Desafio Detox 7 – Mente tóxica

Você é uma pessoa negativa? Costuma ver mais os problemas que uma situação pode lhe causar do que as vantagens? Reclama tanto que às vezes nem percebe? Sua mente precisa de um detox!

reclamar

No livro Lugar de mulher é onde ela quiser (pág. 59), cito uma teoria muito interessante desenvolvida pelo cientista e filósofo Steven Parton sobre o funcionamento da nossa mente. Confira um trecho:

“Segundo Parton, o cérebro reproduz mais aquilo a que é exposto com constância. Ou seja, se você é exposta constantemente a reclamações, mais reclamações seu cérebro irá processar formando um ciclo de negatividade. Às vezes pensamos que reclamar é uma forma de desabafar, de colocar para fora o que nos incomoda. Mas, na verdade, estamos agindo negativamente e isso alterará nosso cérebro, nosso humor e até a forma de encarar a vida.”

Com a crise e o “baixo astral” que o país está enfrentando, a reclamação tem estado na ponta da língua de muita gente, fazendo com que, cada vez mais, se achem motivos para reclamar (mesmo que não exista nenhum!).

O cúmulo da reclamação foi ouvir uma pessoa xingando o patrão por ter recebido um aumento de salário, pois isso fará com que ela pague mais imposto de renda. Ao ser perguntada se, descontado o imposto novo, ela vai receber mais ou menos do que antes, a resposta foi: “claro que vai ser mais, mas eu preferia receber menos do que dar dinheiro para político ladrão! Você viu o que eles estão fazendo com a lava-jato? Uma vergonha! Quero ir embora desse Brasil!”

Ou seja, para quem está com a mente intoxicada, nem aumento de salário resolve…! 🙁

Por isso, o detox de hoje será um dos mais difíceis de ser colocado em prática: não reclamar por 24 horas! Pode parecer fácil, mas não é, e tem regras!

Você deve marcar no relógio que hora irá começar o “jejum da reclamação” (sugiro que comece agora mesmo!), mas se der uma derrapada e reclamar de algo, terá que começar a contar tudo de novo!

Há pessoas que levam dias até conseguirem ficar 24 horas sem reclamar, mas o que importa é perseverar (nem que leve 1 mês!) e perder esse costume. Não se trata de uma competição para ver quem cumpre o desafio em menos tempo, mas sim, de se policiar e corrigir um comportamento que torna a sua mente tóxica.

Então, que horas são aí? Já sei: é hora de começar a parar de reclamar! 😀

E se você quer aproveitar e começar também a leitura do livro Lugar de mulher é onde ela quiser, peça já o seu clicando aqui. A entrega é bem rápida e tem até surpreendido algumas leitoras, como foi o caso da Magali!

Screen Shot 2017-02-14 at 13.17.19“Realizei o depósito na última terça-feira, a entrega foi tão rápida que o recebi na quinta! Só tenho a agradecer pela consideração, eu amei a dedicatória.” 

O frete é único para todo Brasil (R$ 9) e a entrega é de 3 dias úteis, mas muitas vezes tem chegado antes. Aproveite esse detox e faça uma leitura que só tem a acrescentar na sua vida!

Para conferir os desafios anteriores basta clicar sobre cada um deles:

Desafio Detox 1 – Chega de consumismo

Desafio Detox 2 – Amizades tóxicas

Desafio Detox 3 – Destralhe a sua vida

Desafio Detox 4 – Atendendo a pedidos

Desafio Detox 5 – Livre-se da procrastinação

Desafio Detox 6 – Ansiedade, o mal dos nossos dias

Nos vemos amanhã quando estaremos completando uma semana de desafios!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • Luciana diz:

    Amei o post! E a gente deveria se atentar ao tempo gasto reclamando…Daria para fazer muita coisa útil. 😉

  • Nilsa diz:

    Amém

  • Julya diz:

    Bom dia, Patricia.
    Sou advogada e, como tal, trabalho em um ambiente de muitas reclamações, todo mundo que entra pela minha porta é para reclamar de algo (rs) e, por isso, também de muita negatividade.
    Tenho tentado, sem sucesso, me livrar da negatividade do ambiente, pois isso atrapalha muito a minha vida pessoal e acaba com a minha energia.

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Julya! Há profissões que realmente são mais propensas ao negativismo, afinal, ninguém vai ao psicólogo, advogado ou médico quando está tudo bem. No meu caso acontece o mesmo. Recebo diariamente e-mails de pessoas reclamando da crise, dos bancos, das dívidas, das injustiças sociais, da falta de oportunidade etc. Mas aprendi uma coisa: eu posso colaborar para que esse negativismo se torne algo positivo e isso é ótimo! No começo foi difícil, mas depois que houve essa mudança de mentalidade em mim, vi o quanto esse trabalho é importante e o quanto posso ajudar. Daí em diante é só positividade!!

  • Rebeca Beserra diz:

    Excelente!!! Vou já marcar a hora de eu começar. Deus me ajude! Haha 😆

  • Dheymy Moreno diz:

    Oi Patrícia,
    Sempre acompanho seus post no blog, mas confesso que o desafio detox é a primeira vez que faço e tenho sentido a diferença até nos mínimos detalhes e como estou fora das redes sociais nesse momento do desafio, estou fazendo anotações de cada um, pois a transformação que está acontecendo em mim quero compartilhá-la. É muito bom poder ler post e livros de uma pessoa que nos transmite a vontade de ser uma mulher melhor a cada dia. Obrigada! Deus te abençoe sempre.

  • Liliani diz:

    Esse desafio torna-se fácil por causa da situação do mundo. É uma benção vivermos num país livre e sem grandes catástrofes…
    É acordar e agradecer a Deus todos os dias pela vida e paz. 😉

  • Cristina diz:

    Ih, o de hoje vai ser pesado hein kkk não sei se consigo, mas vamos ver né rsrs

  • Monalisa Gonçalves diz:

    Bom dia Paty, esse desafio é desafiador mesmo rsrrrs, eu amei esse detox!!! será uma experiência nova e um hábito novo para mim, e por fim PERSEVERAR!!! beijos Paty que Deus te abençõe e te mais sabedoria para nos ajudarmos.

  • Stefanie diz:

    Puxa, me senti até envergonhada!
    Hoje mais cedo estava reclamando de uma situação aqui do meu trabalho e quando abro o post, paft! Um tapa de luva!
    Embora eu já estive observando isso em mim, não estava me esforçando o suficiente para controlar, mas depois de ser “desafiada”, tenho e vou conseguir!
    Obrigada Patrícia! 🙂

    • Patrícia Lages diz:

      Ainda bem que foi de luva!! 😀

  • Karine diz:

    Amei a idéia..gosto muito de desafios que me impulsionam a ser melhor!
    Bora começar!
    Bjs

  • Fran diz:

    Bem são exatamente 20:21 vou começar agora um dia sem reclamar.

  • Chris diz:

    Estou amando esse detox. Todos os dias Deus tem falado comigo de alguma forma. Esse realmente é o mais difícil. Reiniciando ele hoje.

  • Gerda Lucia Mota Freitas diz:

    Muito este post!Vou colocar em prática.

    Muito obrigada

  • Maria Angela diz:

    Querida Patrícia,
    Primeiramente quero te parabenizar pelo seu trabalho. Parabéns! E claro, te agradecer por cada ensinamento compartilhado conosco. Desejo sucesso e felicidades! Recebi o seu livro super rápido (amei!) e ver a sua dedicatória é como se eu tivesse frente a frente com você recebendo o livro (demais!) Gratidão! Começo a leitura hoje! Beijos!

    • Patrícia Lages diz:

      Depois me conta o que achou do livro!! Beijos 😀

  • Rafaele diz:

    Ameeeii o post,foi feito para mim,tenho certeza,vou começar agora mesmo esse desafio.Obrigada que venha os proximos.

  • Ndundila Lourenço diz:

    Chiça reclamar é comigo mesmo detox em mim😀 nunca parei para pensar o quanto estava a ser negativa muito obrigada PL.
    Estou na fé😇

  • Joselene Lima diz:

    Muito bom!

  • Kaysa diz:

    Não perco uma postagem sua, hoje tirei o dia para colocar a leitura do seu blog em dias,então haja leitura…\o/
    Vou pedir o livro agora, então capricha na dedicatória.. =)
    De todas as suas fãs, acredite…Sou a que mais te admira!!!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: