Falta de descanso: um sério problema

26/08/2014

Falta de descanso: um sério problema

Sente-se cansada o tempo todo? Não tem energia para nada? Não vê a hora de cair na cama? Bem-vinda ao…

Sente-se cansada o tempo todo? Não tem energia para nada? Não vê a hora de cair na cama? Bem-vinda ao clube!

Que a gente precisa descansar todo mundo sabe. Mas nem todo mundo sabe o que a falta de descanso pode proporcionar. Bem, eu estou descobrindo da pior forma possível!

Há dois anos sem férias, trabalhando em inúmeros finais de semana (depois de ter trabalhando a semana toda), dormindo menos do que deveria e vivendo em função do trabalho resultou – para mim – em uma sigla: SFC. Ou Síndrome da Fadiga Crônica (para os que se recusam a “desligar a chave” e dar-se o direito de descansar…)

Depois da palestra de sábado em Jundiaí – tendo chegado em casa mais de 11 da noite – caí na cama, mas logo levantei, pois tinha compromisso cedinho no domingo. Ao chegar em casa, por volta das 13h, descobri que não tinha energia nem para comer, embora estivesse com fome. Passei o dia de cama e, mesmo assim, na segunda-feira parecia que estava mais cansada ainda.

O relato deste final de semana é o mais recente, mas não o único. Muitas vezes tenho me sentido assim e sabe o que faço em vez de descansar? Levo o computador para trabalhar debaixo das cobertas… Um erro que está cobrando o seu preço.

Mas agora está tudo sob controle! Passei por 2 médicas e vou seguir as orientações à risca. Tenho certeza de que, em breve, tudo vai se ajeitar. E claro que, como sempre, vou usar minhas experiências para dar mais um exemplo. Desta vez, um exemplo do que NÃO fazer!

Por mais que a gente necessite trabalhar e, assim como eu, fique cobrando 100% do tempo em dar o melhor de mim, é preciso descansar. Desligar a chave geral. Desopilar, “desencanar” e respeitar os sinais que o corpo emite. Não caia nessa, respeite-se, cuide-se e esteja bem para que, assim, possa também dar o seu melhor, OK?

374107.748x300Aproveito para divulgar as 3 ganhadoras do kit Bolsa Blindada, que responderam à pesquisa que fizemos na semana passada:

  • Fernanda Padilha
  • Francine Santos
  • Adriana Chaves

As três estão sendo notificadas via e-mail para mandarem seus endereços e receberem o kit, por isso, não publiquem aqui seus endereços, OK meninas? Para finalizar, gostaria de agradecer às quase 300 pessoas que se dispuseram a participar da pesquisa. Mais uma vez vocês arrasaram!

Nos vemos!

36 comentários

    Aproveite e descanse bastante nas horas vagas pois depois dos filhos não existe folga…

      É verdade!! 😀

    Um fato! Se cuida miguxa 😉

    Buááááá … queria tanto o kit … fica pra próxima

    Paty, eu me sinto assim tbm. Tudo tem um equilíbrio mesmo. Vc precisa de uma assistente (e eu tbm! kkk). Bjos!

      Eu já consegui uma “de luxo” para umas determinadas coisinhas… hahahaha…

    Eu te entendo Paty!!! Nós que temos essa característica de ser multitarefas acabamos por cair no erro da estafa! Ora, DESCANSAR também é INVESTIR no trabalho pois se trabalhamos com o carro, colocamos combustível, õleo, mandamos para a revisão… com computador, limpamos, passamos o antivírus, enfim, o nosso organismo é a nossa máquina de trabalho, então cuidemos dele como necessita: exercícios físicos, exames periódicos, sono… Eu sofria de um cansaço crônico até algum tempo atrás, fiquei anos e anos desse jeito, apesar da idade. Descobri hipotiroidismo e falta de vitamina D aliados ao sedentarismo, enfim, quando tratei disso hoje sou outra pessoa! Então… Invista no seu trabalho cuidando de você mesma, pois não adianta nada todo o sucesso sem qualidade de vida! Ótimo post! Bjs

      Sim, vitamina D eu já estou tomando há quase 1 mês e os exames serão feitos amanhã!! 😀

        KKKKK… Você mora em São Paulo e eu em Brasília, são cidades de concreto, vivemos em shopping centers para nos divertir, trabalhamos em salas com ar condicionado, usamos filtro solar, película no vidro do carro, e ao final do dia voltamos para nossos lares fechados… Oi, Sol? Estou bem melhor depois que comecei a tomar, conheci o que é ter disposição, descobri que não há coisa melhor que Vitamina D para nos deixar acordados, melhor que café e energéticos (se eu tomar na parte da tarde me dá insônia) É isso aí! “Saúde é o que interessa e o resto não tem pressa, yeah, yeah” (me empolguei aqui 🙂

    Excelente Paty.. Meu marido vai ler e por em prática, eu creio!!! Bjinhos!!!

      Espero você e o Davi neste sábado na Bienal, hein!!! 😀

    Já estive assim também e aprendi no godllywood com a d Cris que temos que descansar sim. Queremos fazer tudo, assumir tudo mas não podemos ser a mulher maravilha até porque somos a parte mais frágil. Toda minha rotina também sem férias e sem descanso aos finais de semana resultou em estourar a coluna, tive uma crise sim, fiquei de cama sem poder ir trabalhar e resultou q engordei também . Trabalho sentada , sem fazer exercício e com tendência a engordar já viu né…. Temos que ter no mínimo 1 dia por semana de descanso , o mundo não vai parar se fizermos isso. Que pena que não ganhei o kit, mas ainda tem o do face né? Beijos

      Verdade, Daniela. O mundo não vai parar se pararmos pelo menos 1 dia. E sim, ainda tem o kit do Facebook!!

    É amiga, até o relógio precisa trocar a bateria de vez em quando…. Quando fazemos o que gostamos, trabalhamos e sem se importar com hora, mas tudo precisa de equilíbrio, eu tive consulta também alguns dias atras, o que eu não consegui ainda é colocar os exercícios físicos na minha rotina, mas eu chego lá. Quanto ao kit…snif….mas bem que podia ter uns chaveirinhos na bienal …rrsrs bjos e parabéns pelo trabalho.

      Boa notícia: teremos chaveirinhos na Bienal!!!

    Olá Paty, tudo bem?
    Desde que iniciei a faculdade em 2011, vivo uma vida enlouquecedora. Sou mãe de um menino de 5 anos e trabalho fora. Eu não descanso um final de semana sequer. Durante a semana me divido nas aulas de inglês, aulas de orientação no TCC (acabo a facul em dezembro), e é claro vou à igreja :). Aos finais de semana executo as tarefas de casa (que confesso que são as que mais me cansam).
    Porém a uns 4 meses atrás quando me olhei no espelho vi uma jovem mulher (tenho 28 anos…rs) com umas olheiras monstruosas, que deixaram meu rosto com aparência de cansado. Me esqueço das coisas facilmente, as vezes não tenho concentração quando estou numa leitura, não tenho ânimo nenhum para sair de final de semana, pois só de pensar em esperar um ônibus eu desistia, decidi então passar em dois médicos especialistas (dermato e neuro), porém a médica me indicou tratamentos estéticos, já um outro médico após inúmeras perguntas sobre meu sono (eu não durmo mais do que 5h20 por dia – a quase 4 anos isso) me receitou um remédio, e quando fui ver era um “estimulante” para dormir melhor, ou seja, um antidepressivo “leve” segundo a teoria dele.
    Eu olhei no fundo do olho dele e disse em pensamento (tá amarrado!!!). Sei que procurei especialistas para melhorar o aspecto das minhas olheiras e para analisar o porquê dos meus constantes esquecimentos, mas não concordei com o método deles.
    Vou procurar dormir melhor, pelo menos de final de semana, pois minhas tarefas tomam conta do me dia a dia.
    Te admiro demais e o aprendizado que tive com o Bolsa 1 foi e é, de grande valia para mim (repassei meus aprendizados para minhas amigas da faculdade)
    Beijos e quero muito ler o Bolsa Blindada 2.

      Oi, Érica. Se vc dorme pouco, mas se sente descansada, não vejo porque tomar medicação. Mas se vc acorda cansada, acho que vale sim repensar no que o médico te passou. O nome “antidepressivo” assusta, mas é, na verdade, algo que vai te ajudar a ter uma qualidade de sono melhor. Já fiz um tratamento assim e foi muito bom. Vale ir a um neurologista se vc puder.
      Logo, logo o Bolsa 2 estará chegando!!!

        Oi Paty, obrigada pela resposta.
        Beijo!!!

    Descanse Patricia,
    Agradecemos todo o seu esforço no blog, no livro, nas dicas e nas muitas outras tarefas que não temos conhecimento mas precisamos de si com muita saúde.
    Abraços

      Pode deixar, Miriam! Obrigada! 😀

    Oii, Paty!
    Me vi nesse post, há três meses eu estava muito mal, não dormia direito, não comia direito, sempre correndo pra cá e pra la´…
    Mas daí comecei a ter pico de pressão(descobri por um acaso) e anemia,(tonturas e dores de cabeça constantes, cólicas, palidez e olheiras horríveis) fui a uma nutricionista, que me ajudou a elaborar uma rotina alimentar pois estava muito preocupada com a minha pressão (tenho 29 anos) minha família é toda hipertensa, então isso me ajudou a parar para ir ao mercado, casa de produtos naturais e parar para comer…Então estou conseguindo criar uma rotina onde inclua o merecido descanso e o melhor é que não é aquele descanso onde me sintia culpada por não está fazendo nada e no final me sentia mais cansada, estou realmente impressionada como tenho me sentido cada vez melhor, até as pessoas reparam…
    Também abri mão temporariamente de algumas coisinhas, minha saúde é prioridade pois como vou servir a Deus e cuidar dos outros se não consigo nem cuidar de mim?
    Então linda se cuida, seu trabalho é maravilhoso e tem ajudado tanto a tantas pessoas mas, você tem que se ajudar também, né?! 😉
    Pena que eu não respondi a pesquisa, quem sabe eu ganhe a próxima… ):
    Estou super ansiosa pelo bolsa blindada 2,

    Bjus,
    Leila

      Sim, Leila, a gente se sente até culpada em descansar… mas eu já desencanei e vou aproveitar meus momentos para recuperar o fôlego e recarregar as baterias!! Obrigada pelo carinho!! Bjs

    Oiieeee Paty …
    ainn …é tanta correria néh?
    mas por favor … de vez em quando não se esqueça de “desligar a chave” para dar-se o direito de descansar!!! … e você precisa!!! …pois nós suas blindetes precisamos muito de você para nos direcionar a tudo!!! …. e queremos você com todas as suas forças, muita saúde e as baterias carregadas!
    Por favor Paty…. descanse se cuida viu …seu trabalho é maravilhoso!!! …nós suas blindetes amamoooooos muito você 😉

      Obrigada, Luiz! Vc sempre divando por aqui!!

        😉 se cuida bem viu Miguxinhaaaa ^^
        ´nos tee amamoooos !!!
        muáááááááááááá 😉

    Estou indo por esse caminho (quer dizer, já estou), meu corpo anda exausto e eu tenho uma cobrança de fazer as coisas certas e elas ainda tem que ficarem ótimas. Muito obrigada pelo conselho, vou me cuidar.

    Abraços : )

    Patty eu estava indo por esse caminho, depois de 4 anos e meio na faculdade, correria total realmente não desacelerei, nunca quis terminar tanto um projeto como o da faculdade, tcc foi realmente estressante rsrsrs, mais no final deu tudo certo e tem 1 semana que formei \o/. Na correria do serviço não descansava, ia dormir tarde e para acordar era um verdadeiro dilema mais aos poucos estou voltando ao normal, resolvi ser mais saudável também, minha mãe está pegando no meu pé com alimentação rsrrs coisa boa é ter mãe né. Mais realmente nosso corpo pede descanso e quando não obedecemos ele simplesmente trava e isso aconteceu comigo, tenho apenas 25 anos mais meu corpo gritou e fui parar no hospital de tanta dor no braço e peito.
    Mais é assim que aprendemos né, pra ficar melhor só preciso tirar minhas férias 🙂

      Sim, tem que pisar um pouquinho no freio. Parabéns pela conclusão do curso!! 😀

    Obrigada Patty.
    Ahh e dessa vez no lançamento do bolsa blindada 2 aqui em Brasília eu vou estar 🙂
    Bjss.

      Obaaa!!

    Oie, também estou passando por essa fase, e percebo que não está afetando somente a minha saúde, mas também minha casa, casamento, família, tudo… Não tenho tempo para nada, nem para cuidar de mim… estou sempre cansada! Mas agradeço a Deus por compartilhar suas experiências nos ajudando a enxergar que essas coisas não acontecem só com a gente e nos ajudando a pensar… Obrigada, bjinhos e boa noite!!

    Isso mesmo Dona paty se cuide pois cuidando de si cuida de todas nós.

    UAU EU GANHEI 🙂 Que legal!!!!!
    Estou muito feliz! Com a correria da faculdade, filhos, marido quase não estou acessando essa e-mail.
    E pra falar a verdade nunca ganhei nada assim, então você não sebe alegria que tomou conta de mim agora rs.
    Vou enviar meu endereço por e-mail!!!
    Uhuuuuu eu ganhei!!! Yes =D
    Obrigada,
    Bjos.
    Fran.

      Seu presente está aqui aguardando!!!

    Espero que esteja melhor! Realmente temos que ter equilíbrio em tudo, sem negligenciar nada, principalmente nós, pois se não nem as outras coisas serão feitas.. bjinhos

      Sim, Karina, já estou 10!!! Obrigada

Gostou? Comente aqui!

Deixe um comentário




Outras notícias


Produtos




TV Patrícia Lages




Não perca nada. Seu dinheiro agradece!

Digite seu e-mail no campo abaixo para se
inscrever em nossa newsletter.

Shopping cart

0

No products in the cart.