Criatividade para sair da crise!

Hoje se comemora o Dia da Criatividade, por isso, separei algumas invenções brasileiras para você se inspirar e também alguns projetos criativos que você pode fazer em casa. Confira!

Sem querer generalizar, mas muitos brasileiros não dão valor aos produtos nacionais achando que tudo o que vem de fora é melhor. Prova disso é que, muitos de nós, nem sequer sabemos quais são as invenções de brasileiros que mudaram a vida de muitas pessoas, inclusive a sua!

Veja algumas invenções puramente brasileiras:

2ea10f8ad024fd5f35e1888e72e4954bBrigadeiro – curiosamente ele foi criado durante uma campanha política! Brigadeiro é o maior cargo da Aeronáutica e, em 1945, o brigadeiro Eduardo Gomes disputou a Presidência do Brasil e resolveram distribuir um docinho durante a campanha. Alguém criou e deu o nome de brigadeiro em homenagem ao candidato (até hoje ninguém sabe quem foi o inventor ou inventora). Eduardo Gomes não ganhou a eleição, mas o brigadeiro foi super eleito! 😀

 

ppardal1Escorredor de arroz – invenção da cirurgião-dentista Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich (foto), que estava cansada ver a pia entupida com arroz!

Em 1959  ela teve a ideia do lava-arroz e pediu ao marido, engenheiro, para montar um protótipo. Therezinha apresentou a invenção à empresa de brinquedos Trol, que não existe mais. Eles aceitaram produzir e ela recebeu dividendos por vários anos. Veja mais sobre essa história clicando aqui.

 

 

leopoldo-almeidaAbridor de sachê ­ – Hoje em dia as bisnagas com catchup e mostarda estão sendo abolidas dos restaurantes e lanchonetes porque ficam abertas durante a maior parte do tempo. Além do que, não se sabe a data de validade e nem o que é colocado lá dentro!

Os sachês estão substituindo essas bisnagas, mas são difíceis de abrir. Leopoldo Almeida (foto), foi a uma lanchonete comer um sanduíche no balcão, em pé. Com o lanche em uma mão e o sachê de catchup na outra, percebeu que só poderia abrir com a boca e daí veio a ideia de criar um abridor. O produto ganhou o prêmio “Melhor Invenção das Américas”, em 2010 e ele fatura muito bem com sua empresa. Veja mais no site da empresa clicando aqui.

 

Máquina de escrever – Os americanos reivindicam a invenção da máquina de escrever quando apresentaram a primeira máquina Remington, porém dez anos antes do lançamento, o padre brasileiro Francisco João de Azevedo, nascido na Paraíba, havia apresentado a primeira forma de se escrever mecanicamente. Ele apresentou seu invento na Exposição Agrícola e Industrial de Pernambuco em 1861 e na Exposição Nacional do Rio de Janeiro oito dias depois. Abaixo um desenho do invento do padre Azevedo, que se chamou máquina taquigráfica. Ela tinha 16 teclas e um pedal e se parecia um pouco com um piano. Por seu feito, o padre recebeu uma medalha das mãos do imperador D. Pedro II.  Se quiser saber mais sobre esta invenção, clique aqui.1473534261146

 

arquivoexibir-aspxIdentificador de chamadas – Nélio Nicolai, especialista em telefones, inventou o “Bina” em 1977. Ele não registrou a patente e, por isso, não recebeu nada pela invenção. 🙁

Hoje o identificador de chamadas é usada no mundo inteiro e foi adaptado para diversas tecnologias, como o celular. Curiosidade: o nome Bina é a abreviação de “B Identifica o Número A”.

 

FAÇA VOCÊ MESMA!

Mas se o seu dom não é inventar, seguem aqui algumas ideias para você fazer em casa e arrasar na decoração, jardinagem e, quem sabe, até para fazer uma renda extra!

Luminária com galão e colheres descartáveis –  cuidado com o tipo de lâmpada para não derreter o plástico! Opte por lâmpadas frias. Para ver como fazer, assista esse vídeo muito legal.

Com fundos de garrafas pet pintados de branco – o que eu gostei nessa luminária (além de ela ser linda!) é que não precisa fazer nenhuma estrutura, pois os fundos das garrafas pet são presos uns nos outros dando uma forma bem orgânica. Não achei o tutorial para postar aqui (se alguém souber, deixe nos comentários), mas pela foto dá pra perceber que foram presos com rebites!

garrafas-pet-reciclagem-44

 

Cúpula de abajur com botões – achei foto demais e vou fazer porque tenho muitos botões que meu avô me deu e, há anos, estão dentro de uma caixa. Acho que transformá-los em decoração de abajur vai ser muito melhor! Veja como fazer neste vídeo.

 

Jardineiras de garrafas pet – Se você quiser usar a garrafa toda, veja que bacana esse jardim vertical. As garrafas foram cortadas na lateral e feitos furinhos embaixo. Da forma como foram dispostas no muro, os resíduos de água das garrafas de cima ajudarão a molhar as de baixo economizando água. Você fixa a primeira de cima na parede e as de baixo são amarradas nas de cima. Dá para plantar suas ervas preferidas e cozinhar com temperos frescos!

garrafas-pet-reciclagem-45

 

screen-shot-2016-11-01-at-21-37-55

Lembrando que meu novo livro “Lugar de mulher é onde ela quiser” já está em pré-venda e pode ser encomendado na Cia. dos Livros com 15% de desconto! Clique aqui e faça seu pedido! 🙂

Para mais posts bacanas, cadastre-se aqui no blog…

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Fernanda diz:

    muito versátil e dinâmico este blog…faz parte de todas minhas manhãs. Muito obrigada

  • Ingrid diz:

    Amei a idéia das garrafas!!!Arrazou!

  • Ana Carla Saud diz:

    É… Para driblar a crise, valem muitas dicas. Reciclar os próprios resíduos descartados, por exemplo, conheço pessoas que trabalham com cortinas e roupas de cama e utilizam os retalhos para confecção de bonecas, bichinhos, etc. Eu mesma transformei meu jardim e alguns canteiros do quintal em jardim-pomar e cultivo frutas consideradas caras para comprar no mercado: maracujá-doce, uvas, pêssegos rosados, romãs, cerejas, jabuticabas, laranjas e figos brancos. Posso dizer que tenho algum trabalho, mas o resultado compensa. Juntar todos os materiais recicláveis durante 6 meses ou 1 ano, traz um bom troco no final do ano, mas é preciso ter um pouco de espaço e organizar os recicláveis limpinhos…

    • Patrícia Lages diz:

      Que legal, Ana Carla!!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: