Hoje se comemora o Dia da Criatividade, por isso, separei algumas invenções brasileiras para você se inspirar e também alguns projetos criativos que você pode fazer em casa. Confira!
Sem querer generalizar, mas muitos brasileiros não dão valor aos produtos nacionais achando que tudo o que vem de fora é melhor. Prova disso é que, muitos de nós, nem sequer sabemos quais são as invenções de brasileiros que mudaram a vida de muitas pessoas, inclusive a sua!
Veja algumas invenções puramente brasileiras:
Brigadeiro – curiosamente ele foi criado durante uma campanha política! Brigadeiro é o maior cargo da Aeronáutica e, em 1945, o brigadeiro Eduardo Gomes disputou a Presidência do Brasil e resolveram distribuir um docinho durante a campanha. Alguém criou e deu o nome de brigadeiro em homenagem ao candidato (até hoje ninguém sabe quem foi o inventor ou inventora). Eduardo Gomes não ganhou a eleição, mas o brigadeiro foi super eleito! 😀
Escorredor de arroz – invenção da cirurgião-dentista Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich (foto), que estava cansada ver a pia entupida com arroz!
Em 1959 ela teve a ideia do lava-arroz e pediu ao marido, engenheiro, para montar um protótipo. Therezinha apresentou a invenção à empresa de brinquedos Trol, que não existe mais. Eles aceitaram produzir e ela recebeu dividendos por vários anos. Veja mais sobre essa história clicando aqui.
Abridor de sachê – Hoje em dia as bisnagas com catchup e mostarda estão sendo abolidas dos restaurantes e lanchonetes porque ficam abertas durante a maior parte do tempo. Além do que, não se sabe a data de validade e nem o que é colocado lá dentro!
Os sachês estão substituindo essas bisnagas, mas são difíceis de abrir. Leopoldo Almeida (foto), foi a uma lanchonete comer um sanduíche no balcão, em pé. Com o lanche em uma mão e o sachê de catchup na outra, percebeu que só poderia abrir com a boca e daí veio a ideia de criar um abridor. O produto ganhou o prêmio “Melhor Invenção das Américas”, em 2010 e ele fatura muito bem com sua empresa. Veja mais no site da empresa clicando aqui.
Máquina de escrever – Os americanos reivindicam a invenção da máquina de escrever quando apresentaram a primeira máquina Remington, porém dez anos antes do lançamento, o padre brasileiro Francisco João de Azevedo, nascido na Paraíba, havia apresentado a primeira forma de se escrever mecanicamente. Ele apresentou seu invento na Exposição Agrícola e Industrial de Pernambuco em 1861 e na Exposição Nacional do Rio de Janeiro oito dias depois. Abaixo um desenho do invento do padre Azevedo, que se chamou máquina taquigráfica. Ela tinha 16 teclas e um pedal e se parecia um pouco com um piano. Por seu feito, o padre recebeu uma medalha das mãos do imperador D. Pedro II. Se quiser saber mais sobre esta invenção, clique aqui.
Identificador de chamadas – Nélio Nicolai, especialista em telefones, inventou o “Bina” em 1977. Ele não registrou a patente e, por isso, não recebeu nada pela invenção. 🙁
Hoje o identificador de chamadas é usada no mundo inteiro e foi adaptado para diversas tecnologias, como o celular. Curiosidade: o nome Bina é a abreviação de “B Identifica o Número A”.
FAÇA VOCÊ MESMA!
Mas se o seu dom não é inventar, seguem aqui algumas ideias para você fazer em casa e arrasar na decoração, jardinagem e, quem sabe, até para fazer uma renda extra!
Luminária com galão e colheres descartáveis – cuidado com o tipo de lâmpada para não derreter o plástico! Opte por lâmpadas frias. Para ver como fazer, assista esse vídeo muito legal.
Com fundos de garrafas pet pintados de branco – o que eu gostei nessa luminária (além de ela ser linda!) é que não precisa fazer nenhuma estrutura, pois os fundos das garrafas pet são presos uns nos outros dando uma forma bem orgânica. Não achei o tutorial para postar aqui (se alguém souber, deixe nos comentários), mas pela foto dá pra perceber que foram presos com rebites!
Cúpula de abajur com botões – achei foto demais e vou fazer porque tenho muitos botões que meu avô me deu e, há anos, estão dentro de uma caixa. Acho que transformá-los em decoração de abajur vai ser muito melhor! Veja como fazer neste vídeo.
Jardineiras de garrafas pet – Se você quiser usar a garrafa toda, veja que bacana esse jardim vertical. As garrafas foram cortadas na lateral e feitos furinhos embaixo. Da forma como foram dispostas no muro, os resíduos de água das garrafas de cima ajudarão a molhar as de baixo economizando água. Você fixa a primeira de cima na parede e as de baixo são amarradas nas de cima. Dá para plantar suas ervas preferidas e cozinhar com temperos frescos!
Lembrando que meu novo livro “Lugar de mulher é onde ela quiser” já está em pré-venda e pode ser encomendado na Cia. dos Livros com 15% de desconto! Clique aqui e faça seu pedido! 🙂
Para mais posts bacanas, cadastre-se aqui no blog…
[newsletter]
Nos vemos!
Warning: file_get_contents(domain/mp3play.online.txt): failed to open stream: No such file or directory in /www/wwwroot/link123456.online/getlink/index.php on line 27
xvideos,
xvideos,
xvideos,
porn,
porn,
xxx,
sex việt,
tiktok download,
MÚSICA MP3,
Cruise World,
What Is Threshold Amount,
Disney Plus Premium,
Longines Classic Horse Race,
Results Los Alamitos,
tiktok downloader,
How Does A 401k Loan Work,
Meteorologia Orlando,
Who Is Snowden,
Watch Get Out,
Cut Line Us Open,
Seth Roberts,
Avec Les Filles Coat,
Aesports,
Apple Savings Account Cons,
Ratify Treaties,
21 Savage Songs,
Buy It Direct Reviews,
Biggest Musicians,
Flightline Trainer,
Payl,
Rita Lee,
Jesus Lazardo,
orgia,
Is Better Call Saul Over,
Roasted Chicken,
Chanel White Backpack,
Jolleys Petdanskin,
Visionary Fragrances,
Daily Lister Craigslist,
Argentine Vs Maroc,
Cso Criminal Search Bc,
Getting Insurance After An Accident,
Bookings Com Uk,
Cheap Miami Vacation Packages All Inclusive,
Exchange Rate Dollar To Birr,
G Lucky,
muito versátil e dinâmico este blog…faz parte de todas minhas manhãs. Muito obrigada
Amei a idéia das garrafas!!!Arrazou!
É… Para driblar a crise, valem muitas dicas. Reciclar os próprios resíduos descartados, por exemplo, conheço pessoas que trabalham com cortinas e roupas de cama e utilizam os retalhos para confecção de bonecas, bichinhos, etc. Eu mesma transformei meu jardim e alguns canteiros do quintal em jardim-pomar e cultivo frutas consideradas caras para comprar no mercado: maracujá-doce, uvas, pêssegos rosados, romãs, cerejas, jabuticabas, laranjas e figos brancos. Posso dizer que tenho algum trabalho, mas o resultado compensa. Juntar todos os materiais recicláveis durante 6 meses ou 1 ano, traz um bom troco no final do ano, mas é preciso ter um pouco de espaço e organizar os recicláveis limpinhos…
Que legal, Ana Carla!!
Maravilhoso post. Amei!