Calma! Não é mágica, são atitudes e praticas inteligentes! Hoje você vai conhecer o primeiro post sobre os grandes benefícios do reaproveitamento. 

ImanVou dar algumas dicas de como reaproveitar alimentos que a maioria das donas de casa joga fora e assim sem perceber vai embora também parte do seu dinheiro. Anote tudinho!

Deliciosos doces de cascas de frutas:

Casca de Melancia – Depois de retirar a parte vermelha da melancia que todos comem e se deliciam, lave bem a casca. Rale no ralo grosso ou corte em cubinhos, coloque em uma panela e cubra com água, leve ao fogo até levantar fervura. Escorra a água e reserve. Na mesma panela, coloque 2 xícaras (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) de água, cravos da índia à gosto e canela em pau, leve ao fogo e deixe ferver até começar a formar uma calda, junte as cascas reservadas e deixe cozinhar na calda, até que fique transparente e consistente. Sirva gelado!

Casca de Laranja – Depois de fazer aquele suco delicioso para sua família, lave as cascas e retire o bagaço, deixando somente a parte branca na casca. Coloque de molho de um dia para outro. Escorra e corte as cascas em tirinhas bem finas. Se tem, por exemplo, 2 xícaras de cascas, use a mesma quantidade de açúcar. Siga o mesmo procedimento para o doce de casca de melancia.

Captura de pantalla 2014-02-14 a la(s) 13.02.21Casca de Maracujá – Lave as cascas, retire a parte externa e use só a branca, corte em tiras e coloque de molho de um dia para outro. Escorra e coloque em uma panela com: (para 6 cascas) 2 xícaras de água, 1 ½  xícara (chá) de açúcar, 1 ½ xícara (chá) de suco de maracujá, cravo e canela em pau à gosto. Deixe cozinhar até reduzir bem, se precisar, coloque um pouco mais de água.

 

 

Casca de Melão – Use somente a parte branca da casca e proceda da mesma maneira para o doce de cascas de maracujá, (para a casca de 1 melão).

Captura de pantalla 2014-02-14 a la(s) 13.08.40Casca de Mamão – Lave bem as cascas de 6 mamões, corte em tirinhas e leve ao fogo com água suficiente para cobrir e deixe cozinhar. Junte 1 ½ xícara (chá) de açúcar 1 xícara (chá) de água (coloque mais um pouco caso seja necessário) junte cravo e canela e leve ao fogo para apurar.

Casca de Maçã – 1 xícara (chá) de cascas de maçãs picadinhas, 1 xícara (chá) de açúcar, 2 colheres (sopa) de suco de limão, cravo e canela. Em uma panela, junte todos os ingredientes e leve ao fogo para apurar bem, mexendo sempre.

Casca de Goiaba – Pique as cascas de 6 goiabas, e junte numa panela com 1 xícara (chá) de açúcar, 2/3 xícara (chá) de água, e leve ao fogo para apurar mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela.

Captura de pantalla 2014-02-14 a la(s) 13.04.35Casca de Abacaxi – Lave bem com uma escovinha, a casca de 1 abacaxi, pique e leve ao fogo com água suficiente para cobrir e deixe amolecer bem.  Bata no liquidificador e leve novamente ao fogo com 1 xícara (chá) de açúcar e 1 xícara (chá) de água, ½ colher (sopa) de margarina, cravo e canela em pau e 2 colheres de coco ralado (opcional). Mexendo sempre, até desgrudar do fundo da panela.

Casca de Abóbora – Rale a casca da abóbora no ralo grosso (4 xícaras chá), leve ao fogo com 2 xícaras (chá) de água, 2 xícaras (chá) de açúcar, cravo e canela. Deixe apurar bem, até soltar do fundo da panela. Se precisar pingue mais água durante o cozimento.

Gostaram? Viram quanto dinheirinho ia para a lata de lixo? A criançada vai amar essas deliciosas e econômicas sobremesas. Você também pode servir os doces em torradinhas.

Beijos e até sexta que vem!

Sandra Lages

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Huuuuuuuuuuuummmmmmmm!
    Isso me faz lembrar os docinhos caseiros da minha vovó!Super moderno a moda antiga ^.^
    Amei!

  • Meus pais costumam fazer suco das cascas do abacaxi. É só deixá-las de molho. Depois é só coar e adoçar. Bom, né.

  • Bom dia dona Sandra que interessante… gostei muito obrigada bjs.

  • Oieee Sandra
    como sempre, vc tem dicas maravilhosas!
    ameeeei essa receita e vou tentar fazer aqui em casa!
    isso me faz lembrar da minha infância, me lembro que minha mãe fazia um licor com as cascas de jabuticaba!
    vc tem essa receita também???
    continue sempre com essas dicas tão bacana!
    o Bolsa Blindada é um verdadeiro tesouro!
    Bom Final de semana.

  • Melhor ainda que, sem saber, comprei maracujá ontem na feira, apenas para fazer suco! Agora já vai ter doce também!!! E as laranjas, então? Fiz amizade com o “laranjeiro” e por ter boa aceitação na venda dos bolos de laranja, certo dia levei um para ele de presente! Agora é só parar na “hora da xepa” para comprar minhas 15 deliciosas… que já ganho um saco cheio de mais 20 ou 25 laranjas!! “Di grátis!!” – Já viu, né, agora vai ter bolo e doce prá alegrar a vida do laranjeiro!! Ebaaaa!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *