanhã? Que tal reutilizar um vidro de azeitonas ou palmito (ou qualquer outro largo e com tampa) e preparar uma destas receitas?

pepino_água

Água saborizada com pepino e hortelã

Para 1 litro de água filtrada acrescente 1/3 de pepino japonês cortado em fatias e folhas de hortelã.

É só colocar na água, tampar e levar à geladeira.

A hortelã tem propriedades calmantes e digestivas, além de depurar o sangue. Você pode levar mais rodelas de pepino e folhas de hortelã em um pote hermético e fazer mais uma receita, pois o ideal seria tomar 2 litros por dia.

 

melanciaÁgua saborizada com melancia e hortelã

Para 1 litro de água filtrada coloque 1 1/2 xícara de cubos de melancia e folhas de hortelã.

A melancia ajuda o corpo a eliminar toxinas, pois contém um componente orgânico chamado citrulina que ajuda o funcionamento dos rins e do fígado.

Importante: não acrescente açúcares ou adoçantes. Muitas pessoas fazem cara feia para as águas saborizadas, pois tomam imaginando aquele suco docinho que estão acostumadas. Logo você se acostuma e depois o que vai ser difícil será abandonar o bom hábito!

Nos vemos!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • luana Rocha diz:

    Engraçado! Sofro do oposto. Fico entediada em casa quero voltar antes encontrar um emprego extra. Muitos me chamam de puxa saco outros afirmaram na minha presença que eu não gostava da minha própria casa. Mas não! Eu gosto de estar no trabalho de comprar uniforme novo e rever os colegas. Vai ver não sou normal… rsrsrs

  • Vanessa diz:

    Oi Patrícia adorei suas palavras…Eu fiz isso mesmo. Era professora numa escola privada e não estava feliz. Antes que minha tristeza afetasse minha vida profissional resolvi sair. Foi a melhor decisão…hoje sou feliz e cheia de objetivos a serem realizados…com ajuda dos teus livros…estou divulgando pra um monte de amigas minhas…beijos

  • Sergiana diz:

    Muito obrigada pelo post de hoje Patricia, infelizmente eu reconheço q sou uma das 93% que se encontra insatisfeita com a profissão. Hoje mesmo já amanheci com aquela sensação de pesar por ter q volta ao trabalho amanhã. Mas ao ler este post vou mudar minha visão e minha atitude, afinal meu trabalho é uma bênção q Jesus me deu e tenho q sentir é gratidão e contentamento.
    Obrigada, e que Deus a abençoe!
    Beijos, Sergiana!

  • Aline diz:

    Eu não ando muito feliz com o meu emprego desde que houve uma fusão enorme. Mas, continuo dando o meu melhor, pois sei que a situação econômica do país não está nada favorável. E, enquanto isso, vou estudando para concursos públicos.

  • Elaine Santos diz:

    Excelente dica!

  • Gertrude Cardoso diz:

    Ola! Paty gosto muito de está no ambiente de trabalho, depois da minha casa. Estou vivendo um conflito por comigo mesma não tenho interesse em exercer a profissão na área superior fora as cobranças das pessoas eu me pergunto porque. Se tivesse trabalhando na área que me formei estava ganhando bem melhor. Me ajude a resolver esse conflito . Deus lhe abençoe ..

    • Patrícia Lages diz:

      Olá, Gertrude! Eu creio que a coisa com a qual vc menos deve se importar é com a opinião e as cobranças dos outros. Faça o que gosta e o retorno financeiro será consequência. Bjs

  • Patricia Alvarenga de Albuquerque diz:

    É, infelizmente eu sou uma dessas que é infeliz no trabalho, mas graças aos seus posts e usando a razão, na terça-feira que vem dia 5-1, é meu ultimo dia de serviço, mas fiz tudo certo, conversei com minha chefe, todo o serviço que foi me pedido para terminar, eu fiz, mesmo contra a vontade dela vou parar.E com as portas abertas para voltar quando quiser. Isso é gratificante, sair de cabeça erguida.

  • Jackeline diz:

    Amei as receitas, vou faze-las

  • Danielle Friash diz:

    Paty amei o post !! Muitas vezes me.sinto parte da porcentagem dos insatisfeitos…. Ja levei minha insatisfação meu superior fui super sincera… pois acredito que com dialogo resolvemos tudo mas meu chefe não que me demitir… tenho outras propostas em vista mas penso no tempo de casa… mas esse ano tem que ser o ano da decisão não posso ficar nesse “meio barro meio tijolo “… Bom mas vamos la!! Hoje novo dia uma nova oportunidade!! Bjos Master 🙂

  • Emanuelle diz:

    Muito legal!!Eu encaro a segunda ou a volta ao trabalho com espectativa de uma nova semana ,novas oportunidades… uns começam com priguiça eu com muito entusiasmo de aproveitar o meu dia da melhor forma possível.Amei as receitas vou fazer!

  • Vilma diz:

    Ok.
    Perfeito!
    Só tem uma pergunta:
    Esses sucos emagrece?
    Aliás água satirizada(rsrs)
    Pq sou super magra e não posso coisas que Possam diminuir meu peso. Se nãooooo….vou voar…(rsrsrs)

    Bjs….

    • Patrícia Lages diz:

      Que eu saiba não emagrecem… 😀

  • Maria Lucia diz:

    Gostei muito dessas dicas. Vou fazer para o grupo que ajudo da melhor idade. Para tomar após as atividades fisicas.bjos.

  • Maria Lucia diz:

    Quanto ao trabalho. So volto dia 25/01 e não vejo a hora. Sou professora ensino fundamental e Ano novo, vida nova, outras crianças. E estou decidida a dar o meu melhor! Bjos.

  • Samara Brion diz:

    Post totalmente inspirado pelo próprio Deus…
    Abraços Paty!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: