Em poucas semanas estaremos dando adeus ao primeiro semestre do ano. É hora de preparar tudo para que o segundo seja ainda melhor, vamos lá?

planejamento

Planejar é preciso

Sabe quando você chega bem perto do final do ano e começa a pensar em tudo o que não fez? Dá uma vontade de voltar no tempo, né? Mas, infelizmente, não tem como!

Para que 2018 seja diferente, que tal começarmos a planejar agora o que queremos para o segundo semestre? Assim, você não vai chegar na véspera e ficar pensando no que deveria ter feito.

Particularmente, desenvolvi algumas regrinhas que funcionam para mim e espero que funcionem para você ou a inspirem a criar as suas. Anote aí!

1. Cabeça nas nuvens, pés no chão

O momento de planejar não deve ser limitado por pensamentos do tipo “não posso”, “não consigo”, “não vai dar certo”. Devemos deixar as ideias fluírem e acreditar que podemos alcançar aquilo que queremos. Essa é a hora da cabeça nas nuvens!

Porém, devemos manter os pés no chão e analisar o que é factível. Por exemplo: se você não tem nenhuma reserva financeira, mas quer comprar uma casa própria, deve focar primeiramente em começar a poupar um valor por mês para poder projetar e programar essa compra.

Vá visitando imóveis, veja do tipo de casa ou apartamento que gosta e que esteja dento das condições. Assim você planeja e programa a realização (e não fica só no sonho!).

Faça uma lista de tudo o que você quer realizar de julho a dezembro e comece a se preparar para colocar seu plano em ação.

 

2. Pesquise

Saiba tudo sobre aquilo que você quer. Se é fazer uma faculdade, por exemplo, vá atrás de algo além de saber apenas o valor da mensalidade.

Pesquise o que o curso oferece, fale com pessoas que fizeram ou estão fazendo, visite faculdades, avalie o custo dos materiais, o tempo que você terá que dispor para estudar etc.

O mesmo serve para qualquer outra coisa. Quanto mais você souber, menos surpresas ruins terá.

 

3. Mantenha o foco

Se você começar a traçar o seu plano desde já, terá mais chances de realizá-lo. Porém, é preciso que você saiba que será necessária uma dose extra de perseverança. Como você já percebeu, o tempo está voando, mas quando não temos foco, seis meses parecem uma eternidade.

Veja se não é assim: você foca em guardar dinheiro para abrir um negócio próprio no ano que vem (ou fazer qualquer outra coisa), mas passam-se apenas 2 meses e você já não se aguenta de vontade de pegar a sua reserva e ir torrar no shopping!

Para esse tipo de coisa, o tempo parece que não passa! Mas temos que nos manter focadas, caso contrário, os anos entrarão e sairão e a gente vai continuar na mesma.

Com esses 3 passos simples, terminamos a Semana do Planejamento e eu espero que você tenha aproveitado bastante. Se você não leu os posts anteriores, basta clicar nos títulos abaixo:

Semana no Planejamento: prepare-se

Quanto custa o seu sonho?

Planejando uma semana mais produtiva

Como planejar suas compras

 

O que teremos na semana que vem?

Ainda dá tempo de sugerir o que você quer ver na semana que vem aqui no blog. Deixe a sua sugestão nos comentários!

 

RECIFE, ESTOU CHEGANDO!

Amanhã estarei dando uma palestra gratuita na livraria CPAD, anota aí e assista ao vídeo-convite!

  • Livraria CPAD
  • Sábado, 19/05
  • 10h30
  • Rua Imperatriz Tereza Cristina, 36 _ Boa Vista

 

Nos vemos por aqui ou em Recife!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Bom dia Paty!!

    Gosto muito do seu blog, das suas dicas. Admiro muito seu trabalho! Pode parecer supérfluo mas eu gostaria de dicas sobre como planejar as férias. Por exemplo, uma viagem pro nordeste ou mesmo para o exterior sabe?! Você viaja muito, deve conhecer vários atalhos para tornar uma viagem mais barata sem abrir mão da segurança.

    Obrigada e muito sucesso!

  • Paty
    Gostaria que falasse sobre renda extra.
    Vc até comentou num post da semana passada mas não postou nada a respeito.

  • Pati, bom dia!

    Como vai?

    Gostaria que você abordasse o assunto compulsão alimentar. O que acha?

    Muito obrigada.

    Abraços.

    • Ui, Patricia… Esse é um assunto clínico e creio que seja necessário ser desenvolvido por alguém da área médica. Acho que sai da questão finanças-empreendedorismo. É um problema crescente e que precisa mesmo ser mais abordado. Beijos!

  • Oi Pati a minha sugestão é que você fale sobre como podemos começar a produzir conteúdo na internet, gerando informações para divulgação do nosso negócio também.

  • Paty tirei o maior proveito possível das dicas da semana de planejamento. Muitas coisas na minha vida e família deram certo por causa disso como economizar dinheiro nas compras,gostei muito de tema sobre milhas nunca tinha ouvido falar. Procurei ver de que forma existe aqui no meu País(Moçambique), não sei se é a mesma coisas mas as operadoras de telefonia móvel fazem coisas semelhantes como as milhas e, aproveitei em ter acumulo de crédito de chamadas.
    Posso dizer que planejar já faz parte de mim e, já tinha pensado sobre planejar o segundo semestre.

    Obrigada por tudo Paty, Deus te abenções..!

  • Ótimas dicas. Vc poderia abordar sobre empreendedorismo para quem trabalha com prestação de serviços.

  • Olá, Patrícia! Estou amando suas dicas. Gostaria de saber mais sobre uso correto do cartão de crédito, pois já me afundei várias vezes e ainda não aprendi a usar de forma controlada. Agradeço desde já. Beijos

  • Patrícia estou acompanhando o seu trabalho a dois meses e sou sua fã. Tenho colocado em prática muitas dicas: como guardar dinheiro em 52 semanas, compra de passagens aéreas pelo site maxmilhas, foi uma descoberta fantástica e muitas outras. Você aborda de forma clara e com um tom de voz tranquila…gostaria por favor, q vc abordasse sobre o cálculo para quem fabrica móveis planejados, pq vende muito, mas nunca tem lucro, só pagando contas da marcenaria e funcionários, dê uma dica de planilha para controles de entradas e saídas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *