Golpes por e-mail – Como evita-los?

Você certamente já recebeu algum e-mail suspeito, com links estranhos e ficou na dúvida se abria ou não. Como não cair nesses golpes?

imageNeste post, não vou entrar em questões técnicas e nem dar dicas que exijam conhecimento em informática. A ideia é apenas dar um alerta sobre possíveis golpes que tentam invadir nossos computadores todos os dias.

 

Geralmente os e-mails golpistas circulam por um tempo e depois desaparecem, dando lugar a novos golpes, pois os antigos vão ficando manjados. Mas para que servem esses golpes? Para tentarem pescar informações importantes sobre você como senhas, números de conta, dados pessoais etc.

Ultimamente tenho recebido, quase que diariamente, falsos e-mails com:

  • Currículos
  • Comprovantes de depósito
  • Notas fiscais eletrônicas falsas
  • Cobranças
  • Intimações eletrônicas
  • Solicitações de recadastramento de senhas de banco
  • Solicitação de reativação de e-mails

O que esses e-mails falsos têm em comum são anexos e/ou links e um texto que tenta convencê-la a abrir os anexos ou clicar nos links. E é aí que mora o perigo!

A melhor forma de evitar entrar em roubadas é pensar antes de clicar e, claro manter-se informada.

  • Bancos não pedem recadastramento de senha via e-mail.
  • Recebeu um comprovante de depósito e está em dúvida se realmente é verdadeiro? Prefira checar a conta do que clicar no link.
  • Delegacias não mandam intimações por e-mail, a Delegacia Eletrônica só manda e-mail  para quem registra um B.O. pela internet.
  • Recebeu um currículo e até gostaria de ajudar a pessoa, mas não sabe quem é? Delete!
  • Não comprou nada, mas recebeu um boleto ou nota fiscal eletrônica? Delete! Mesmo que você tenha comprado pela internet, a nota acompanha o produto, não caia nessa.
  • Na dúvida, pesquise sobre golpes por e-mail para ficar atualizada e não cair nessas arapucas.
  • Muitas empresas, ao ficarem sabendo que seus nomes estão sendo usados em golpes, divulgam em suas redes os e-mails falsos. É fácil achar no Google golpes usando nomes de bancos, de sistemas de proteção ao crédito etc.

Enfim, os exemplos são muitos, então o melhor é não clicar em links suspeitos e não abrir nenhum anexo duvidoso. Compartilhe esse post com seus contatos para que eles também estejam prevenidos.

 

CGA_PedidoE por falar em compartilhar coisas boas, espalhe por aí que a mais nova ferramenta de blindagem está com frete grátis para todo Brasil e venda exclusiva aqui no blog.

Para saber mais sobre o Controle de Gastos Bolsa Blindada, clique aqui.

 

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Daniela diz:

    Muito bom esse tema! Já recebi vários e-mails assim, temos que estar atentas! Obrigada, Paty, beijos.

  • Cidalia -Tunisia( Africa do Norte) diz:

    Boa tarde e muito obrigada Patty,
    Me apercebo que esta ” moda falsa ” circula em todos os continentes. Muita vigilance é pouca.
    Bisou e um lindo final de semana.
    Cidalia

    • Patrícia Lages diz:

      É uma praga mundial, querida Cidália!

  • Denise Angeli diz:

    Realmente, as tentativas de golpes são constantes e se a gente não tomar cuidado acaba sendo alvo de vírus, coleta de informações importantes e tendo que lidar com vários problemas depois.
    Problemas estes que, podem ser evitados se a gente tiver um pouco de cuidado e atenção.
    Muito bom o artigo!
    Beijos.

  • Luiz diz:

    Oiieeee Pati,
    eu sempre recebo e-mails do banco (rsrs,.. parece que é do banco) … dizendo para recadastramento de senha e até do cartão com as combinações de chave de segurança!!! … aff … ainda bem que não fiz isto!
    mas a suas dicas são super importantes e vou ficar bem atenta!!! … pois tem alguns e-mails que deixa a gente pensando que são verdadeiros!
    Pati …muito obrigada por você sempre estar se preocupando com a gente e sempre se dedicando, tirando do seu precioso tempo ensinamentos e dicas para nos trazer o melhor! Isto não tem preço que pague!
    Deus a retribua 100 vezes mais a tudo que nos tem ajudado!
    Ótima tarde de sábado, boa noite e um excelente domingo para você!

    Deus a abençoe!!!

    beijinhoooooooss

    • Patrícia Lages diz:

      Blindete tem wue estar sempre atenta mesmo!! Ótimo domingo!!

  • Paulliane Santos diz:

    Comprovante de deposito e cobranças são os que mais recebo.
    Quase cair na cilada ao receber o email para atualização de conta do hotmail, mas preferi checar antes de iniciar o processo e vi que era golpe!

  • Nayana diz:

    Oi Paty 🙂

    Gostei dessa informação abaixo:

    “Não comprou nada, mas recebeu um boleto ou nota fiscal eletrônica? Delete! Mesmo que você tenha comprado pela internet, a nota acompanha o produto, não caia nessa.”

    Eu costumava abrir as Nfes que me enviavam por e-mail ao comprar os produtos da internet, mas agora não o farei mais, nem sabia que existia um golpe com essa estratégia, ficarei mais atenta, obrigada por ter compartilhado!

    Bjs

  • Joselene Lima diz:

    Sou consultora Natura e embora também técnica em informática confesso que quase cai no golpe que está dando prejuízo a muitas pessoas: estão mandando um e-mail com desconto no pagamento do boleto natura, e o mais incrível é que se você clicar no link cai direto dentro da página virtual que temos na empresa. Muito triste! Muitas pessoas estão sendo prejudicadas com isso. Muito bom esse alerta aqui.

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: