Planejar, primeiro passo para o sucesso

Planejar é preciso sim! Afinal, o primeiro semestre passou voando – de novo! – e é preciso estar com os olhos bem abertos para que 2018 não seja mais um ano que termina deixando a sensação de que poderia ter sido melhor.

Várias pessoas têm me perguntado como consigo dar conta de tudo, mas eu sempre respondo com uma pergunta: o que é tudo para você?

E essa já é a primeira dica de como você pode se planejar para o segundo semestre de 2018: o que é o seu tudo?

A segunda pergunta é: será que é viável querer colocar esse tudo dentro de 180 dias?

Se a resposta for não, então refaça os seus planos e trace uma estratégia real. Por exemplo:

No começo de 2018, você gostaria de ter feito um curso, uma viagem e reformado a sua cozinha, porém, nada disso aconteceu. Seria viável querer as três coisas ainda este ano?

Para responder a essa pergunta, você precisa fazer basicamente 3 coisas:

1) Reveja os seus planos

De tempos em tempos é bom rever os planos e analisar se eles ainda fazem sentido para você. A vida não é estática, por isso, uma coisa que você queria muito no ano passado pode não ser mais interessante atualmente.

Mudar de ideia, nesse caso, não significa desistir dos sonhos, mas sim, realinhar objetivos. Mas vale a ressalva: não seja aquela que troca de ideia como troca de roupa. Tenha foco e analise racionalmente.

 

2) Cheque sua agenda

Verifique se o que você quer cabe no tempo que você tem. É muito comum querermos tirar todo o atraso o mais rápido possível, mas querer colocar 1 ano dentro de 6 meses só vai deixar você mais frustrada.

Se você quer estudar, por exemplo, verifique as horas que tem disponíveis para isso e não se engane achando que vai se virar em tempo.

Talvez você não tenha lido um livro sequer esse ano, mas querer ler 10 daqui até dezembro pode ser irreal para você. Por isso, cheque a agenda e foque em metas possíveis de serem realizadas.

Se você precisa de uma mãozinha para economizar tempo e dinheiro, assista este vídeo.

 

3) Prepare o seu orçamento

Praticamente todos os nossos planos estão, de alguma forma, ligados ao nosso orçamento, pois custarão alguma coisa. Por isso, verifique se o que você quer cabe no seu orçamento, assim, mais uma vez, você evita a frustração.

Talvez você tenha percebido que seu guarda-roupa não combina mais com o seu estilo ou idade, mas querer trocar tudo de uma vez e parcelar a perder de vista não é a melhor estratégia.

Veja de quanto dinheiro dispõe e se, de todas os seus objetivos, esse é a prioridade. E lembre-se:

Prioridade deve vir sempre no singular, se você disser “prioridades”, já deixou de ser!

Foque em uma coisa, na que realmente é prioridade e só passe para outro objetivo quando realizar o primeiro.

 

Desafio!

Para que você tenha mais gás e não deixe o seu planejamento 2018 pelo meio do caminho, convide uma amiga para fazer esse desafio junto com você. Mande o link deste post para ela e combinem de se ajudarem mutuamente para que ambas venham realizar seus objetivos.

E se você não é cadastrada aqui no blog, cadastre-se para não perder nenhuma postagem da Semana do Planejamento que está só começando!

[newsletter]

Nos vemos!

 

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Olá!! Alguns itens eu já pratico (e comer a minha comidinha é o melhor deles!!).
    Quanto ao ítem 10, ontem mesmo aconteceu comigo: fui convidada por uma colega para participar de um evento, cheguei no horário (ela confirmou que chegaria 30m depois). Ela não chegou no horário, enviou mensagem “tô indoooo”…. e eu respondi que já havia passado pelo local, não poderia aguardá-la e agradeci o convite.
    Foi ótimo porque eu aproveitei para passar no supermercado que era no meio do caminho e até me dei de presente uma frigideira (estava em promoção)!!
    Beijos

  • Ótimas dicas, simples, praticas e fáceis de colocar em pratica! Muito obrigada por compartilhar… Te acompanho no seu canal no Youtube e aprendo muito.

  • Patrícia, lembro que num post recente você falou que trabalha em home working ou seria home office? Comecei a trabalhar assim também este ano e ainda não me adaptei por completo, não organizei o local de forma adequada e às vezes me sinto entediada, pois acabo passando a semana inteira, sem praticamente sair de casa. Posso sugerir um post sobre esse assunto? Obrigada!!!!
    Adorei o novo site!

    • Eu trabalho boa parte do tempo em home office sim. Acho ótimo falar sobre isso, obrigada pela sugestão! Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *