Sem organização a produtividade cai, por isso, é importante aprender a priorizar suas atividades para poder terminar a semana com senso de dever cumprido. Vamos lá?

Planejar o dia é muito bom, mas planejar a semana é melhor ainda! Assim você se programa com antecedência sem ser pega de surpresa.

Imagine lembrar na quarta à noite de um compromisso na quinta de manhã… Por isso tanta gente desmarca compromissos tão em cima da hora (ou falta mesmo)!

Além de gerar estresse, a pessoa passa uma péssima impressão e vive dando desculpas… Mas isso é fácil de resolver, desde que a pessoa esteja disposta a algumas mudanças de hábitos.

Materiais que podem ajudar a sua organização

planner4-750

Tenho um planner semanal onde anoto os compromissos externos ou que envolvam terceiros: reuniões, gravações, consultas e tudo que tenha hora marcada e/ou envolva agendamentos com outras pessoas.

Se uma em semana já marquei 4 dias de compromissos externos, não marco mais nada, pois sei que preciso de pelo menos 1 dia para fazer meu trabalho interno. Não adianta querer abraçar o mundo e depois chegar atrasada ou acabar nem comparecendo.

Se eu não posso esta semana, passo para a próxima. Acredite: isso não atrasa os compromissos, ao contrário, garante que eu esteja lá e possa cumprí-los!

 

Agenda_organização

Além disso, tenho uma agenda com uma página por dia para organizar minhas tarefas gerais. Nela são anotadas todas as coisas que tenho a fazer no dia, de preferência, por ordem de prioridade.

Primeiro as mais importantes ou as mais chatas (sim, é melhor se livrar delas logo) e, depois, as menos importantes e mais legais. É muito bom você se “premiar” com uma tarefa legal depois de ter feito uma chata!

Experimente se organizar por semana e você verá a diferença. A título de exemplo: escrevi este post na sexta, dia 16 para publicar na quarta, dia 21. Isso porque a semana de 19 a 23 está cheia de compromissos e não sei se terei um dia para escrever com qualidade.

Como eu já tenho os agendamentos da semana seguinte, pude me antecipar para não deixar minhas queridas leitoras sem seu post diário! 🙂

Com organização tudo fica mais fácil, experimente!

Amanhã falaremos sobre comunicação produtiva, não perca!

[newsletter]

Nos vemos!

 

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Amei o post, Patrícia. Sempre busco anotar tudo o que preciso fazer ao longo do dia, isso ajuda muito.

  • Ei Patricia, estou amando essa semana sobre produtividade, tem me ajudado muito, ansiosa para os proximos posts.

  • Bom dia, Patrícia!

    Achei ótimo a publicação do texto.

    Eu enquanto professora organizo meu planejamento no caderno juntamente com o

    calendário escolar.

    Eu também faço atendimentos particulares no meu espaço psicopedagógico,

    organizo as sessões dos meus clientes na agenda do celular, assim como dos meus

    compromissos particulares.

  • Bom dia, Paty,
    Já venho colocando em prática porque você sempre dá exemplos práticos do quanto é “excelente” ser organizada!
    Beijos

  • Eu costumo ser muito organizada mas não consigo usar nem agenda nem o Planner. E olha que já comprei vários, um mais lindo que outro mas sempre esqueço de olhar, então não me adianta anotar nada neles kkkkk
    O que me ajuda é colocar post-it em tudo quando é lugar, pra mim ter que ser tudo muito visual rs
    Adorando suas dicas de produtividade!! Bjs

  • Obrigada pelas dicas. Agora vou buscar colocar em prática.

    Uma perguntinha, rs. Como você organiza sua tarefas domesticas? Falho muito nesse sentido.

    • Oi, reforço o que a Cláudia falou. Moro sozinha e a arrumação da casa é um problema. Acabo priorizando a comida pois estou de dieta e preciso variar o cardápio, também estudo. A casa tá sempre ficando uma zona, no fim das contas. Bjs

  • Ótima publicação Patricia gosto muito das suas dicas, comprei até uma agenda pra facilitar minha vida e ser mais organizada .Deus abençoe sua vida.

  • Otimo post Patrícia
    Eu tenho usado o bullet journal a quase 1 ano e tem me ajudado muito. É importante resaltar que é muito bom olhar a agenda dr vez enquando pra ver como está o desempenho e acredite é surpreendente os resultados.

  • Muito bom o post, Paty. Gente, como não pensei nisso antes… ter uma agenda para compromissos e outra para tarefas. Fico colando post-its para tarefas repetitivas na mesma agenda aonde marco os compromissos, além de anotar as tarefas na agenda também. Por isso, fica a bagunça que tá. Tenho uma agenda diária novinha em casa e vou colocá-la para uso hoje! Bjs

  • Perfeito!!! Esse post foi mega valioso para mim nesse momento da minha vida!!! Obrigada Patrícia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *