Hoje em dia as pessoas estão tão rápidas para julgar e criticar que não resta tempo nem mesmo para pensar. É preciso mudar essa dinâmica.

Pense antes de julgar ou criticar

Temos trazido nos posts dos “100 dias para 2021” assuntos que vão além das finanças e do empreendedorismo.

Até aí, nenhum problema, ao contrário, muitas pessoas têm deixado comentários positivos sobre a variedade de assuntos e de curiosidades que temos abordado.

Porém, há algumas que, ao não gostarem do assunto, mandam comentários mal educados quase sempre citando que eu “deveria me limitar ao ‘meu’ assunto”.

Em razão disso, vou mandar um único recado a todos que fizeram comentários desse tipo: eu não me limito, desistam!

Aliás, nem poderia.

Afinal, o que mais falo para vocês é para não se deixarem levar pelos outros, não tolherem suas habilidades, não se limitarem, multiplicarem seus talentos, ainda que julgar e criticar faça parte do expediente da maioria das pessoas.

Esse recado é para que ninguém perca seu tempo enviando esse tipo de mensagem, pois não vai passar disso: perda de tempo.

 

Não concordo com você!

É óbvio que em quase 3 mil textos publicados somente aqui no blog, você vai discordar de várias das minhas opiniões.

Mas, pense: você concorda 100% com o seu pai, com a sua mãe, com o seu marido ou esposa ou com seus irmãos?

Eu creio que não.

Então, se você não concorda 100% com as pessoas a quem mais ama, como concordaria 100% comigo?

Honestamente, eu nem ia tocar nesse assunto, mas o comentário de uma leitora me levou a isso e quero destacar abaixo uma das frases que ela escreveu:

Não entendi , mas parei para pensar…

Ela acabou entendendo os motivos e a forma como escrevi DEPOIS que parou para refletir.

Mas o ponto principal nem é a concordância após a reflexão, mas sim, as coisas que a fizeram parar para pensar ANTES de me criticar ou julgar.

E sabe o que foi?

Respeito e inteligência.

O respeito que ela tem por mim ao me acompanhar por um certo tempo aqui no blog a fez parar e pensar.

E a sua inteligência traçou uma linha de raciocínio que a fez compreender com clareza algumas coisas que ela ainda não havia reparado.

É isso que tem faltado na nossa sociedade: respeito ao próximo e uso da própria inteligência.

Vamos respeitar quem está falando/escrevendo/opinando qualquer que seja o seu ponto de vista.

As discussões com trocas de ideias nos fazem crescer, mas as críticas vazias só fazem as pessoas serem cada vez mais cheias de si.

Eu não espero que você concorde comigo em tudo, eu só espero que você raciocine e coloque o seu ponto de vista sem julgar e criticar antes de pensar e sem críticas ofensivas, pois aqui não há lugar para isso.

No mais, continuo repetindo o que sempre digo lá nos stories do meu Instagram: tenho as melhores leitoras!

Nos vemos amanhã!

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

 

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Bom dia Patrícia, seu trabalho é muito relevante e importante. As críticas sempre aparecerão, porque é mais fácil julgar e críticar. Pensar, refletir e ser modesto é mais complexo e nem todos estão dispostos. Deus abençoe sua jornada! Um abraço.

  • Bom dia querida! Hj em dia as pessoas estão muito na defensiva, eu quando sou criticada e fico sabendo, simplesmente ñ dou IBOPE. Um grande abraço e até amanhã no nosso Clube ds Leitura.😍

  • Patrícia !Seus posters são maravilhosos, independente do assunto me inspiram todos a procurar fazer o melhor todos os dias. Segue o trem!” Hates para o ralo.”

  • “A árvore só é apedrejada quando dá frutos.”
    Patrícia, você está no caminho certo! Continue em seu propósito de vida, Deus é contigo, bjs!

  • Bom dia Patrícia
    Amo seu trabalho e acho muito importante pq sempre me inspira a fazer o melhor.
    E quanto as críticas , acho que são pessoas que não pensam o que falam , o que fazem mesmo que depois de arrependam.
    Acho vc uma pessoa esforçada e sempre procurando fazer o melhor.
    Que Deus te abençoe sempre🙏💋

  • Esse tipo de comportamento é muito comum quando uma pessoa é confrontada com a verdade que ela lê ou ouve.
    Fiquei pensando quando li o texto: se alguém é capaz de entrar no blog e agir dessa forma, imagine essa pessoa lendo a bíblia?
    Vai surtar de vez, pois quem mais falou e fala boas doses de verdade é o Senhor Jesus!

    Nem Ele agradou a todos, mas nem por isso deixou de dizer a verdade, e falando em “Verdade”, isso me fez lembrar de uma análise que você escreveu dia 06/10/19 com o tema: Será que você tem vendido a verdade?

    Gosto muito desse texto e vejo isso em você!

    Quem não leu, pesquisa lá no r7.com. Vale a pena conferir.

    Bom fim de semana.

  • Boa tarde, seu trabalho e lindo, nós ensina a cada dia a sermos melhores. Quando eu entro num blog ou qualquer outro site, se eu não gosta da forma como e ensinando ou simplesmente deixo de entra neste site, pois eu posso não gosta, mas tem pessoas que vai gostar, e não tem porque eu ficar discutindo ou criticando o trabalho dessa pessoa. 😘

  • Ė difícil uma pessoa concordar inteiramente com outra. Cada um teve uma educação diferente, uma vivência própria. Mas parece que algumas pessoas acham mais fácil criticar e julgar quem pensa diferente delas. Somos todos humanos e devemos nos respeitar. Cada um tem o direito de ser como quer desde que não invada o espaço do outro, É por isso que eu te sigo Paty. Obrigada!

  • Olá,
    Paty e todas que contam sua história nos comentários, sou muito grata por todas, quase nunca comento, mas sempre leio tudoo. Semana passada escrevi um texto no post sobre gratidão, e não sei porque cargas d’água o texto sumiu ao enviar (aí fiquei com preguiça de digitar novamente) kkk desculpe.
    Algum tempo atrás, eu escrevi nos comentários uma dificuldade que eu tinha, e a paty me respondeu dando um conselho super ‘simples’ e que eu nunca havia pensado. Claro Eu segui e hoje estou a poucos passos de conseguir concluir o pagamento de um financiamento de imóvel de 30 anos. Todo esse texto para dizer o quanto sou grata a vida da Patrícia e a todos os comentários que enche o meu dia de alegria é muito bom ver que tem outras mulheres que tentam ser sua melhor versão. Com foco e organização conseguiremos vencer um dia de cada vez, os desafios tem sido uma inspiração para mim. 🤗😍🙏 Um lindo fim de semana para todas ✨

  • Vc é incrível em tudo o que faz!!! Seu trabalho é excelente, nos ensina tantas coisas. Nem Jesus agradou a todo, quem somos nós para agradar né!!! Continue assim Paty!!! Sou sua fã!!! Até amanhã!!! Bjsss!!!

  • Hoje mesmo um amigo conversou comigo sobre o que eu achava sobre um certo assunto, como eu concordava com ele disse” Fale com quem não pensa como vc, assim vc estudará mais sobre o assunto, irá refletir e reforçar ou não mais ainda a sua ideia” Divulgo sempre que posso seu trabalho no meu status do whatsapp. Sucesso Patrícia Lages! Obrigada pois eu não sou muito de ler e suas postagens estão me ajudando aos poucos voltar ao mundo da leitura! Até amanhã!

  • Se de um lado temos os mimimis…. De outro temos oessoas sensatas e prontas a melhorar e crescer… Parar pra pensar… Isso é a fonte de muitos sucessos

  • Bom dia Paty, seus posts sempre me fazem refletir, independente da minha opinião sobre o assunto. Eis que penso que divergência de opinião no meu ponto de vista, é mais uma questão de qual ângulo a pessoa está olhando. Então sempre procuro refletir e sopesar para crescer. Muito obrigada pelo seu trabalho e dedicação em sempre nos ajudar. Tu és uma benção de Deus em nossas vidas. Beijos mil

    • Tantos anos que já nos acompanhamos, né, Ida? Deeeesde Porto Alegre!! Bjs

  • Como a Bíblia mesmo diz:
    O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos. Provérbios 18:2

    Infelizmente algumas pessoas não querem nem se esforçar a entender o que está sendo proposto. E ainda insultam. Fico triste por eles estarem jogando uma grande oportunidade de aprenderem algo que poderia abençoar a vida deles.

  • Olá Patrícia! Olha “me senti a leitora”, obrigada! Que bom que, passado o primeiro instante de “indignação pessoal”, o que realmente prevalece é o respeito e a inteligência. Respeitar o próximo é o mesmo que se deseja para si próprio. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *