Desafio Detox #5 – Você é o que você come

Apesar de que todo mundo sabe disso, a maioria das pessoas tem uma dieta pobre em nutrientes e rica em gorduras e açúcares. Como mudar isso tendo uma rotina tão corrida?

arroz

Os dados são assustadores! Segundo o IBGE, a dieta de 90% dos brasileiros está fora do padrão recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A dupla arroz e feijão é quase sempre associada a alimentos calóricos e de baixo teor nutritivo. O consumo de frutas, verduras e legumes fica bem abaixo do indicado. E os refrigerantes – que são uma bomba de açúcar – estão sempre presentes.

Em um país onde há tanta variedade de frutas, legumes e verduras isso soa bem estranho… Essa dieta pobre geralmente é causada pela conveniência de comprar alimentos processados, que duram mais, e pela correria do dia a dia. Porém, mesmo com toda correria é possível mudar essa situação.

Eu tenho uma agenda bem corrida e cada dia estou num lugar, o que dificultaria ter uma boa alimentação. Mas, como eu quero “durar muito” (rs…rs…), me organizo para não só deixar de pular refeições, mas também para comer bem.

O que tenho feito e tem funcionado muito bem é ter um cardápio semanal e fazer as compras no final de semana. O cardápio não só me ajuda na organização das refeições, mas também na lista do supermercado (passei a gastar menos!).

vitamina-abc-frutas-legumes-e

Se você quer ver o meu cardápio e ter acesso à lista de compras, confira o post clicando aqui. Para mim essas quantidades duram 2 semanas (só reponho as verduras).

Se você costuma comer em restaurante todos os dias – mesmo por quilo – saiba que aquela comida não é a ideal. Se você fizer um esforço de cozinhar à noite e separar uma porção para levar numa marmitinha fashion vai poder sentir a diferença em pouco tempo. Seu bolso vai agradecer e sua saúde também. Eu faço isso.

Passo_7-300x300Na minha bolsa sempre tem algo para que eu não tenha que comer na rua. Uso um pote hermético ou um saquinho zip e coloco uma maçã ou banana, uma barra de cereais, tomatinho cereja ou alguma coisa para não ficar com fome.

E como almoço, levo salada em um pote. Deixo tudo a mão na geladeira e antes de sair é só montar minha salada e levar na bolsa. Tenho um garfinho de plástico e me viro super bem! Se você quer ver como faço o preparo da salada, clique aqui.

O que você precisa é de uma mudança de hábitos e deixar a preguiça de lado. Aliás, pode ser que a preguiça que você sinta venha justamente de uma dieta ruim. Quando você se alimenta bem você se sente muito mais disposta.

latas_de_refrigerantesE para terminar, o desafio maior: esqueça que refrigerante existe! Se tem uma bebida que pode fazer muito, mas muito mal à sua saúde é o refrigerante. Ele é nada mais do que um composto químico lotado de açúcar. E mesmo as versões diet ou zero são péssimas para a saúde. Saiba que refrigerante é viciante e é por isso que é tão difícil abandonar. Será que você quer ser uma pessoa viciada? 🙁

Há uns seis ou sete anos não tomo refrigerante e confesso que no começo foi difícil deixar o vício. Mas depois de uma semana eu já estava percebendo a diferença. Perdi peso, desinchei e, depois de umas semanas percebi que minha pele e cabelos estavam muito melhores. Só tive benefícios, por isso, recomendo que você faça o mesmo. Tenha força, fé e perseverança!

Como têm sido seus dias de desafio? Qual deles foi o mais difícil até agora? Será que vai ser este do refrigerante? Deixe seus comentários!

Nos vemos amanhã para o desafio #6!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Desafio
  • Gabriela Nunes diz:

    Bom dia,Paty.
    Realmente esse será o maior desafio até o momento. Lá no trabalho bebemos refrigerante praticamente todos os dias e isso é realmente viciante. Será um sacrifício e tanto, mas o desafio está aceito. Vamos na fé e vai dar tudo certo!
    Beijos e obrigada pelos posts diários que tanto nos ajudam. ?

  • cristinat diz:

    Bom dia Pat
    Não tomo refrigerante ha anos, porém minha dieta e pobre na maioria das vezes por conta de estar muito na rua
    Vou adotar a dica e por em prática. Esse será o desafio mais difícil. Mil beijos.

  • Laura - Portugal diz:

    Olá Patricia, vou me enquadrar nesse desafio de preparar o cardápio!

    Ótima sugestão!

    Os refrigerantes consegui abandona-los também, era víciada e não sabia.
    Não fazia uma única refeição se não tivesse refrigerante.

    Tomo sumo natural ou água uns 30 minutos antes das refeições.

    Um abraço pra você !!

  • Cristiane Moreira diz:

    Oi Patricia confesso que vai ser o refrigerante rsrsrsrs.
    Pois não tenho uma boa alimentação correta,mas a partir de hoje vou ter rsrsrsrs.

  • Miriam Silveira diz:

    Ola Patricia, vou tentar o desafio do refrigerante. .meu filho deixou de tomar ha dois anos, vou seguir o exemplo dele e sua dica. Beijos

  • Diana Cristina dos Santos diz:

    Com certeza essa do refrigerante vai ser a pior 🙁
    Por mais que sabemos que é algo que faça mal é um pouco difícil largar. Porém acredito que agora que comecei o desafio seja o melhor e mais oportuno momento para tirar da minha vida o que faz mal.

    Patii você realmente é muito abençoada por Deus.
    Eu admiro muuuuiito você e seu trabalho.

  • Izamara diz:

    Para mim,esse vai ser o desafio mais difícil rsrs. Pareço um ser humano de outro planeta se eu disser que não gosto de verduras e legumes?Como alface e tomate se,estiverem bem disfarçados dentro de um sanduíche natural,mas não gosto se for aquele tipo de salada toda enfeitada em cima da mesa. Não foi por culpa da minha mãe que desde de pequena,me fazia comer isso,mesmo eu não gostando,não é frescura,é só que “não desce”. Já tentei por mim mesma gostar de sopa e tudo quanto é verdura e legume,mas não dá.Amo frutas,gosto bastante de maçã,banana,goiaba,sucos naturais também gosto muito. Refrigerantes,gosto,mas bebo uma vez ou outra. Era bem viciada em coca-cola,até que chegou um tempo que eu começava a sentir dor no estômago toda vez que bebia. Hoje,já não bebo com frequência,mas digo logo,não vai ser tão difícil largar o refrigerante,difícil será colocar regras na minha alimentação.

  • Sonia diz:

    Olá Paty deixei de tomar refrigerante a 4 anos e notei igualmente a diferenças na saúde por isso, não me faz falta. Quanto aos desafios estou reativando um sonho de ha um ano atrás eu até me informei mas agora a parte da acção esta difícil porque envolve altos valores monetários.

  • Charlene diz:

    Bom dia Paty,
    Em outubro do ano passado começamos uma dieta (minha cunhada-irmã, meu esposo e eu) nada de açúcar, pouquíssima gordura e muuuuita fruta, verdura e água. Resultado: os 3 com 13 kg a menos em média em 3 meses. sem refrigerantes, mais dispostos e com muito mais saúde… Sabe onde começou a sementinha de tudo isso??? Uma amiga nossa esteticista (obrigada Jozane Souza) e o desafio detox 2015. Obrigada por tudo Paty! Bjs.

  • Juliana Maria diz:

    Deixo refrigerante fácil, sem problema.. Meu desafio é dizer não à cerveja de fim de semana e fazer exercícios regularmente, começo até bem mas paro no meio do caminho…. 🙁

  • Magda Corrêa diz:

    Querida Paty,és admiravem pela sua disciplina?! Como aqui no sul estamos congelando, rsrs, tenho uma sugestão que faço para minha filha ir ao trabalho e a faculdade: Tortinhas de brócolis com ricota em forminhas de cupcake. Fica muito bom! Que DEUS abençoe sempre?.

  • Josefa diz:

    O meu desafio é deixar o café , pois gosto muito.

  • Dulcinéia Maria da Silva diz:

    OlA bom dia
    Vou ser bem sincera eu não estou conseguindo fazer os desafios vejo todos os dias pela manhã nossa que legal vou fazer quando vejo já se foram o dia e não fiz e sei que é para meu bem mais não consigo fazer…me ajudem

    • Patrícia Lages diz:

      A ajuda já está aqui. Agora vc precisa decidir se quer mesmo fazer e passar a fazer. Seja devidida e comece. O primeiro passo é o mais difícil, mas vc pode!

  • MARINA diz:

    Pra min vai ser do refrigerante pois tomo muitoooo 🙂 Mas vou perseverar pois e minha saúde que está em risco.

  • geane diz:

    Bom dia
    Estou sem tomar refrigerantes a um mês, para conseguir parar de vez o segredo é vc decidir que não vai tomar mais que não te traz nada de bom. Eu decidi parar de tomar e não sinto falta.

  • Chris - diz:

    Hmmm… estou fazendo isso, depois que fui parar no médico e andava indisposta.
    Cortei o refrigerante e mesmo não sendo fã de verdura e salada, coloco no prato e como antes da comida. Eu olho e penso, não gosto, mas preciso. Em umas duas semanas já notei grande diferença na minha pele e na disposição.
    Beiiiijos.
    Sigam a dica,valiosa.

    • Patrícia Lages diz:

      Ótima estratégia!

  • Vanessa Aparecida do Santos Souza diz:

    Nossa chegou o desafio mais difícil.rs
    Não pelo refrigerante,pois eu já evitava mesmo.
    Meu problema maior é as guloseimas, bolachas e chocolates…
    Há… e eu almoço no Restaurante da Empresa e em casa, compro marmitex…

  • Deise Mendes diz:

    É isso aí meninas! Não é fácil ter uma vida saudável, no começo é muito difícil, é como deixar um vício, mas depois você acostuma, além da alimentação estou fazendo exercícios em casa, estou me sentindo muito melhor!?

  • Rayene diz:

    Ouvir isso que vc ao quer come
    Mexeu comigo
    Então preciso melhora desde ja
    E ja vou começa que me relacionar cm às verduras

  • Jarlenys Dias diz:

    Olá, querida Paty.
    Coca cola não bebo há mais de um ano e outros tipo de refrigerante ainda tem meses que não bebo.
    A mais difícil que tenho de abrir mão é a internet. Payrw mim é fácil de deixar de comer e beber que possa fazer mal a saúde mas abrir mão da Net não. Rsrs.
    Tenho substituído a minha oração a Deus e leitura Bíblica pela internet.
    Não adianta para mim pois quebrei várias vezes os Jejuns. A Internet é o meu ponto fraco, Paty.
    Vou ficar off.
    Beijinhos Blindados

  • Regina Soria diz:

    Patricia buenas noches:
    Seguí tu sugerencia del año pasado (del desfio detox) de no consumir refrigerantes; comence este año a no beber coca cola, solamente agua o jugo natural de naranja, o simple mente un të. Es impresionante, siempre tenia la necesidad de tomarla, pero hoy por hoy no la necesito, y si puedo decirte que me noto mas desinchada. Tambien segui tu sugerencia de cuidarnos mas, y comence a caminar (cuando podia y a la hora que podia) pero lo hacía. Ahora abrieron un super gimansio con piscina climatizada y te enseñan a nadar y haces gimansia en el agua es precioso, me gusta mucho.
    Gracias Paty gracias y muchas bendiciones.

    • Patrícia Lages diz:

      Te felicito por los cambios en su rutina! Muy bien! ????????

  • Alice diz:

    Eu também consegui deixar o refrigerante já faz alguns anos,e não sinto nenhuma falta!!Mas ainda não consegui emagrecer!!Estou muito acima do meu peso!!Não sou enjoada para comer,gosto muito de verduras e frutas,apesar que aqui no Japão não tenha tanta variedade como no Brasil!!O meu problema é os exercícios,não consigo fazer deles uma rotina na minha vida,Sempre começo e paro!Espero que nestes desafios eu consiga mudar esse meu jeito!!

  • Marcia Silva diz:

    Difícil mesmo é se organizar desde quando comecei ler seu livro e fazer detox a organização tem me sabotando claramente. Bjs obrigada!?

  • Ndundila Lourenço diz:

    OMG. De todos eles este parece o mais dificil, mas o conselho esta dado fé preserverança e deichar a preguiça de lado é o que precisamos estou nesta na fé muito obrigada pela dica darei o meu melhor beijinho grande.???

  • Elzaquintero diz:

    Para mim tem sido fácil.To me alimentando.Da forma correta.obrigada .

  • Dayane Gonçalves dos Santos diz:

    Confesso já tentei varias vezes com o refrigerante diminui bastante mas parar de vez ainda não consegui quero tirar isso da minha familia de vez mas meu marido não ajuda muito mas vou fazer o desafio e desta vez vou conseguir

    • Patrícia Lages diz:

      Força, você consegue! 😀

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: