O medo paralisa, tira a paz, traz sensações que nem sequer conseguimos explicar, afinal, muitas vezes, ele é irracional. Como vencê-lo?

Como vencer o medo

Ultimamente a palavra medo tem sido mais frequente não só nos diálogos, bem como nos pensamentos.

Sem dúvida, a pandemia do novo coronavírus deixou bem claro que nossas certezas podem cair por terra da noite para o dia.

Mesmo as pessoas com “saúde de ferro” tiveram de ficar em confinamento tanto quanto quem sempre teve saúde frágil.

Donos de negócios sólidos que estavam no mercado havia décadas, baixaram as portas do mesmo modo que aqueles que estavam começando a se aventurar.

Planos de viagens, festas de todo tipo e até casamentos foram adiados por tempo indeterminado.

Toda essa reviravolta certamente causa uma série de sentimentos que acaba afunilando para o maior deles: medo.

Medo do futuro, do que sabemos e não sabemos, de perder um parente, de ficarmos doentes, de não podermos arcar com as contas por não podermos nem sequer trabalhar…

Enfim, uma série de sentimentos que começa com um certo receio, passa para um temor moderado, até que chega ao medo em si.

Mas, para alguns, a coisa não para por aí e pode chegar a um pavor limitante.

A Bíblia menciona 366 vezes as palavras “não temas” e, obviamente, isso não é à toa.

O próprio Deus sabe que podemos sentir medo 365 vezes por ano, por isso, colocou uma citação a mais incluindo os anos bissextos!

Ele não diz: acostume-se com o medo, viva com o medo, ignore o medo, aja como se o medo não existisse, mas sim, “não temas”!

E, uma vez que Ele tenha nos deixado essa instrução, significa que é perfeitamente possível obedecê-la.

Então, a primeira coisa sobre como vencer esse sentimento é não deixarmos que ele tome conta de nós.

 

O quer fazer na prática?

Por definição, medo é:

Estado afetivo suscitado pela consciência do perigo ao se sentir ameaçado. Temor, ansiedade irracional ou fundamentada; receio.

Ao passo que, o contrário – a coragem – significa:

Moral forte perante o perigo ou riscos. Bravura, intrepidez. Firmeza de espírito para enfrentar situação emocional ou moralmente difícil.

Portanto, cada vez que sentirmos medo de qualquer coisa, devemos fazer exatamente o contrário, ou seja, ser corajosos.

Veja esta passagem sensacional em Josué 1-9:

Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar”.

Quem nos ordenou a não temer? E o que ele instrui que façamos? Sermos fortes e corajosos, sem pavor (um dos maiores estágios do medo) e sem desânimo!

Por isso, todas as vezes que esse sentimento tentar paralisar você, faça exatamente o contrário: vá em frente com força e disposição.

As dicas de Deus são as melhores, pode estar certo disso!

 

Cadastre-se para não perder nada!

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Confira os desafios anteriores:

Prepare-se para 2021

Você é como Ester ou como Vasti?

Quando qualidades viram defeitos

Você reconhece o poder das palavras?

Visão de multiplicação

“Estou perdido, não sei o que fazer”

Você já conquistou sua independência?

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Vou guardar esse post, pois vivo com medo de tudo,achando que o pior ( de todas as formas que vc nem imagina)pode acontecer a qualquer momento.

  • Todos os dias ao acordar leio a bíblia e por
    ” coincidência” foi Josué 1:9 que ate postei no meu status Deus confirmando seus planos amém.

  • Bom dia Patrícia! Obrigada pela oportunidade de refletir sobre essa passagem da Bíblia (Josué 1,9). Que sejamos fortes e corajosos!!! Não temer e não se espantar porque o Senhor Deus é conosco por onde quer que andemos! Simples assim!!!

  • Todos os dias eu leio o seu post, e estou lendo outras coisa que vc ja postou no passado, e isso tá sendo muito útil para mim. Comecei a ler os 21 dias de detox. É maravilhoso. Obrigada por tudo.

  • Bom dia querida! Verdade,” o medo”, esta pequena palavra que pode fazer um estrago em nossas vidas, temos que estar atentas e segura do nosso propósito e sempre lembrarmos: “Ñ temas!Eu estou contigo” . Deus nosso ” Pai”estar sempre conosco. Um grande abraço 🤩

  • Pois é exatamente isso que tenho feito.
    O medo vem para todos de diferentes formas, temos é que identificar para podermos combater.

    Vou partilhar uma experiência que aconteceu comigou há uns anos atrás.

    Uma amiga me enviou uma mensagem, ela estava aí no Brasil, pediu pra que eu fosse ao mercado e comprasse algumas coisas pois iria receber uma visita, ela iria chegar tarde em Portugal e não iria dar tempo de preparar o café da manhã para os convidados.

    Ela me passou uma listinha do que queria, mas o problema foi a minha reação quando li a mensagem, meu coração disparou, fiquei aflita, pois não sabia o gosto da pessoa, que pão comprar, qual manteiga etc…

    Começei a deduzir na minha mente uma série de coisas assim:
    E se o pessoal não gostar do que comprei, vai sobrar pra mim, vou ser chamada atenção, eles vão brigar comigo, olha passou um filme ruim na minha mente.

    Resumindo e concluindo no fim de tudo não foi preciso eu ir, fiquei aliviada, dei graças a Deus que não foi preciso eu ir, só que eu reparei tempos depois que eu tinha o mesmo comportamento pra tudo, as mesmas reações, só mudava as situações e as pessoas.

    Percebi que eu perdia oportunidades por causa disso, era um medo de fazer as coisas e ser chamada atenção, era medo de fazer algo e alguém não gostar, era medo de dar uma sugestão ou ter uma iniciativa e alguém também não gostar, era medo de tudo eu acabava não fazendo o que eu queria por causa desses pensamentos e sentimentos que eu nutria dentro de mim.

    Até que houve um dia que Deus me fez enxergar isso, e que não era normal agir assim, e pior eu mesma estava me prejudicando.

    Começei a tomar atitudes de coragem pra combater esse maldito medo.

    Ainda que não fosse pedido pra fazer algo eu fazia.
    Se fosse pra dar uma sugestão ou idéia no trabalho que iria contribuir, eu enviava um e-mail para o responsável…
    Se eu visse alguem fazendo algo errado no trabalho, eu reportava e assim fui praticando e até hoje é assim.

    Lembra que eu contei um tempo atrás que eu não gostava de comentar no blog?
    Eu só lia os comentários das leitoras, mas sentia medo, insegurança, ficava pensando no que os outros vão pensar ou dizer de mim.

    Também foi preciso eu começar a fazer o oposto pra matar esses sentimentos.

    Imagina se você tivesse medo de expor o que você passou, nunca seríamos ajudadas, e é isso que eu penso sempre quando partilho algo pessoal, penso que alguém também pode estar vivenciando aquilo que superei.

    Excelente dia pra você Patrícia e para as suas leitoras ou leitores kkkkk.

    Deus abençoe.

  • Bom Dia !!!
    Desde que Li no seu livro o sucesso não cabe na bolsa sobre o Não temas que é citado 366 vezes ficou marcado na minha mente
    Agora é enfrentar o medo e bola para frente esse Final de Ano vai ser lindo . ♡♡
    Deus Nosso Maior incentivador .♡♡

  • Vamos desfrutar do que já nos foi deixado, na Palavra de Deus!

    “Esqueçam o que se foi; não vivam no passado.
    Vejam, estou fazendo uma coisa nova! Ela já está surgindo! Vocês não o percebem? Até no deserto vou abrir um caminho e riachos no ermo.

    Isaías 43:18,19

  • Precisamos ficar vigilantes também quando a ideia é exatamente espalhar o medo entre as pessoas. A cobertura da pandemia foi lastimável. Falei para meus mais chegados pararem de assistir pois já sabiam como se proteger. Ainda to P da vida com esse assunto.

  • Boa tarde Patrícia
    Realmente se ficarmos pensando em que as pessoas pensam de nós, nada faremos pois o medo nós visita de penetra,portanto, o certo é enfrentar tudo que vier .Quando a pessoa crê na palavra de Deus nada nos impede de resolver nossos problemas e dificuldades da vida.Ai essa palavrinha chata que é o medo rola de água a baixo.
    Amo seus posts, livros vídeos todos tem me ensinado de uma forma maravilhosa.
    Um abraço.
    💕

  • vencer o medo é se libertar e viver uma vida com conquistas e vitorias…

    muito bom

    obrigada, Patrícia Lages

  • vencer o medo é viver uma vida de plena liberdade e conquistas

    obrigada, Patrícia por compartilhar suas reflexões.

  • Que texto profundo para fazer refletir mesmo. Em tempos de pânico e medo generalizado por uma mídia que ora pende para um lado e ora para outro, como lhe convêm, nós – população – ficamos no meio e acabamos nos deixando levar pelo medo e incertezas. Bora ser forte e corajoso que tem muito 2020 pela frente para vencer!
    Obrigada Patrícia por suas palavras, todo dia um aprendizado.
    Abraços

  • Excelente explicação, te agradeço por compartilhar tão bem e de forma tão simples.

  • Quem cuida de nós é muito maior que um vírus ou qualquer outro “monstro” que queira nos pegar!

  • O negócio é enfrentar o medo, porque quando você encara o medo ou pavor, você vê que não era um bicho de sete cabeças. O medo ou pavor não resistem quando decidimos encará-los com força.

  • “…;diga o fraco: Eu sou forte.” (Joel 3:10) É o que eu me agarro quando vem a adversidade. Eu tenho até uma blusa com este versículo que quando vem qualquer sentimento negativo eu já coloco ela e fico meditando neste versículo. Pedindo a Deus força. Depois que eu conheci este livro de Joel e todo o contexto do versículo tenho expulsado o sentimento de medo.

    Porque Deus não nos deu o espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

    2 Timóteo 1:7

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *