Desafio Detox 2 – amizades tóxicas

Todo mundo tem a liberdade de escolher seu círculo de amizades, mas isso nem sempre significa que todos os nossos amigos nos fazem bem. Saiba como reconhecer uma amizade tóxica e detox nela!

Detox_am_1

Parentes, colegas de trabalho, companheiros da escola ou faculdade, vizinhos e afins, entram na nossa vida quer a gente queira ou não, quer a gente “abra as portas” do nosso coração para eles ou não. Essa é a classe de pessoas com a qual somos obrigadas a conviver.

Mas amigos são aqueles que escolhemos trazer para perto de nós por uma série de fatores: afinidade, admiração, amor ou algum tipo de sentimento. E é aí, pela porta dos sentimentos, que muitas amizades tóxicas entram na nossa vida e, em vez de nos fazerem bem, fazem mal.

Festa

Talvez você goste tanto daquela amiga (que um dia lhe fez muito bem), que não perceba que, hoje, ela já não faz tanto bem assim. Talvez você esteja tão acostumada a uma determinada amizade, que não consiga enxergar que aquela pessoa não é mais a mesma. Os sentimentos, infelizmente, têm o poder de anestesiar a razão e nos cegar diante de situações que, às vezes, são até óbvias. Seguem alguns exemplos do ponto onde quero chegar:

  • Aquela amiga que é tão ciumenta que não permite que você tenha outras amigas é mesmo sua amiga?
  • Aquela amiga que não sabe aceitar um “não” seu, mesmo que você tenha que se prejudicar para atendê-la é mesmo sua amiga?
  • Aquela amiga que a faz gastar o que não pode para acompanhá-la em suas compras, restaurantes ou baladas é mesmo sua amiga?
  • Aquela amiga que faz questão de quebrar a sua dieta porque ela não está de dieta é mesmo sua amiga?
  • Aquela amiga que vai contra tudo o que seus pais lhe ensinam é mesmo sua amiga?
  • Aquela amiga que vive se intrometendo no seu casamento e dando conselhos furados é mesmo sua amiga?
  • Aquela amiga que vive sugerindo que você confronte o seu marido, que não faça as coisas que ele gosta para não ser “escrava” dele é mesmo sua amiga?
  • Aquela amiga que não deixa você estudar e vive arrumando o que fazer para preencher todo o seu tempo (com as coisas dela) é mesmo sua amiga?
  • Aquela amiga que vive querendo mudar você, desde a forma como você fala até o que você come e veste é mesmo sua amiga?
  • Aquela amiga que se coloca acima de você, que a considera como um ser dependente e que não a deixa dar um passo sem que ela saiba exatamente o que você pretende fazer é mesmo sua amiga?

Deus

As amizades tóxicas não entram com tudo na nossa vida, mas sim, sutilmente, como uma pessoa que quer “apenas ajudar”, que está falando “para o seu bem” e que não quer “ver você sofrer”. Elas jamais se apresentam como alguém nocivo, invejoso, controlador, mas vão agindo de forma nociva, invejosa e controladora, conforme nós mesmas damos abertura para que façam isso.

A Bíblia diz o seguinte, em Romanos 6:16:

“…sois servos daquele a quem obedeceis…”.

Ou seja, as pessoas só fazem conosco aquilo que permitimos que elas façam. Se tem alguém controlando a sua vida é porque você escolheu obedecê-la. Forte, né? Mas é verdade: você deu abertura por ter obedecido, em algum momento, a essa(s) pessoa(s) que está(ão) intoxicando a sua vida hoje.

Mas da mesma forma que você abriu essa porta, você também tem o poder de fechá-la e esse é o desafio de hoje. Nesses 21 dias de detox, não estamos acessando as redes sociais, certo? Então isso já vai ajuda-la a viver sem a influência daquelas amizades virtuais tóxicas, mas não será tão simples assim!

Ao verem que você não está lá para respondê-las imediatamente, as amizades tóxicas virão por outros meios: vão telefonar para você, mandar WhatsApp, direct no Instagram, mensagens… Elas dirão que esse detox é bobagem, que não vai levar a nada, que chega a ser ridículo etc. etc. Ou seja: farão de tudo para não perderem o controle sobre você, mas cabe a você permitir ou não, fazer a sua vontade prevalecer ou não, ceder a elas ou não.

Veja uma sugestão para dar um basta às amizades tóxicas na ilustração abaixo. Seja sincera e escreva o que ela faz que tem feito mal a você. Dê uma chance para ela se consertar e vocês poderem continuar sendo amigas.

honesta

Ou se preferir, que tal uma conversa franca colocando os seus pontos de vista e condições para levar adiante essa amizade?

pessoal

Se ela não aceitar bem as suas condições, cabe a você avaliar se vale a pena seguir com essa “amizade”.

Quando você anda com pessoas tóxicas, sem perceber, intoxica sua mente e acaba pensando, falando e até agindo como elas. Há pessoas com quem você vai ser obrigada a conviver, mas mesmo assim, você não é obrigada a ser amiga delas ou andar segundo a vontade delas. Você é inteligente e, por isso, é capaz de trilhar seu próprio caminho sem precisar de alguém que controle a sua vida.

Amigas são as que ajudam você a trilhar o caminho que você escolheu e não as  que querem controlar cada passo que você dá.

capa-livroE se você quer escolher o seu lugar e ter dicas de como chegar lá, indico a leitura do livro “Lugar de mulher é onde ela quiser”, que você pode pedir por este link e receber na sua casa com um frete único para todo Brasil.

É uma leitura que só vai acrescentar na sua vida, fazê-la se conhecer melhor, traçar seus próprios objetivos e alcança-los um a um.

Te espero amanhã para o terceiro desafio que tem a ver com a sua casa! 😀

Nos vemos!

 

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • PRISCILA WOITCHECOSKY SILVA diz:

    Então vamos lá. #DETOX2
    To amando !!!!

  • Gleicy Raquel Claudio diz:

    To junto com voce no detox….esses dias atrás estava iniciando a leitura de um livro que eu queria muito ler, conteúdo ctistao, nada inapropriado e minha “amiga” disse que eu não deveria ler aquele livro pq não era um livro que ela aprovaria para minha leitura. Disse que eu deveria ler o livro que ela havia indicado em nosso grupo e todos os dias passar um resumo pra ela do que eu havia lido pra ver se estavestava entenentendendo certo. E É mole
    Antes disso tbm teve um episódio que eu tbm considerei ruim.
    Ela fez um retiro para um grupo que temos em nossa igreja e na ocasião eu não senti paz em ir …. então ela começou a me ignorar e a dizer que eu estava saindo da da visão do grupo. Deixei o grupo … deixei a amizade …achei absurdo todas essas coisas.
    Ela tem vindo devagar me procurar perguntando se tá tudo bem porque eu sumi … e sinceramente não quero voltar a ser amiga de gente assim … só a palavra dela é a lei

    To amando o detox .

    Bjos

  • Sheila Macena diz:

    Amei!

  • Luzia diz:

    Perfeito

  • Natália santos oliveira diz:

    Amei 2!!!

  • Cristina diz:

    Acredito que o texto nos faz refletir não apenas se temos amizades tóxicas como tbm se somos esse tipo de pessoa, às vezes não estamos num bom momento e tbm damos conselhos ruins, ou até mesmo por costume tentamos controlar as pessoas,é preciso muita maturidade pra refletir e aceitar os nossos próprios defeitos tbm.
    Obrigada Paty por sempre nos ajudar nessa empreitada de sermos pessoas melhores.

    • Patrícia Lages diz:

      Às vezes deixamos algumas coisas nas entrelinhas, mesmo sabendo que poucas pessoas notarão. Você está entre essas poucas! Beijos

      • Cristina diz:

        😊

  • Adriana diz:

    Pois é… posso estar enganada, mas nas entrelinhas deste post, acho que você fala de uma pessoa que eu também percebo que mudou, mas cujo blog tava arrebentando em 2013, 2014, dando oportunidade para que muitas mulheres boas escrevessem nele… Você sabe quem…

    • Patrícia Lages diz:

      Não me refiro a ela como tóxica de maneira alguma! Ela é muito minha amiga e eu faço todo esforço que for preciso para passar 2 minutinhos ao lado dela! Inclusive no último capítulo do meu livro conto como ela – mais uma vez – me ajudou em um momento difícil. Ela é ainda mais especial para mim hoje do que era em 2004 quando a conheci ou do que de 2011 a 2013 quando escrevia no blog dela. Se não fosse por ela, eu não seria blogueira, não haveria Bolsa blindada e não teríamos milhares de blindetes hoje!

  • leila diz:

    E quando a família é tóxica? 🙁

    • Patrícia Lages diz:

      É como eu disse: vc terá de conviver com certas pessoas, mas não tem que fazer o que elas fazem ou querem que você faça!

  • Dani diz:

    Paty, super amei os desenhos !!! Amanhã vai arrasar com detox em casa!!! Beijos .

  • geyse diz:

    Gostei desse poste, pois este era um assunto que tinha muitas duvidas, mas com este poste fico tudo esclarecido. Obrigada Patricia estamos juntos no detox

  • Gerda Lucia Mota Freitas diz:

    Olá Patrícia,ao analisar este tópico percebi que eu tenho algumas amizades que se enquadra neste,mas também acho que posso ser tóxica alguém.Portanto vou me policiar. Obrigada!

  • Gerda Lucia Mota Freitas diz:

    Corrigindo meu comentário. Tóxica para alguma pessoa.

  • Sara diz:

    Definitivamente é vivendo e aprendendo! Amei o post de hoje Paty! Se tem uma coisa que eu aprendi através de muita decepção e dor, é cortar esse mal pela raiz! Sem dó e nem piedade! Quer seja “amigo”, parente ou conhecido! Às vezes parece que sou uma pessoa dura, insensível! Mais aprendi da pior maneira que se vc não fizer por vc, ninguém vai fazer e ainda vão querer montar em cima de vc! Essa palavra em Provérbios é a mais pura verdade, as pessoas só vão fazer conosco aquilo que permitimos que elas façam! Já fui feita de boba tanto tempo que na hora que eu acordei pra vida e vi que eu só dependo e preciso de Deus na minha vida, NUNCA MAIS ACEITEI ser influenciada pelos outros, principalmente se tratando de quererem me desviar da minha FÉ! Repudio, ignoro e me afasto com todas as forças do meu coração para defender minha Fé! Bjs Paty

  • Vanessa Lampert diz:

    Fiz um detox nas relações tóxicas recentemente. No meu caso, não eram amizades que queriam me controlar, mas isso:

    “Talvez você goste tanto daquela amiga (que um dia lhe fez muito bem), que não perceba que, hoje, ela já não faz tanto bem assim. Talvez você esteja tão acostumada a uma determinada amizade, que não consiga enxergar que aquela pessoa não é mais a mesma.”

    Os interesses não são os mesmos, o olhar não é o mesmo, o pensamento é oposto, as conversas não têm nada a ver. Falam línguas diferentes, não tem como se entender.

    “Quando você anda com pessoas tóxicas, sem perceber, intoxica sua mente e acaba pensando, falando e até agindo como elas.”

    E acontece ,mesmo, por mais que a gente se ache “blindada” contra essas coisas. Mas as más conversações corrompem os bons costumes, já nos avisava a Bíblia. A gente tem que saber o que é, de fato, o mais importante.

    E libera espaço para quem, de fato, acrescenta. 🙂

    Beijos!

    • Patrícia Lages diz:

      Li no seu post sobre as ideias não baterem mais e vi o quanto isso é importante, pois estamos no mesmo propósito e recebemos a mesma direção. Quem não tem os mesmos pensamentos não tem como permanecer na esfera da amizade. Beijos e vamos “abrir aquele portal”!! Rs…rs…

  • nadja diz:

    Eu amei as dicas Paty!

  • Debora diz:

    Ano passado diante de uma depressao , pedi muito pra que Deus me apontasse o que estava me roubando as energias ,e sim ! Ele mostrou : Dentre outras coisas e da pior maneira possivel , uma amiga de infancia , companheira , que aparentemente me fazia bem .. Resolvi fazer um ¨Retiro por conta ” , como no seu Detox , fiquei um tempo sem dar importancia a baladas ,redes sociais , amizades .. Me fechei um pouco . Resultado : Afastamento da maioria da pessoas . Estou sofrendo com isso , mas por outro lado sinto um alívio ! Me livrei de vampiros !
    E como o recado dado no seu texto , percebi que não sou só a vitima ,mas sim que em alguns momentos agi como uma pessoa toxica . Acontece , infelizmente , mas se temos um bom carater e confiança em Deus tudo se esclarece !

    • Patrícia Lages diz:

      A verdade é que amigos mesmo, são poucos. Aqueles que respeitam as nossas escolhas, crenças e opiniões podem ser contados nos dedos. Mas fico feliz que vc tenha se “desintoxicado” desse mal e por ter feito sua autoanálise e estar disposta a melhorar! Bjs

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: