Invisto ou pago dívida? Se invisto, como investir?

Estas duas perguntas têm sido bastante frequentes ultimamente, por isso hoje vamos prestar alguns esclarecimentos sobre ambas. Confira!

investir

 

A pergunta mais frequente que recebo sobre investimento é esta:

Onde devo colocar meu dinheiro para ter um bom rendimento?

A resposta é que não há uma única resposta! Quando você pensa em investimento deve pensar em duas coisas: o valor a ser investido e o tempo que o dinheiro poderá ficar aplicado. Conforme a quantia e o período de investimento é que um especialista no assunto indicará qual a melhor escolha.

Detalhe: esse especialista quase nunca é o gerente do banco! Como sempre digo: o gerente do banco trabalha para o banco e vai oferecer o produto que o banco quiser que ele venda. Cautela!

Como já mencionei várias vezes, investimento não é a minha área, mas como as perguntas estão surgindo, convidei um especialista de uma corretora para nos auxiliar a respeito. Ele poderá, inclusive, fazer análises por e-mail ou telefone caso a caso. A partir de janeiro iniciaremos os posts sobre esse assunto, mas, por agora, é importante dizer o seguinte:

  • Poupança não dá dinheiro – deixar o dinheiro na poupança não traz ganhos reais, portanto, não é nem de longe uma boa escolha;
  • Consórcios não são investimentos – muita gente compra um consórcio para “guardar dinheiro”, mas essa modalidade não traz rendimentos, ao contrário, gera taxas. escolha o consórcio quando realmente quiser comprar o bem proposto;
  • Previdência privada é ilusão – as altas taxas, pagar imposto de renda e simulações irreais fazem desse produto algo ilusório que, em algumas situações, devolvem ao investidor menos dinheiro do que ele contribuiu.
  • Tesouro direto – você pode obter informações e fazer seu investimento online. Clique aqui para saber mais.

E se você tem uma dívida, ela certamente é corrigida por algum índice, ou seja, ela tem juros. Como os juros das dívidas são maiores que os dos rendimentos, você deve se focar em quitar a dívida e não de investir o dinheiro. Enquanto os investimentos rendem devagar e pouco, as dívidas aumentam muito rápido. Para investir é preciso primeiro estar livre de dívidas.

Amanhã responderei às curiosidades a meu respeito que vocês mais enviaram por e-mail ou aqui no blog. Para não perder…

Cadastre o seu e-mail agora!
Cadastre o seu e-mail abaixo e receba todas as nossas novidades!

Lembrando que a partir do dia 28 começamos o nosso Desafio Detox acompanhando o Jejum de Daniel para entrarmos em 2016 com tudo.

Nos vemos!

Jornalista com atuação no Brasil, Inglaterra, Argentina e Israel. Autora do best seller Bolsa Blindada e palestrante na Universidade de Harvard.

  • Sula Laiane diz:

    Obrigada, Paty! Eu não cheguei a perguntar mas acabo de ser respondida. Beijos!

    • Smone diz:

      Patricia,
      Se Previdencia Privada é ilusão, como programar uma aposentadoria, ou algo parecido?

      • Patrícia Lages diz:

        Falaremos sobre opções de investimento e previdência futuramente

  • Gertrude Cardoso diz:

    Bom dia!
    Não gosto das amizades oulaine, mas com você é diferente, tem sido um aprendizado a cada pastagem, é um prazer lhe te como amiga. Aproveitando essa momento gostaria da sua opinião fiz vários empréstimos e virou uma bola de neve , somando todos eles é descontado 860, sendo que recebo 3.000 , fiz o meu orçamento mensal ficou em 3.500, tenho uma casa tô pensando em vender pra Quitar essa dívida se sobrar dou uma parte no apartamento, vc poder respondar por aqui mesmo tô com dificuldade de entrar no meu email, lhe agradeço .

    • Patrícia Lages diz:

      Olá, Gertrude. Não se deve vender um imóvel para pagar dívidas, seria muito arriscado. O que vc deve fazer é baixar os seus gastos para menos de 3 mil ou ter uma renda extra para suprir o que falta. Bjs e um ótimo 2016!

  • Gertrude Cardoso diz:

    Obrigada! Vou segui o seu conselho, logo vou postar resultados positivos. Pra você também feliz 2016, Beijos.

  • Patricia diz:

    Oi Patricia, eu tenho previdência privada que já pago há uns 5 anos. O que vc acha que devo fazer, entao?
    Acha que devo tirar o dinheiro de lá? O problema é que no resgate antes do tempo ( 60 anos), eu nao vou resgatar 100%…

    Obrigada!

    • Patrícia Lages diz:

      Esse é o problema das previdências, vc nunca consegue receber nem mesmo o que pagou. O melhor é vc ver qual tipo de produto comprou e se comoensa resgatar para parar de pagar e perder mais.

  • Daniele Antonio diz:

    Amei o post. E que venham mais dicas de como investir…

  • Jéssica Veríssimo diz:

    Paty, e quando a “dívida” é um financiamento veicular? Compensa guardar um pouco ou é melhor colocar toda a força pra quitar de vez?

    • Patrícia Lages diz:

      Provavelmente vc terá desconto se adiantar o pagamento e tb provavelmente esse desconto é maior que o rendimento, portanto, é melhor pagar o financiamento.

  • geyse diz:

    Então, Patricia o tesouro direto é a melhor forma de investir, é isso?

    • Patrícia Lages diz:

      Investimentos dependem de várias coisas, como mencionei no post. Não mencionamos nenhum investimento como a melhor forma. O que dissemos é que teremos um analista que nos informará sobre o assunto futuramente. Bjs

  • Maristela diz:

    Oi Patricia,gostaria de saber quando prcento da nossa renda poderíamos separar para investimentos.

    • Patrícia Lages diz:

      Oi, Maristela. Não há como saber porque isso depende de quanto vc usa da sua renda e de quanto sobra. Tudo o que vc puder poupar sem deixar as contas sem serem pagas e sem passar necessidade seria interessante. Bjs!

  • Shi diz:

    Quero participar do jejum de Daniel.
    Vc vai mandar pra gente pelo e-mail?

    • Patrícia Lages diz:

      Se vc está cadastrada no blog irá receber todas as postagens por e-mail. Bjs.

  • Tainara diz:

    Oii Patrícia, gostei de saber que vai falar mais sobre o assunto aqui no blog, estou terminando e pagar o que devo e meu próximo passo é aprender a investir, tenho começado a pesquisar, a maioria dos sites que encontrava parecia mais para já investidores e não leigos como eu rsrs mas aos poucos estou buscando a aprender mais, e vai ser ótimo acompanhar este tópico sendo tratado aqui, já perdi tanto dinheiro por impulso, agora quero administrar com inteligência. Bjkasss e que 2016 venha com toda força e todas as novidades 🙂

  • Karina diz:

    Oi Paty sempre ouvir falar que alem da previdencia do governo, o INSS deveriamos ter a privada. Entao ela nao da resultado e melhor nao fazer? Como o governo esta mudando tudo da posentadoria pensei que seria seguro fazer a privada. Poderia comparar as duas e falar se compensa ou nao?

  • Sara Pinheiro diz:

    Gostaria de participar do jejum de Daniel
    Obrigada
    Sara

  • Diana diz:

    Esse tema é Show…Vou aguardar as indicações do Especialista.
    Bjinhos

  • Raquel diz:

    Patrícia, bom dia! Mandei um email pra você pedindo uma opinião sobre essa questão de dívidas. Quando puder me responda, estou ansiosa Beijos!

    • Patrícia Lages diz:

      Já respondi 😀

  • Alemoa diz:

    Boa tarde Patricia…peço uma orientação pra você,pois estou com dividas antigas e não consigo pagar,me ajude por favor,como devo proceder,pois pago aluguel,energia,telefone,e o custo de vida na minha cidade e muito alto,moro só,e amo a minha privacidade,mais quero quitar essas dividas que nem é tão alta assim,mais meu nome está com restrição e nem um emprestimo posso fazer para pagar essas dividas,sou cristâ e quero fazer um concerto com Deus,pois sei que estou errada diante Dele e dos homens,e a minha oração vejo que não tem força,quero me livrar dessa situaçaõ o mais rápido possivel,no passado eu era uma pessoa totalmente descontrolada comprava tudo o que via,quero me libertar totalmente dessa compulsão,pois hoje vivo na presença de Deus,e quero mudar,me ajude por favor…Obrigada beijosss.

    • Patrícia Lages diz:

      Amiga, negociar uma dívida sem ter o mínimo de condição de pagar não dá. Vc precisa se organizar e ver o que terá de valor disponível e parcelar da melhor forma possível. Mas lembre-se: não é porque vc está devendo que está mal com Deus a ponto da sua oração não ter força. Não deixe o mal usar isso contra vc. Se organize, comece a pagar e bola pra frente!

  • Eduardo Cavalcanti diz:

    Muitas pessoas que estão cheias de dívidas ficam na dúvida se devem investir ou não. Foi muito bem explicado que ao ter dívidas você nunca vai enriquecer, já que os juros da dívida são muito maiores do que os de qualquer investimento.

    • Patrícia Lages diz:

      Obrigada pelo comentário, Eduardo. Os homens também são bem-vindos ao nosso blog!

  • simone almeida diz:

    e to vivendo isso inventir meu dinheiro em um terreno mais to cheia de dividas qui so sobem e agora quero vender o terreno pra pagar a dividas o que faco patricia

    • Patrícia Lages diz:

      Procure um nom corretor ou imobiliária para ajudar nessa venda. Abs!

  • simone almeida diz:

    oi paty obrigado pela orientacao DEUS abencoe grandemente

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: