É claro que não poderíamos fechar o ano sem um planejamento financeiro para 2021, não é mesmo? Acompanhe o post de hoje e fique por dentro!

Planejamento financeiro para 2021

Há muitas maneiras para se desenvolver um planejamento financeiro e creio que seja por isso mesmo que as pessoas se percam tanto!

Mas, para facilitar a vida de quem ainda não sabe como fazer, ou tentou várias formas que não deram certo, separei a tarefa em apenas 3 passos:

  1. Controle financeiro
  2. Acompanhamento dos gastos arbitrários
  3. Gestão financeira

Primeiramente, vamos entender o que é um Controle Financeiro.

 

 

 

Ainda que o nome assuste algumas pessoas, controle financeiro nada mais é do que anotar todos os valores que entram e todos os que saem.

A diferença está em qual plataforma você tem mais facilidade para fazer isso, mesmo que seja em um pedaço de papel.

Em resumo, costumo usar esta imagem para ilustrar que qualquer tipo de controle financeiro é válido.

 

Só espero que a sua dieta não seja como a do nosso amiguinho aí! rs…rs…

Assim que definir como seu controle financeiro será feito, vá para o passo 2 e fique de olho nos Gastos Arbitrários.

Mas que gastos são esses?

Quem segue o blog há mais tempo já tira essa pergunta de letra: são os gastos do dia a dia que geralmente não anotamos porque nem sequer percebemos.

É aquela ida ao cabeleireiro, chamar um iFood, Uber, tomar um café com uma amiga etc.

Esses pequenos gastos que não são computador no nosso controle financeiro mensal podem levar boa parte do nosso dinheiro, então, fique de olho neles.

Além disso, institua o passo 3 que é a Gestão Financeira.

Antes de mais nada, gestão é o acompanhamento dos dados que você vai anotar, tanto no seu controle, quando nos gastos arbitrários.

Mais do que simplesmente anotar, você precisa analisar esses dados e ver onde está gastando demais – e, se possível, diminuir essa despesa – e também o que pode ser cortado – evitando desperdícios.

E, para facilitar ainda mais, temos podcast!

Confira o meu bate papo com a Kim da Compralo, onde dou vários exemplos e explico melhor esses três passos.

Para ouvir, clique aqui.

 

Ouça o podcast anterior onde conversei com a Kim da Compralo sobre criptomoedas e carteira digital. É só clicar aqui.

Nos vemos!

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Bom dia querida! Meu maior ralo ainda é alimentação! Sempre faço meu controle financeiro, sempre uso o velho caderno. Um ótimo dia p vc 😍

  • Bom dia, Patrícia.
    Bendita planilha de controle de contas!
    Beijo

  • Bom Dia!!!! “”””Ainda que o nome assuste algumas pessoas, controle financeiro nada mais é do que anotar todos os valores que entram e todos os que saem”””— só anoto o que sai…até um docinho..
    “””A diferença está em qual plataforma você tem mais facilidade para fazer isso, mesmo que seja em um pedaço de papel.”””
    a minha plataforma é o papel ….um caderno simples, mesmo…(não sei mexer ainda com Planilha )

  • Bom dia, Patrícia, e para um loja que abri todos os dias, e muitas vezes não sabe quanto vai vender. Como me planeja se não sei o que vai entrar, sei quantas contas a pagar que por muitas vezes, tem mais de 1 para dia e o dia não e produtivo e acaba atrasado essa e as outras contas. Nesse caso como posso planejar?
    Obrigada 😁

    • Você tem que fazer caixa porque, ao que parece, você depende das vendas de hoje para pagar as contas de hoje. Amplie seu negócio vendendo tb on-line e divulgue seus produtos para chamar mais clientes. Faça caixa e você terá dinheiro antes de as contas chegarem.

  • Já estou utilizando o diário de consumo comprado aqui na loja. E ele é super prático para anotar gastos arbitrários e cabe na bolsa. E já detectei alguns erros na minha gestão. Já imprimi as planilhas extras do bolsa 2 para começar 2021 organizada.

  • Como sempre dicas valiosas. Estou acompanhando o desafio desde o inicio e é incrível como sempre podemos adquirir conhecimento de valor em poucas linhas. Ainda tenho dificuldades na gestão, anoto os gastos arbitrários, controlo as saídas, temos tudo em dia, mas acaba sendo apenas o registro do que vai acontecendo ao longo do mês. Qual dos seus 3 primeiros livros é o mais indicado para essa etapa? Grande abraço

    • Seria legal vc ler todos…rs…rs… mas comece pelo Bolsa Blindada 🙂

  • Eu tenho um carinho enorme por esse blog. Por mim todo mundo que conheço deveria ler os posts e todo conteúdo gerado através do seu trabalho, pois o planejamento financeiro atrelado a questões comportamentais e interiores fazem toda diferença para uma qualidade de vida.
    Estou anotando todas as medidas a serem tomadas de agora em diante para que 2021 seja melhor do que 2020. Muitas coisas precisam ser mudadas e vamos pra cima!
    Amei os podcasts! Em 2021 o Blog Bolsa Blindada também vai ter podcasts?

    • Sim, estamos trabalhando para iniciar mais esse projeto de levar conteúdo em áudio! Bjs

  • Bem, para mim anotar não da certo, então pego os valores fixos que tenho, e o que recebo e vejo o quanto sobra, disso estipulo um valor para guardar todo mês e o restante da grana uso para sobreviver kkkk, deu super certo para mim, porque quando temos só aquela grana somos seletivos com o que compramos e gastamos mais conscientes rs

  • Boa noite Patrícia!
    Estão acabando os 100 dias, parece que foi ontem.
    Vez ou outra comento que não iniciei as minhas planilhas. Terei que fazer duas: pessoal e profissional.
    Santo Deus, parece os “pulpos” que como, só que ao contrário, pois são os diversos tentáculos deles que querem me pegar.
    Desde que comecei a te acompanhar eu digo para mim mesma que vou conseguir, mas…
    Tenho um “caderninho financeiro” cheio de papeis, anotações, gastos aritrários, etc…, mas travo todas as vezes que abro e vejo que ganho e gasto em euros e em reais.
    Bem…Lamentar-me não irá resolver meu problema.
    Assim que conseguir venho comentar aqui no blog, pois espero que continuemos interagindo.
    Este canal é simplesmente espetacular, as trocas de experiências são muito valiosas. Já me identifico com algumas leitoras. A gente consegue identificar o perfil, fica imaginando como deve ser a pessoa fisicamente, etc…Adoro.
    Obrigada por nos proporcionar estes momentos.
    Beijos querida!

  • Olá Patrícia! Que bom que trouxe essa tarefa para fechar o ano de 2020 e para que possamos iniciar 2021 de forma organizada. Já diz o ditado popular “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”…rs…rs… brincadeiras à parte, nada melhor que dar o primeiro passo de forma decidida e seguir com firmeza para administrar nossas finanças. Abraços!

  • Olá Patrícia!
    O diário de consumo foi a peça chave para conseguir fazer a minha gestão financeira, esses gastos arbitrário era o meu problema e muitas vezes esquecia de anotar, agora com bloquinho na minha cola ficou bem melhor.

    Pensaste em tudo Paty rsrs

    Grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *