Desafio Detox # 19 – Não sabe o que falar? Não fale nada!

A maioria dos seres humanos repete o que ouve de outras pessoas sem se dar conta de que podem magoar e ofender. Será que você tem dito coisas ruins sem perceber? Confira o desafio da semana!

Grávidas, noivas, negras, cristãs (só para citar 4!). Todas nós já sofremos com frases que são ditas e repetidas ao longo da história da humanidade. Será que alguma dessas faz parte do seu vocabulário?

Seguem algumas frases sem noção (e o que eu gostaria de responder na lata!)

gravid

 

Para grávidas:

  • A gravidez foi planejada ou foi acidente? (Nunca vi alguém sair grávida de um acidente…)
  • Aproveite pra dormir agora, porque depois que o bebê nascer… (Vou ter o maior prazer de passar todo tempo possível com meu bebê!)
  • Espero que você não se arrependa de ter engravidado. (Espero que eu não esqueça de nenhum minuto da minha gravidez!)
  • Você está tão inchada… (Nunca me senti tão bem!)
  • Tomara que valha a pena o sofrimento que você está passando. (Sofrimento? Não, o nome é gravidez!)

 

noviaPara noivas:

  • Vocês vão casar por que você está grávida? (Vamos casar porque nos amamos.)
  • Por que casar agora? Aproveita a vida antes! (Aproveitar a vida de verdade é estar ao lado de quem a gente ama.)
  • Você sabe que vai ter que lavar, passar e cozinhar? (Sempre andei com roupa lavada, passada e como todo dia. Nada vai mudar…)
  • Tomara que dê certo… (Vamos trabalhar para isso!)
  • Por que vocês não vão morar junto e pronto? (Porque fazemos questão de formalizar o maior compromisso que duas pessoas podem estabelecer.)

 

mulher_cropPara negras:

  • Como você arruma esse cabelo? (Esse cabelo? Você quer dizer o meu cabelo?)
  • Tenho vários amigos negros. (Obrigada pela informação…)
  • Vocês gostam de homens loiros, né? (Vocês quem?)
  • Você é mulata tipo exportação! (Não sou mulata, sou negra. E também não estou à venda, nem no Brasil, nem no exterior.)
  • Você tem obrigação de saber sambar! (E você? Fez balé clássico e sapateado?)

 

cbcPara cristãs (ou qualquer pessoa que frequente uma igreja, lugar aliás, que muita gente adora chamar de “seita”):

  • Vocês podem assistir TV? (Assisto quando não tenho nada melhor pra fazer, e você?)
  • Você tem que ler a Bíblia? (Leio por prazer. Quando você ler vai se dar conta de que é um livro fascinante.)
  • Você pode usar essas roupas moderninhas? (Por que? Você não pode?). Detalhe: quando usamos nossas redes para falar de moda somos chamadas de fúteis! A Cris Cardoso (foto)que o diga!
  • O pastor vai na sua casa receber o dízimo? (Dízimo não se dá para pastor. E não, ele nem sabe onde moro.)
  • Logo você que é tão inteligente foi se meter numa igreja? (Justamente porque sou inteligente fiz a melhor escolha.)

 

pedreiroBem, se eu fosse descrever aqui, o post seria infinito… Eu mesma tenho ouvido muita baboseira só porque estou reformando minha casa! Todo mundo vem com as mesmas frases: “Vai gastar o dobro e nunca fica bom!”, “Você vai ficar louca com a bagunça e a sujeira!”, “Pedreiro só dá dor de cabeça, você vai ver!”, “Aposto que vai se arrepender rapidinho de ter começado com isso!” E por aí vai. É mesmo muito chato!

 

Não sei por que as pessoas têm essa vontade de dizer algo negativo e que não acrescenta nada, ao contrário, só chateia. São sempre as mesmas frases, ditas com o mesmo tom, sem a menor criatividade.

 

silencio_cropPor isso, querida blindete, NÃO saia repetindo frases só porque todo mundo fala. Nós não somos todo mundo, somos diferentes, temos personalidade e não falamos sem pensar. Vamos abolir do nosso vocabulário esse tipo de frase sem noção e, na falta de uma coisa boa para dizer, vamos ficar caladas!

 

Lembre-se dessa frase de Abraham Lincoln (16º presidente dos Estados Unidos):

“É melhor calar-se e deixar que as pessoas pensem que você é idiota do quer falar e acabar com a dúvida.”

E você? Quais frases sem noção já ouviu? Compartilhe conosco para que possamos coloca-las na nossa lista “O que não dizer nunca”. Quem sabe a sua frase não abre os nossos olhos sobre coisas que possamos estar dizendo sem nos dar conta de que chateamos os outros. Espero seu comentário!

CGA_PedidoAproveite para adquirir seu Controle de Gastos Bolsa Blindada ainda com frente grátis.

Basta clicar aqui.

Em breve teremos mais novidades na nossa lojinha virtual! 😀 😀

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • luana Rocha diz:

    Há algum tempo minha mãe descobriu que teve uma crise de diverticulite, até então nunca tínhamos ouvido a falar a respeito (é uma inflamação no intestino). Ao comentar com as “amigas”sua descoberta minha mãe so ouviu coisas horríveis. Minha conhecida tinha isso morreu coitada mas antes sofreu horrores. Nossa uma tia minha tem ela trocou o intestino por um de vaca…. e por ai foi uma situação absurda atrás da outra. Tive que intervir. Ficava ao lado da minha mãe e quando alguém tinha uma “bela”história para contar eu mudava de assunto até a pessoa desistir de conta-la. A cada história minha mãe sofria, Tive que dar um basta e concordo com a afirmação se não tem o que falar fique quieta.

    • Daniela diz:

      Meu avô tem diverticulite, inclusive teve que fazer cirurgia; a gente fica mesmo muito preocupada achando que é algo terrível, mas meu avô passou pela cirurgia mesmo tendo diabetes e pressão alta, e te digo: tá melhor que muita gente bem mais jovem do que ele! Entrega nas mãos de Deus que vai dar tudo certo! Ah, e olha que ele já tem 82 anos, fez a cirurgia há 1 ano atrás e está muito bem, graças à Deus.
      Sua mãe deve ser bem mais jovem rsrsrsrs, fala pra ela se tratar que logo ela vai ficar bem!!!

  • niege diz:

    Tenho problemas com controle de natalidade.Faz 8 anos que sou casada e ja devo ter um time de futebol com direito a reservas e um time sub20.Todo mundo sem noçao quer me ver gravida menos meu esposo e eu porque assim queremos e nosso decisao e pronto.Help!!!Parem de tentar me engravidar!!!!!!!!

  • Laura - Portugal diz:

    Boa tarde Patricia!

    Gostei muito da dica de hoje!!

    E a frase que quero partilhar que ouço com frequência e que sinceramente acho que não pode estar no nosso vocabulário é : Nossa como você está magra!
    Ou nossa como você está gorda!!!

    Outra mais terrível: quanto você ganha??

    Acho que cada um deve cuidar da dia própria vida!!!

  • Victor Fernando diz:

    Tenho um colega de trabalho que quase todo dia ele me diz: “Você está ficando careca”, “você está calvo”. Eu simplesmente respondo: “Obrigado por me lembrar!”. É uma situação chata…

  • Luiza Freire diz:

    Depois que completei 20 anos, me tornei praticamente um alien, por não ter namorado nem viver louca por arrumar homem. Como se ser feliz comigo mesma fosse impossível sem ter um relacionamento. 😐

    Sempre alguém pergunta:
    E aí, vai se casar quando?
    E os namorados?
    Por que você ainda não está namorando, se você tem essa idade?

  • Cidalia -Tunisia( Africa do Norte) diz:

    Ah ah uma que ouço muito: “você está sempre magrinha” .. Graças a Deus porque não preciso fazer regime!! Rsrs

    Bom dia Patty ,
    Em França temos um provérbio que diz: “Il vaut mieux faire envie que pitié.”traduzindo : mais vale termos uma vida desejável que tenham piedade de nós.”
    E é isso que dá origem aos comentários invejosos , para mim é assim que os ouço então nunca me tocam bem pelo contrário detecto a maldade de quem comenta e sigo adiante rss
    Ah se a inveja fosse de cor amarela, imagine os pintainhos aí fora!!!!
    Bisous Querida et uma Linda semana para todas as Blindetinhas

    • Patrícia Lages diz:

      Hahahahahahaha… Verdade. Se inveja tivesse cor, meu Deus!!!

  • Glauccia diz:

    Meus parentes tem mania de dizer que “sou gordinha”, “cuidado para não ficar como ela”, “você precisa emagrecer”, etc. Na realidade eu me sinto muito bem do jeito que sou, mas as pessoas se incomodam muito como os outros são. Isso é bem chato, o importante para mim é eu estar saudável e isso eu estou graças a Deus!!!

  • Susie diz:

    Contar histórias de tragédias de gravidez e bebês recém-nascidos para grávidas também são clássicos! Ótimo texto!

  • Vanda Sousa diz:

    Tenho obesidade mórbida.E o que mais me deixa chateada é:Vc tem o rosto tão bonito. E dai a vida é minha eu que tenho que decidir se emagreço

  • Fabiane Vinhal diz:

    Estou noiva e vou fazer uma cerimônia com recepção será algo simples, mas já escutei de várias pessoas: Nossa pq não pega esse dinheiro e viaja! Para quê gastar dinheiro com isso!
    Dá vontade de responder: o dinheiro é meu ou seu? Não estou me endividando para casar, me organizei para isso! E não vou deixar de viajar, vou ter lua de mel pq me organizei para isso! Que coisa chata! Dá vontade de nem convidar a pessoa…

  • Giselli diz:

    – Eu e minha família vamos assistir ao jogo de futebol.”
    – Mas você não é evangélica?

    ( Eu fico com uma cara de “Oi?” kkkk)

  • Elisangela diz:

    Quando minha filha Jessica nasceu, demorou um pouco para eu perder o peso, pois estava mais preocupada em cuidar dela. Nao fiquei fazendo dieta louca para ficar magra logo. Ai fui trabalhar e uma cliente me perguntou quando meu bebe iria nascer? Oi!!!!
    Educadamente respondi que minha filha ja tinha nascido ha 6 meses!!!!( E quem disse que eu tenho que perder todo aquele peso em 6 meses)… Se na primeira gravidez ja e dificil imagina na segunda. Nao faca perguntas para as novas mamaes, pois demora mais de um ano para nossos hormonios voltarem ao normal.

  • Mãe Consumista diz:

    Que eu sou do dondoca e não faço nada porque não trabalho fora. Hello!! Trabalho e muito cuidando da minha casa, dos filhos e do marido. Cuido da minha família. Outra é : mas o que você vai fazer quando crescerem? Exato! Eles vão crescer e aí volto a trabalhar fora, vou estudar ou vou virar dondoca mesmo. Quem precisa se preocupar com isso sou eu e meu marido, não é? Tudo a seu tempo. Beijos Patrícia! ♡♡♡♡

  • Cidalia -Tunisia( Africa do Norte) diz:

    O post é tão interessante que voltei a ler rss e comentar. Penso que se alguém se permite chamar de futeis os posts sobre moda, me desculpem mas deve de ser pessoas que nunca leram a Biblia , e a Biblia não foi escrita por pessoas de igrejas…
    O próprio Deus deixou descrever na Sua Palavra (Provérbios 31: 22..), que a Mulher virtuosa se vestia com vestidos de linho, cores de púrpera que sinhifica que deviam ser lindos, fazia cintos…Beleza também é de Deus , e quem O considera como Pai se veste para Honrá- Lo ainda que seja com roupas sem griffes …e se tiver a possibilidade de ser com griffe porque não?
    Dona Chris Cardoso é um exemplo , porque é Linda mas nunca vaidosa. Seus posts sobre moda nunca são fúteis mas sim utéis para cada Mulher que quizer tirar proveito , Eu trabalho com moda não impede que também aprendo , porque a vida é mesmo assim : aprendemos uns com os outros.
    Blindettes se cada uma de nós fizer-mos o nosso melhor antes de sair pela manhã imaginem o impacto no meio da multidão, assim falem bem ou falem mal o principal é sermos conhecidas como mulheres lindas com roupas decentes , que Escondem o que sò será mostrado aos seus maridinhos!!
    Para finalisar, quem não quer o bem para os outros, que guarde sua lingüa de se sujar porque isso sim é fútil !!
    Uma boa tarde Patty

    • Patrícia Lages diz:

      Arrebentou!! 😀

  • Aline Matos diz:

    Faz muito tempo que já decidi que não vou ter filhos… mas as pessoas insistem em dizer que não vou me realizar como mulher… “e quem vai me cuidar quando ficar velha” é simples eu vou para um lar de idosos … que deve existir varias mães lá, com certeza.

    • Patrícia Lages diz:

      É uma pena que as pessoas pensem em ter filhos pelos motivos errados…

  • Hilda diz:

    Algo que eu detesto em uma pessoa é quando ela esta doente e me oferece a doença dela.
    Uma vez uma moça,reclamou comigo que estava com bronquite que não tinha conseguido dormir a noite, do nada ela me perguntou, você quer um pouco de bronquite, se você quiser eu te dou.
    Fiquei indignada, imediatamente repreendi em pensamento.
    Se não é bom pra você, também não será bom pra mim. Não tem o que falar, acaba falando besteira.
    Até mais, Paty.

    • Patrícia Lages diz:

      Essa está entre as 10 mais sem noção!

  • Sula Laiane diz:

    Costumo escutar o seguinte:

    – Você é da igreja né, já arrumou namorado?
    (Lá é igreja e não o programa Vai dar Namoro).

    – Só tem filho hoje em dia quem é idiota. Você quer ter filhos?
    (Sim, sou idiota).

    E dentro da própria igreja…

    – Sabe a fulana, que era do nosso grupo, tá tão fraca na fé,coitadinha!
    (Coitada de você que não entende o significado de Amar uns aos Outros).

    • Sula Laiane diz:

      E eu também já me passei. Vi uma moça bem barrigudinha e inchada e me dispus a ajudá-la tratando-a como grávida. Mas ela não estava. Não sabia onde me esconder de vergonha.

    • Patrícia Lages diz:

      Triste!

  • Luciana diz:

    É bem a sim você esta gravida nossa como parece

  • Camille Lago diz:

    Amei esse: “Você tem obrigação de saber sambar! (E você? Fez balé clássico e sapateado?” hahaha

  • Ana Côrte diz:

    Oi Patrícia!
    A frase que eu já ouvi dessas que tu publicaste é: “Logo você que é tão inteligente foi se meter numa igreja? (Justamente porque sou inteligente fiz a melhor escolha.)”. As pessoas nem sequer imaginam quem é Deus, não fazem a menor ideia. É por isso que dizem isso.
    Tal como tu, detesto esse tipo de frases e por isso sou tida como séria e calada no meio de grupinhos, até da minha família, porque é melhor mesmo ficar calada do que dizer ou apoiar asneiras sem fundamento nenhum e que fazem os outros se sentirem mal.
    Costumo pensar bem e até digo a outras pessoas: se o que eu vou dizer não acrescenta algo de bom, é melhor ficar calada.
    O que eu odeio que as pessoas dizem, é quando eu estou envergonhada à frente de um grupo pequeno ou grande: “Ana, estás vermeeeeelhaaaaaaa!”
    Isso é a pior coisa que se pode dizer a uma pessoa envergonhada. Ela precisa é de se sentir o mais natural possível, que as pessoas ajam com ela como se não se ela não tivesse um pingo de vergonha.
    Obrigada pela partilha!

    Um beijo com carinho*

    Ana

    • Patrícia Lages diz:

      Essa eu ouvi mil vezes!! Kkkkkk

  • Paulliane Santos diz:

    O que não falar então das frases lançadas quando estamos acima do peso ou somos muito magrinhas????
    Já ouvi várias…. sou magra e é muito difícil encontrar roupas que se adequem a minha faixa etária. Hoje aprendi a mandar uma costureira fazer, mas antes era obrigada a comprar em seção infantil…ou seja, cheia de frufru kkkkkk
    As pessoas quando me viam soltava logo a piadinha: Nossa!!!! Essa roupa ficaria linda na minha filha de seis anos, confesso que era super grossa com minha resposta, mas não exitava em mandar bala: É um privilégio uma pessoa na minha idade achar roupas em uma seção infantil, em um mundo onde as pessoas dão a vida para perder um grama se quer… Logo, logo as indiscretas calavam a boca.

  • Vanessa Cintra diz:

    Sou casada a dois anos e as pessoas sempre perguntam:
    – Vanessa, quando vem o bebê?
    Meu Deus!!! como as pessoas se preocupam com algo que somente eu e meu esposo devemos decidir.

  • Daniela diz:

    Paty, já ouvi a seguinte de uma parente (que inclusive cuida da vida de todo mundo) : “Nossa, Daniela, você tá doente? … Não? Não tá mesmo, tem certeza?… É porque você tá com cara de doente, viu? Tá abatida, tão magrinha… Faz tempo que você não vai ao médido fazer uns exames? ” (vontade de jogá-la pelo ar, rsrsrs, mas me contive e só disse: Não, imagina, estou super bem.
    Outra, de outro parente: ” Por que você namora com aquele rapaz? Você é tão bonita e ele tão feio, não entendo!”… (imagine minha raiva, rsrsrs).

  • Ingrid Fausto diz:

    Olá queridas!

    Ah… tem também as frases que as pessoas adoram falar para as solteiras:

    – Já casou?!(Não! Mas pode ficar tranquila que quando casar te aviso!)
    – Vai ficar pra titia hein?! (Já sou titia com muito orgulho!)
    – Se você não casar logo não vai ter tempo de ter filhos!(Quem te falou que eu quero ter filhos?)

    Têm a torcida a favor também (rs):

    – É melhor só do que mal acompanhada! (É melhor ainda estar bem acompanhada!)
    – Você é que tá certa, têm que curtir mesmo. (Curtir? Prefiro curtir com meu amor)
    – Casar pra quê? (Porque é “melhor serem dois do que um”)

    E por aí vai…

    Realmente é muito desagradável ouvir certas coisas.

  • Adriana diz:

    Quando respondo que não sou casada, lá vem: “aproveita que não casou e não case e não tenha filhos, dá muito trabalho”. Eu nunca entendi essa mas penso o mesmo que você escreveu para as noivas. Aliás, nunca dei muita bola pra quem conquista e depois vê a conquista como um fardo ao invés de estabelecer a conquista conforme você fala no BB 2.
    Bjs, Paty, tô mega sumida, mas sempre ligadinha aqui… aguardando o 3º livro que será mais um sucesso. E que sua lojinha cresça por aqui também. Vou encomendar o super fofo controle de gastos. Amo escrever à mão.

    • Patrícia Lages diz:

      Apareça mais!! 😀

  • Ana Paula Paiva da Costa diz:

    Antes de eu ser levantada obreira, sempre ouvia das pessoas da igreja: “Por que você ainda não é obreira?” “O que está faltando?” “Há quanto tempo está na igreja?” No começo, eu ficava calada, mas depois comecei a responder: porque Deus não quis ainda, as coisas acontecem no tempo de Deus, há bastante tempo e enquanto não sou obreira vou continuar me dedicando à obra de Deus. Sempre confiei que na hora certa, Deus iria me honrar com a oportunidade de servi-LO no átrio. Então nunca tive pressa ou ansiedade. O tempo foi o meu aliado, não me atrapalhou, pois quem nos atrapalha a ter as nossas bênçãos é a gente mesmo, e não o tempo.

    • Patrícia Lages diz:

      Arrebentou!

  • Gloria maria diz:

    Olá querida gosto muito de ler seus post, então sou uma mulher negra e meu esposo e branco quando tivemos nossa filha sofri muito pelo fato dela ter puchado o lado do pai cabelos cacheados é morena clara , ouvi muitas perguntas idiotas tipo;
    Ela saiu mesmo das suas entranhas?
    Onde está a mãe, você é a babá
    E sua filha ou adotada?
    E assim vai …
    Sou muito extrovertida por isso nunca me aborreço com isso a minha resposta é sempre uma bela de uma gargalhada e depois uma resposta. Bem mal criada rsrs a falta de discrição e questão da má educação.

    • Patrícia Lages diz:

      Tem que levar na esportiva mesmo. Eu tenho uma amiga cujas gêmeas nasceram ruivas e ela é mestiça (pai japonês). As pessoas perguntam se ela pintou o cabelo das bebês!! hahahahahaha…

  • eudilene diz:

    Kkkk muito bom…Desde de que decidi não mas aliar meu cabelo sempre ouço essa “por que você não alisa seu cabelo? É mas fácil pra cuidar. Aí eu respondo” por que eu amo meu cabelo é não quero mas gastar dinheiro sendo que eu posso ficar linda naturalmente e quem disse que eu tenho preguiça de cuidar dele.?

  • Gislaine Sorocaba SP diz:

    Oi Paty, esse assunto dá pano pra manga mesmo!!!
    Eu também tenho uma frase que acho bem esquisita, na verdade é a expressão com que a maioria das mulheres da igreja se tratam de “DONA”… assim: ” DONA fulana”…etc
    Porque não chamam pelo nome, aliás li sobre isso no blog da Cristiane Cardoso, por sinal um comentário excelente sobre isso!!! Bjs.

    • Patrícia Lages diz:

      Eu chamo as pessoas pelo nome e não conheço ninguém que goste de ser chamada de “dona”. Não sei de onde saiu isso, mas é um costume que não agrada a praticamente ninguém…

  • Fabiana diz:

    Na minha primeira gestação, durante o chá de bebe mais precisamente, a minha sogra (catolica roxa) percebendo que a maioria das pessoas que ali estavam eram evangélicas, me perguntou se eu ia batizar meu bebe na igreja católica, precisamente eu disse que não; sem a menor cerimonia ela ja me infirmou que mediante isso, ela nem iria visitar o neto quando nascesse!!!

    • Patrícia Lages diz:

      É uma pena quando as pessoas colocam a religião acima do amor ao próximo. Ela mesma se privou de desfrutar do neto…

  • Natalia Vilas-Boas diz:

    Muito bacana esse post,mais a verdade é que temos mesmo que nos piliciar para não falar bobeiras..Tenho 4 anos de casada e não temos filhos ainda e sempre escuto a mesma cobrança das pessoas..Levo sempre na esportiva fazer oque.Rsrs

  • Michele de Oliveira diz:

    Sou professora e uma das frases que mais me dá nos nervos é: “Você só dá aula ou faz alguma outra coisa?” Como se os professores não fizessem nada…

  • acácia alves cardoso diz:

    ah você é negra, mas tem o cabelo cacheado e os traços finos? rsrsrsrsrsrsrsrs outra; não você não é negra é morena, moreninha e por aí vai!

    • Patrícia Lages diz:

      Como se a gente precisasse de alguém para nos descrever!! Hahahahaha

  • Patricia diz:

    Sou casada há um ano e 4 meses e é dose ter que responder:

    -Vai ter filhos? Quando?

    -Ta tentando engravidar?

    -Seu marido quer filhos? etc

    Um saco, viu!
    Mas essas perguntas chatas servem pra gente se policiar e nao perguntar quando for a “nossa” vez…

  • Patricia diz:

    Pior que ainda tem os hipócritas que dizem: “Perguntar nao ofende!”

  • Gislene - Santos - SP diz:

    Boa tarde…A pessoa tá careca de saber, e continua fazendo as mesmas perguntas.

    * Você só tem um filho? (não,tenho 10 é que os noves estão viajando);

    * Nossa, vc mora de aluguel,ainda não comprou sua casa? (pra que casa própria, se eu posso pagar aluguel?);

    É osso…fazer o que, rsrs.

    • Patrícia Lages diz:

      kkkkkkk….

  • Michele diz:

    Eu ouço de uma amiga quando ela me vê sem maquiagem: Você está horrivel! Ou então: Que cara é essa?
    Nossa eu nem respondo mais, deixo ela falar só. No começo eu falava: A mesma de sempre, e eu sou linda. Mas agora nem ligo. Kkk

  • Joselene Lima diz:

    Quando eu era magra diziam: aff mulher, vê se engorda um pouco! Algumas pessoas até me chamavam de “canela de siriema” fazendo alusão ao pássaro “pernudo” kkkkkk Quando engordei, pior: aff! Você está enorme de gorda! Nem conheço mais você! Detalhe, não fiquei obesa, apenas um pouco “cheinha” kkkkkkk Comecei a construir a casa ai veio um mestre de obra falar no ouvido do meu pedreiro, que me falou em seguida o que ele disse: “rapaz, você trabalha na diária para essa mulher, numa construção desse tamanho, você não vai ganhar quase nada, tem que fechar um valor alto, comigo é assim, e se não querem, que chamem outro!” Ou seja: concordo plenamente com Abraham Lincoln: o segredo é calar a boca e fechar mesmo os ouvidos. Haja paciência com tanta gente “sem noção!” Não foi a toa que Paulo disse:suportai-vos uns aos outros em amor,Efésios 4:2b Se não fosse a minha fé, já teria “metido o sarrafo” em muita gente hahahaha

    • Patrícia Lages diz:

      Kkkkkkkkkkkkkk

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: