Investimentos: por que o medo de ganhar?

Investimentos causam medo no brasileiro e eu me pergunto: por que ter medo de ganhar se não há medo de se meter em dívidas com juros altíssimos? Perder pode? Confira o post!

Investimento medo

Ontem falamos sobre Tesouro Direto aqui no blog (para ler clique aqui) e este também foi o tema do meu quadro de finanças no programa Mulheres, na TV Gazeta.

E, tanto aqui quanto lá, recebi muitos comentários que se resumem ao seguinte:

“Tenho medo de investir por corretora. É seguro mesmo? Quem me garante que vou receber os juros? E se meu dinheiro sumir?”

Outros disseram: “Nunca tive coragem, mas suas explicações foram bem simples e agora entendi que é fácil!”

Investimentos: por que tanto medo?

Ovos de páscoa

Isso me fez pensar no seguinte: como pode ser que em um país onde as pessoas financiam praticamente tudo o que compram – de ovos de Páscoa a casa própria – haja medo de investir para receber rendimentos?

Já falamos aqui que, ainda que a propaganda diga que não tem juros no parcelamento e que o preço à vista é igual ao financiado, isso não é bem assim.

Os juros obviamente estão embutidos subindo o preço à vista. Mas isso é assunto para outro post!

A questão é a seguinte:

Me parece estranho as pessoas não terem medo de comprometer o orçamento parcelando tudo e qualquer coisa por meses (ou anos) mesmo sabendo que os juros são altíssimos, mas terem medo de fazer uma aplicação para ganhar juros.

Falta de cautela

Quem financia um carro e paga o preço de dois, devido aos juros, não faz isso porque foi enganado, mas sim, totalmente consciente de que o carro de 30 mil custará 60.

Mesmo assim, ela não tem medo nada… Não tem medo de perder o emprego e não poder pagar.

Não tem medo de perder o carro se parar de pagar. Não tem medo de ficar doente e precisar daquele dinheiro.

Enfim, todas as desculpas para não comprar desaparecem, mas todas elas retornam quando o assunto é fazer dinheiro usando o seu próprio dinheiro:

  • E se eu não tiver dinheiro para investir todo mês?
  • E se eu aplicar o dinheiro e depois precisar dele?
  • E se acontecer uma emergência?
  • E se a corretora quebra e eu fico sem nada?

Alguém pensa nisso antes de financiar uma geladeira e pagar duas? Não, né? O número de inadimplentes por compra de eletrodomésticos e roupas indica que não.

Só a poupança é segura?

E quando as pessoas dizem que a poupança, ainda que pague pouquinho, é super segura?

Essas pessoas se esquecem que, em toda a história do nosso país, apenas uma vez o dinheiro dos investimentos do povo foi confiscado. E o que se confiscou? A poupança!

Não estou dizendo que isso vai acontecer novamente, mas apenas fazendo um paralelo para que você pense e não vá na onda do que dizem.

Investir por corretora é como comprar seguro de carro, plano de saúde ou um imóvel via corretor.

 

Investir por corretora é seguro?

Você não vai de empresa em empresa analisar todas as propostas, mas contrata um corretor que faz essa comparação para você e mostra o melhor.

Você paga para a empresa de seguros, para o plano de saúde e para o dono do imóvel, não é mesmo? O dinheiro não é pago para esse corretor, portanto, não importa se ele venha falir.

A compra é apenas negociada por ele, não é verdade?

Por isso, perca o medo de investir! Você pode multiplicar seu dinheiro, ainda que seja pouco por mês. Melhor pouco do que nada!

E daqui alguns anos você vai agradecer a si mesma por ter tomado essa decisão.

 

Abra sua conta e comece a receber juros!

Vocês me perguntaram em que corretora eu tenho conta e eu abri na Rico. Para abrir sua conta lá também, clique aqui. Não tem nenhuma taxa, nem para abrir a conta e nem para investir no Tesouro Direto (assunto de ontem).

Detalhe: não é preciso ter dinheiro agora para abrir a conta, você pode abrir agora mesmo (clicando aqui) e quando tiver um valor para investir, faz a transferência e começa a poupar.

Convite especial!

CapaVocê que me acompanha aqui sabe que estamos às portas do lançamento do meu quinto livro. Uhuuuuu! 🙂

“O sucesso não cabe na bolsa” já está em pré-venda e você pode garantir o seu exemplar no site da Saraiva, clicando aqui.

Você vai receber em casa e começar a traçar o seu sucesso, aquele que vai muito além da conta bancária!

E se você está em São Paulo, convido a estar comigo no lançamento que acontecerá na Saraiva do Morumbi Shopping, dia 12/04, às 19h30.

Nos vemos aqui ou na Saraiva!

Jornalista especialista em finanças, autora do best-seller Bolsa Blindada, colunista do programa Mulheres, TV Gazeta e youtuber.

  • Ana Costa diz:

    Oi Patrícia, acho que nosso medo mesmo é o de cair em ciladas, pegadinhas.
    Desconhecimento puro, principalmente de como funciona a economia e o que significa todos os termos e legendas.
    Obrigada pelas dicas

  • VALERIA DE OLIVEIRA SILVA diz:

    Olá Patrícia. Sempre que olho a capa do seu livro penso na personagem do Show da Luna. A sua roupa é igual a dela kkkkkkk

  • geyse diz:

    Oi Patricia você disse que tem uma conta no rico para investir a minha pergunta é se tem um valor mínimo para investir e se tiver um mês que não puder terá algum problema?

    • Patrícia Lages diz:

      Os valores mínimos dependem de cada tipo de aplicação. Nenhum investimento é obrigatório, vc investe quando e quanto quiser. Beijos

  • Maria diz:

    Oi Patrícia.
    Quero investir no tesouro direto para aposentadoria, mas o banco em que tenho conta cobra R$ 10,00 por ted, você acha que é vantagem guardar um valor mensal na poupança todo mês e investir uma vez por ano o valor acumulado?

    • Patrícia Lages diz:

      Não vale a pena fazer apenas uma vez por ano porque vc vai perder todo o rendimento que poderia estar ganhando. Mais fácil vc abrir uma conta digital que não paga TED! Bjs

  • Elaine Cristina Gonçalves diz:

    Patrícia, você citou sobre financiamento de casa, realmente paga-se muito caro. Eu ainda não tenho casa própria, moro de aluguel e estou me programando para comprar uma. Qual seria a melhor forma? Você vai abordar isso em algum tema específico? Obrigada.

    • Patrícia Lages diz:

      Vamos falar a respeito sim! Bjs

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*


Carreira Profissional

Cartão de Crédito

Investimentos

Pagamento de Dívidas

Faça uma busca no site:

Acompanhe também a Bolsa
Blindada nas redes sociais:


Receba todas nossas novidades!

Livros Bolsa Blindada:

Desenvolvido por: