A mídia insiste que estamos sempre aquém do que deveríamos e que temos de mudar da cabeça aos pés. Por que as mulheres estão sob ataque?

Por que as mulheres estão sob ataque?

Descontente consigo mesma. Essa frase sintetiza o que a maioria das mulheres pensa sobre si mesma.

E, fora a questão de que tendemos a querer o que não temos, vem a mídia e piora tudo!

É até meio “normal”, por exemplo, que quem tem cabelo liso queira enrolar de vez em quando e vice-versa.

Mas o que a mulher sempre teve de enfrentar ao longo da história – e que agora está pior do que nunca – é o ataque à sua aparência.

 

Vivemos uma espécie de contrassenso, onde, ao mesmo tempo que algumas campanhas publicitárias dizem que estar acima do peso é lindo e saudável, sempre somos cobradas para perder “dois quilinhos”.

A Nike, por exemplo, lançou uns anos atrás a primeira linha esportiva plus size, o que é louvável, uma vez que mulheres acima do peso não encontravam nada para poderem se exercitar.

Porém, a campanha não era um incentivo ao exercício físico, mas sim, para se aceitar do jeito que é.

Não estou dizendo que quem está acima do peso tem obrigatoriamente que emagrecer, mas sim, que quem deseja fazer isso, merece ter roupas adequadas.

O que nós não merecemos é estarmos sempre colocando nossa saúde em jogo por conta de ideias que mudam a todo momento.

A mulher não tem nem mesmo o direito de envelhecer sem ser cobrada a fazer uma porção de intervenções estéticas.

E, em contrapartida, querem empurrar “padrões de beleza” que nós mesmas não queremos. Como o da foto abaixo, também de uma campanha da Nike.

 

A ideia da imagem é passar a “liberdade” de não precisar se depilar, porém, que mulher quer isso?

Posso garantir que nessa foto, para parecer que nem está maquiada, a modelo está MUITO maquiada.

Além disso, há muito, mas muito Photoshop nessa imagem.

 

Desconstrução e dúvida

Em Isaías 3 vemos uma passagem chamada “Juízos preparatórios” e ela descreve a situação degradante que a sociedade à época estava enfrentando.

O verso 12 diz:

Os opressores do meu povo são crianças, e mulheres dominam sobre ele; ah, povo meu! Os que te guiam te enganam, e destroem o caminho das tuas veredas.

O texto se refere à imaturidade de quem estava governando o povo e se refere ao domínio das mulheres.

Não porque elas não possam ter posições de liderança, mas sim, porque naquela época elas estavam corrompidas.

Sobre essa passagem, a Bíblia com Anotações de Fé diz:

Quando a corrupção chega às mulheres, a sociedade se desintegra, pois são elas as responsáveis por plantar e zelar pelos valores da família.

Portanto, devemos criar a nossa própria cultura e não ceder às pressões dessa sociedade que prega, por exemplo, que devemos comer tudo o que quisermos, na quantidade que quisermos, mas temos de ser magras.

Ou que, se estamos acima do peso – o que sabemos que não é saudável – devemos obrigar os outros a nem sequer tocar no assunto.

Aliás, se você não sabe, há médicos que já nem recomendam a perda de peso por temerem processos por “gordofobia”. Esse é o mundo em que vivemos…

A ideia deste post não é trazer respostas, mas sim, levar você a refletir sobre o que é melhor para você, para sua saúde, higiene pessoal e bem estar.

Não vale a pena colocar a sua saúde em risco por modismos, afinal, eles mudam o tempo todo.

 

Nos vemos amanhã!

 

Confira o post anterior clicando aqui.

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Bom dia querida! Muito interessante esse post, eu convivo com isso há 14 anos, trabalho com estética corporal e facial e 90% do meu público são mulheres, eu sempre falo p elas: “primeiro foca na saúde e o resto vem”, é matemática pura, alimentação saudável e estilo de vida saudável, você terá saúde e consequentemente um corpo que vc sinta-se bem, exceto em casos de pessoas que fazem uso de alguns medicamentos de uso contínuo que alteram o metabolismo e pode acontecer sobrepeso. A busca pelo corpo perfeito já fez várias vitimas e mts óbitos 😭, o importante é manter-se em paz consigo mesma, ter equilíbrio, e ñ se cobrar tanto. Até as 16 horas no nosso Clube da Leitura 😍😘

  • Gostei muito do post de hj ainda mais porque essa referência bíblica foi exatamente a minha meditação de hj, coincidência rsrs. E no vers. 12 diz mais profundo como no post: “Os que te guiam te enganam.” Arrebentou!!!

  • Olá Patrícia, bom dia! Em certa ocasião, participei de um evento, no qual foi falado sobre uma passagem bíblica muito interessante (Juízes 4,4-16), para que se fizesse a reflexão na atividade proposta, pois tratava-se de um olhar atento para as virtudes e características da juíza Débora. Ela era uma mulher virtuosa, mãe de família, profeta, temente a Deus e líder militar. Como líder, não se intimidou por ser mulher e ganhou o respeito dos líderes de Israel. Como estrategista, buscava maneiras de combater os inimigos, buscando inspiração junto ao Senhor, por isso tinha êxito em tudo que fazia. Como conselheira, era preocupada com as pessoas e sempre dava conselhos, discutindo e sugerindo soluções para quem estava com problemas. Então, sob o meu ponto de vista, essa pode ser uma das explicações do “Por que as mulheres estão sob ataque?” Abraços!

  • Bom dia, agora sim farei parte desses 90 dias, comecei a ler sexta e ontem terminei, rs.
    Que ótimo assunto, esse dá “pano para as mangas”, como dizem no ditado popular.
    O engraçado é que essa pressão chega a vir das próprias colegas de trabalho e da própria família, eu sou bem natureba, gosto de me higienizar mas não sou refém de moda, maquiagem, produtos para não envelhecer, entre outras imposições da sociedade, durante algum tempo fui refém da progressiva, mas já voltei às minhas raízes e tem pessoas que ficam incomodadas com esse meu comportamento básico.
    Chegam a falar para mim, você fica melhor de cabelo liso, eu não quero nem saber quero é estar de bem comigo mesma, se me der vontade faço, se não, não faço, essa de ficar refém dos olhares cheios de julgamentos estou fora, quero é ser feliz.
    Faço exercícios não para ser capa de revista, mas para ficar saudável e me sentir bem, faço exercícios de forma lúdica não aquela pressão , mil abdominais, mil isso ou aquilo outro, essa não é minha praia.

  • Amei essa reflexão!

    No meu caso, sofro o oposto. Sempre fui magra por natureza.Não faço dietas. Algumas pessoas chegam até mim e dizem: ” Você é muito magrinha, tem que engordar um poquinho”.

    Outros dizem que chegam a ter inveja por eu ter 30 anos e aparentar 22 ou 25 anos. rs. Eu nunca fiz nenhum procedimento estético para parecer mais nova. É tudo natural. Só procuro fazer o básico para ter saúde.

    Brinquei com uma amiga quando ela me perguntou qual era o segredo da minha “juventude”. Redpondi que eu achava que era a oração, pois Moisés , depois do encontro com Deus na tenda, saiu com sua face brilhando. rs. Como a oração faz parte da minha vida, Deus me renova todos os días.

    Esses comentários sobre a magreza, me incomodam e me faziam sentir inferior às mulheres que tinham”carnes” ou corpos esculturais. Para piorar, fui “trocada” pelo meu ex por uma “carnuda”, o que reforçou a ideia do complexo de inferioridade.

    Mas graças a Deus, os resultados dos meus exames são bons e como disse o médico: “está tudo lindo”.

    Confesso que tenho vontade de ganhar uns quilinhos, porém, consciente de que qualquer mudança que eu deseje fazer em minha vida tem que ser apenas por mim e não pelos outros. Que não tem nada de errado em ser magra se estou saudável.

    Obrigada por nos ajudar com tantos conteúdos diversos e necessários!!

    Bjd

  • Que reflexão… 👏 Só agradecer a Deus por ter te conhecido 😍

  • Tudo hoje em dia parece tão contraditório! E as pessoas questionam as coisas da fé e dizem que não fazem sentido, mas não enxergam que a disciplina da fé é o que nos faz bem de fato e verdade, pois nos traz valor e respeito próprio. Na verdade a disciplina da fé vem contra nossas vontades fracas, para que possamos ser fortes.
    Muito legal o post de hoje!
    Até mais no Clube da Leitura!

  • Ótima reflexão!
    A mídia tem feito a “cabeça” de muita gente. E muitas mulheres tem perdido a vida, na busca desse “ideal de corpo perfeito”, na qual a mídia prega.
    Meses atrás, eu estava me deixando ser influenciada por propagandas, daí comecei a investir em conhecimento pessoal e pedir graça à Deus sobre situações da minha vida. Me libertei dessa péssima influência, as “escamas” caíram dos meus olhos.

  • Eu tenho a impressão de que esse jogo tá virando, isso sim. A propaganda e a mídia estão perdendo força e poder de influência. O mundo da moda já não tem mais força para ditar tendências. Gisele foi esperta em se aposentar.
    As próprias jovens nas redes sociais criaram um padrão alcançável por poucas: bocão, cabelão, sobrancelhão e narizinho perfilado. Cinturinha de pilão e coxas à mostra num shortinho. As atrizes estão copiando esse visual. Esqueci da make exagerada. Cantoras e atrizes fazendo maquiagem igual esses tutoriais de youtubers adolescentes. No fim, o problema do tratamento de imagem nas revistas com retoques e Photoshop, hoje, está dez vezes pior com filtros e efeitos.
    Negócio é investir na própria beleza e estar atenta a tudo isso.

  • oi boa tarde eu estava com um problema de saúde e me afastei do seu blog ai eu retornei com esse desafio que fala muito para me e vc tocou no meu ponto fraco eu não consigo ter uma rotina uma disciplina. ai eu comecei a ler todos os posts e a cada um me chamava mais a atenção sobre o meu comportamento ai concluir ontem e estou comentando .

    quando vc fala sobre o versículo bíblico é a mais pura realidade onde vc tem que ser manipulada sobre o que a mídia prega da comilança ai vc engorda depois vc é criticada por está gorda outras pessoas são questões genética, saúde, mas eles não estão nem ai.
    as pessoas se frustram e vira uma bola de neve. como diz na carta aos coríntios cap 10 versos 23. temos que ter auto domínio tudo é permitido, mas nem tudo me convém tudo é permitido. mas nem tudo edifica. temos que aprender há não nos levar pelo que o mundo prega e sim pelo que é melhor para nós e que estejamos bem conosco com o nosso interior a aparecia vem depois precisamos a nos gostar .

  • Boa tarde. Ótima matéria. Hoje eu sei que nós mulheres realmente somos diferentes dos homens. E Deus nos fez diferente, mas hoje vejo com outro entendimento porque somos assim, somos mais sensíveis para poder ser o equilíbrio de um lar, e fortes para ser a coluna do lar. Mas infelizmente muitas pendem ou para um lado ou outro de maneira errada, se for sensível é aquela de cristal, se for a forte é uma rocha dura.
    Muito hoje em dia se fala sobre, alto-estima; há se todas entendessem está palavra.!
    Estima que vem do alto!!
    Saberiam se amar como DEUS as ama😍, e que a felicidade está dentro não fora.
    Deus a abençoe sempre.
    Att mais 💛

  • Patrícia eu agradeço pela sua dedicação ao blog, continui sempre assim e um dia uma grande honra vai chegar até você e todos aqueles que lhe desanimaram vão ter que admitir que o SENHOR ter guiou até aqui.

  • Excelente reflexão Patrícia!! Se a mulher não tiver esse entendimento, compreensão e aceitação do seu papel na sociedade, os valores da família estarão cada vez mais invertidos. Sensacional essa passagem de Isaías cap. 3 vers. 12, abre os nossos olhos e entendimento. Bjs.

  • verdade…. comecei uma dieta com acompanhamento nutricional, psicológico e personal, porem, minha questão é, além de qualquer coisa, a minha saúde, já que perdia vesícula e não posso acumular gorduras, principalmente abdominal…
    mas o apelo da mídia é realmente alarmante

  • Boa tarde!
    Fiquei com “nojinho” da axila da foto. É o mínimo de asseio!

  • Olá Patrícia!
    Muito bom você falar sobre esse assunto, o que será dessas pessoas que não tem opiniões próprias e quebram princípios por acreditarem nessas pregações. Sou publicitária e sei bem como funciona essas campanhas, sinto por essas pessoas que se perdem nesse mundo de ilusão que as mídias passam a todo tempo, elas esquecem suas raízes, e por sentirem atacadas não brotam mais de forma orgânica.

    Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *