Você está no ambiente certo? DTP 4/25

14/03/2022

Você está no ambiente certo? DTP 4/25

“De boas pessoas aprenderás o bem, mas se te misturares aos maus, destruirás a alma que tinhas” – Musônio Rufo,…

“De boas pessoas aprenderás o bem, mas se te misturares aos maus, destruirás a alma que tinhas” – Musônio Rufo, citando Teógnis de Mégara (filósofos estoicos)

Ponha-se no seu lugar!

Acredito que você já tenha ouvido alguém lhe dizer algo parecido com a frase acima, não é mesmo?

Geralmente ela é dita para que a pessoa que passou dos limites perceba que precisa dar um passo atrás.

Mas no contexto de hoje o sentido da frase é diferente. Para isso, vou utilizar outra frase que certamente você também já ouviu:

Você é a média das cinco pessoas com quem passou mais tempo.

Jim Rohn

Significa dizer que as pessoas com quem você mais convive, assim como os ambientes que mais frequenta, influenciam quem você é hoje.

Sempre que abordo esse assunto, recebo comentários de pessoas dizendo que estão levando uma vida ruim por culpa da família, dos amigos, dos colegas de trabalho e dos ambientes em que vive.

Elas analisam as pessoas ao seu redor e notam que elas não colaboram para o seu crescimento e, portanto, são a causa dos seus fracassos. Porém, a coisa não é bem assim.

Vamos analisar os dois provérbios abaixo:

Aquele que anda com os sábios será cada vez mais sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal

Provérbios 13:20

Não se associe com quem vive de mau humor, nem ande em companhia de quem facilmente se ira; do contrário você acabará imitando essa conduta e cairá em armadilha mortal

Provérbios 22:24,25

Por mais que haja pessoas e ambientes que você não tem como evitar, atente para os detalhes em ambos os ensinamentos de Salomão:

Você pode não ter como evitar o tolo, mas não precisa ser “companheiro” dele.

Você pode não ter como evitar pessoas mal-humoradas, barraqueiras, indiscretas, mas não precisa “se associar” e nem andar na companhia delas.

Nos diversos ambientes em que circulo, invariavelmente preciso conviver – e me dar bem no que depender de mim – com todos. Porém, eu não me associo à maioria delas e nem as acompanho.

Seletividade é passo primordial para o seu crescimento

Isso mesmo: você precisa ser seletivo.

Você deve se dar bem com todos, mas não tem de ser amigo, sócio e companheiro de todos.

Você não deve ter preconceitos contra pessoas que pensam ou vivem de maneira diferente de você, mas não tem de se guiar pelo que elas fazem.

Você pode não escolher parentes, colegas de trabalho e muitas outras pessoas com quem tem de conviver, mas pode escolher aquelas que farão parte do seu círculo de amizades.

Apesar de conhecer muita gente, tenho pouquíssimos amigos e trato de selecioná-los muito bem.

Minha frase para isso é:

Conheço a muitos, não tenho inimizade com ninguém, mas sou amiga de poucos.

Se você quer ser uma pessoa melhor, precisa colocar isso em prática, ainda que perca alguns “amigos” e que outros até se oponham contra você. Faz parte!

Para terminar, mais uma frase de um filósofo estoico:

“Deves escolher se vais ser amado por esses ‘amigos’ e continuar sendo o mesmo ou se vais te tornar uma pessoa melhor em detrimento dessas companhias […] Se tentares conciliar as duas coisas, nunca farás progresso nem conservarás o que tiveste um dia.

Epicteto (Discursos)

Nos vemos!

Confira os desafios anteriores clicando nos títulos abaixo:

Não esconda um defeito atrás de uma qualidade – DTP 1

Carência: porta aberta para todo tipo de perigo – DTP 2

Sucesso demora, dói e dá trabalho – DTP 3

14 comentários

    Bom dia! É para refletir muito…de fato um desafio e tanto.Obrigada.

    Bom dia Patrícia! Eu atendo em média 9 clientes ao dia de segunda a sábado, as idades variam entre 25 a 65, 90 por cento mulheres, níveis diferentes em tds os sentidos, imagina a diversidade que é no meu dia a dia rsrs…mas só absorvo o que quero, não sou esponja, tipo: “Maria vai com as outras”, como dizia minha sábia Mãe 🥰. Estou gostando dessas citações Estoicas. 🥰😍

    Gostei 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    Escolha quem você “segue” nas redes sociais!!

    Olá, Patrícia!
    Providencial esse tema de hoje!. Estava precisando ouvir isso. Temos que estabelecer certos limites nos relacionamentos, é fazer bom uso da seletividade.
    Obrigada!

    Falou muito comigo!!

    Bom dia Patrícia, o texto de hoje é muito bom para diversas pessoas. Vou lhe contar rapidamente uma coisa, estou numa empresa a alguns anos quais cheguei aqui os funcionários e os patrões falavam muito palavrões, e isso me deixava muito mal, mas aos poucos foi corrigindo sútil mente os colegas e os patrões , e com isso ouve uma grande mudança , hoje toda a empresa falam bem menos palavrões , e com isso o trabalho ficou bem melhor. Obrigado por essa oportunidade. Bom dia.

    Este comentário de hoje veio bem em um momento em que eu precisava ler. Não foi por acaso. Realmente nos afastar de quem não nós faz bem e nem crescer é o que devemos fazer.
    Tenho poucos amigos e verdadeiros. Alguns são por um tempo. Encerramos ciclos e abrimos outros.
    Gratidão

    Olá Patrícia! Acabei de “me apropriar” da frase “Conheço a muitos, não tenho inimizade com ninguém, mas sou amiga de poucos.” Para mim, é simplesmente o “resumo da vida real” (rs…rs…). Estamos apenas no quarto dia do desafio proposto e tento imaginar o que mais vem a seguir, afinal serão 25 DTP!!! Obrigada por partilhar seus conhecimentos. Abraços

    Olá, Paty!😘
    Aprendi a conviver nestes termos, quando me vi entre a maternidade e o trabalho. Claro e óbvio fiquei com a maternidade❤ .
    Estudei muito no Patyflix😎. Hehehe. Até fazer sentido, pq não e fácil acorda e se vê no meio do caos. Conseguir sair do atendimento coletivo ao público e reduzir drasticamente o convívio obrigatório. E agora estou sozinha no atendimento apenas conduzindo público . Alívio! Estou mega feliz com tudo que aprendo aqui com você é não vejo a hora de ir para a aula privada. Que seus planos sejam realizados com bênção de Deus!

    Ótimo texto, Patrícia!

    Que reflexão maravilhosa, realmente devemos cuidar nossas ações e parar de colocar a culpa no meio, refletir que essa escolha é somente nossa.

    Muito bacana o texto e os ensinamentos estoicos! Obrigada Pati pela dedicação!😍

    Bom dia
    Muito bom

Gostou? Comente aqui!

Deixe um comentário




Outras notícias


Produtos




TV Patrícia Lages




Não perca nada. Seu dinheiro agradece!

Digite seu e-mail no campo abaixo para se
inscrever em nossa newsletter.

Shopping cart

0

No products in the cart.