Rei Davi – Lições de empreendedorismo

No terceiro post da série “Empreendedores da Bíblia”, vamos conhecer mais duas características de Davi que fizeram dele um exemplo de empreendedor e que o levaram ao mais alto posto político de sua época. Vamos lá?

No primeiro post da série, estudamos as 10 características da rainha Ester (para ler, clique aqui) e, na semana passada, começamos com 2 aspectos importantes de Davi (confira aqui). Hoje, vamos conhecer a terceira e a quarta característica que Davi desenvolveu ao longo de sua carreira e que todo empreendedor deve ter. Vamos a elas:

tvshow9893) Liderança – se fôssemos resumir o trabalho de um pastor de ovelhas a um verbo, seria: liderar. O empreendedor tem que ser um líder, caso contrário, não irá muito longe. Você pode dizer que “não nasceu para mandar”, que não tem essa característica e, portanto, deve esquecer o sonho de empreender. Mas não tem que ser assim. A liderança, embora seja algo natural para muitas pessoas, pode ser desenvolvida por qualquer um que esteja disposto a aprender. Talvez você não seja aquela pessoa que deseja liderar grandes equipes ou ter uma empresa com muitos funcionários, e não há nada de errado nisso. Mas, mesmo assim, se você quer empreender, tem que ser líder de si mesma. Um bom empreendedor autônomo ou um funcionário empreendedor é aquele que não precisa de supervisão o tempo todo, pois ele faz o seu melhor sem precisar de cobranças, muito menos ameaças. Comece a ser sua própria líder e a fazer aquilo que você gostaria que fizessem por você. Vai arrebentar!

9351rnf04w08x0moojq4t3kzb

4) Foco no objetivo certo – Davi sempre foi um bom líder, desde que pastoreava ovelhas, pois o seu objetivo de líder era o bem estar de seus liderados. Como pastor, ele fazia o que era melhor para suas ovelhas, trabalhava por elas e para elas, antes de qualquer coisa. Depois, como rei, Davi fez o melhor pelos seus súditos, servia o seu povo e trabalhava por ele e para ele. Já imaginou se nossos governantes fossem assim nos dias de hoje? Já pensou se cada funcionário trabalhasse para o bem da empresa e de seus clientes? O mundo certamente seria outro. Por isso, em vez de querer mudar o mundo e reclamar da nossa política, vamos focar no objetivo certo e fazer a nossa parte. É como eu sempre digo: se cada um varrer a sua calçada, toda a rua ficará limpa. Vamos à luta!

helpPara terminar, tenho 3 perguntinhas para você. Se quiser, pode responder aqui nos comentários para incentivar outras blindetes, mas se preferir, responda particularmente, só não deixe de fazer o exercício, pois o fato de parar e refletir nessas questões poderá ajudá-la imensamente em sua carreira.

  1. Você se vê como líder? Caso sim, por quê? Caso não, por quê?
  2. O que você acha que pode fazer para melhorar como líder ou para desenvolver essa característica?
  3. Você tem focado nos objetivos certos em seu trabalho?

Amanhã teremos uma grande novidade sobre o novo livro e vamos começar a contagem regressiva para o lançamento. Não perca! 😀

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Joyce Meire de Paula Belo diz:

    Bom dia Pati,
    Eu tenho tentado melhorar a cada dia os meus objetivos e o meu foco. Tenho que aprender que preciso servir o melhor de mim aos meus clientes.
    Mais como fazer isso? A minha dificul

    • ARIADNA SOARES DE ANDRADE diz:

      Boa tarde,
      Temos que ser honestos e buscar excelência todos os dias, mas infelizmente nem todos conseguem até porque procuram as coisas mais fácies e para seu próprio beneficio, e esquecem que pra andamos em honestidade temos que perseverar e nos vigiar dia e noite.bjs

  • jessica diz:

    oi…bom dia patty e a todas……
    1 r:eu me vejo como lider porque creio que posso conquista, quando temos uma visão grande do nosso criador tmb temos outra visão sobre oque podemos alcançar.

    2 r:eu acho que a raiz sempre sera nos mesmos , me melhorando como pessoa primeiro, devo cuidar das minhas responsabilidades para depois delega responsabilidades para alguem o melhor conselho sempre sera o exemplo.

    3.sim

  • Daniela diz:

    Bom dia Paty, segue minha análise:

    1) Sei costumo influenciar mais que ser influenciada, de qualquer forma, ainda tenho dificuldades em ser líder de mim mesmo e fazer o que tem que ser feito para o meu bem estar. Esse é o meu desafio agora.

    2) Preciso rever os meus objetivos e ter mais disciplina. Quero liderar pelo exemplo.

    3) Acredito que tenho muito espaço pra melhorias. Consegui me igualar em termos de conhecimento com relação aos meus colegas, mas sei que esse não é meu limite e que com foco e determinação, posso me destacar.

  • Sula Laiane diz:

    Você se vê como líder? Caso sim, por quê? Caso não, por quê?

    R= Não me vejo. Vejo o perfil como de uma auxiliar de líder, pois não gosto de estar à frente de nada, mas gosto de ajudar a desenvolver.

    O que você acha que pode fazer para melhorar como líder ou para desenvolver essa característica?

    R= Posso criar coragem e começar a me posicionar diante das situações e não fazer só se me pedirem.

    Você tem focado nos objetivos certos em seu trabalho?

    R= Tenho focado em muitas coisas ao mesmo tempo.

  • Gislene - Santos - SP diz:

    Boa tarde…1-Como lider não me vejo, porque não sei ficar pedindo várias vezes uma coisa e a pessoa não faz, dai eu mesmo vou fazer, também gosto de colocar a mão na massa.2- Acredito que posso aprender a liderar, tenho muita força de vontade . 3- No meu trabalho faço muito bem o que me foi designado a fazer e gosto de inovar, mas não me dão condição pra isso, acham que é besteira o negócio deles é só ganhar dindin.Muitas das vezes até me desanimo, não sabem eles que também pra ganhar dindin temos que inovar, mas um dia eu chego lá, sou brasileira, nunca desisto.

  • Sónia diz:

    Sim Paty eu me vejo como líder sou exigente comigo e com os outros gosto das coisas no seu devido lugar e acaba que por causa de alguma das minhas características lidero algumas atividades. Para eu melhorar como líder estou a desenvolver em mim a disciplina e já consegui ser mais organizada.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: