Há pequenas coisas na nossa rotina que nos roubam tempo e acabam emperrando algumas tarefas. Veja como mudar isso a partir de dicas simples!

rotina

Rotina produtiva

Muita gente se assusta com a palavra “rotina” achando que trata-se de algo robotizado, chato, monótono. Porém, eu chamo de rotina aquilo que temos de fazer sempre (quer a gente queira ou não), mas que pode ser realizado de uma forma mais produtiva, sem perda de tempo.

Por isso, separei 5 dicas bem simples para que você possa implementar na sua rotina para acelerar o seu dia a dia.

Para elaborar essas dicas pensei basicamente em duas coisas: nas que nos fazem perder tempo e nas que nos levam a criar pendências.

Gravei um vídeo bem objetivo explicando cada uma delas, mas se você preferir, segue um resumo logo abaixo.

Agrupe suas atividades e convide alguém acompanhá-la

Vai fazer compras, pagar contas, resolver questões de documentos, ir ao banco ou ao cartório? Isso nem sempre é super legal de fazer, mas se você estiver com alguém que também tem de fazer essas mesmas coisas “chatinhas”, pode ficar bem mais interessante e ainda dá para passar um tempo com uma amiga ou um familiar!

Guarde as coisas nos mesmos lugares

Se você colocar as coisas cada hora em um lugar diferente, vai estar sempre perdendo tempo em procurá-las.

Pode ser que você reclame também que seu marido ou filhos largam tudo jogado, mas se as coisas não tiverem um lugar definido, elas acabam ficando pelo meio do caminho mesmo.

Deixe a sua casa o mais organizada possível, para que fique fácil e rápido de encontrar o que mais precisa. Isso vai agilizar o seu dia a dia.

Crie uma rotina para as contas a pagar

Atrasar o pagamento das contas vai trazer multas e juros e ainda puxar o seu score bancário lá para baixo. Então, crie uma rotina para as suas contas desde que elas chegam.

Aqui em casa funciona assim: meu marido é quem olha a caixa do correio e coloca tudo o que vai chegando sobre um móvel ao lado da escada.

Quando subo para o escritório, já levo todas as contas e coloco em uma caixa de entrada. O próximo passo é programar o pagamento pela internet. Uma vez programado o pagamento, coloco numa pasta sanfonada (daquelas divididas de 1 a 31), organizadas por data de vencimento e depois é só conferir o pagamento no extrato bancário.

Depois de paga, a conta vai para o arquivo. Assim não tem como deixar as contas passarem e não damos espaço para multas e juros.

 

Use alarmes para lembrar de tarefas importantes

 A distração é uma grande inimiga da produtividade. O tempo passa super rápido quando nos distraímos, por isso, colocar alarmes para lembrar de tarefas importantes pode ajudar muito a você se condicionar a fazer as coisas dentro de um certo prazo.

O alarme serve para você marcar o tempo de começar a terminar uma tarefa e também para lembrar de compromissos. Para os compromissos, programe para despertar uma hora antes para você não se atrasar!

 

 

Programe o que vai vestir com antecedência

Quem nunca perdeu a hora procurando o que vestir? Programar com antecedência não só vai economizar tempo, como vai deixar você mais tranquila e o seu bolso mais feliz.

Isso porque você vai montar o seu look com mais tempo, procurando peças que combinem entre si e evitando de comprar mais e mais roupas.

Para desenvolver a sua criatividade na montagem de look, assista o vídeo abaixo onde eu mostro 30 looks feitos a partir de apenas 10 peças.

Otimize o seu guarda-roupa e pare de gastar com roupas que não usa!

Amanhã temos mais dicas de planejamento, não perca!

[newsletter]

Nos vemos!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Aqui tb uso uma caixa de entrada, porem como ela tem 3 niveis entao fiz entrada (contas a pagar), pendente (contas que faltam anexar comprovante) + pasta de notas fiscais pra registro ,e saida que possuem duas pastas L uma sendo registrar (na planilha) e outra saida ( sinalizando que ja foram registradas)

  • Bom dia, sempre muito boas suas dicas, a maioria delas já ponho em prática.Tenho aprendido muito com você e com seus vídeos. obrigada.

  • Olá, Patrícia!
    De todas as dicas sou fiel a dica número 3, me policie p não dar mole p juros e multas. E assim, nunca pago no dia as contas….só pagos antes. Rs
    Mais uma vez obrigada!!

  • Olá Patrícia, como sempre suas dicas são ótimas!!! Eu utilizo muito o alarme, e realmente me mantém focada. Estou aprendendo muito com vc. Obrigada pelas dicas. Bjs e sucesso sempre!!!;)

  • Olá Patricia, conheci seu canal vai fazer uma semana, já estou vendo minha casa, compras, etc com outros olhos.

    gostaria de saber se tem algum aplicativo, para quem esta começando a organizar as despesas domesticas?

    • Seja muito bem-vinda. Rayanne! Ainda não encontrei um app de que tenha gostado, mas assim que souber eu conto pra todo mundo! Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *