Saber negociar bem pode fazer a diferença entre uma carreira comum e uma bem-sucedida. Aprenda alguns passos para colocar sua carreira nos eixos! 

Negociação

 

O que é negociar

A palavra negociação pode ser definida como entendimento sobre um tema, uma conversação diplomática. Considerando essas definições, já podemos perceber o quanto a negociação é necessária na nossa vida.

No que diz respeito à vida profissional, nem sempre a pessoa mais competente leva a melhor, mas sim, quem sabe negociar melhor.

Pode ser que você já tenha visto outras pessoas passarem na sua frente, pelo fato de saberem expressar exatamente o que querem e o que oferecer em troca e, por isso, tenha um pé atrás com tudo o que se refere à negociação. Mas saiba que não é nada disso.

Negociar é saber pleitear aquilo que se deseja, oferecendo bons argumentos de forma clara e organizada. Sim, a negociação é algo trabalhosos e, talvez por isso, as pessoas prefiram evitá-la.

Mas quanto mais você evitar, mais vai ver outras pessoas passando na sua frente. é preciso aprender e praticar!

Passos iniciais de uma negociação

Aqui vai uma sugestão de como iniciar uma negociação em passos simples, confira:

  1. Defina o que quer – seja objetiva em definir o que quer e coloque prioridades. Talvez você queira melhores condições de trabalho, aumento de salário, mais benefícios etc. A melhor forma de conseguir o que deseja é priorizar o mais importante da lista e ir negociando uma a uma.
  2. Prepare-se bem – quanto mais argumentos você tiver a seu favor, melhor. Negociar é pedir algo em troca de algo, então, saiba quais são os seus trunfos e ofereça-os da melhor maneira possível.
  3. Haja com a cabeça, deixe as emoções de lado – quando misturamos emoções no momento de negociar, quase sempre o resultado é ruim. Você pode estar sendo injustiçada e isso he causa muita raiva, mas deixar isso transparecer não vai ajudar. Mantenha o profissionalismo e pleiteie racionalmente o que deseja.

Amanhã falaremos mais sobre como negociar, mas eu quero saber no que você tem mais dificuldade. Deixe aqui nos comentários para que possamos ajudá-la!

Para não perder nenhum post desta semana especial, cadastre-se:

{} Subscription_form

Nos vemos!

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Oi Paty, minha dificuldade é falar.. não consigo expressar o que quero!! As vezes parece que estou falando em outro idioma com as pessoas. Ser clara e objetiva, pelo menos pra mim, tem sido bastante difícil!

  • Oi! Minha dificuldade é esconder as emoções. Por mais que eu respire fundo e ensaie todas as palavras, a minha cara entrega tudo. Não consigo disfarçar.

    • Oi, Aline. Vc não tem que esconder emoções, isso é realmente muito difícil e acabaria soando até falso. O que temos que fazer é não tomar decisões com as emoções à flor da pele. Se vc está com raiva, magoada etc. não é hora de negociar, mas sim, de se acalmar e vencer essas emoções. Uma vez com a cabeça em ordem, aí vc parte para a ação. Bjs

  • patricia gosto muito de acompanhar seu site;video;e ja me cadastrei no seu blog você tem me ajudado bastante com seus videos.o ultimo que vi como você conseguiu pagar e negociar suas dividas sua historia é pouco parecido com a minha.
    ja tive uma loja;fui financeiramnete bem sucedida.ja tve lanhouse;e outras tentativas não dar pra contar tudo.daria um livro rsss.
    estou com nome sujo spc;serasa;e ainda por cima funcionarios me colocaram na justiça do trabalho.sem credito e sem poder abrir uma conta no banco,pois na hora que pesquisa meu cpf o banco central ou proprio banco não sei bem bloqueia a conta

  • gostaria de negociar com o banco itau e outros que tive conta
    mas so muito timida não domino as palavras e argumentos.ja fui uma cliente potencial cinco estrelas;cartão internacional e outras vantagens que o banco pode dar.fazia aplicações, bem agora so me resta a força de vontade de começar tudo de novo e correr atrás do prejuizo.ja fui varias vezes no banco mais não tive coragem de falar com o gerente meu sistema nervoso está muito abalado e tambem não consego segurar minhas emoções.queria ser firme como você e ter os conhecimentos que você domina.por isso te admiro muito acho você muito competente e inteligente. um abraço

  • Muito bom. Tenho essa dificuldade de negociar.Vejo muito incompetente se dando bem. rsrs

  • Patricia depois que descobri você, tenho lido todos os seus links… Tem me ajudado bastante. Parabens pelo belo trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *