10 características empreendedoras da Rainha Ester

Nova série de posts! Nesta série estudaremos características de sucesso de diversos personagens bíblicos. Todas as segunda-feiras traremos um novo personagem e destacaremos suas habilidades empreendedoras. Vamos lá?  

4779429712_3926849bd6

Ester era judia e, portanto, estrangeira na terra de Susã, que pertencia à Pérsia, o maior de todos os reinos do mundo. Naquele tempo os judeus eram considerados cidadãos de segunda classe, pois todos os direitos estavam reservados aos persas, que seguiam os deuses e a cultura do império. Os judeus eram inclusive perseguidos por terem sua própria cultura e servir a um único Deus.

Além disso, Ester era órfã de pai e mãe, tendo sido criada por um primo solteiro. Tente imaginar a situação:

  • Ester não tinha referência feminina em casa;
  • Não contava com ninguém para prepará-la para um bom casamento;
  • Não tinha ninguém para dividir seus problemas de menina e de adolescente;
  • Não tinha perspectiva de um futuro melhor.

Resumindo: tudo estava comprometido: passado, presente e futuro. Mas nada disso foi capaz de evitar seu sucesso, pois ela reunia 10 características que toda mulher empreendedora deve ter nos dias de hoje. Vamos a elas:

 

mqdefault1. Foco no positivo – em vez de se achar uma vítima por ter perdido os pais, ainda bem menina, Ester focou suas energias no positivo: ter alguém para criá-la como filha. Não devemos questionar os porquês das coisas ruins, mas aproveitar as coisas boas e seguirmos em frente;

 

ester-g-201003232. Respeito à hierarquia – Ester tinha tudo para ser uma jovem rebelde, mas escolheu ser obediente ao primo e respeita-lo como pai. Hoje em dia há funcionários que usam até as redes sociais para maldizer seus superiores e a empresa onde trabalham. Sem respeito às autoridades ninguém vai muito longe;

 

a-história-de-ester3. Marketing pessoal – Ester se cuidava e mantinha uma boa aparência, visto que foi uma das jovens escolhidas para o harém do rei. Mesmo sem uma referência feminina em casa, ela foi inteligente o bastante para perceber seu valor.  Você tem que ser competente, mas também tem que parecer competente e estar preparada para tudo, em todos os momentos;

 

4. Saber ouvir – mesmo sem entender, Ester deu ouvidos ao conselho do primo quando foi levada  ao palácio e não revelou sua origem. No mundo empresarial devemos escolher bem quais informações iremos passar adiante, pois nem tudo nos convém gritar aos quatro ventos;

 

Cenas de 'A História de Estér' Crédito:Divulgação/TV Record5. Competitividade – Ester foi colocada entre centenas de jovens disputando apenas uma vaga, a de rainha. Ela venceu todas as candidatas sem criar inimizades, sem fazer conchavos e sem cometer falhas de caráter. Sendo agradável aos superiores, fazendo sua parte e dando o seu melhor, ela foi conquistando seu espaço e, posteriormente, o coração do rei;

 

b8a9f4efdd2c6. Humildade – depois de coroada, Ester chamava a atenção por sua modéstia e humildade.

A mulher mais poderosa do mundo não se deslumbrou diante das riquezas ou do poder do império, mas manteve-se fiel às suas origens e ao seu povo e não permitiu que o sucesso subisse à sua cabeça;

 

ester-p-201003087. Estabelecer-se – Ester sabia que havia conquistado a posição de rainha, mas que isso não era o bastante. Ela continuou agindo conforme fora instruída para manter-se no trono e estabelecer-se como rainha. Não é difícil vermos pessoas que hoje estão lá em cima, mas amanhã vão parar lá embaixo. Não basta conquistar, é preciso estabelecer.

 

p_dec27_2144008. Arriscar-se com – quando precisou levar um assunto urgente ao rei sem ser chamada (quebrando uma das regras mais importantes do palácio), Ester sabia que corria um grande risco. Porém, ao ponderar e refletir durante três dias, ela se submeteu ao risco e creu que tudo daria certo. É impossível empreender sem correr riscos, o mundo corporativo não é para os tímidos e enrolados. É preciso ter fé e coragem;

 

00089. Gerenciamento de crises – ao se deparar com seu inimigo mais poderoso – o governador Hamã – Ester traçou uma estratégia para gerenciar a crise. Com muito planejamento e cuidado, a rainha preparou o ambiente e criou situações para enfrentar o problema. Atacar abertamente uns aos outros no ambiente de trabalho só leva a inimizades e raramente resolve os problemas;

 

Posada-Ester-e-Assuero-Munir-CHatack-610. Confiança – o rei da Pérsia contava com muitos homens fiéis, mas com certeza a rainha era sua maior fonte de confiança. O rei sabia que podia contar com ela, que tudo o que dizia era verdade e que seu maior objetivo era o bem de seu povo (ainda que tivesse que arriscar sua vida). Egoísmo não combina com empreendedorismo. Negócios em que apenas uma das partes ganha estão fadados ao fracasso, cedo ou tarde. Confiança é a base de todo e qualquer relacionamento de sucesso.

 

Gostou da nova série? Participe dessa postagem deixando nos comentários qual a característica que mais chamou a sua atenção. E se você quer destacar outra característica de Ester que não está no texto, fique a vontade, pois o espaço é seu.

produto3E falando em espaço, viu que agora temos nossa Lojinha Blindada?

Agora você pode adquirir o Controle de Gastos Bolsa Blindada (com frete grátis) e também os livros Bolsa Blindada e Bolsa Blindada 2 (com o menor frete do Brasil!). Para fazer uma visitinha, clique aqui. Em breve teremos o cofrinho fofo, quem já viu? 😀

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Neirity Santos diz:

    Muito interessante! Nunca tinha visto a História de Ester do ponto de vista econômico. Muito útil estas dicas.

  • luana Rocha diz:

    Patrícia vou fazer uma pequena sugestão, espero não estar sendo muito intrometida. É possível colocar o próximo personagem da semana assim lemos a história antes para poder acompanhar seu texto com outros olhos. Bjs!!

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Luana. Obrigada pela sugestão, elas sempre são bem-vindas. Minha ideia é postar a análise e lermos a historia depois, considerando os pontos dr vista do texto na meditação, mas o contrário tb seria bacana. Só que ainda não tenho o da semana que vem! Rs…rs… Bjs

  • Edilaine Rocatelli da Rocha diz:

    Bom dia Patricia!
    Amei a nova série, e as características que eu destaco é a obediência e a humildade! base pra toda nossa vida!

  • MICILENE MENDES MONTEIRO diz:

    VÍ TAMBÉM QUE ATÉ O JEJUM DE 3 DIAS A FÉ DE ESTER NÃO TINHA SIDO COLOCADO A PROVA, MAIS QUANDO PRECISOU COM MUITA OUSADIA E INTREPIDEZ ELA TOMOU UMA ATITUDE QUE MUDOU AQUELA SITUAÇÃO SEM MEDO. ACHO QUE UMA CARACTERÍSTICA DO EMPREENDEDOR É ESSA OUSADIA, INTREPIDEZ E CORAGEM DE TOMAR DECISÕES SEM MEDO.

  • Ana Célia Zugaib Rodrigues diz:

    Olá Patricia, sou uma nova blindete. Assiste sua entrevista no programa do Amaury Jr e meu filho me presenteou com o primeiro livro, agora acabei de ler o segundo e estou ansiosa pelo próximo. Parabéns pelo que você tem feito , é nítido ver as mãos de Deus em cada livro e postagem sua. Amei ler sobre Ester nessa ótica, sua maneira de ver as coisas tem me ajudado muito. Não desista, pois é isso que o inimigo quer. Continue nos ajudando, em meio a tantos problemas que temos que enfrentar. Parabéns e muito obrigada!

    • Patrícia Lages diz:

      Desistir jamais! Rs…rs… 🙂

  • Tatiana diz:

    Patrícia, bom dia!
    Meu nome é Tatiana e adorei a publicacao de hoje.
    Voce tem.um e mail para que possa me comunicar?
    Pois estou sem trabalhar e meu marido deu uma ideia,porem estou insegura.
    Obrigada e um ótimo dia

    • Patrícia Lages diz:

      Pode mandar na área “Contato” que ven direto pro meu e-mail!

  • Vânia Maria Gabriel de Souza diz:

    Enquanto lia meus pensamentos já alertavam: “Bem, Ester se preparou em todas as áreas firmada na fé em Deus e nos ensinamentos dados pelo primo que a criou. Então eu posso fazer o mesmo! Demais argumentos serão churumelas! Obrigada, Paty!

    • Patrícia Lages diz:

      Todas podemos!! Uhuuuuu!

  • Ana diz:

    Bom dia! Gostei da característica 1 e 2 pois mesmo sem referencia não usou de isso para se rebelar mais usou a inteligencia. Ester mostrou que tinha capacidade para ser rainha por isso seu primo levou até o palácio.

  • Alexandra diz:

    Gostei muito do texto… Olhar as atitudes da rainha Ester com o olhar empreendedor foi uma grande sacada.
    O item 2 me chamou a atenção pois não havia parado para analisar a importância de se respeitar a hierarquia.
    Parabéns pelo trabalho.

  • Stefanie diz:

    Olá Patrícia!
    Amei o post!
    A característica que mais gostei nessa ótica empreendedora foi a confiança. Hoje em dia, infelizmente, é difícil acharmos pessoas que sejam realmente de confiança, não só no gerenciamento das finanças, mas até mesmo em expor informações sigilosas ou pessoais da empresa ou de pessoas.
    Isso é tão fato que recentemente tivemos a polêmica da profissional médica mostrando filmagens de um artista totalmente desnecessárias e num momento muito triste.
    Que tipo de confiança essa profissional demonstrou? Nenhuma. Ela poderia até ser uma excelente profissional, mas acho que habilidades em certas funções podemos aprender e adquirir com tempo e prática, mas confiança é uma característica de caráter e isso vem de dentro, de berço.
    Ansiosa pelo próximo post.
    Bjs

    • Patrícia Lages diz:

      Verdade, tudo se aprende e quanto mais qualificadas formos, melhor. Porém, confiança supera qualquer qualificação e a falta dela desqualifica até mesmo o melhor dos melhores.

  • Elisangela diz:

    Amei a nova serie!!! Ester e umas das minhas personagens favoritas da biblia. O que me chama mais atencao nela foi sua coragem. Ela era uma jovem mas de uma coragem imensa.
    Bjs

  • Danielle friash diz:

    Bacana Paty! Temos que ser Ester um grande exemplo! Aguardando o proximo Post! 🙂

  • Vilma diz:

    Muito Bom o Post.
    Todas as características são importantes. Mas,Saber Ouvir,Ter Humildade,estabelecer,agir Com Fé e Confiar…não tem como não
    Andar pra frente…e outra coisa que a Ester tinha Com ela,que era admirável era a espiritualidade dela,era surpreendente!!!
    Dessa forma o texto estar bem específico…!
    Que Venha os demais assim mesmo…perfeito de se entender.
    Deus abençoe…

    Já fiz uma visitinha na loja…
    Sucesso!

  • Charlene diz:

    Bom dia Paty,
    Muito legal essa abordagem sobre Ester porque, a princípio, a gente só pensa na coragem mas nessa análise econômica vemos muitas características para nos espelhar… ah, já estou ansiosa pelo novo livro, vi no post anterior uma imagem dele e já espero muitos e muitos bons desafios… estou me preparando! Bjs.

    • Patrícia Lages diz:

      Tcha-ran!!! Kkkkkk

  • Sula Laiane diz:

    Muito impactante essa direção de trazer a vida dos heróis bíblicos através desse ponto de vista.São incríveis as qualidades de Ester e a que mais me contagia é a sua forma de olhar as coisas focando sempre no lado positivo, pois sem essa qualidade, nenhuma das outras poderiam existir, já que a VISÃO é o primeiro passo para quem quer vencer.

    • Patrícia Lages diz:

      Essa é blindete! 🙂

  • Monalisa Gonçalves diz:

    Uma das caracteríticas que mais me chamou a atenção foi a sua humildade a qual a posição que estava não se engrandeçeu diante do reinado e o seu gerenciamento diante das crises, foi muito sábia para resolver os problemas e não se abalou emocionalmente, com sentimentos, foi uma mulher forte e nada de xororoookkkkkkkkkkk, uma grande caracterítica para nós nos espelharmos no nosso cotidiano que de vez em outra temos situações que temos que ser uma “caixinha de leite”, ou seja, temos que ser muito mais que resistentes! abraços Paty, fique com Deus.

  • Daniela Santana diz:

    7. Estabelecer-se,conquistam mais nao estalece

  • Anny Araújo diz:

    Ameei a série de empreendedorismo comparando com as características dos personagens bíblicos. Sempre os vemos como referências de pessoas corajosas,ousadas, sábias…
    Que ótimo poder ver e analisar dessa forma e aprender muito essa questão de possuirmos essas características em nossa vida profissional.
    Muitoo bom Paty ^_^

    Me ajudará muito a desenvolver meu próprio negócio.
    Obrigada.
    Bjss ♡

  • Gilvana Lima diz:

    Interessante as características empreendedoras da Ester. Vou anotar e metalizar nelas. Obrigada!
    Ótima semana!!

  • Sandra Souza diz:

    Gostei muito da série iniciada hoje e achei a abordagem muito inteligente. O que mais me chama a atenção é a questão de ver is riscos que Ester estava submetida à questão do empreendedorismo. Muito forte está colocação. É assim que somos e estamos ao colocar o nosso tudo no altar. Não sabemos qual será o resultado, mas temos certeza que Deus fará o melhor. A delicadeza da atitude de Ester em contramão com a atitude de Vasti, ambas contrariaram as regras daquele império nas só uma tinha um objetivo maior, que viria a beneficiar a um povo e não apenas a si mesma. Isso é empreender. O verdadeiro empreendedor visa benefícios para um grupo maior mesmo sendo de um só a ideia, e o benefício atinge a muitos. Realmente ver Éster como uma Mulher empreendedora e emponderada tem tudona ver com nossos dias. Como empresária num ramo tão competitivo, onde a maioria são homens ou mulheres inescrupulosos, a fé e a sabedoria de consultar a Deus tem me feito caminhar em solo seguro. Os três dias de Jejum nada mais foi que um detox que Ester fez para estar desligada das dúvidas e crer no impossível sen deixar de ser purabe bela. Amo seu blog e recebo todos os dias no neubemail de trabalho. E como uma das tarefas diarias do Buffet meditar no Bolsa Blindada.Bjos e sucesso.
    Sandra
    Rio das Ostras-RJ.

  • geane diz:

    Muito interessante está série de posts, o que me chamou atenção foi ter foco no positivo, porque me convém, preciso praticar mais isto ao invés de ver apenas o lado ruim das coisas . Bjs

  • Jarlenys Dias-CES Lisboa diz:

    Olá , Paty.
    Confesso que nem estava afim a história de Ester e nem de outras personagens como séries Bíblicas da Recorde e bem como novela Dez Mandamento. Já tinha lido a história da Ester mas, mas nunca parava para meditar até esse post ter me chamado atenção. 10 características?? :O
    Meu Deus, vou me dar oportunidade de seguir o exemplo da Rainha Ester. Quem sabe, posso ser além que sou.
    Bjs

  • Maria Gorete diz:

    Gostei bastante do texto. Abrangente e vai de encontro a TODOS que desejarem ter exemplo de conduta pessoal, profissional e empreendedora na vida. Sempre admirei a história dessa rainha temente a Deus, tanto que minha sobrinha caçula tem o nome de Maria Ester. Em homenagem à Maria Mãe de Jesus e Ester essa rainha belíssima de alma e corpo.

  • Vanessa diz:

    Nossa Gostei muito do texto,anotei as características para ver o que posso melhorar.

  • Cidalia -Tunisia( Africa do Norte) diz:

    Boa tarde Patty,
    Amei demais este post , tem tantos detalhes para serem apreciados e pensados que parecem os detalhes dos bordados do vestido sa rainha Esther… Vou meditar em cada um..
    Beijinhos-Cidalia

  • jeniffer diz:

    Arrebentou!
    O que eu mais me identifiquei foi Arriscar-se com fé, fazer algo diferente sair do NORMAL , não ser uma pessoa ACOMODADA, fora as outras característica virtude de Ester puder aprender muito com a SENHORA e a ESTER.

  • Janaina diz:

    Esse o número 9 muito interessante

  • Mônica Almeida diz:

    Ótimo post. A característica que mais gostei foi “arrisque-se com fé “.

  • Sara diz:

    Ficou incrível esse texto e as dez abordagens sobre a rainha Ester, sou uma pessoa muito observadora e amo ver esses “detalhes” que fazem toda a diferença para uma vida de sucesso e acertos! O que me chamou a atenção foi realmente o espírito humilde de Ester, o como ela foi cautelosa, analisava e planejava antes de tomar as decisões, não se deixou levar pelos deslumbres e pela luxuria que a cercava, a soma de cada coisa foi o que fez ela chegar a onde chegou! E ela simplesmente alcançou êxito porque acima de tudo isso tinha dentro dela o temor para com Deus!!! O exemplo esta ai, basta nos atentarmos também, para alcançar uma vida plena com realizações e vitórias!

  • Denise Angeli diz:

    Oi Patrícia. Eu amei o artigo.
    Ester é minha personagem favorita na Bíblia.
    Inclusive estou escrevendo um estudo sobre ela lá no blog Forte Delicadeza.
    As características citadas neste artigo que mais me fizeram pensar foram a 7 e 8.
    Estabelecer-se, onde vai além da conquista, onde se mantem e; arriscar-se com fé, onde é preciso coragem e intrepidez pra tomar decisões que nem sempre são as mais fáceis, porém necessárias para obter sucesso.
    Beijos.

  • Vanele Cristina Andrade diz:

    Maravilhoso! Amo a historia de Ester, mas nunca tinha visto por esse lado.

  • Rosana diz:

    Oi Patricia. Amei o post. Estou estudando o livro de Ester com uma amiga. O que mais me chama atenção é a fé, qdo precisou tomar uma decisão. Muitas vezes não confiamos a ponto de nós arriscarmos, mesmo sabendo quem vai à nossa frente.

  • Caroline diz:

    Bom Dia Patrícia,
    Amo ler seus artigos, são bons, me ajuda e me ensina, além de sempre ter algo novo!
    Que Deus te abençoe mais a cada dia.

  • Paulliane Santos diz:

    Amei a nossa serie!!!
    Veio pra abençoar…Eu creio!!!
    HUMILDADE: Fiquemos atentas blindetes para que nosso avanço e conquistas sejam para a gloria de Deus e não para nossa propria gloria!!!
    Ele conhece a intenção do nosso coração, Ele sabe o porque de desejarmos tanto ser promovidas ou até mesmo conquistar nosso proprio negocio.
    E as intenções do nosso coração são avaliadas antes de sermos abençoadas!!!

  • Edilane Xavier diz:

    Adorei

  • Silmara Damasceno diz:

    Simplesmente maravilhoso!!

  • Laila diz:

    Poxa… Mto interessante essas características da rainha Ester… Como eu aprendi com todas elas!! Com certeza, “Arriscar-se com fé” é mto importante, pois existem crises e mudanças que uma empresa ou um profissional precisa enfrentar e sem fé é impossível passar com sucesso…

    Nunca tinha reparado, nessas condições:

    “- Ester não tinha referência feminina em casa;
    – Não contava com ninguém para prepará-la para um bom casamento;
    – Não tinha ninguém para dividir seus problemas de menina e de adolescente;
    – Não tinha perspectiva de um futuro melhor.”.

    Obrigada

  • Dani diz:

    Amei, é claro! Muito obrigada, Paty, pois a Rainha Ester é uma referência pra mim. Assisti a minissérie e leio a Bíblia, já li muito sobre Ester… Pra mim ela é um exemplo: de mulher, de beleza, simplicidade, humildade, esposa, inteligência (sabia ler), fé; fidelidade à Deus, à familia, ao povo; se preocupou em salvar os outros… enfim, nem dá pra falar todas as qualidades dela. E Deus a honrou! Tenho muita fé no Deus de Ester, Ele é o meu Deus também, Ele proverá o meu socorro!

  • Rosângela Nascimento diz:

    Humildade. É lindo ver mulheres na ponta da pirâmide sem serem arrogantes e orgulhosas. Essa qualidade as torna mais belas e formosas…

  • Fernanda diz:

    Olá Paty, das características as que me chamaram a atenção foram o saber ouvir e a humildade, Ester ouviu o primo quando não era rainha e após ser rainha, fiquei pensando em tantas coisas. Obrigada pela reflexão, gostei muito da nova série.
    No aguardo do cofrinho, dá pra fazer azul?
    sei que sai do modelo, mas meu pequeno não vai gostar do rosa 🙂 vou comprar um pra ele.
    bjos

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Fernanda. Ainda não temo azul. Por enquanto teremos só esse modelo, mas no futuro faremos um masculino 😀

  • Ivonete Ribeiro diz:

    O que me chamou atenção, foi a humilde, ela uma pessoa generosa eobidiente,ela seguiu os conselhos da pessoa que lhe criou.

  • MARCELA diz:

    Patrícia que Maravilha esta série !!!….É um avivamento para minha fé…no aguardo do próximo post….Deus abençoe você e sua família cada dia mais!

  • Joselene Lima diz:

    O que mais me chamou a atenção foi o foco no positivo pois devemos realmente tirar proveito de tudo na vida, seja no momento bom ou no ruim, isso se chama fé no Deus do impossível!

  • Vanessa Viana diz:

    Olá, Patrícia. Tenho 25 anos, sou Psicóloga e estou me especializando em Gestão de pessoas, gostei muito do seu texto. A Rainha Ester é a mulher que mais amo da bíblia, aprender a relação entre suas características pessoais e o meio empresarial foi bárbaro. Que Deus abençoe ricamente seu trabalho. Abraço.

  • Danielle diz:

    Ester é realmente uma pessoa inspiradora pois ela sabia o seu lugar em tudo e dava seu melhor em tudo o que fazia além de ter duas características que admiro muito : A segurança e humildade

  • José Maria Aragão Silva diz:

    simplesmente maravilhoso seu ponto de visto.

  • Vânia Cristina da Costa Falcão diz:

    Gostei muito de tudo o que li.Parabens muito edificante.Realmente Ester era sábia, linda, obediente à Deus e ao seu tio.Foi uma grande mulher é uma grande rainha porque amava à Deus e o seu povo.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: