Quer parar de perder tempo e eliminar a ansiedade? Mantenha mente e corpo no mesmo lugar. Elimine o “corpo presente e mente ausente”.

Mente e corpo no mesmo lugar

Se tem uma coisa que aumenta a ansiedade e nos faz apenas perder nosso precioso tempo é estar com a cabeça no mundo da lua.

Em outras palavras: estar em um lugar fisicamente, mas com a cabeça longe dali.

E inegavelmente o celular tem sido um instrumento capaz de “transportar a cabeça para bem longe do corpo.

É preciso dizer que o celular faz parte da nossa vida e cada vez mais gerencia nossas tarefas e cria dependência, mas é preciso ter cautela.

 

Quase sempre inicio minhas palestras falando sobre a importância do tempo.

“Você saiu da sua casa para estar aqui, então, esteja aqui!”

Essa é uma frase que faz algumas pessoas largarem o celular, mas para que todos (ou a maioria) façam o mesmo, muitas vezes é preciso ser mais direta:

“Se você ficar no celular não vai entender a palestra e vai apenas perder seu tempo.”

Diante disso, mais ou menos metade guarda o aparelho e presta atenção.

Com respeito à outra metade, não posso fazer mais nada…

E, embora tenham estado presentes o tempo todo, são pessoas da metade “mundo da lua” que vêm pedir orientação no final.

Sim, justamente aqueles que estavam “viajando” enquanto eu explicava exatamente o que vieram perguntar…

Se eu atendo? Não, não atendo. Afinal, não seria justo com aqueles que prestaram atenção e ficam aguardando para falar comigo.

Resumindo: a fila anda e quem está “viajando” perde a vez!

 

Tudo está brigando pela sua atenção

Já percebeu que você está sempre sendo bombardeado?

Aqui mesmo no blog: você está lendo este post e, de repente, entra uma publicidade no meio e a sua atenção vai embora!

Daí você pode pensar: “Ah, Paty, tira essas propagandas!”, mas eu pergunto para você: “E quanto aos outros sites?”

Eu até poderia suspender aqui (e colocar a manutenção financeira do blog em jogo), mas os outros? Todos irão suspender também?

Decerto que não!

Portanto, cabe a você e a mim nos mantermos “acordados”, focados e atentos aos que nos interessa, evitando tudo o que não acrescenta nada.

Se você está dando muito mais atenção ao celular do que aos seus filhos, não espere que eles ajam diferente com você.

E não apenas isso, mas você deve estar atento a tudo o que está fazendo com que você não consiga focar em nada.

Você começa a trabalhar e fica pensando que a casa precisa de limpeza.

E quando está limpando a casa fica com a cabeça no trabalho que está começando a atrasar.

Ou seja, você está sempre com o corpo em um lugar e a cabeça em outro.

Mas, cá pra nós, qual tem sido o resultado?

Agora mesmo eu tive que fazer uma escolha entre várias opções:

Tenho a louça do café da manhã para pôr na máquina, a coluna do R7 de hoje que ainda não enviei, um orçamento para amanhã cedo que preciso adiantar hoje, pois pela manhã já tenho outro compromisso e este post, que passa das 13h e ainda não havia conseguido sentar para fazer…

Não dá para escrever aqui pensando nas outras coisas, então, foquei no blog e, até que eu termine, não levanto desta cadeira!

Sempre vai haver várias coisas demandando a sua atenção, mas você tem de optar por uma de cada vez e fazê-la de forma consciente e com foco total.

Dessa forma você será uma pessoa muito mais produtiva e menos ansiosa.

Nos vemos!

 

Confira o post anterior clicando aqui.

 

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Jornalista, especialista em finanças e autora de 5 best-selleres. Colunista do portal R7 e apresentadora do JR Dinheiro, no Jornal da Record.

  • Boa tarde, é bem verdade que tem momentos que são tantas coisas que tem que escolher qual fazer primeiro. E senão fizer focada para dar certo, passar para próximo, acaba não fazendo nada e atrasado ainda mais. Se torna em frustração.

  • Perfeito!!!

    Sofro muitas vezes desse mal. E esse exemplo da limpeza da casa e do trabalho se encauza perfectamente. É desse jeito que fico às vezes.

    Obrigada!

  • Boa tarde Pati
    Realmente temos que focar na tarefa que temos que realizar.
    É como fala em Eclesiastes : tudo tem o seu tempo determinado.
    Nunca podemos fazer uma coisa , com o sentido em outra.
    Na vida temos que fazer escolhas , focando naquilo que nos agrega valores.
    Aguardado o Clube da leitura às 16 hs.
    💋💕⭐❣️🌼

  • Boa tarde Patrícia, neste mundo conectado o que ñ falta é um vídeo p assistir, um blog p ler, uma live p acompanhar etc… mas temos que fazer nossas escolhas, agora mesmo estou comentando aqui no blog e já de olho no relógio, pois tem a live com o Bispo Renato Cardoso e ñ perderei por nada rsrsr…🤗🤗

  • Boa tarde!
    Preciso melhorar a mente e o corpo no mesmo lugar, tenho esse problema, faço uma coisa e penso em outra, acontece o tempo todo, quando percebo já estou viajando, até pensei em estudar sobre isso para ver alguma técnica que me ajuda, pois acontece naturalmente, mas estou me policiando sempre.
    Quando ao celular sei bem lidar com ele.

    Grande abraço.

  • Olá Patrícia! Pode ser que algumas pessoas, ainda não tenham percebido que já passou o tempo, no qual as pessoas mais bem-sucedidas eram as que faziam “mil tarefas” simultâneas. Nos dias atuais, ter plena atenção voltada para realizar algo, é o que realmente importa! Por hoje, acrescento o que está em Mateus 6,34: “Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” Abraços!

  • Boa noite!

    Fantástico! É assim mesmo! Comecei a observar isso em mim. Muitas demandas, e a cabeça a mil sem me concentrar nas coisas. Fazendo uma tarefa pensando na próxima da fila. Mas, decidi mudar isso. Tenho buscado me concentrar no que faço e esquecer do resto naquele momento. Se alguma coisa vem à mente e é importante, escrevo ela num bloquinho de anotações e esqueço dela, voltando a me focar no que estou fazendo. Viver executando uma coisa já pensando na próxima é muito cansativo, porque não se está em nenhuma atividade de fato e rouba grande energia de esforço. É um grande desafio, sem dúvida, porque as atenções, como citado no post, são gritantes todo o tempo, porém priorizar é uma questão de saúde mental e física. Dá trabalho, mais vale muito a pena!

  • Olá Patrícia! Realmente, é muito comum isso acontecer. É preciso um exercício diário de si policiar pra evitar. Não é fácil, mas com muita força de vontade e persistência, conseguiremos.

  • FOCO – uma palavra pequena mas determinante para nossa disciplina e aprendizado

    F icar tão presente na atividade como se o mundo parasse naquele momento
    O bservação e checagem de suas tarefas para otimizar o tempo
    C onseguir se desligar com disciplina e realizar o necessário naquele momento
    O bservar, Ouvir, Olhar, Orientar-se para que haja uma eficácia naquilo que está sendo desenvolvido

    só assim, conseguiremos entender o real significado do “FOCO”

  • Fato!!!

    Venho praticando o momento presente e parece que tenho conseguido o foco e realizar as minhas obrigações diárias, se estou lavando louça, arrumando a cama, organizando a casa… vou falando em voz alta, Simone você está lavando louça agora, preste atenção na espuma, no copo, no prato… e assim sigo o meu dia,
    Fácil não é, mas…. me desafio todos os dias a cumprir com o combinado.

    Obrigada =))).

  • Bom dia!! Tenho tentado manter o foco no que é mais importante tbm pq me distraio muito fácil com celular, principalmente a noite qdo chego do trabalho, começo fazer uma coisa, qdo vejo ja estou fazendo outra ou pego um video de alguma coisa que quero ver e sem perceber um video puxa o outro e é uma coisa sem fim. Acabo indo dormir tarde e nao faço metade do que precisava. Ainda fico nervosa comigo mesma no final!!! Por isso, esse DESAFIO DA DISCIPLINA está realmente sendo feito em muito boa hora!!! Graças a DEUS que temos pessoas centradas como a Patricia para perceber essa necessidade e nos orientar e ajudar com cada postagem. Vamos manter o foco e nos policiar!!! Bjs a todos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *