Medo X coragem. Como enfrentá-los?

06/08/2014

Medo X coragem. Como enfrentá-los?

Qualquer pessoa diria que é melhor ter coragem do que ser medroso, mas realmente isso é tão fácil assim quando…

Qualquer pessoa diria que é melhor ter coragem do que ser medroso, mas realmente isso é tão fácil assim quando o assunto é vida financeira?

Vou usar uma curiosidade bíblica para ilustrar o tema do post de hoje. Independentemente da pessoa acreditar ou não na Bíblia, uma coisa todos (que já leram) têm em comum: apesar de ser um livro antiquíssimo, é super atual. Em tempo: os que criticam sem ler não merecem nem que se perca tempo com eles. Não se fala do que não se sabe. Ponto.

A Bíblia cita 366 vezes a frase: “não tema”. Número interessante. Entendo que a instrução para não termos medo deve ser considerada em todos os 365 dias do ano (e mais 1 de lambuja em caso de ano bissexto!).

Não há como vencer na vida financeira sem se arriscar. Não tem como. Impossível. Sem chance.

  • Você está em um emprego, mas recebe uma proposta que pode ser melhor. Fica onde está ou se arrisca?
  • Você está trabalhando fixo, mas quer abrir um negócio próprio. Fica onde está ou se arrisca?
  • Você tem um dinheiro guardado, mas queria fazê-lo render mais. Fica onde está ou se arrisca?
  • Você recebe uma proposta para ampliar o seu negócio, mas terá que investir mais tempo e dinheiro. Fica onde está ou se arrisca?

Só aí você já conclui que, se tiver medo, o máximo que vai conseguir é ficar onde está. Se está bom pra você, OK. Fique onde está. Mas se você quer crescer, se desenvolver e empreender um novo caminho, não tem como fazer isso sem se arriscar. Não, ninguém sabe se vai dar certo. Não, ninguém tem bola de cristal para saber se você se sairá bem. Não, não há ninguém que possa responder. Então, o que fazer?

É você quem tem que escolher o seu caminho. É você quem decide se quer ficar ou ir. E é você quem arcará amanhã com as escolhas de hoje. Você tem escolha até mesmo sobre o medo, pois para vencê-lo, existe a coragem.

Coragem não é ausência de medo, mas sim a força que nos faz vencer o medo.

Quero deixar uma frase para você, daquelas que devemos imprimir em tamanho grande e colar na parede:

“Aqueles que têm medo da escuridão não sabem o que a luz é capaz de fazer”.

Tudo é uma questão de escolha. Qual será a sua?

Nos vemos! 

30 comentários

    Bonjour Patty,

    Tenho enregistrado na minha mente uma frase que minha avó dizia sempre ´quem não arrisca nåo petisca’!!
    A minha mãe sempre seguiu e passou para todos meus irmãos em casa, e sabe Funcionou!!
    Talvez venha Um pouquinho daí a ousadia de desafiar as situaçoes que tenho até hoje e desde alguns anos juntando minha Fé na Palavra de Deus, resultado : Ninguém me segura!!rs

    É isso mesmo, com nossa Fé vamos para a frente porque atrás vem gente!!!

    Bisou!!!
    Cidalia

      É isso mesmo, a sua avozinha sabia das coisas! E como tive o prazer de conhecê-la sei muito bem do que vc está falando, Cidália!! Beijos para todos aí da Tunísia e tb para as nossas garotas do Marrocos!!

    Bom dia Patrícia!
    Queria que soubesse que exatamente hoje acordei necessitando ter coragem para vencer um medo antigo. Obrigada pelas sábias palavras, me ajudarão a vencer esse dia. Beijos!!! 🙂

    Amém…
    Amo suas publicações sempre com palavras edificantes!
    Até fiz um Post no meu blog sobre seu livro!
    Curti muito, você escreve muito bem….
    Deus te Abençoe!

      Obrigada, Joyce. Vou ler o seu post!

    Oi Paty,

    Nossa como Deus usa as pessoas para falar o que Ele quer conosco. Deus usou você hoje através desta mensagem para falar o que eu estava pedindo a Ele uma direção, uma resposta.
    Muitas são as vezes que pedimos oportunidades de algo melhor e quando aparece a proposta vem aquele frio na barriga, o medo, as duvidas… mas temos que não ter medo e sim ter fé, e essa semana lendo a bíblia o que mais vi foi essa palavra NÃO TEMAS, e hoje a sua mensagem e como fosse o próprio Deus falando se lança Eu sou contigo, e é arriscando que teremos a condição de mudar a situação e ter bons retornos.

    Bjos. Até mais

      Nós somos apenas instrumentos, Karina. Deus move as peças que estão à Sua disposição da melhor maneira. Tudo é Ele! Bjs

        Paty, gostaria da sua opinião.
        Estou na busca de algo melhor, e fiquei pensando e pesquisando, tenho 4 anos de empresa e no caso tendo uma proposta em outro lugar teria que pedir demissão, pois na atual não manda embora.
        Vi nas pesquisas que o trabalhador que pedi demissão e não tem disponibilidade de cumprir o aviso a empresa desconta este valor e se já tiver com acerto pouco a receber, corre o risco de ficar negativo e até ter que pagar a diferença para a empresa. Sendo assim o proposta tem que ser boa e já sair do atual e começar no outro senão fica sem renda no mês.
        A maioria das pessoas pedi demissão para ir para outro serviço não tendo a condição de cumprir o aviso, logo será descontado. E correndo o risco de sair com uma mão atras e outra na frente, Você acha que pedir demissão valeria a pena em qual circunstancia? E como este momento é delicado para ambas as partes, como fazer isso de uma maneira que não fique o clima ruim e saindo deixando as portas abertas, pois o mundo é redondo e não sabemos do dia de amanhã e até mesmo se a outra pede referencia, né?

          Karina, como são várias perguntas e essa dúvida não é só sua. Vou preparar um post e publicá-lo nesta terça (dia 11) explicando tudo. Mas para que vc tenha já uma resposta, não existe rescisão negativa, ou seja, vc não vai ficar devendo para a empresa caso ela não te dispense do aviso prévio. E quanto a sair deixando as portas abertas, isso vai depender de como foi o seu relacionamento com eles durante todo o tempo que esteve nessa empresa. E tb de vc fazer essa transição com a maior clareza possível, não deixando-os na mão e explicando que essa saída será melhor neste momento. É o que eu faria no seu lugar! Bjs

            Obrigada Paty pelo retorno.
            Vou aguarda o post então, sei que também será bem esclarecedor.

            Bjos.

    Uaaal! Esse post não poderia vir em outra hora,tudo que precisava ler…Vc como sempre me ajudando nas questões diárias,obrigada pelo seu trabalho,admiro e vou sempre seguir,pois é muito edificante!!! Deus te abençoe ;*

    Olá Patricia amiga obrigada pela força , concluo eu que o medo é o inimigo da fé.

    Oiee Paty… Você é muito Especial.. Estou lendo seu Livro Bolsa Blindada,ele é um dos 4 livros que irei ler para minha Tarefa do Rush.. Estou amando pois realmente estou precisando blindar minha bolsa kkkk. Bjs e que Deus continue te abençoando e te inspirando.

      Bom rush!!! Vc vai amar entrar no grupo!! 😀

    Oi Paty! Nossa semana passada você postou sobre “Por que a maioria das pessoas trabalha para outras” e eu deixei um comentário e nesse seu post aqui me deu todas as respostas que precisava (como sempre)! Adoro seu blog. Parabéns.

    Oi Patricia 🙂
    Seus posts tão querendo falar comigo rs
    Mas no meu caso eu estou querendo mudar só que ainda não tive outra proposta… encuquei que chega de ganhar tão pouco…me sinto desvalorizada sabe, falei com a patroa com a pretensão de que se não recebesse mais era melhor nem receber… ela ta tentando me convencer que eu não ganho tão mal assim…

      Vá em busca do que vc deseja, pois se conformar não é o caminho!

        Tá ligado! Obrigada 😉

    Obrigada Paty, gostei muito, alias gosto de todos os seus posts me ajudam muito.
    Beijos.

    Como vai Patrícia?! Tenho um dinheiro no banco e gostaria de saber como aplicá-lo. Não tenho ideia de como investir. Agradeço sua ajuda, Abraço!

      Olá, Ricardo. Investimentos devem ser sempre uma equação entre valor X tempo. Dependendo da quantia e do tempo que vc poderá deixá-lo investido é que vc deverá analisar a melhor opção. Converse com o gerente do seu banco e peça que ele explique os produtos disponíveis!

        😀

    VALEU PELAS DICAS PATY, PARA TODAS AQUELAS QUESTÕES ACIMA EU JÁ ARRISQUEI E TEM DADO CERTO. A ÚLTIMA FOI LARGAR O EMPREGO PARA TRABALHAR POR CONTA PRÓPRIA, TEM SIDO UMA GUERRA, MEDOS ME CERCAM A TODO MOMENTO, MAS EU CREIO NA VITÓRIA!!!!!!!!!!!!!!! E ESSA LEITURA SÓ VEIO ME FORTALECER MAIS. OBRIGADO, AMO VOCÊ, AMO A CRIS, VOCÊS SÃO ESPECIAIS PARA MIM.

      Vai arrebentar!!!!

    Boenas!!

    É verdade Pati, tenho que confessar que as vezes a gente fica mais medrosa que velha em canoa :).
    Tomar decisões assim nunca é fácil, mas como tu falou, sem essa decisão, nunca sairemos do lugar.
    Baita beijo guria.

    Dai.

      Kkkkkkkkkkk… Coitada da velhinha!!!

    Oii, patricia!!
    Faz um tempinho que não comento aqui, hhehehe e hoje esse post veio de encontro minha situação eu até gosto do meu trabalho mas não quero ser funcionária a vida toda, tenho até uma ideia mas nem sei por onde começar, tenho medo de empréstimos mas vou começar a colocar no papel o meu sonho depois vou até o SEBRAE, o que tiver que será, né?!
    bjus,
    Leila.

      Vai em frente, sem medo!!!!

    Realmente. O medo engessa e logo vem as dúvidas, e acabamos não fazendo é nada.
    Quando temos uma inspiração temos logo que fazer, como um trovão, e dá certo! 😉

    Tudo é uma questão de escolha,arriscar ou nao.E se queremos crescer na vida devemos enfrentar o medo,ter coragem e tomar atitude.

Gostou? Comente aqui!

Deixe um comentário




Outras notícias


Produtos




TV Patrícia Lages




Não perca nada. Seu dinheiro agradece!

Digite seu e-mail no campo abaixo para se
inscrever em nossa newsletter.

Shopping cart

0

No products in the cart.