Você já viu que está em alta comprar salada em vidros que podem custar quase 20 reais a porção? Veja como fazer a saladinha da moda em casa sem gastar nada a mais por isso!

 

Passo_7Para quem não sabia, 23 de março é o Dia Internacional da Economia Doméstica, mas para nós que somos blindetes, economia é todo dia!

Como adoro salada, gamei nessa ideia das saladas servidas em potes de vidro reutilizados. Podem ser de maionese, de azeitona, palmito, enfim, qualquer um de boca larga e que seja bem vedado.

Aqui em casa esse tipo de vidro já tem destino certo: colocar os milhões de parafusos, porcas, pregos e outras miudezas do meu marido. Como ele pega todos, usei na minha saladinha uns potes herméticos que comprei pela internet (em promoção, claro!).

A receita é bem simples, mas tem uma super dica. Por isso fiz um passo a passo para você acompanhar:

1) Usei alface crespa roxa e verde, rúcula, cenouras em tons diferentes só para dar um colorido, tomates e cebola (que era um pouco tímida e não saiu na foto!).

Passo_1

 

2) Aqui vai a super dica! Você já deve ter visto higienizadores de alimentos no supermercado, certo? Eles custam super caro, mas na verdade, são nada mais nada menos que uma solução de água sanitária e água! Aquela água sanitária que pagamos alguns centavos por litro é diluída em água e vendida por um valor inexplicável. É isso, meninas: inexplicável! Mas descobrimos a proporção certa para você fazer em casa:

1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água

Se você quiser conferir uma animação muito bacana do site da Proteste mostrando como higienizar alimentos, clique aqui. Além disso, o site testou várias formas de higienizar alimentos e a única que realmente deixou tudo limpinho foi a água sanitária. Veja aqui.

Passo_3 copy

 

3) Depois seque muito bem para que sua salada dure por mais tempo. Use papel toalha ou, se tiver, um secador de verduras.

Passo_4_a

 

4) Rale as cenouras, pique as cebolas e os tomates e rasgue as folhas de alface com as mãos – ou corte com uma faca apropriada (as normais podem oxidar as folhas).

Passo_5

Você pode colocar as porções já prontas para servir em cada vidro ou, se preferir, separe cada tipo de legume e misture na hora. Geralmente as saladas em vidros duram 1 semana na geladeira.

Passo_7

Gostou? Aproveite o sábado e deixe suas porções de salada prontas para a semana 😀

Para receber nossas novidades, cadastre-se!

[newsletter]

Nos vemos!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Dona Patrícia, gostei muito das dicas. E pra quem trabalha fora, facilita bem na hora de preparar o almoço. Já vou começar hoje a preparar a salada da semana. Que Deus continue lhe abençoando cada vez mais.

  • Bom dia Paty
    Amei a dica, vou fazer.
    Como minha vida e bem corrida vai facilitar muito.

  • Minha nutricionista, falou pra eu fazer isso, mas achava super difícil, agora achei tão simples, mais uma vez obg D Patricia… Um bom de semana

  • Amei as dicas chego tarde da reunião as vezes tenho preguiça de fazer salada kkk bjus

    • Até pode ser de plástico, mas o mais saudável é o de vidro que não solta produtos tóxicos, vá trocando gradativamente.

  • Que dica incrível, Patrícia! Só serve pote de vidro ou posso usar os de plástico também? Beijoca

  • Amei as dicas, e achei interessante lavar as verduras com água sanitária, sempre lavei com vinagre!!! 😉

  • Meu Deus…. Amei essas dicas… Ainda mais eu de dieta e com bebe pequeno otimiza meu tempo e dinheiro pois acabava disperdiçando alimentos que ficavam na geladeira. Obrigada sempre Paty e mande mais dessas dicas…boas demais!!!

  • Que dica ótima! Ficou mais fácil incluir as verduras na minha reeducação alimentar, posso preparar em um dia só junto com os outros alimentos e deixar pra semana toda. Salvou minha dieta! rs. Bjos!

      • Eu estava lendo os comentários prá achar o site…. Coquelux!!!
        E eu sou doidinha por saladas!!
        Obrigada Paty!
        Você é sempre show de amiga!!
        Beijos

  • Adorei as dicas. Ótimo para alguém com pouco tempo como eu. Adoro seus videos, suas dicas, seus livros, seu site…enfim, adoro VC.obrigada pela profissional maravilhosa que VC e. Bjs.

  • Amei a praticidade…economizamos dinheiro e também o tempo…..

  • Ameeeei obrigada me ajudou a me organizar pra fazer em casa e comer mais saudavel.agora confesso que também fui nos comentários pra ver onde comprar os potinhos simplesmente porque li a palavra barato kkkk coisas de mulher achei super atencioso da sua parte compartilhar isso também.
    Beijossss

  • Ameeeei obrigada me ajudou a me organizar pra fazer em casa e comer mais saudavel.agora confesso que também fui nos comentários pra ver onde comprar os potinhos simplesmente porque li a palavra barato kkkk coisas de mulher!!!!! achei super atencioso da sua parte compartilhar isso também.
    Beijossss

  • Amei a dica! Sempre tive vontade de fazer! Obrigada por compartilhar os detalhes.

  • Oi Paty, mas não devo temperar ne?
    Temperar é só na hora de comer acho?

  • Gosto muito de saladas, mas em casa quase não estava comprando porque sempre uma parte ia para o lixo.
    Agora com essa dica tudo muda…

  • Oi Patricia!
    Sou sua fã desde momento que vi seus post e comentários em criar soluções pra nós mulheres…to seguindo todos os passos…rsrs
    Parabéns,por esse trabalho belíssimo.Bjs

  • Amei a dica, e serve também para não se perder as verduras e legumes.
    Já que estará pronta para consumo.

  • Ótima dica Patricia!É o que eu chamo de BBB (bom, bonito e barato). 🙂

  • Muito legal, Patricia, queria saber o seguinte: seca as verduras e coloca no vidro sem nada?
    obrigada bjs

    • Se vc acondicioná-los dessa forma eles não irão estragar. Duram vários dias na geladeira!

  • EU JÁ COSTUMAVA FAZER ASSIM, MAS COLOCAVA EM TUPPEWARES, MAS ESSA NO VIDRO É BEM LEGAL! GOSTEI.

  • Patrícia… Adorei a idéia!!!
    Fica prático e estimula a comer com mais frequência verduras e legumes…
    Só estou com uma dúvida.
    Quando cortados, os alimentos não perdem parte de suas propriedades?

    • Infelizmente sim. Depois de cortados diversos alimentos não preservam 100% de suas propriedades. Bom seria ter alimentos fresquinhos e cortá-los na hora de consumir, mas a correria do dia a dia não nos permite, principalmente para quem tem que levar a comida para o trabalho. Mas não se engane! Se vc vai almoçar naqueles restaurantes por quilo em que as saladas já estão cortadas, tb estará consumindo alimentos sem todas as propriedades. Então melhor que vc consuma a sua que vc tem certeza de, pelo menos, estar bem lavada 😀

  • Oi Paty,minha dúvida é se as saladas não perdem os nutrientes?
    obs: adorooo seus posts!!!!

    • Os nutrientes só ficam preservados se o alimento for consumido imediatamente, o que quase nunca é possível, nem em restaurantes (pois tudo é pré-preparado). Mas pelo menos a gente come uma saladinha de boa procedência!!

  • muito obrigada por dividir suas experências,se possível,nos ensine a congelar alimentos prontos da forma correta,obrigada.

  • Ótimas dicas, Patrícia!
    Praticidade para nosso dia a dia, bjs!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *