Assim como pedir conselhos é algo comum, receber orientações tortas, mas que agradam, também é. Como diferenciar o que serve do que não?

Conselhos doces que amargam a vida

Sempre que não usamos a cabeça colocamos nossa vida em risco.

A frase pode parecer meio exagerada, mas se você usar a cabeça, verá que não é.

Principalmente no que se refere a pedir conselhos.

Por exemplo, uma mulher conta para as amigas mais chegadas que foi traída pelo marido.

Por sua vez, as amigas tomam suas dores e ficam com raiva do traidor, afinal, elas não querem ver a amiga querida sofrendo.

Entretanto, em grande parte das vezes o conselho é: “Dê o troco!”, no sentido de plantar na cabeça da pessoa traída de que o mais justo seria trair também.

Às vezes usam até uma passagem bíblica fora de contexto para reforçar o conselho: “olho por olho, dente por dente!”

As palavras agradam, pois a pessoa – que já está fragilizada, emotiva e nada racional – se vê diante da possibilidade de fazer o outro sofrer tanto quanto ela está sofrendo. Que ideia incrível, não é mesmo?

Porém, se a pessoa chega a seguir esse tipo de orientação, vai sofrer ainda mais.

Além disso, envolverá outra pessoa no meio dessa bagunça toda.

Esse é apenas um exemplo no meio de tantos como: “siga o seu coração”, “não se arrependa de nada”, “todo mundo erra”.

Palavras doces que amargam a vida.

Portanto, cuidado com os conselhos que segue e, antes disso, pense bem para quem você tem contado cada passo da sua vida.

Ter amigos é muito bom, afinal, ninguém vive sozinho.

Porém, é preciso ser seletivo, ainda mais nos dias de hoje onde já inventaram que tudo é fluido…

Oriente-se com as pessoas certas e não busque facilidades, ou seja, não prefira falar com aquela pessoa que vai lhe dizer palavras doces, mas sim, com a que vai lhe dizer a verdade.

É muito bonitinho postar nas redes sociais que prefere o tapa da verdade do que o beijo da mentira, mas é preciso praticar o que se diz.

Principalmente nas horas mais difíceis, em que realmente nos encontramos perdidos e sem saber o que fazer.

Mantenha os olhos bem abertos e não se deixe levar pelos sentimentos.

Peça direção Àquele que tudo sabe, tudo vê e tudo pode. Só Ele tem condições de nos mostrar o caminho certo a seguir.

Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por Mim.

João 14:6

 

 

Cadastre-se para não perder nada!

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Confira os desafios anteriores:

Prepare-se para 2021

Você é como Ester ou como Vasti?

Quando qualidades viram defeitos

Você reconhece o poder das palavras?

Visão de multiplicação

“Estou perdido, não sei o que fazer”

Você já conquistou sua independência?

Como vencer o medo

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Gostei muito desse texto de hoje Patrícia, me lembrei de uma fase na minha vida há muitos anos atrás quando eu não sabia depender de Deus.

    A Laura que era super independente, não dependia de ninguém, de repente se tornou dependente demais de outras pessoas, houve um desequilíbrio.

    Eu buscava conselhos em várias pessoas, todas elas sabiam dos meus problemas, e você sabe que nem todo mundo tem o mesmo pensamento, então cada uma dava a sua opinião e eu ficava ainda com mais dúvida.

    Fiquei nesse círculo por muito tempo, até que um dia uma pessoa muito corajosa chegou até mim e disse:

    VOCÊ PARECE UMA MARIONETE NAS MÃOS DOS OUTROS!

    POR ISSO QUE VOCÊ É CHEIA DE DÚVIDAS, CONFUSA, SUA CABEÇA É UMA SALADA RUSSA!

    Doeu ouvir aquilo, mas doeu muito, fui pra casa pensando nessas palavras, mas a verdade é assim, ela dói, machuca, fere, mas foi isso que me despertou pra vida, a partir daí parei de ficar buscando direção nos outros.

    E tive que aprender a depender de Deus, como ja mencionei no post que fala da “independência”.

    Um grande abraço e tenha um excelente dia!

  • Exatamente, Paty. O outro fala o que quer e nem sempre fala o que é melhor pra você. Eu tenho preferido não contar nada que seja estratégico na minha vida para outras pessoas. A pessoa tem a cultura dela e eu a minha. O conselho da pessoa vem carregado com os valores que ela acredita e pratica.

  • Sábias Palavra, Paty!

    Acrescento uma não menos valiosa!
    O ladrão veio para roubar, matar e destruir! Eu vim para que tenha vida e vida em abundânia. (João 10:10)
    Assim, só é possível ser abençoada (as bênçãos é que correrão atrás da gente!), praticando a Palavra de Deus!
    Não apenas ler e postar nas redes sociais, mas acima de tudo – e em segredo – viver cada aprendizado da Palavra de Deus!
    As “pitaqueiras” de plantão desaparecerão!!!

  • Bom dia Patrícia
    Realmente temos que ter sabedoria para escolhermos com quem andar e não falar coisas que diz respeito a nossa vida particular e nem profissional.
    Primeiro nos basear sempre na palavra de Deus que é a única viva e eficaz em nossas vidas.
    Vc é.uma pessoa abençoada por Deus.🙏🙏

  • Boa tarde querida! Verdade! As vezes ouvimos cada conselho! O bom mesmo é evitar desabafar com certas pessoas. Temos que ter dicernimento. Um grande abraço 🤩

  • Boa tarde, concordo com senhora. Desde que conheci caminho da fé, tenho sido seletiva com relação amizades. Graças a Deus, as amizades que tem são pessoas que falam verdade, doa o que doe, pois sabe que é o melhor para mim.😘😘

  • Amando cada postagem, dicas preciosíssimas não apenas para os últimos 100 dias do ano, mas para a vida todaaaa.
    Não sou muito de comentar, gosto de ler e ficar digerindo tudo que aprendi, e com isso aproveito para ler os comentários das amigas para aprender por um angulo que posso não ter visto. E é impactante ver que apesar de todos os últimos acontecimentos como ainda as pessoas tem sido resistente a aprender a luz da Palavra de Deus, e olha que você já trás tudo mastigado é só abrirmos a mente e pronto. Me lembrei de Abraão quando intercedeu a Deus em favor de Sodoma (Gênesis 18:23) e orei por você e por este Blog porque como eu disse leio os comentários e Pati por amor a estas “dez” continue nos dando das inspirações que Deus te deu.

  • Sim, os melhores conselhos são os de Deus e de pessoas que são exemplos para nós!

  • Eu procuro ler a bíblia nestes momento e orar. Mas quando os sentimentos estão muito gritantes e o coração enganador não está me deixando ouvir a Deus, eu procuro pessoas realmente de Deus com a vida em bom testemunho para me ajudar. Eu sinceramente prefiro ir a estas pessoas que nem me conhecem e vão me ouvir e me dirão a verdade sem sentimentalismo do que a amigas que ou vão falar o que eu quero ouvir ou vão no mínimo amenizar a verdade. Há pessoas e até projetos cristãos que vão aconselhar em cima da Palavra de Deus. Eu gostando ou não eu vou ouvir a verdade e vão me ajudar a passar pela situação que alguns já até passaram. Eu já passei pela situação de traição e violência verbal. Recebi ajuda do projeto RAABE que me acolheu e me ajudou a descobrir o meu valor. Existem milhares de pessoas com depressão que só ficam conversando com familiares e amigos que não sabem como mudar a situação. Eles não têm o que dar para aquela pessoa depressiva. Existem voluntários em projetos que podem ajudar. Eles já passaram pela situação e venceram a depressão como o projeto HELP, por exemplo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *