Sucesso depende de uma rotina com a prática de hábitos de sucesso, pois sem isso, nada grandioso acontecerá. O que você faz dia a dia conta.

Pequenos hábitos de sucesso geram sucesso

Há um tipo de mensagem que recebo com certa frequência sobre a falta da prática de coisas que as pessoas julgam sem importância.

Dias atrás uma empreendedora – que já havia me mandado várias mensagens dizendo que o negócio não ia para frente de jeito nenhum – relatou que, finalmente, havia começado a anotar entradas e saídas de dinheiro.

Apesar de ter lido inúmeras vezes que o controle financeiro começa na anotação, ela achava que não era necessário.

A questão é que, depois de ter feito isso por uma semana, ela conseguiu detectar várias coisas, por exemplo:

 

  • Onde estava gastando dinheiro demais e precisava diminuir
  • Que o lucro que achava que tinha, não passava nem perto
  • Necessidade de rever os preços de todos os produtos

 

O que acontece nesse tipo de situação é algo que, enquanto as pessoas não entenderem, o sucesso será apenas algo distante:

Sucesso é resultado de pequenos hábitos de sucesso.

Mas, ao contrário disso, o que muita gente quer é que alguém lhe dê uma resposta mágica que resolva todos os problemas de uma única vez.

Se você tem esperado algo do tipo, tenho um conselho para você: esqueça!

O que você precisa é colocar em prática e parar de achar que é simples demais e não trará resultado.

A disciplina em perseverar na prática dos bons hábitos sempre traz resultados positivos.

 

Acompanhamento não é neurose

Várias vezes já comentei que tenho roupas de mais de 15 anos atrás.

Diante disso, a curiosidade maior não é em relação à durabilidade das peças, mas sim, se elas ainda me servem.

Sim, tudo o que tenho no closet me serve e minha variação de peso é muito pequena.

Por conta disso, sempre ouço:

  • Mas como você não aumenta de peso?
  • Que tipo de dieta você faz?
  • Você toma algum medicamento?
  • O que tem na sua geladeira? Alface e gelo?

O que eu faço todos os dias, duas vezes por dia, é me pesar.

E não, eu não sou a neurótica da balança como já me chamaram.

A questão é que ela fica no banheiro e eu me peso assim que acordo.

Se percebo que o peso aumentou (em 300g ou 400g), já presto atenção na alimentação para baixar o que subi.

Geralmente na manhã seguinte o peso já voltou ao normal. Ponto.

Mas se eu me pesasse uma vez ao mês, não perceberia os pequenos aumentos que acontecem de um dia para o outro.

E se fosse notar pelas roupas apertadas ou coisa do tipo, certamente seria um aumento muito maior.

Sendo assim, voltar ao peso normal seria bem mais difícil (ainda mais beirando os 50 anos!).

Isso chama-se acompanhamento e não neurose!

Este é apenas um exemplo e sei que não se aplica a todo mundo.

Portanto, não se apegue ao exemplo, mas sim, ao conceito!

Coloque em prática hábitos simples, mas que lhe farão bem.

 

Nos vemos!

 

Confira o post anterior clicando aqui.

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Bom dia querida
    Realmente são hábitos simples e saudáveis.
    Sucesso depende de bons e pequenos hábitos.
    A disciplina e comportamentos sempre deve nos acompanhar no nosso dia a dia.
    Cada vez mais estou encantada com seus ensinamentos.
    ❤️

  • Bom dia,parabéns pelos textos que apresenta aqui, todos os dias reflito muito sobre o que foi abordado no texto. Hoje não seria diferente. Sobre a empreendedora, você me descreveu, sobre as anotações. Eu enrolo, enrolo e coloco outras coisas como prioridade

    Como diz minha sogra, se você fizer ou não, o tempo vai passar do mesmo jeito.
    Muito obrigada e de hoje não passa de hoje, o início do controle financeiro. Nós vemos,kkkk no clube da leitura.
    Rose

  • Bom dia Patrícia! Nossa eu tenho várias roupas com mais de 20 anos e cabem perfeitamente, eu envelheci magra 🙏 aos 60 anos com 53 kilos, e meu peso dos 20 aos 48 variava entre 48 e 50, portanto aumentei 3 kilos, e consegui isso graças a balança, pois peso-me diariamente, nas duas gravidez engordava só o necessário e logo voltava ao peso normal e isso tudo com hábitos simples do dia a dia. Na minha vida financeira anoto tudo e fecho meu caixa mensalmente, acabei de fechar, pois estou trabalhando neste momento e bateu cada centavo 😊😊🤩😘

  • O engraçado disso tudo é que quando acompanhamos, bastam coisas simples como papel, caneta, calculadora básica. Se deixa correr solto, daqui a pouco, precisa de planilha complexa, consultor.

  • Olá Patrícia, bom dia! Em princípio pode parecer que desenvolver um hábito é muito difícil, porém se não começar, se não der o primeiro passo, não será possível sair do lugar! Iniciar uma mudança de atitude com um pequeno hábito e aos poucos evoluir para outras etapas, o resultado será alcançar o alvo desejado. Por exemplo, a pessoa sabe que beber água é essencial para a saúde, no entanto, até que inicie o hábito de ter um copo com água por perto ou carregar uma garrafa com água para todos os lugares, a pessoa pode ter a sua própria saúde prejudicada, em razão de não criar o pequeno hábito de beber, ao menos um copo com água com maior regularidade até evoluir para uma, duas ou mais garrafas com água. Aliás, há a alternativa de beber água “saborizada” com limão, laranja, morango, hortelã e outros ingredientes que dão “sabor” e estimulam a frequência para ingerir mais água, de forma saudável e dentro do limite possível para cada pessoa. Abraços!

  • Boa tarde!
    Eu me sinto tão bem em seguir algumas rotinas!

  • Olá Patrícia!
    O segredo dos resultados é justamente isso que você pontuou hoje aqui no blog e no clube da leitura, colocar o conhecimento em prática, realmente parece simples, mas com o passar do tempo você vai automaticamente adaptando as coisas súbito, como você falou do direct que recebeu, sobre uma leitora que perguntou qual seria o livro do clube da leitura, já estava na semana e o livro não estava definido, é impressionante como a memória deixa tudo pronto e, isso se dá, através da pratica.
    Vou nessa também da balança no meu banheiro, obrigada pela dica!

    Grande abraço.

  • Bom dia, Patrícia. “Sucesso é resultado de pequenos hábitos de sucesso.” Infelizmente até atingirmos uma certa maturidade ou já termos essa noção, muitos de nós temos o costume de não valorizar as pequenas coisas, os pequenos passos, os pequenos hábitos, as pequenas conquistas…, queremos sempre atingir o máximo logo de uma vez, os grandes resultados.., queremos pisar o primeiro degrau da escada e logo já ir para o último, e por isso, muitas vezes não saímos do lugar. Digo isso porque já fui muito assim, ansiosa, precipitada, começava algo e logo queria ver o resultado imediato, e o que acontecia?? Catástrofe!! Acabava desistindo, e me tornando uma pessoa inconstante. Até que aprendi a valorizar os pequenos passos, as pequenas conquistas, os pequenos hábitos que dia após dia, vão aos poucos transformando a nossa vida e as coisas ao nosso redor. A disciplina, a valorização dos pequenos hábitos realmente trazem o tão almejado sucesso, e este, em todas as áreas de nossas vidas. Abraços e obrigada mais uma vez por suas dicas e ensinamentos.

  • Isso aí, penso exatamente assim, não tenho balança em casa mas não posso ver uma que já vou me pesar rs, e o que mais ouço de pessoas acima do peso é que não querem passar nem perto da Balança rs, eu já acompanho sempre também, e esse acompanhamento serve para tudo! Sempre sei quando devo maneirar um pouco ou relaxar só um pouquinho rs, isso serve para a saúde também, com exames 1 vez ao ano para ver como está a saúde.

  • Esse post e o anterior estão me mostrando que nao faço o que digo e que continuo me perdendo em coisas que não me fazem evoluir. Me comprometi comigo mesma que esse ano faria tudo diferente, que me organizaria financeiramente (até comprei o panner financeiro lindo que a Paty fez pra nós), mas de que adianta? Se não sigo a rotina de anotar todas as despesas, de ficar atenta com as entradas e saídas $$$… e em outras areas que preciso adotar uma rotina para funcionar. Já estamos em Março e as coisas parecem estar como eram antes. Mais um puxão de orelha pra mim nesse desafio. Preciso adotar esses pequenos hábitos e ir melhorando gradativamente!! Muito obrigada Patricia e a todas que contribuem com comentários proveitosos.

  • Sigo o meu ritual matinal em perfeita harmonia, fazendo com que seja possível cumprir com o meu combinado!

    Obrigada.

  • Eu também tenho roupa de dez quinze anos, e as pessoas não acreditam! E ainda falam, também do jeito que você come…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *