Olimpíadas: oportunidade de mostrar incompetência

Imagine uma empresa lhe enviar um comunicado dizendo que, durante 22 dias, irá prestar um serviço pior do que o normal cobrando o mesmo preço de sempre. Confira que empresa é essa no post de hoje!

rio

Estava trabalhando no computador quando ouço a campainha do celular indicando que recebi um SMS. Eis o conteúdo da mensagem:

FullSizeRender

Vou entender que o 18/09 deve ter sido um erro e que a ideia era escrever 18/08… Agora que a mensagem quis dizer que, obviamente, os prazos de entrega serão mais demorados do que o normal, ninguém duvida.

Tive que parar o que estava fazendo para escrever este post porque não posso aceitar que uma empresa do tamanho dos Correios tenha a capacidade de se preparar para prestar um serviço pior do que o normal e ainda tenha coragem de informar seus clientes com antecedência.

É o mesmo que dizer:

“Caros clientes, preparem-se, pois nós já estamos avisando que suas encomendas chegarão atrasadas, não importando o quanto sejam urgentes, afinal de contas, as Olimpíadas são muito mais importantes do que ficar entregando pacotinho, né? Ah! Um detalhe: nada muda em relação às tarifas. Vocês vão continuar pagando o preço normal, mas nós não vamos entregar dentro dos prazos normais. Nosso site está à disposição para comprovar essas informações!”

Você teria a audácia de enviar uma mensagem assim para os seus clientes avisando de antemão que seus serviços vão ficar piores durante 22 dias? Isso considerando que erraram na data, caso contrário o prazo será de quase 2 meses… Pois é, você não faria isso, mas os Correios sim! Agora me fale se isso não é uma perda enorme da oportunidade de montar um esquema especial para entregar as encomendas mais rápido nessa época?

Já imaginou uma campanha onde apareçam agências sem filas, com pessoal atendendo ao ritmo das Olimpíadas? E o que dizer de mostrar o carteiro entregando encomendas mais rápido do que o normal e surpreendendo os clientes pela eficiência? Não é esse o espírito olímpico, ou será que agora quem ganha é quem chega por último?

Falta visão, falta vontade, falta até vergonha na cara. Desculpem o desabafo, mas se você também está se preparando para fazer menos em nome dos Jogos Olímpicos, você está colaborando para sermos o país da piada pronta, onde o Sensacionalista está ficando sem ter mais o que publicar…

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

Categoria: Ética
  • Glauccia diz:

    Não é possível ser verdade isso.
    Estou aqui de queixo caído.

    • Patrícia Lages diz:

      Eu até considerei ter sido um erro, mas vi que era real, infelizmente…

  • Rebeca Beserra diz:

    Ah Brasil… ?

  • RUTE MARIA COSTA RAIMUNDO RODRIGUES _ diz:

    Boa tarde,

    Triste notícia mesmo. Infelizmente, acredito que não tenham errado na data, pois, devem está considerando a paraolimpíadas também. 🙁

  • Viviane diz:

    Recebi o mesmo sms e fiquei pasma. Qualquer motivo da a eles ‘razão’ para atrasarem as entregas…infelizmente por se tratar de uma empresa pública, pouco adiantará, inclusive, reclamar. Até por que, só se pode reclamar esgotado o prazo da entrega e ainda após a reclamação feita, aguardar 5 dias úteis para ter algum retorno (quando o fazem). Absurdo!!!!

  • Vanessa Aparecida do Santos Souza diz:

    Então né…Quantos hospitais estão em estado de calamidade pública, inclusive no Rio de Janeiro… Quantos milhões poderiam ser investidos no nosso Brasil, na vez de ser investido nessas Olimpíadas… Que coisa Heinh…Agora essa dos Correios… Difícil engolir.

  • Naiufa Maia da Costa diz:

    Misericórdia fiquei pasma????

  • Cristina diz:

    Eu vi essa msg e fiquei impressionada, ainda nos orientam a programar envios com antecedencia.

  • Juliana Pilla - artesã na Jupi Artesanatos diz:

    Vou tomar a liberdade de completar o post da Patrícia, pois não se trata apenas destes atrasos, mas também foi suspenso todo serviço de entregas com limite de horário, tipo SEDEX 10 e 12. ( http://odia.ig.com.br/rio-de-janeiro/2016-07-26/correios-suspendem-entregas-com-limite-de-horario-para-o-rio-entre-2807-e-1809.html ). Sem falar nas inúmeras regiões onde os clientes pagam o frete e tem que retirar os produtos nas agências, pois eles classificam como área de risco. Pra quem vende online, como eu, está mais difícil sobreviver aos Correios do que à crise.

    • Patrícia Lages diz:

      Também vendo online e sei bem como é Juliana… Isso tem que mudar!

  • DANIELA diz:

    Boa tarde,Eu tb Recebi essa mensagem.

  • Nina Rezende diz:

    kk coisa de Brasil né? Quem mais teria essa coragem?

  • Mayara Matias diz:

    Patrícia, isso não é nada. As olimpíadas como um todo são um verdadeiro atraso, e não adianta vir com aquele papo de que é bom para o turismo, blabláblá whiskas sachê. Como advogada, lhe esclareço que os fóruns no munícipio do RJ não funcionam o que significa que levará mais tempo para o cliente (e eu) recebermos uma verba existente em um processo, por exemplo, o processo é retardado, e os processos fora do estado? que.. tcharaaammm… dependem de peticionamento integrado com os Correios, bom, vou ter q utilizar correspondentes, aumentando o custo que provavelmente será repassado para o cliente, aí lhe pergunto… como explicar para o cliente que o processo dele vai demorar mais e custar mais caro? Os correios são apenas o reflexo de uma incompetência muito maior! E ainda vai parecer que a incompetência é minha. =/

    • Patrícia Lages diz:

      Que horror!

  • Adriana diz:

    Pois é… eu também recebi essa mensagem SMS. Bem na hora em que comprei o aparelho de medir pressão da minha mãe e a agenda Godllywood.

    Aliás, Paty, estou sendo tão mal atendida pessoalmente e por telefone em várias empresas que, às vezes, me questiono sobre a quantidade de pessoas boas desempregadas.

    Espero que os bons se ergam, montem seus negócios, se fortaleçam. Quero ver esse monte de incompetente passar pela próxima crise. Vão sobreviver a essa crise mas na próxima vão encontrar pela frente muita gente que está semeando nesta crise pra colher na próxima.

  • Cris diz:

    O post combina coma a cara do prefeito rs…ótima escolha rss..

  • May/SP diz:

    No meu trabalho também estou recebendo comunicados da parte dos meus fornecedores, solicitando a antecipação dos pedidos porque os órgãos públicos dos quais nos dependemos, RF e ANVISA, estão focados nas Olímpiadas. A Receita Federal está em greve trabalhando em esquema de tartaruga e esses poucos fiscais foram enviados para fronteiras, aeroportos e portos do RJ e ANVISA, que é morosa “por natureza”, vai demorar ainda mais para concessão de importações que necessitam do aval dela pois estão com poucos servidores para a demanda. A maior parte foi deslocada p/ essas regiões também…

  • Francis Santos Carvalho diz:

    Patrícia, é o que já venho dizendo há algumas semanas e tem gente que fica meio assim achando que sou contra ao nosso país. Aqui como disse o Pedro Cardoso numa entrevista no programa do Gugu, que a impressão que temos é que vivemos num país que não é nosso não foi feito e não serve aos brasileiros, toda esse evento foi feito para o mundo ver porque com dólar em alta vem todos pra cá disfrutar e nós ficamos com serviços pela metade como Correios, hospitais, polícia e por aí vai… por enquanto não estou fazendo entregas de produtos, estou iniciando um negócio, que enquanto for possível, contarei com transporte público ou particular para entregar o que eu preciso, mas em algum momento precisarei dos Correios mas felizmente pelo menos Olimpíada não terá aqui por um bom tempo (se é que um dia terá de novo).

  • Francisca Silveira diz:

    Boa Tarde Paty,compactuo dessa mesma revolta, onde moro já sofro com essa demora permanentemente, já tive de ir buscar minhas entregas diversas vezes,me sinto muito revoltada e chateada com esse serviço chulo dos nossos Correios.

  • Amanda Passos diz:

    Olá Patrícia e leitoras,eu já fui carteira, então gostaria de fazer alguns comentários em relação ao post de hoje.
    1. O Correios tem um déficit muito grande de funcionários, chegando ao ponto de muitos locais não terem carteiros atendendo, daí as pessoas pensam que o correio tá em greve, não é greve, é falta de funcionários.
    2. A prioridade do correio é SEDEX, mais como cresceu muito a demanda de SEDEX, hoje em dia até SEDEX atrasa.
    3.(comentário de uma leitora) Privatizar não é solução, até porque o Correios tem monopólio de correspondência comum, entrega de encomendas e mercadorias não, qualquer um pode abrir uma empresa de entregas, e tem muitas, mas vocês já pesquisaram os preços? É muita diferença, porque os correios tem benefícios que outras empresas não têm. Mas se privatizar, sem os benefícios que o governo dá, vai aderir o mesmo preço das outras.
    4. Eu não vou nem falar em falcatruas e corrupção porque pelo menos nos Correios isso não existe.
    Mas vou deixar umas dicas bem legais pra quem quer ser uma pessoa melhor nesse mundo.
    1. Tenha caixas de correio de um tamanho apropriado para o n° e tamanho de correspondência que você costuma receber, se recebe revistas, tenha uma caixa grande e apropriada. Não coloque nem muito alto, nem muito em baixo, o carteiro já anda com uma bolsa super pesada, ter que se abaixar ou levantar com ela é super dolorido. E coloque de forma que o carteiro não tenha que enfiar o braço pra dentro do seu pátio, ele não sabe se vc tem ou não cachorros, e principalmente se vc tem cachorros.
    2.Tenha uma campainha, para caso de encomendas e cartas registradas.
    3.Coloque sempre que possível suas faturas em debito automático e/ou conta online. Assim vc ajuda o planeta também.
    Obs: Eu não trabalho nos correios e não falo pela instituição, isso são considerações de alguém que pode conhecer um pouquinho do outro lado, e digo, não é fácil.

  • Luiza Freire diz:

    Pra mim, esse sms foi um atestado de incompetência. E infelizmente não foi erro. Eles estão contando com as Paraolimpíadas, que terminam em setembro, ou seja, problema de quem usa os correios.

  • joselene lima diz:

    Palhaçada!

  • Kedja Di Branco diz:

    Olha, Paty…

    Penso que o descaso de empresas públicas e privadas é o desconhecimento dos nossos direitos; se todos q se sentissem lesados (na saúde, educação etc e tal), fizessem um B.O. (É…um B. O. (Boletim de Ocorrência) pelo descumprimento (ou não cumprimento)dessas empresas; buscasse tbém TODOS OS ÓRGÃOS DE DEFESA DO CONSUMIDOR – INCLUSIVE O RUSSOMANNO (para chamar atenção pela mídia)e, depois ainda cobrasse na justiça POR UMA INDENIZAÇÃO; penso q a postura das empresas e dos gestores (sejam públicos e privados) mudaria; o q lhe parece? Para que nos respeitem, precisamos EXIGIR RESPEITO E MOSTRAR QUE, SIM, CONHECEMOS E, PRINCIPALMENTE, SABEMOS BUSCAR, NA LEI, PELOS NOSSOS DIREITOS.

    Ah! E devemos agir da mesma forma em relação aos gestores públicos e seus prepostos (prefeitos, vereadores, governadores, deputados, senadores e presidente); pois, afinal, quem os elege? Quem paga os salários deles? No Art. 6º da Constituição nossos direitos e – O DEVER DO PODER PÚBLICO – está BEM CLARO! Se um funcionário descumpre com seu dever é DEMITIDO, então, cabe a NÓS (eleitores/cidadãos/consumidores) EXIGIR E FAZER CUMPRIR A LEI EM RELAÇÃO AOS NOSSOS DIREITOS – qdo fizermos isso, teremos o devido respeito e EMPRESAS E PARLAMENTARES CUMPRIRÃO COM SEUS DEVERES…POIS, RECLAMAR, DESABAFAR, AJUDA – MAS NÃO RESOLVE!

    Tenha sempre uma vida repleta de bênçãos, Paty!
    Com muita, muita sorte, sucesso, plena de gdes realizações e recheada de surpresas maravilhosas porq vc merece!

    Um forte abraço, com admiração, respeito e afeto,
    Keka

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: