Semana da negociação: passos práticos para começar

21/05/2018

Semana da negociação: passos práticos para começar

Saber negociar bem pode fazer a diferença entre uma carreira comum e uma bem-sucedida. Aprenda alguns passos para colocar sua carreira nos…

Saber negociar bem pode fazer a diferença entre uma carreira comum e uma bem-sucedida. Aprenda alguns passos para colocar sua carreira nos eixos! 

Negociação

 

O que é negociar

A palavra negociação pode ser definida como entendimento sobre um tema, uma conversação diplomática. Considerando essas definições, já podemos perceber o quanto a negociação é necessária na nossa vida.

No que diz respeito à vida profissional, nem sempre a pessoa mais competente leva a melhor, mas sim, quem sabe negociar melhor.

Pode ser que você já tenha visto outras pessoas passarem na sua frente, pelo fato de saberem expressar exatamente o que querem e o que oferecer em troca e, por isso, tenha um pé atrás com tudo o que se refere à negociação. Mas saiba que não é nada disso.

Negociar é saber pleitear aquilo que se deseja, oferecendo bons argumentos de forma clara e organizada. Sim, a negociação é algo trabalhosos e, talvez por isso, as pessoas prefiram evitá-la.

Mas quanto mais você evitar, mais vai ver outras pessoas passando na sua frente. é preciso aprender e praticar!

Passos iniciais de uma negociação

Aqui vai uma sugestão de como iniciar uma negociação em passos simples, confira:

  1. Defina o que quer – seja objetiva em definir o que quer e coloque prioridades. Talvez você queira melhores condições de trabalho, aumento de salário, mais benefícios etc. A melhor forma de conseguir o que deseja é priorizar o mais importante da lista e ir negociando uma a uma.
  2. Prepare-se bem – quanto mais argumentos você tiver a seu favor, melhor. Negociar é pedir algo em troca de algo, então, saiba quais são os seus trunfos e ofereça-os da melhor maneira possível.
  3. Haja com a cabeça, deixe as emoções de lado – quando misturamos emoções no momento de negociar, quase sempre o resultado é ruim. Você pode estar sendo injustiçada e isso he causa muita raiva, mas deixar isso transparecer não vai ajudar. Mantenha o profissionalismo e pleiteie racionalmente o que deseja.

Amanhã falaremos mais sobre como negociar, mas eu quero saber no que você tem mais dificuldade. Deixe aqui nos comentários para que possamos ajudá-la!

Para não perder nenhum post desta semana especial, cadastre-se:

[newsletter]

Nos vemos!

 

7 comentários

    Oi Paty, minha dificuldade é falar.. não consigo expressar o que quero!! As vezes parece que estou falando em outro idioma com as pessoas. Ser clara e objetiva, pelo menos pra mim, tem sido bastante difícil!

    Oi! Minha dificuldade é esconder as emoções. Por mais que eu respire fundo e ensaie todas as palavras, a minha cara entrega tudo. Não consigo disfarçar.

      Oi, Aline. Vc não tem que esconder emoções, isso é realmente muito difícil e acabaria soando até falso. O que temos que fazer é não tomar decisões com as emoções à flor da pele. Se vc está com raiva, magoada etc. não é hora de negociar, mas sim, de se acalmar e vencer essas emoções. Uma vez com a cabeça em ordem, aí vc parte para a ação. Bjs

    patricia gosto muito de acompanhar seu site;video;e ja me cadastrei no seu blog você tem me ajudado bastante com seus videos.o ultimo que vi como você conseguiu pagar e negociar suas dividas sua historia é pouco parecido com a minha.
    ja tive uma loja;fui financeiramnete bem sucedida.ja tve lanhouse;e outras tentativas não dar pra contar tudo.daria um livro rsss.
    estou com nome sujo spc;serasa;e ainda por cima funcionarios me colocaram na justiça do trabalho.sem credito e sem poder abrir uma conta no banco,pois na hora que pesquisa meu cpf o banco central ou proprio banco não sei bem bloqueia a conta

    gostaria de negociar com o banco itau e outros que tive conta
    mas so muito timida não domino as palavras e argumentos.ja fui uma cliente potencial cinco estrelas;cartão internacional e outras vantagens que o banco pode dar.fazia aplicações, bem agora so me resta a força de vontade de começar tudo de novo e correr atrás do prejuizo.ja fui varias vezes no banco mais não tive coragem de falar com o gerente meu sistema nervoso está muito abalado e tambem não consego segurar minhas emoções.queria ser firme como você e ter os conhecimentos que você domina.por isso te admiro muito acho você muito competente e inteligente. um abraço

    Muito bom. Tenho essa dificuldade de negociar.Vejo muito incompetente se dando bem. rsrs

    Patricia depois que descobri você, tenho lido todos os seus links… Tem me ajudado bastante. Parabens pelo belo trabalho.

Gostou? Comente aqui!

Deixe um comentário




Outras notícias


Produtos




TV Patrícia Lages

Não foi fornecido um URL válido.


Não perca nada. Seu dinheiro agradece!

Digite seu e-mail no campo abaixo para se
inscrever em nossa newsletter.

Shopping cart

0

No products in the cart.