Antes de entrarmos em 2021, que tal reservar uns minutos e fazer um teste simples para saber como você lida com o dinheiro? Confira!

Teste: Como você lida com o dinheiro?

Este pequeno teste consiste em 10 perguntas simples (com respostas SIM ou NÃO) a fim de que você perceba a sua maneira de encarar as finanças.

Pegue lápis e papel e responda da maneira mais fiel possível (é provável que algumas respostas dependerão da sua memória) e, depois, veja os resultados.

 

  1. Você comprou algo o mês passado e se arrependeu? Se sim, o quê e quanto custou?
  2. Você ainda paga de tarifa bancária na sua conta corrente e acha que por ser pouco, não tem problema.
  3. Se você tem algum parcelamento no momento, avalie: arrependeu-se porque percebe que poderia ter feito algo melhor com o dinheiro?
  4. Você já teve o nome sujo mais de uma vez?
  5. O seu salário quase sempre acaba antes de acabar o mês?
  6. Se você fosse vender todas as roupas, calçados, bolsas e acessórios que não usa e que neste momento estão no seu armário, teria um valor maior do que o seu salário mensal?
  7. Você jogou alguns destes itens fora nos últimos três meses por terem vencido sem terminar de usar? Maquiagem, cremes, alimentos.
  8. Pense no objeto de maior valor que você comprou este ano. Você ainda o aprecia tanto quanto no dia em que comprou?
  9. Você reconhece que tem algum ralo financeiro (desperdício ou gasto desnecessário) que prejudica suas finanças?
  10. Pelo tempo que você trabalha, era para estar em uma condição melhor financeiramente falando?

 

Tabulação

Cada resposta SIM vale 2 pontos e cada resposta NÃO vale 1 ponto.

Some a sua pontuação e confira o resultado:

Até 10 pontos – Parabéns! Você lida muito bem com o seu dinheiro e a tendência é que tenha um ano mais tranquilo financeiramente.

De 11 a 15 – No geral você lida bem com o dinheiro, mas precisa fazer alguns ajustes ao longo do caminho.

De 16 a 20 – Você e as finanças não têm sido grandes amigos, mas calma! Aqui no blog você vai encontrar várias ferramentas para ajudá-lo na caminhada!

 

E aí, como você se saiu?

 

Chave de ouro

Amanhã, além de ser o último dia do ano é também o último post desta série de 100 posts.

E para agradecer a todas (e todos) que estiveram conosco nesta jornada, temos uma surpresa que você não perde por esperar.

Dica: entre no site bem cedo porque vai acabar logo…!

 

Nos vemos amanhã!

 

Confira o post anterior clicando aqui.

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Bom dia querida! Fiz 15 pontos rsrsr….até que ñ foi ruim !! Estamos chegando ao final deste desafio dos 100 dias, mt legal! 😍

  • Oi!!!
    16 pontos.. .. compro muitos livros que ficam empilhados no armário!
    Comprei várias camisas no outlet de uma marca famosa, mas não gostei de nenhuma…. estou tentando negociar num brechó bacana para ver o que consigo recuperar .
    Melhor estar trabalhando porque aí não sobra tempo para comprar brusinhas !

  • Já até imagino o que seja a surpresa e já estou ansiosa!
    Obrigado por cada mensagem, me ajudou muito cada uma delas, estive aqui os 99 dias e estarei amanhã com certeza! Meu teste deu 5 de cada, conseguir 10 pontos então significa que estou no caminho certo. E pretendo continuar! Patrícia te admiro e amo seu trabalho, continue sendo essa escritora maravilhosa, que nosso 2021 seja esperançoso e cheio de realizações!
    Nós vemos amanhã!

  • Eu fiz 15 pontos. Mas já melhorei minha vida financeira e sei que posso melhorar muito mais, graças a Deus e a suas dicas. Muito obrigada Patricia!

  • Fiz 15 pontos…e acho que quando meu planner financeiro chegar vou melhorar mais!!!! 😉 Ansiosa para amanhã!!!

  • Meu Deus… 18 pontos…
    Por isso que minha meta para 2021 é me organizar financeiramente….

  • Olá Patrícia! Puxa, estava me “achando a controlada” rs…rs… socorro!!! Tendo a concordar que as minhas finanças e eu, ultimamente, não temos sido grandes amigos. Vou mesmo procurar manter a calma e “vasculhar” essa “bolsa de ferramentas” aqui do blog para melhorar a minha caminhada. Agradeço antecipadamente pela ajuda. Abraços!

  • Fiz 14 pontos, melhorei muito nesse 2020 o controle das minhas finanças através das suas dicas, e pra 2021 vem mais organização ainda!!
    já no aguardo dessa surpresa!! <3 🙂

  • 17 pontos… preciso grudar em vc e em seus posts Patrícia pq 2021 vai ser o ano da Virada… vou controlar melhor minhas finanças!! Nra. dos desorganizados me ajude🤚🙏

  • Pati, o meu teste deu 10 pontos!!!

    Mas não posso de jeito nenhum me acomodar e relaxar.

    2021 irei aplicar mais disciplina em minha vida, ja respondi aquelas 3 perguntas do desafio 94 e tem muito trabalhinho pela frente, muita indisciplina encontrei. Um abraço pra você e para todas as leitoras que estiveram por aqui durante este ano.

  • Amo o desafio dos 100 dias para o próximo ano pois de setembro até dezembro dá, sim, pra fazer muita coisa.

  • Diariamente acompanho o seu blog e esses 100 dias foram muito bons! Ansiosa pela surpresa! Que Deus abençoe seu trabalho.😊

  • Foram excelentes dicas e reflexões nesse projeto dos 100 dias.
    Agradeço a sua disposição e que Deus continue sendo sua inspiração.
    Beijos

  • Eu fiz 13 pontos , acho que fui bem porém tenho que me policiar financeiramente.
    Que no Ano de ,2021 seja de muitas realizações para nós todas.
    Vc é uma pessoa abençoada por Deus, pq tens noz ensinado a gerenciar nossas finanças.
    ❤️😘💋❤️❣️

  • Ainda não lido bem com o dinheiro. Acho q sempre estou precisando de algo. Compro uma coisa e a mente já está em outros itens tb. Preciso reler os livros e quero também o Bolsinha Blindada pra passar pra minha filha de 4 anos. Rsrs

  • Olá Patrícia!
    Feliz com o resultado do teste, vejo que estou no caminho certo, se fosse fazer esse teste no começo desse ano iria dar 20 com certeza rsrs
    Melhorar mais em 2021, vamos que vamos!

    Grande abraço.

  • Estou lendo agora o post às 22h59. Acho que vou ficar logo acordada para ser uma das primeiras. kkkkkkkkkkk

    Fiz 15 pontos. Muito a acertar ainda. Mas creio que nesta nova etapa será bem melhor, pois tenho mudado as ações.

    Até daqui a pouco. rsrssr.

  • Boa noite Paty, fiz 14 pontos e fiquei feliz e sei que posso melhorar mais. suas dicas são muito preciosas e me ajudaram muito e ansiosa pela surpresa de amanhã. Beijos 😘

  • Fiz 13 pontos…. Ainda dá para melhorar. Mas só de conseguir acompanhar esse desafio já sei que vou conseguir. Suas ficas são sempre práticas e de ação quase imediata. É uma mudança comportamental que quando a gente sai da linha escuta a voz interna “à la Patrícia Lages”: tem certeza que precisa disso? Já esta fazendo uma renda extra? E a reserva de emergência? Olha o desperdício eim?

    Só Gratidão por tanta dedicação em nos ajudar.

  • Muito legal!
    Já definimos o que vamos mudar aqui em casa e vamos pra cima!
    Que Deus abençõe a cada leitora a aqui do blog e seu trabalho Patrícia.
    Sucesso a todas e que venham mais e mais desafios para aprendermos e vencermos com eles!

  • Eu estou em um processo de restauração financeira. Aprendi muito desde que li o Bolsa Blindada e seus outros livros. Mas, na prática, só tive avanços este ano. Agora consigo enxergar meus gastos, meus pontos fracos e minhas forças. Estou feliz!
    Vou participar do desafio da Disciplina. Já tinha até comprado um livro . Aguardo a chegada do mesmo. Mas caminhar aqui com você será uma bênção! Minha primeira atitude de discilplina!

    Muito obrigada por tudo!
    Deus te abençoe!

  • Com sua ajuda venho melhorando muito, nos anos anteriores a minha pontuação era a máxima, ou seja bem desorganizada financeramente, hoje consegui com 10 pontos, mas ainda quero diminuir essa pontuação, para poder respirar com mais tranquilidade, a cada passo vou colocando em prática seus ensinamentos, Gratidão pelo seu tempo doado a nos ensinar.

  • Eu fiz 13. E nesta semana eu tive que jogar no lixo maquiagens fora da validade e esmaltes. Logo lembrei de um vídeo seu sobre desperdício. Mas o problema que eu tinha um evento para ir que teria que utilizar maquiagem, o custo de uma maquiagem de salão sairia mais caro do que os produtos que eu comprei. E eu não uso maquiagem no meu dia a dia. No papel saiu “barato”, mas eu odeio jogar qualquer coisa fora. Fico chateada. Principalmente sabendo que há tantas pessoas necessitadas.

  • Fiz 14 pontos, já aprendi muito ao longo de minha vida sobre dinheiro/finanças, mas sempre podemos melhor e nos organizarmos melhor. Não estou de mal com dinheiro, mas sei que posso e vou aproveitá-lo de uma forma melhor. Neste ano de 2021 quero me organizar muito melhor, não tenho dívidas grandes, algumas contas em atraso, fiquei quase o ano todo de 2020 desempregada, e tive muitas perdas, mas estou iniciando 2021 com emprego novo e quero administrar melhor minhas finanças e fazer bons investimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *