Se o seu maior desafio para combater a baixa produtividade é a falta de foco, a técnica Pomodoro pode ser muito útil. Conheça e experimente!

Técnica Pomodoro

Primeiramente vamos entender o que é a técnica Pomodoro para, depois, você poder empregá-la.

É tão fácil que dá para explicar em uma ilustração simples!

Você vai escolher uma tarefa e, para isso, tem dica extra!

A primeira tarefa do dia deve ser a mais importante, a mais urgente ou a que vai dar mais trabalho.

O melhor dos mundos seria escolher sempre a mais importante, mas muitas vezes temos urgências e não há como fugir disso.

Aliás, se você é assídua aqui no blog já sabe que o urgente é o importante feito na hora errada, né?

Também é aconselhável começar pela tarefa que vai dar mais trabalho (ou que você menos gosta), pois tirá-la da frente vai te dar mais gás para acabar logo e poder executar as mais legais!

Então, depois de ter escolhido a tarefa, você vai trabalhar com foco total nela por 25 minutos.

A fim de manter foco total você não deve fazer nada além da tarefa.

  • Não vá ao banheiro
  • Não atenda o telefone (nem WhatsApp)
  • Não responda e-mails
  • Não pare para conversar

Ainda que, no início, seja um pouco difícil, vale a pena não ceder às tentações.

Muitas pessoas se sentem aflitas só de pensar em ficar 25 minutos  cumprindo essa listinha, mas pense comigo:

Quantas urgências de fato aconteceram que você realmente teve de parar tudo para atender o celular?

Será que você não consegue mesmo ficar 25 minutos sem ir ao banheiro?

O que vai acontecer de ruim se você ficar sem conversar enquanto trabalha focada?

Em outras palavras: manter o foco total durante 25 minutos não é nenhum fim do mundo!

Mas aí você pode estar se perguntando: e se alguém vier conversar comigo, o que eu faço? Mando a pessoa embora?

Para isso tem um super pulo do gato!

Você vai olhar no relógio e ver quanto tempo falta para terminar os seus 25 minutos.

Se faltarem 10 minutos, por exemplo, você vai dizer que, em 10 minutos você estará disponível, mas que, no momento, não pode atender.

É provável que a pessoa não entenda nada, mas você explica que está aplicando a técnica e, quem sabe, ela não aplica também!

Para empregar a técnica você deve saber o seguinte:

  • Pomodoro é o nome que se dá para cada período de 25 minutos
  • Ao fim de cada Pomodoro você deve fazer uma pausa curta de 5 minutos
  • Depois de fazer 4 Pomodoros você deve fazer uma pausa longa que vai de 15 a 30 minutos, conforme a sua possibilidade
  • Em seguida, retome mais 4 Pomodoros

Para quem prefere ver, gravei um vídeo explicando a técnica. confira!

Quer acompanhar o Desafio da Produtividade desde o início?

Leia os posts anteriores clicando abaixo:

Desafio da Produtividade #1 – O mito da carga horária brasileira

Desafio da Produtividade #2 – Hábitos de Produtividade

Leia os próximos!

Desafio da Produtividade #4 – Tenha metas

Para não perder nenhum dos 15 desafios, cadastre-se aqui no blog!

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Nos vemos!

Jornalista, especialista em finanças, autora de 5 best-selleres, colaboradora dos programas Mulheres (TV Gazeta) e Escola do Amor (Record TV). Colunista do portal R7 e youtuber.

  • Você sempre divulgando conteúdos relevantes, com muita simpatia e profissionalismo. Parabéns!
    No texto a informação da pausa está de 15 a 30 minutos e no vídeo você fala 15 a 20 minutos. Qual seria o correto?

    • O que for viável para vc. De repente vc não pode 30, mas pode 15 ou 20. O usual é de 15 a 30. Bjs

  • ótimo técnica, assim que li esse post coloquei em prática. Realmente funciona, e o melhor, vencemos ansiedade. Vou aplicar em tudo.

  • Amei está técnica!
    Vou ensinar está técnica para os meus filhos. Estou cheia de imaginação através desta técnica

  • Paty e no caso de quem trabalha no comércio mas também tem funções administrativas como é o meu caso? Pois o que mais me deixa estressada é justamente isso, quero ter um tempo pra finalizar assuntos administrativos e que são importantes, mas o cliente é prioridade mas a maioria deles não marca horário, então quando estou no meio de uma tarefa preciso parar para atender e esse atendimento me rende mais tarefas, gerando um acúmulo, teria alguma sugestão nesse caso? Obrigada pela dicas de sempre.

  • Uma vez ouvi dizer que urgência é uma tarefa que alguém não conseguiu fazer em tempo hábil e quer que você faça em tempo recorde! E faz sentido!
    Já tinha assistido o vídeo no Youtube na época e achei a técnica bem legal e metódica.
    Não tenho muito controle no meu trabalho, porque há momentos praticamente sem serviço e há momento que tem muito serviço, o típico “vem tudo junto”, rsrs. Isso causa estresse e ansiedade.
    Mas vou tentar aplicar. Pensei em aplicar a técnica quando tem serviço por horas e quando for mais tranquilo, organizo como for mais conveniente. Quem sabe isso reduza o estresse, pois compenso meu cérebro, como recompensa, 5 min de descanso.
    Bjs

  • Olá!! Eu utilizo essa técnica e ela é excelente! Vamos percebendo a nossa produtividade e ,com isso, baixando a ansiedade e ficando mais felizes!! Tem me ajudado para o trabalho, estudos, leitura e até tarefas domésticas!! Eu me coloco um desafio para fazer em 1 ou 2 pomodoros, dependendo do que seja. É ótimo e divertido!!
    Um abraço e parabéns pela dica!!

  • Amei! Irei colocar em prática a partir de agoraaaa rs
    Muito obrigada por ser tão incrível e ajudar tanto Paty 🙂

  • Patty, muito obrigada estava precisando de algo neste sentido , vou coloca em prática e depois falo da minha experiência 😍

  • Paty perdão, não estou conseguindo responder pelo seu comentário, mas vamos lá, meu ramo é atacado de mármores e granitos, sou gerente comercial, porém também faço emissão de notas fiscais, controle fiscal, controle de documentos de compra de blocos, cobranças etc, na venda atendo tanto marmoristas quanto clientes finais, no caso desses clientes finais que são prioridades, porém eles não marcam horário, então quando estou fazendo controle de notas, por exemplo, quando eles chegaram preciso parar tudo e atender e o atendimento a eles levam tempo e geram outras subtarefas, sendo assim parece que nunca consigo me organizar, ser de fato produtiva, até porque meu perfil é mais administrativo. Espero ter conseguido responder a dúvida, beijos!!

    • As tarefas se acumulam porque, ao que me parece, falta um assistente, pois vc não vai conseguir mudar a dinâmica do seu trabalho. Tente ver a possibilidade de ter um estagiário. Não é possível fazer tudo sozinha! 😀

  • É muito legal essa técnica Patricia pq eu já comecei tem um tempo tive resultado mais não continuei

  • Olá patrícia tudo bem? Achei a técnica bacana mas não sei bem como aplicar no meu emprego. Trabalho em um mercado na secção de frutas e legumes, e quando abre tem de estar tudo pronto. O dia começa por receber o camião com a mercadoria, levar para a loja todas as paletes por vez para a loja para ter a certeza que não falta nada, voltar com elas para o armazém e por aí vai. Levar fruta cortada, fazer degustação… E só se tão damos uma respirada…. Rsrsrs iniciamos o dia as 5h da manhã e o supermercado abre as 8h30… E isto é só o início do dia depois tomamos o pequeno almoço, e começa a arrumação do armazém, e reposição contínua por todo o dia, tenho também outras atividades como fazer pedido de compra, controle de stock, atendimento ao cliente mais corte de fruta e assim… Então por vezes quase sempre paro um tarefa para fazer outra…. Pode me dar alguma dica mais? Obrigada.

    • Como mencionamos no post, quem trabalha com atendimento não costuma ter como usar essa técnica. O que vc e os outros funcionários podem fazer é propor à chefia uma escala de descanso a cada meia hora.

  • Obrigada Paty pela resposta, como ter um estagiário só pra me auxiliar creio não ser possível, verei a possibilidade de solicitar ajuda para outros funcionários que possam me auxiliar nas horas que eles estiverem vagos, como por exemplo a vendedora que só faz atendimento, mais uma vez obrigada Paty e parabéns pelo seu excelente trabalho, beijos!

  • Olá Patricia, vou iniciar esse desafio, estou tentando organizar a minha agenda telefônica da empresa onde trabalho desde o ano passado e não consigo terminar, pois confesso que não tenho ainda o foco.
    Vou colocar em pratica e depois retorno para falar em quanto tempo terminei algo que ja faz quase um ano que estou tentando fazer.

    Confesso que já iniciei, falta eu terminar.

    Obrigada pela dica!

  • Vou praticar. No escritório acho que conseguirei pausar os colegas, mas e os clientes que ligam sem regras de horários, como poderia achar uma tecnica para não interromper o periodo de foco?

  • No escritório acho que conseguirei pausar os colegas, mas e os clientes que ligam sem regras de horários, como poderia achar uma técnica para não interromper o período de foco?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *